Viajar sozinho sim, solitário jamais!

Viajar sozinho sim, solitário jamais!

Não é todo mundo que tem a coragem de jogar uma mochila nas costas e cair no mundão sozinho, sem se importar se alguém irá lhe acompanhar. Para quem sempre desejou viajar sozinho, mas tem certo receio, vim aqui dar um empurrãozinho para lhe ajudar nessa missão. Além de algumas dicas marotas para você não ficar perdido, separei alguns destinos nacionais e internacionais para embarcar. Bora conhecer?

Vai viajar sozinho, mas quer destino e hospedagem certos? Confira as ofertas no Zarpo e boa viagem!

Dicas para se dar bem ao viajar sozinho

Carregue poucas malas quando decidir viajar sozinho

Ok, você deseja se aventurar e fazer várias paradas ao longo de sua viagem? Uma boa dica é não levar muitas malas. Tente ser o mais prático possível ao viajar sozinho, assim evita perrengue ou perder tempo com malas extraviadas. Lembre-se: você está viajando para se divertir e não enlouquecer escolhendo qual das mil roupas que você levou ficará melhor para sair à noite.

Outra dica importante e especialmente para quem deseja viajar sozinho com destino no exterior, é conferir se todas as vacinas exigidas em seu destino estão ok. Entre as aconselhadas pelo Ministério da Saúde estão: febre amarela, tétano, hepatite B, difteria e a tríplice rubal. Caso falte alguma, você pode se vacinar no SUS – Sistema Único de Saúde e emitir os Certificados Nacionais de Vacinação. É importante lembrar que cada país tem suas exigências, confira com antecedência qual vacina é necessária para que você não seja barrado!

E por falar em destino, acho que chegou a hora de falarmos quais são os melhores para viajar sozinho. Espia só cada lugar que separei para você, seja iniciante ou um expert.

Explorando o território nacional

Paraty-zarpo-magazine

Para um iniciante em viajar sozinho, ou apenas para aquele que não deseja atravessar a linha territorial do Brasil, conhecer seu próprio país pode ser fascinante. Começando por algo bem tranquilo, Paraty é um destino mais cultural. Além da arquitetura belíssima que envolve a cidade, ao longo do ano acontecem festivais de música, cinema e fotografia. Sem contar as praias da região, algumas não são tão agradáveis para banho, mas em alguns locais o mar tem condições para um mergulho.

vila-velha

Outra opção para viajar sozinho em um destino mais tranquilo é Vila Velha. Por aqui você terá seis lindas praias para curtir mar e sol, além de ter um clima para puxar papo com novas pessoas nos quiosques, bares e calçadão da Costa. Se você não dispensa se jogar em boas ondas, saiba que as melhores praias da cidade para o surfe e outros esportes náuticos são Ponta da Fruta e Barra do Jucu.

Floripa - Viajar sozinhoFoto: silveirajhonatas/Pixabay

E, por falar em praias, vamos continuar neste cenário. Quem busca uma cidade grande, com gente jovem, bonita e muita agitação, tem o destino certo para viajar sozinho no Brasil. Em Florianópolis você encontra tudo isso e um pouco mais. Além de ter algumas das mais belas praias brasileiras, a cidade tem um custo relativamente baixo (comparado a grandes cidades). Se você está solteiro, vai por mim, este é o destino ideal!

Agora sim, chegamos ao meu destino preferido! Blumenau para aqueles que são amantes de boas cervejas e viajar sozinho. O charme da cidade já começa pela sua arquitetura de estilo alemã que garante todo um clima europeu em terras tupiniquins. Agora, se o objetivo principal é provar do suco de cevada, você não precisa esperar o Oktoberfest para o melhor. São diversas cervejarias pela cidade, entre elas a Bierland que produz 10 estilos de cerveja e a Wunder Bier que tem foco em produção de chopps.

Pantanal para viajar sozinho

Por último, deixei um destino que é para os exploradores natos e que desejam viajar sozinho. O Pantanal é um santuário ecológico com uma fauna rica, cenários fascinantes e um pôr-do-sol em horizonte aberto único. Em seu roteiro neste destino não poderá faltar um safári fotográfico para conhecer mais sobre os animais da região, este pode ser de jipe ou barco. Quem quiser mais aventura, uma pesca de piranha não é nada mal.

O mundo é seu… Descubra!

Croácia - Viajar sozinho

Se o Brasil não é sua paixão e você deseja explorar o mundo ao viajar sozinho, não tem problemas. Não ia deixar os viajantes internacionais na mão. Para começar, que tal fugir um pouco do tradicional? Na Croácia, mais especificamente em Dubrovnik, viajar sozinho é super fácil. Esta cidade voltada para turistas tem um clima aventureiro e relaxante ao mesmo tempo. A costa da Dalmácia é o lugar ideal para você conhecer pessoas e fazer novos amigos viajantes.

Vietnã

Continuando pelos destinos inusitados, já pensou em conhecer o Vietnã? Confesso que quando eu pensava no país, só me vinha guerra na cabeça, mas os encantos que ele tem são apaixonantes! E o melhor? Os preços cabem no bolso. A capital Hoi Na é um bom lugar para viajar sozinho com boa gastronomia, povo receptivo e muita história. Em seu roteiro deve ter uma visita às ruínas em Hoi Na e uma parada nas praias com águas cristalinas. Você terá outra visão deste destino magnífico.

Bali

Que tal encarnar a Liz Gilbert, personagem de Julia Roberts em “Comer, Rezar, Amar”, e ir buscar o seu eu interior em Bali? Este é um ótimo destino para viajar sozinho, conhecer mais sobre sua espiritualidade e ter um período de relaxamento. A ilha que fica na Indonésia tem um turismo zen com SPAs, praias paradisíacas, restaurantes orgânicos, yoga e muito mais. Além de descobrir muito sobre você, descubra o porquê de Bali ser um destino obrigatório para viajantes que desejam explorar o mundo sozinhos.

Costa Rica - Viajar sozinho

Para a noooooossa alegria, temos a Costa Rica. Com um dos melhores índices de felicidade do mundo, este destino é pra quem busca refúgio, aventuras e cenários paradisíacos. Você pode viajar sozinho, mas não ficará solitário, já que o povo costarriquense é bem receptivo e simpático. Nas praias aproveite para a prática do caiaque, surfe e até mergulho. Na natureza da região a pedida são trilhas para encontrar lugares tranquilos e belezas escondidas. E sabe o que é melhor? O Zarpo sempre tem um hotel gostosinho neste paraíso.

Amsterdã - Viajar sozinho

Por último, desembarcamos em Amsterdã. Acredito que este seja o melhor lugar para fazer novas amizades! Não só nas baladas que se espalham pela cidade, mas também pelos parques e até bares. A primeira dica para viajar sozinho aqui é: alugue uma bicicleta. Você poderá explorar toda a cidade e ainda apreciar sua arquitetura. No fim da tarde se jogue em um piquenique nos parques ou sente em um charmosinho café para admirar o movimento. O importante aqui é interagir e agregar cultura, amizades e viver toda a experiência holandesa com excelência.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *