Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra já e monte seu roteiro!

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra já e monte seu roteiro!

As altas temperaturas criam uma necessidade imediata de refrescância, e não só isso, como também, de viajar! Fazer e desfazer as malas pode ser uma tarefa chata, porém, necessária. Se a trip for para algum destino bacana (como os do Nordeste), daí queridos, esqueçam o mau-humor ao preparar a bagagem, na verdade, de chato passa a ser até prazeroso! A capital de Alagoas, por exemplo, além de linda, é uma cidade cheia de atrações. Por isso, a Mag hoje dará as melhores sugestões sobre o que fazer em Maceió!

Qualquer pessoa que viaja para a capital alagoana e sabe que vai encontrar e aproveitar dias de sol em meio das mais belas praias de mar azul, porém, o que ninguém espera é se surpreender com tantos passeios, pontos turísticos, lugares incríveis, história, cultura, culinária nordestina e vida noturna animada!

Encontre os melhores hotéis em Maceió com tarifas promocionais

As belas praias centrais de Maceió

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra e monte seu roteiro!

Engana-se quem acha que não tem o que fazer em Maceió! Quem está a passeio pela cidade, é uma boa opção começar conhecendo as maravilhas das praias que envolvem a cidade. A Praia de Pajuçara, por exemplo, é uma das mais conhecidas da capital e, além de movimentada, é bastante frequentada por famílias com crianças e até por mergulhadores que buscam as águas de cor azul.

O encanto das Piscinas naturais de Pajuraçara

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra e monte seu roteiro!

A praia Pajuçara, pertencente ao bairro nobre de mesmo nome, é também o ponto de partida para as piscinas naturais formadas pelos corais, a 2 km da costa. Por ser uma grande atração da capital alagoense é aquele típico passeio que todo turista faz quando está pela cidade. A visita às piscinas naturais é feita por jangadas que ao estacionarem nos bancos de areia, deixam os turistas livres para aproveitarem desse pedacinho do paraíso! É nesse aquário natural de águas transparentes que os visitantes mergulham e observam os peixes coloridos.

Pedaço do paraíso: piscinas naturais de Paripueira

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra e monte seu roteiro!

Outro lugar parecido com esse pedacinho do paraíso, são as piscinas naturais de Paripueira. A diferença é que nesse aquário natural as águas são mais transparentes do que no de Pajuçara. E, além disso, sai em vantagem já que é menos frequentado e no passeio inclui snorkel. Esse passeio sai da praia de mesmo nome e também fica a cerca de 2 km da costa, porém, é feito com lanchas, e não com jangadas.

Outra praia bastante conhecida em Maceió é a Praia Jatiúca, que tem como principal característica, o verde intenso em suas águas. O mar, apesar de um pouco agitado, é também uma boa opção para um banho refrescante, ainda mais para a prática de esportes como windsurfe ou até mesmo surfe! A Praia Jatiúca, além de urbanizada, é dona de uma orla com infraestrutura impecável, com ciclovia, calçadão, quiosques e ótimas opções de restaurantes.

Tanto no litoral norte, quanto no litoral sul da capital alagoense, os turistas não ficam sem ter o que fazer em Maceió. Basta explorar um pouco a região litorânea da Grande Maceió para se surpreender com a quantidade de belezas naturais dos municípios pertencentes!

De norte a sul, há muito o que fazer em Maceió!

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra e monte seu roteiro!

Saindo um pouco da região central de Maceió e indo sentido ao sul, são surpreendentes as paisagens coloridas e a beleza de cada lugar! A Praia do Gunga tem uma extensa faixa de areia branca coberta por uma sequência de coqueiros, e o mar pouco agitado com águas claras, de cor azul e temperatura morna, ou seja, perfeita para um refrescante banho de mar!

A Praia do Gunga possui uma ótima infraestrutura para receber os diversos turistas que se encantam com as belezas do lugar! Uma das atrações da praia é o passeio de buggy que leva os visitantes para verem as belas falésias e o passeio de barco até o bar molhado, lá é impossível não se deslumbrar com a exuberância da paisagem!

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra e monte seu roteiro!

Uma das mais famosas praias, não só da capital alagoense, como também de todo o estado, se encontra no litoral sul, é a Praia do Francês! Essa sim dá um show de charme e exuberância. Apesar de estar um pouco afastada, ainda é um dos melhores passeios e opções com o que fazer em Maceió! Afinal, com um visual composto por areias brancas, mar com um tom único de azul e coqueirais, pelo menos uma visita a esse local não pode deixar de ser feita!

A Praia do Francês praticamente é dividida em 2 partes: ao lado esquerdo, por ser protegida pelos recifes, é formado piscinas naturais e devido a isso, esse lado é mais frequentado por famílias que buscam por um local mais tranquilo. Também há uma forte presença dos amantes dos jet-skis e praticantes de velas que aproveitam da água calma! Já do lado direito, as ondas fortes e coqueirais predominam, portanto, é point principal dos surfistas. O que os dois lados tem em comum, é a infraestrutura completa, com barracas e atendimento excelente!

Ao litoral norte o encanto é na Praia de Pratagy!

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra e monte seu roteiro!

Já no litoral norte, a Praia de Pratagy é a boa pedida para quem procura por um lugar que, além de tranquilo e sossegado, é também repleto de lazer! O que forma essa praia são as ondas calmas, as piscinas naturais, a extensão de areia branca, os coqueirais e o clima mais tranquilo! Esses mesmos fatores fazem desse lugar uma das melhores opções para família curtirem de um bom banho refrescante. Um pouco mais para a esquerda não haverá mais vestígio de civilização!

Coloque história e cultura nesse roteiro!

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra e monte seu roteiro!Centro Histórico

Um passeio histórico e cultural é essencial para quem ainda não sabe o que fazer em Maceió. O centro da cidade guarda muita história para contar e, claro, muitas belezas arquitetônicas que não podem deixar de ser conferidas!

O Museu Théo Brandão é um dos marcos históricos e arquitetônicos da cidade. Na verdade, não é só isso, esse museu é considerado a maior referência de Cultura Popular Alagoense, já que conta a história do estado e de seus habitantes por meio de um acervo espalhado nos 3 andares de construção. Além disso, nesse belo lugar localizado entre o Centro e Jaraguá é possível conferir obras de artistas locais, objetos utilizados em comemorações populares, fotografias, vendas de artesanatos, imagens religiosas, etc., por meio de um passeio guiado.

Mais uma das grandes atrações culturais que Maceió guarda são as 3 igrejas principais da cidade, porém, a Catedral Metropolitana de Maceió é uma em especial. Além de abençoada pela Nossa Senhora dos Prazeres, tem características neoclássicas e, ao mesmo tempo, modernas. Tais características são bastante notadas no altar composto de alvenaria. Mas na verdade, o charme mesmo é visto nas cancelas de madeira, nos candelabros de pratas e dos púlpitos com dossel decorados com filetes de ouro.

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra e monte seu roteiro!Imagem ilustrativa

As opções com o que fazer em Maceió relacionadas à cultura, não param por aí! A Feira de Artesanato de Pajuraçara, por exemplo, não pode deixar de ser visitada. Lá é possível encontrar uma variedade de produtos à venda pelas grandes quantidades de barraquinhas que ficam reunidas no galpão. São produtos característicos da cultura local, como redes, castanhas, camisetas, panos de prato, roupas produzidas em renda, lembrancinhas e muito mais. Que tal presentear seu amigo querido ou familiar com uma presentinho dessa feirinha?

A animada vida noturna de Maceió

Dúvidas sobre o que fazer em Maceió? Descubra e monte seu roteiro!Imagem ilustrativa

Engana-se os que acham que é só durante o dia que há o que fazer em Maceió, na verdade, a vida noturna dessa cidade é bastante agitada e divertida e atende gostos bastante variados. Desde uma boa caminha pelas orlas das praias à noite, até um lugar para dançar um forró, ou um barzinho com uma boa música ao vivo, são um dos atrativos dessa capital.

Porém, o destaque principal fica para as barracas Lopana e Kanoa que são os melhores lugares para curtir a noite com música ao vivo à base de cerveja ou drinks gelados. Se a intenção for dançar um forró com um chopp na mão, o Maikai é sempre a melhor indicação. Um bom restaurante para um jantar a noite também é sempre bem-vindo, por isso, não deixe de provar da comida e do clima no Divina Gula, sem dúvidas, excelente.

Related Posts

No related posts found.


Comentários

    • Esqueceram mesmo, foz do rio São Francisco tb, sou do RJ e estive em Abril, pretendo voltar

      Reply
      • Edgar e Rogerio, nós não esquecemos, mas se fossemos abordar todas as possibilidades de passeios em Maceió o artigo ficaria muito longo. Quem sabe em uma próxima matéria! ;)

        Reply
  • Não sei se foi resolvido o problema das “linguás sujas”, como os alagoanos falam. Gostei muito de Maceió e suas praias. Mas a praia que mais gostei foi a do Francês, a todos falo que é muita linda e vale a pena conhecer. Apesar que não deu tempo de conhecer todas as praias.

    Reply
  • Para uma Cidade Turística … o Centro é imundo de sujo. E o que é aquela Praia do Francês (?) o barro e a sujeira junto ao Terminal de Turismo … misturada a tantos estrangeiros … Fiquei envergonhada como Brasileira !!! Sem falar nos vendedores de tudo … um atrás do outro … não dão sossego !!! Só admirei que não haviam cachorros nas ruas e um lá que outros nas casas !!! Praias bonitas sim, mas esperava mais !!!

    Reply
  • Fui na Praia da Boa viagem em Recife PE, me decepcionou tb, praia feia mau cuidada. Eu moro em Santos SP e as Praias são lindíssimas, a água do mar NÃO. Uma sra ambulante, sentiu necessidade de ir ao sanitário, não teve dúvidas, pegou a lona plástica do carrinho, se cobriu e se abaixou e urinou ali mesmo, bem junto ao calçadão e bem atrás de um rapaz em uma cadeira de praia, não sei se era turista. O melhor é q ela se levantou e foi vender os seus ‘quitutes’ sem lavar as mãos. Fala sério…….

    Reply
  • Vich ate queria conhecer o nordeste mas diante dos pros e contras
    vou para o costão do Santino novamente – Floripa Sc

    Reply
  • Isso é preconceito, não pode julgar o nordeste por um ato de uma pessoa em um local. Em todo lugar do mundo tem pessoas sem noção, principalmente em São Paulo, onde conheço bem.

    Reply
  • Maceio e lindo, Maragogi tambem e espetacular, potica ruim e violencia infelismente temos no brasil inteiro, realmente e uma pena que nao possamos desfrutar do nossos pais, pois foi saqueado por esses bandidos!!!

    Reply
  • ESTIVE RECENTEMENTE EM MACEIO VISITEI PAJUÇARA,MARAGOGI,BARRA DE SÃO MIGUEL,ANTUNES E EM PERNAMBUCO PRAIA DOS CARNEIROS.TODAS MARAVILHOSAS BELESA DA NATUREZA DE DEUS!!PODEM IR QUE VOCE IRÃO GOASTAR ABESSA!!

    Reply
  • Adorei a orla de Maceió, praias lindas, aguas bem transparentes e quentes, porem quando fui entrei por 10 quarteirões a dentro fiquei completamente atônito com tanta pobreza, parecia que estava na África de tanta miséria, que pena que nosso pais é assim; luxo e lixo no mesmo cenário.

    Reply
  • Bom dia… Estava lendo os comentarios sore Maceio… Sou Nordestina de nascimento, nasci em CAICO/RN, mas fui criaa em Jundiai/SP, pois minha familia mudou-se pra lah quando eu tinha apenas 5 anos de idade… Atualmente moro,vivo, trabaho e tenho cidadania Canadense… Amo o Nordeste Brasileiro, posso falar de carteirinha pois conheco Fortaleza, Natal, Joao Pessoa, Maceio, Salvador, Sergipe, etc… Amo o meu Brasil, amo o brasileiro. Mas, discordo com muitos comentarios ai escritos… O LUXO e o LIXO estao em todo lugar do mundo,nao eh so no Brasil nao… Estive em Cuba ha quatro anos e la as pessoas imploram pra voce dar pasta de dente, sabonete, shampoo, etc…Sem falar que em Havana eh um desespero voce andar nas ruas de tanta (mas muita gente mesmo) pedindo dinheiro… o tempo todo… Estive em Cancun, e um parte da cidade tem muitos, muitos pedintes, uma parte eh suja tambem… Estive em New York, please, please, please… Sao Paulo da de 10 a 0 naquela cidade… Povo sem educacao nenhuma, tudo estressado, ninguem sabe informar nada, nadica de nada… Valeu pelos passeios sim, lugares bonitos e a noite na Broadway vale a pena… Espeaculos muito bons e bonitos… Passei 5 dias por la… Mas, sinceramene nao peno em voltar… Fui a Italia eh um pais lindo, maravihoso, mas achei o povo meio esnobe, meio metido e preconceituoso… O quero dizer eh que, nos brasileiros, precisamos ser mais otimistas, mais benevolentes com nos mesmos, porque o Brasil eh lindo, maravilhoso, tudo de bom..o que realmente precisa e deve ser mudado urgentemente eh esse bando de covardes que governam o PAIS… Esse bando de gente sem nocao nenhuma, sem capacidade nenhuma, sem educacao nenhuma nao pode estar no poder… Precisamos de reformas na CONSTITUICAO…P.S: Moro no Canada, mas todos os ANOS passo 3 meses no Brasil, entao sei bem o que estou falando… Nao abandono meu pais nunca.. Bjs… Graca Alcantara…

    Reply
    • Assino embaixo…
      isso mesmo Graca.
      Conheci, estive nos principais pontos turisticos, desde Salvador e subindo… o nordeste brasileiro é maravilhoso, belezas naturais, culinária, a forma tranquila e cortês do povo…
      Problemas??? tem em qualquer lugar e acho inconveniente procurar defeito em tudo, principalmente estando a passeio.
      Conheci tbem boa parte da Ásia… Hong-kong, Macau, Thailândia Maya bay do filme a praia – Phuket – Krabi – Phiphi Island – Bangcoc, Filipinas – Manila – Cebu – Boracay, China – Beijin – muralha da China por Mutianiu – Wanfujing com sua culinária exótica, Japão – Toquio – Osaka – Nagoya … etc
      Por conta disso, digo com toda propriedade que há de se lastimar com o descaso com que é tratado o turismo brasileiro.
      Em Natal RN Aluisio Alves por exemplo: é domestico/internacional, internacional apenas para vôos procedentes da europa* e passageiros não brasileiros, se for brasileiro ou outro(* apenas 3 ou 4 locais da europa) tem que entrar por RJ ou SP, depois encarar o domestico…
      Veja voce o caso do RJ por exemplo: Sou de SP e morei no Rio 4 anos, e se fosse classifica-lo, diria ser um dos melhores locais para turismo num contexto geral que estive, não fosse a violência e o descaso das autoridades quanto infraestrutura.
      imagine… o turista vai com uma arma poderozissima que é o cartão de crédito, leva consigo alguns poucos trocados pra despesas basicas, leva tbem seu celular e sua camera… por conta dessa merreca é capaz ate de perder a vida?
      Quando estive em Boracay na Filipinas, uma pequena ilha com extensao de 7 km, apesar da estação 1, local da estada, escolhi o resort com o critério da comodidade e preço (the strand 7dias), só não imaginava que teria que passar por uma viela cercada de barracos para ter acesso a praia… pois bem, passado o susto e ja arrependido… com o cuidado de ver o pôr do sol e voltar rapidamente, perdendo no inicio todos os happyhours e os eventos da estação2, no terceiro dia e já enturmado com alguns nativos, indaguei sobre segurança e contei sobre meu drama… riram… riram muito… de rolar. Me apresentaram a um dos moradores… confesso que poucas vezes me senti tão mal como ser humano… mente podre. O humilde caiçara me explicou que morava ali e era apenas pobre como a maioiria… passei a aproveitar melhor o passeio, um dos melhores que tive.
      Um abraço e vamos torcer por dias melhores… certamente virão…

      Reply
    • Graça , desculpe a intimidade. leio o seu texto um ano após ter sido escrito. Conordo com tudo. Você escreveu com propriedade de quem conhece. Sobre Cuba é isto mesmo. incrivel como a pseudo esquerda no Brasil, Por mim, acho que ela sim, é ditatorial, acha que Cuba é a solução do mundo. Pena . Parabéns pelo texto.

      Reply
  • Eu estive em Maceio nas férias de Julho ,fui em varis praias Pajuçara,Maragogi,Frances,Paripueira Ponta verde e outras amei as pessoas a culinária a noite na orla alagoana eu so doRio de Janeiro acho q tem muitos problemas com aqui no Rio no fui la pra falar mal do estado sim para curti férias com a família quando puder voltarei la

    Reply
  • Sou de Sao paulo , Maceio e lindo ja recomendei pra familiares e amigos , o lugar e lindo , e um paraiso , nao troco por nenhum lugar do nordeste , olhe que conheço todos os estados do nordeste mais maceio me encantou , o lugar e lindo com praias paradisiaca , alem disso tem uma orla linda, todos os anos eu volto , alem disso tem o melhor reiveon do brasil , eu vou estar la , so as melhores atraçoes.

    Reply
  • Praia do Frances é lidíssima, o que estraga é aquele bar que parece uma favela e aquele monte de ambulante que fica incomodando o tempo todo!
    Dica: qdo chegarem na praia, se distanciem do bar para ter tranquilidade e curtir a natureza, e quando der sede, volte só pra tomar uma cerveja.

    Reply
  • Esqueceram de mencionar também o Bodega do Sertão, onde encontra-se o melhor da culinária nordestina. Amei a carne de sol com nata, vale a pena experimentar, é muito saborosa.

    Reply
  • Estive em Maceió em Abril último. Tive o prazer de conhecer a Praia do Gunga e Françês. Maragogi e São Miguel dos Milagres (não mencionaram) são belíssimos. Porém não me senti confortável com tantos vendedores te importunado oferecendo de tudo. Também achei o custo da alimentação muito alto, mal feito e atendimento péssimos. Se tiverem a oportunidade vão para Canindé do São Francisco e Piranhas. Aí sim vc passa bem !!!!
    Na mesma oportunidade fui até a Cidade de Tamandaré em PE conhecer a Praia dos Carneiros. Completamente diferente de Alagoas. Povo muito mais hospitaleiro, com exceção a Porto de Galinhas…..um absurdo de caro e não vi nada de graça no lugar. Tratando se de Nordeste, ainda fico com dois Estados: Ceará e Paraíba. Come se bem, preços justos e bom atendimento.

    Reply
    • Marcelo,

      Muito obrigada por dividir conosco sua experiência na região. :) É realmente muito importante pra quem vai viajar ler um pouco do que as pessoas passaram.
      Eu já fui, e não fui abordada com tanta frequência.

      Os preços para consumo realmente não são muito baixos, por isso, nordeste compensa muito all-inclusive em alguns casos…assim o custo não sai tão alto.

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *