Xapuri Restaurante: estilo mineiro de ser!

Xapuri Restaurante: estilo mineiro de ser!

| Foto: Xapuri Restaurante |

Ao falar em Minas Gerais, uma das principais características do estado, que vem à nossa mente, é a deliciosa gastronomia. Reproduzida em todas as regiões do Brasil, a comidinha mineira, não é tão adorada à toa. Além dos sabores marcantes, alcançados com a união de ingredientes simples, como o porco, o quiabo e o fubá, há muita história por traz de pratos famosos, como o feijão tropeiro, que era a comida dos tropeiros, homens que transportavam alimentos pelas matas virgens do Brasil colonial. Para você se deliciar nos sabores mineiros, confira a dica sobre o Xapuri Restaurante, um dos melhores na capital mineirinha!

Viaje para Minas com desconto na hospedagem e conheça o Xapuri Restaurante

Como tudo começou

Xapuri RestauranteFoto: Xapuri Restaurante

“Minha casa”, é como Dona Nelsa costuma chamar seu renomado Xapuri Restaurante, e foi assim que tudo começou! Descendente de italianos, Nelsa Trombino, herdou o dom da gastronomia da família, que sempre teve como tradição cozinhar. Ao se mudar para Belo Horizonte, encontrou seu lar no bairro da Pampulha, onde aos fins de semana, mostrava seus dotes culinários em pequenas reuniões para amigos e familiares.

A habilidade com a culinária mineira era tão forte, que a casa logo começou a receber cada vez mais visitantes em busca dos saborosos quitutes da Dona Nelsa. Foi aí que surgiu a ideia de começar a vender suas iguarias, a fama se espalhou e o Xapuri Restaurante começou a ganhar vida, sendo inaugurado oficialmente, no dia 22 de agosto de 1987.

O estilo mineiro do Xapuri Restaurante

Espaço de primeira do Xapuri RestauranteFoto: Xapuri Restaurante

“O estilo mineiro de ser”, é o slogan do Xapuri Restaurante que, além dos sabores verdadeiramente mineiros, oferece um ambiente aconchegante, decorado com estilo rústico e muitas plantas e flores. O espaço ainda conta com hípica, playground para a criançada, fábrica de doces, linguiçário próprio, e loja de artesanatos com lindas peças em cobre, madeira, cerâmica, ferro e fibra, e todos os doces do buffet, para os clientes saborear as delícias do Xapuri em casa.

Mâos à obra no Xapuri RestauranteFoto: Xapuri Restaurante

O restaurante é uma referência, quando o assunto é gastronomia mineira em Belo Horizonte, e Dona Nelsa é considerada uma das melhores chefs de cozinha típica mineira, do Brasil. O Xapuri Restaurante e sua chef se destacam tanto que, desde 1999, é o vencedor do prêmio de melhor comida mineira, da Revista Veja.

Dona Neusa, proprietária do Xapuri RestauranteFoto: Xapuri Restaurante

Hoje, no comando da cozinha do Xapuri Restaurante, está Flavio Figueiredo, outro talento Trombino, filho mais novo de Dona Nelsa, que também seguiu o caminho da gastronomia e vem se destacando na sucessão de sua mãe.

O melhor frango de BH está no Xapuri RestauranteFoto: Xapuri Restaurante

A viagem pelos sabores mineiros, do Xapuri Restaurante, começa com quitutes deliciosos na entrada. Que tal uma linguiça na chapa, um torresmo à pururuca ou um bolinho de mandioca com muçarela? Para o prato principal, no hall dos mais pedidos, estão a Costelinha da Sinhá, o Frango Jéca, o Carret ao Melação ou a Moranga recheada com frango e requeijão. Para a sobremesa, um tentador buffet de doces com mais de 30 variedades. E não termina aí, só acaba mesmo depois do cafezinho com broa de fubá. Delícia!

Para você ver que o Xapuri Restaurante é mesmo top, muitos famosos já deram suas garfadas na culinária mineirinha da Dona Nelsa, com direito a pose para foto, para ficar registrado. Os mineiros do Skank, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, o Magal e muitos outros.

Torne-se um sócio do Zarpo e aproveite tarifas exclusivas em Belo Horizonte!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *