Sobre o que fazer em Caxias do Sul… Deixe a Mag te guiar!

Sobre o que fazer em Caxias do Sul… Deixe a Mag te guiar!

Caliel Costa/ CC-BY Flickr | 

Caxias do Sul é a cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, mas, além disso, a cidade é conhecida por produzir um dos melhores vinhos do mundo! Seus museus, vinícolas e gastronomia típica regional, tem o gostinho da colonização italiana no sul do Brasil. Sem mais delongas, vamos saber tudo o que fazer em Caxias do Sul!

Hospede-se nos melhores hotéis de Caxias do Sul, eles estão no Zarpo!

Cultura em festa!

Sobre o que fazer em Caxias do Sul... Deixe a Mag te guiar!

A Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul é um dos exemplos de como a cultura da cidade está ligada a colonização. A festa faz parte de sua história, feita para comemorar a cultura italiana e a produção agroindustrial regional. Ela acontece no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, onde expositores podem vender seus produtos, e os visitantes podem participar de eventos e shows durante a festa. Essa é uma ótima escolha de o que fazer em Caxias do Sul!

Uma das atrações é o Desfile Cênico Musical, que como o nome diz, é um desfile de descendentes de italianos que passam em carros alegóricos, contando a história de seus antepassados e distribuindo uvas! Outra atração é a Olimpíada Colonial, que procura relembrar de uma maneira divertida, o ambiente rural da Serra Gaúcha, com brincadeiras como amassar uvas com os pés, corrida de trator, debulhar milho, arremesso de queijo, corrida de saco, e outras que lembram as tradições regionais.

Uma turística e linda cidade histórica

Sobre o que fazer em Caxias do Sul... Deixe a Mag te guiar!Rainha e princesas da Festa da Uva  por Júlio Calegariscan de Memória/Domínio Público Wikipédia 

Já deu para perceber como a cidade gosta de uma história, e para comprovar, os muitos museus estão lá, esperando para serem visitados e passar sua história a diante. O Memorial Festa da Uva é um dos melhores lugares para visitar se a intenção for descobrir um pouco da história de Caxias.

O museu guarda fotos de presidentes, rainhas e princesas desde 1931, e documentos datados a partir de 1974. Outro é o Museu Municipal que também ajuda a entender a história da cidade, expondo objetos e ofícios dos primeiros habitantes da cidade.

Natureza também faz parte de o que fazer em Caxias do Sul

Sobre o que fazer em Caxias do Sul... Deixe a Mag te guiar!

A natureza está por todos os lados nessa cidade que é praticamente rural. E se você pensa que é muito difícil ver um cânion, vou lhe dizer que está errado, afinal, ele é uma das opções de o que fazer em Caxias do Sul. O Cânion Palanquinho é um lugar de beleza rara e mata nativa, porém é indicado fazer a visita acompanhado de um guia.

A Vila Ana Rech é uma dica imperdível de atração turística. Suas ruas repletas de pinheiros centenários e flores conduzem seus visitantes para conhecer a cultura regional. São muitas lojas de artesanato, construções antigas e culinária típica, a exemplo dos pães feitos no forno a lenha, geleias, compotas, todos presentes nos deliciosos cafés coloniais. As igrejas e capelinhas que ficam no meio do bosque, também deixam os visitantes encantados com a história local.

É nessa vila que você pode encontrar o encantador Castelo Lacave. Isso mesmo, um castelo com direito a vinícola, vinhedos e restaurante, um luxo só! O empreendimento era um sonho antigo do uruguaio Juan Carrau, que teve como base a planta de um castelo medieval espanhol do século XI. Quem visita o castelo pode fazer um tour monitorado pelos bucólicos ambientes e degustar 3 tipos de vinhos, experimentar um almoço com gostinho da Serra Gaúcha e depois dar um passeio pelos lindos vinhedos!

Volte no tempo com a deliciosa cultura italiana

Sobre o que fazer em Caxias do Sul... Deixe a Mag te guiar!Imagem ilustrativa

Existem várias alternativas de o que fazer em Caxias do Sul, os roteiros de passeios por fazendas e vinícolas para conhecer a gastronomia italiana acompanhada de deliciosos vinhos, são uma ótima pedida!

O Caminhos da Colônia é um roteiro que passa pelas cidades de Caxias do Sul e Flores da Cunha. Você poderá conhecer pelo caminho a Vinícola Lovatel e experimentar um de seus vinhos, depois passará pelo Museu Padre Alberto Lamonato e também pelo Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, para conhecer um pouco mais da imigração italiana. O Parque da Gruta também está no roteiro, ele abriga uma gruta, uma fonte natural e uma imagem de Nossa Senhora das Graças. Um belo passeio!

A Estrada do Imigrante é outro atrativo que comprova a paixão dos caxienses por seu passado. O passeio revela lindas arquiteturas e paisagens pelo caminho, que retratam por onde os primeiros imigrantes passaram quando chegaram a Serra Gaúcha no século XIX. Não pode faltar uma visita a Vinícola Grutinha e a Casas Bonnet, que com seu museu e adega, conta a história valiosa da imigração italiana, e ainda oferece um passeio de carretão pela propriedade e pelos vales em meio a natureza.

Caxias do Sul também pode ser radical!

Sobre o que fazer em Caxias do Sul... Deixe a Mag te guiar!Imagem ilustrativa

A apenas 56 km de distância do centro de Caxias do Sul está o distrito de Criúva, que ganhou esse nome em homenagem a uma árvore típica da região. É o destino certo para os turistas que curtem uma adrenalina entre as trilhas, cachoeiras e cascatas. Lá é possível praticar trekking, rapel, rafting nas cascatas e corredeiras e praticar cavalgadas noturnas, sem contar nas paisagens de natureza estonteante. Essa é uma das opções mais emocionantes de o que fazer em Caxias do Sul, aproveite!



Comentários

  • Morei em Caxias do Sul em julho 2006 a junho de 2007, conheci muitos lugares, os vinhedos e sitios de amigos, que aos sabados existia um almoço no Sitio do Enio amigo do meu genro Jerson Martins, atualmente casado, empresário de hotel para Executivos, estou falando do Hotel Personal, com excelente tratamento e um cardapio excepcional alem de boas acomodações, mim deixou saudades e lá estão meus netos Matheus e Maria Eduarda. após minha saída ainda estive lá 2 ou 3 vezes em excursão e 2 em festas de 15 anos da minha neta Maria Eduarda e a 2ª no casamento do Jerson com Alexandra.
    Um abaraço a todos
    Edisio e Silvia

    Seu comentário
    • Olá, Edisio!

      Ficamos felizes que já tenha visitado esse destino! Esperamos que aproveite as dicas da Magazine e descubra novos passeios e opções de hospedagem em Caxias do Sul, como o Personal Royal! ;)

      Seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *