Belas e Paradisíacas: Conheça as Melhores Praias do Nordeste

Belas e Paradisíacas: Conheça as Melhores Praias do Nordeste

Um dos destinos mais desejados do país, não é de se surpreender que o nordeste brasileiro seja tão popular entre turistas do mundo inteiro. A região conta com inúmeras opções de passeios em cidades históricas e atrações culturais, mas são as praias que merecem destaque. Com quase 3 mil km de costa litorânea e sol o ano inteiro, não poderia ser diferente. Cercadas por coqueirais, dunas, falésias e manguezais, é quase um pecado não visitar as melhores praias do nordeste! Confira abaixo alguns dos mais belos cartões postais da região e não perca mais tempo.

Descubra hospedagens com descontos exclusivos no Nordeste

As arretadas praias da Bahia

Praia de Moreré - Boipeba

A Praia de Moreré está localizada na Ilha de Boipeba e é, com certeza, uma das mais bonitas do nordeste. Cercada por altas amendoeiras que formam sombras ideais para relaxar,  bancos de areia e, durante a maré baixa, piscinas naturais perfeitas para mergulho, a praia é conhecida como Polinésia Baiana. No local, também há pequenos riachos de água doce nos quais é comum encontrar atracadas embarcações de vilas vizinhas. Quem visita a região se depara com uma charmosa infraestrutura rústica, com bares que oferecem moquecas e outros pratos típicos.

Localizada no município de Mata de São João, a Praia do Forte está a cerca de 1h30 min da capital Salvador e atrai os turistas por sua excelente infraestrutura repleta de resorts e restaurantes à beira mar. Ao todo são quase 12 km de praia onde é possível desfrutar de piscinas naturais e conhecer as tartarugas marinhas do Projeto Tamar. Nos passeios ao pé da areia também há pontos turísticos imperdíveis, como a histórica Igreja São Francisco de Assis. Um pouco mais distante, a parada no Castelo Garcia D´Ávila e nas ruínas da Capela de Nossa Senhora da Conceição completam as atrações.

Entre as belezas de Salvador e Ilhéus, no sul da Bahia, na área da Península de Maraú, Taipu de Fora merece destaque na lista das melhores praias do nordeste. Cercada por coqueirais e com cerca de 3 km de uma faixa de areia avermelhada, banhada pelo mar de azul intenso e águas cristalinas, a praia é considerada um verdadeiro paraíso no litoral baiano. Quem visita o destino busca pelas piscinas naturais de temperaturas agradáveis, onde o mergulho com snorkel com vista para barreiras de corais e pequenas espécies de peixes coloridos é quase que obrigatório.

As deliciosas praias de Pernambuco

Baía do Sancho - Fernando de Noronha

Eleita três vezes como uma das praias mais lindas do mundo, a Baía do Sancho é um dos encantos do arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Banhada por mar de águas mornas e transparentes, a praia é cercada por enormes falésias cobertas pela flora local. Além disso, a fauna marinha é abundante! Os amantes da natureza tem a oportunidade de nadar com golfinhos e diversas espécies de tartarugas marinhas. Para completar, por conta dos bancos de corais que formam suas deslumbrantes piscinas naturais, a praia está entre as melhores do Brasil para prática de mergulho livre.

Aproveite o melhor de Fernando de Noronha com o roteiro do Mag

Pontal de Maracaípe - Pernambuco

O acesso até a praia Pontal de Maracaípe só é possível por meio de caminhadas por trilhas que cortam a região. Ao chegar em uma das melhores praias do nordeste e um dos lugares mais bonitos da região de Porto de Galinhas, em Pernambuco, os turistas são presenteados com a beleza natural do encontro do rio homônimo com o mar, que resulta nas águas tranquilas e cristalinas do balneário. Entre as atrações, estão passeios de jangada pelos manguezais e visita a sede do Projeto Hippocampus, que ajuda a preservar os cavalos marinhos da região.  

Localizado em Ipojuca, a apenas 60 km da capital Recife, Porto de Galinhas é conhecida por sua excelente infraestrutura, além da beleza estonteante de suas praias. Com extensa faixa de areia branca e cercada por águas transparentes, está entre as  melhores praias do nordeste e conta com atividades turísticas como os passeios de barco e balsa que levam os viajantes até as piscinas naturais formadas durante a maré baixa, onde é possível nadar entre pequenas espécies de peixes coloridos.

Os paraísos naturais de Alagoas

Praia de Maragogi

A Praia de Maragogi é perfeita para aqueles que buscam destinos paradisíacos, onde a principal atração é o contato com a natureza. Com quase 6 km de costa, os turistas embarcam em busca das Galés de Maragogi, um maravilhoso aquário natural de piscinas com águas cristalinas, onde os mergulhos em meios aos recifes de corais são paradas obrigatórias. Alugando buggys é possível conhecer outras praias também consideradas entre as melhores praias do nordeste, como a de Antunes, Barra Grande e Peroba.

A apenas 40 km de Maceió, no município de Barra de São Miguel, a Praia do Gunga atrai milhares de turistas o ano inteiro. Com cenários de tirar o fôlego, está cercada por falésias e coqueirais que complementam as belezas do encontro da Lagoa do Roteiro com o mar, onde são formadas incríveis piscinas naturais. Por lá, a prática de esportes aquáticos como surf, flyboard e passeios de jet ski são cenas comuns de serem vistas. E, para quem deseja admirar o pôr ou nascer do sol com vista privilegiada, o Mirante da Praia do Gunga é ótima escolha.

Situada no litoral norte de Alagoas, em meio ao trecho litorâneo que liga o estado com Pernambuco, a Praia do Patacho é considerada uma das orlas mais bonitas do Brasil. Envolta por coqueirais e faixa de areia clara, a praia conta ainda com mar de águas transparentes, com piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Por falar nisso, os cenários da orla mudam de acordo com a maré e com o nível baixo a praia se transforma e ganha, além das piscinas entre os corais, bancos de areia, sendo possível caminhar um pedaço em alto mar.

Melhores Praias do Nordeste: os encantos do Ceará

Praia de Canoa Quebrada - Ceará

A apenas 30 km de Fortaleza, na cidade de Caucaia, a Praia de Cumbuco é uma das melhores praias do nordeste e  parada obrigatória para os amantes de esportes radicais! Sua excelente infraestrutura é perfeita para prática de atividades como kitesurf e surf. Além disso, com imensas dunas, as atrações são complementadas com os passeios de buggys e a cavalo. Já para aqueles que não abrem mão do descanso, a praia também conta com quiosques à beira-mar, além de espreguiçadeiras e guarda-sóis. Cercado por coqueirais e banhada por mar de tonalidade azul turquesa com águas transparentes, o destino tem se tornado queridinho de quem visita o Ceará.

Uma das orlas mais famosas e bonitas do Ceará, a Praia de Canoa Quebrada está localizada no município de Aracati sobre falésias de areias vermelhas de até 30 m de altura. Nelas, aliás, está o principal ponto turístico da orla, a gravura da imagem de lua e estrela esculpidas nas paredes do monumento da região. Além disso, o destino é ideal para passeios de buggys ou a cavalo pelas enormes dunas que cercam o balneário. Quem visita a praia também pode praticar esportes aquáticos como windsurf, surf e muito mais! A agitação fica por conta dos restaurantes, bares e quiosques do centro turístico conhecidos como Broadway de Canoa.

Considerada uma das praias mais badaladas do litoral nordestino, Jericoacoara  está localizada próxima a Fortaleza e fascina por suas enormes dunas que cercam a paisagem. Ideal para viajantes que buscam por lugares tranquilos com longa faixa de areia branca e mar cristalino, “Jeri”, como é carinhosamente apelidada, conta com redários instalados no meio do mar e que são excelentes para relaxar enquanto aprecia o cenário. Para completar, com fortes ventos e mar agitado, é bastante procurada para prática de esportes como kitesurf e windsurf.

Praias apaixonantes para curtir no Rio Grande do Norte

Praia de Pipa

Com falésias avermelhadas, imensas dunas de areias brancas, águas cristalinas e piscinas naturais, não é à toa que a Praia de Pipa é a queridinha do Rio Grande do Norte. Localizada no município de Tibau do Sul, no litoral sul do estado, a apenas 90 km de Natal, a orla faz sucesso não só entre os turistas, mas também com pescadores e surfistas da região. Bastante frequentando, o balneário conta com infraestrutura completa repleta de barracas e quiosques que oferecem serviços exclusivos ao pé da areia.

Saiba mais sobre Tibau do Sul

Praia de Genipabu

Uma das melhores praias do nordeste e cartão postal do Rio Grande do Norte, a Praia de Genipabu chama a atenção por suas belezas naturais rodeadas por enormes dunas e pequenas lagoas de água doce. A orla localizada a cerca de 25 km de Natal, é perfeita para desfrutar de atrações como os famosos passeios de buggys e dromedário, além de descer de esquibunda nas dunas. Para completar, o lazer continua com os restaurantes, bares e barracas à beira-mar.

No município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, a Praia do Amor é uma das preferidas do estado. Localizada entre as famosas praias de Pipa e Afogados, tem mar agitado e de fortes ondas, sendo considerada excelente para prática de esportes aquáticos, como o surf e windsurf. Seu nome deriva do formato do balneário em forma de coração, para confirmar é só subir no Mirante do Chapadão e observar toda a orla. Além disso, conta com ótima infraestrutura repleta de barracas instaladas ao pé da faixa da areia.

Descubra outras praias imperdíveis no Rio Grande do Norte

Melhores praias do Nordeste: as belezas do Maranhão

Praias no Maranhão

A paradisíaca Praia do Caburé está próxima ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na região de Barreirinhas, e presenteia os turistas com suas paisagens cercadas por dunas e extensa faixa de areia branca. No balneário,  acontece o encontro das águas do Oceano Atlântico com o Rio Preguiças e, por isso, o mar transparente e calmo, com poucas ondas. Já à beira-mar, os viajantes encontram quiosques e bares que oferecem, além de pratos à base de frutos do mar e bebidas, guarda-sóis e cadeiras para relaxar em uma das melhores praias do nordeste.

Excelente destino para aqueles que apreciam dunas e lagoas, a Praia de Atins é um paraíso pouco conhecido no litoral maranhense. Localizado do outro lado da Praia do Caburé, está nos limites dos Lençóis Maranhenses, e também presencia o encontro do Rio Preguiças com o mar, por isso, a água doce se confunde com a salgada e formam lagoas e cachoeiras (durante a época de chuvas) ideais para se refrescar em meio a tranquilidade da rústica vila de pescadores. Com bares e restaurantes especializados em camarão e instalados próximo a orla, o local conta com boa infraestrutura para receber os turistas.

Descubra os melhores destinos do Nordeste no roteiro do Mag



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *