Gramado com crianças é pura diversão!

Gramado com crianças é pura diversão!

Natália Leme 

Como assim? Gramado não é um dos melhores destinos para uma viagem romântica? É sim, querido leitor, mas vai por mim: ainda mais que os apaixonados, as crianças ficam encantadas pela cidade da Serra Gaúcha! Sua arquitetura europeia, restaurantes sofisticados e hotéis intimistas são mesmo perfeitos para escapadas a dois e até uma lua de mel, mas viajar para Gramado com crianças é certeza de ver os pequenos com os olhinhos brilhando do começo ao fim da trip.

Aproveite os descontos do Zarpo e leve seus filhos para descobrir os encantos de Gramado

As crianças não são imunes ao charme europeu

Gramado Natália Leme

Se você acha que só os adultos são sensíveis ao conceito arquitetônico da cidade gaúcha, engana-se. A criançada pode até não entender que se trata de uma construção típica das cidades europeias e alemãs, mas consegue notar a beleza das casas, diferentes do que estão acostumadas a ver em suas cidades. Os olhos já começam a faiscar logo na entrada da cidade, assim que passam pelo belo pórtico de boas-vindas, que, para os pequenos, parece até um castelo.

Se a sua viagem para Gramado com crianças for de outubro à primeira semana de janeiro, vocês encontram a cidade ainda mais encantadora. Todos os anos acontece o Natal Luz de Gramado que, além de uma programação com shows especiais, leva uma decoração mágica para às ruas e estabelecimentos do destino.

Melhores passeios em Gramado com crianças

Gramado - Lago Negro

Cercado por pinheiros, árvores trazidas da Alemanha e lindas hortênsias azuis, passear de pedalinho pelo Lago Negro é sim muito romântico? Mas, para as crianças, os pedalinhos em formato de cisne e de barquinho pirata são o maior barato! O melhor é que, dispostas e serelepes, elas nem se importam de esperar a sua vez na fila que se forma para o embarque de um dos mais concorridos passeios do destino.

Mini Mundo - Gramado Glauco Umbelino/CC BY

Para curtir bem Gramado com crianças é recomendado reservar alguns bons dias de viagem, já que as atrações são muitas e os pequenos vão querer desbravar todos os parques temáticos e museus que encontrarem pelo caminho. Depois do lago, o Mini Mundo é um dos “maiores” atrativos da cidade. O parque exibe uma cidade em miniatura, com réplicas de cartões portais de várias partes do mundo, castelos, ferrovias, trens, carros e pessoas, tudo com uma surpreendente riqueza de detalhes.

Um passeio que também merece muito entrar no roteiro dessa viagem é o GramadoZoo que, diferente dos zoológicos convencionais, não tem grades e jaulas. São cerca de 1500 animas da fauna brasileira em grandes viveiros protegidos por vidros blindados e fiéis ao habitat de cada espécie. Abrir à noite para a observação de animais com hábitos noturnos, é outro diferencial do parque.

Quer surpreender os pequenos durante essa viagem? Muito se diz sobre Gramado ser um destino brasileiro com ares europeus, mas por mais que as temperaturas alcancem a mínima de – 2º, não neva na cidade. No auge do inverno, o mais perto que os viajantes chegam do cenário nevado, é com as geadas que deixam uma camada de gelo pelas ruas e vegetação.

Snowland - Gramado Ppitana/Wikipédia CC BY-SA

No entanto, o sonho que não só as crianças, mas também muitos adultos nutrem de ver os floquinhos brancos, pode ser realizado no Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. Não importa a época do ano, nele a temperatura é sempre de -3°, com direito a neve de verdade e 18 atrações, como esqui, snowboard e patinação no gelo.

Museu de Cera - Gramado Cesar Cardoso/Flickr CC-BY

Viu só como Gramado com crianças é mais divertido do que você imaginava?! E não acabou! Outro passeio que agrada não só os pequenos, mas também os grandões, é o Dreamland, o primeiro museu de cera do Brasil. Afinal, se as crianças adoram tirar uma selfie com o Shrek, o Harry Potter e com a Neytiri do Avatar, muitas mães não resistem a posar bem ao ladinho da estátua de George Clooney.

Eu só quero chocolate

Gramado - Reino do ChocolateImagem ilustrativa

Depois de mulher na TPM, quem não resiste ao sabor do chocolate? Claro, as crianças são formiguinhas natas e devoram todos os tipos de doces, mas o chocolate é uma tentação unanime entre os pequenos. Além das diversas lojinhas que vendem as deliciosas iguarias nas principais avenidas da cidade, Gramado também conta com um museu do chocolate.

O Reino do Chocolate é um verdadeiro paraíso para as crianças, que são recebidas pelo maior coelho de chocolate do mundo (1.640 quilos e 2,95 de altura), passam por uma fábrica de chocolate, onde podem acompanhar o modo de produção e assistem a um showzinho com a história do chocolate. Ao fim do passeio, é hora de matar a vontade das guloseimas na divertida lanchonete que tem cadeiras em formato de xícaras e mesinhass em formato de barras de chocolate.

Gramado com crianças também tem Canela

Gramado - Mundo a VaporNatália Leme

Não, essa não será uma dica de lojinhas que vendem delícias com canela! Do lado, bem grudadinha mesmo a Gramado, está Canela, outra cidade linda da Serra Gaúcha e cheia de passeios que sempre entram no roteiro de quem faz essa viagem. Imagine que, ao caminhar pelas ruas de Canela, de repente, você e sua família vão se deparar com metade de um trem saindo pela janela de um prédio.

A parada é obrigatória, os pequenos que o digam! Trata-se do Mundo a Vapor, um parque temático com réplicas de locomotivas em tamanho real e outras máquinas antigas que foram movidas a vapor. Chamando atenção de todos que passam, na fachada está a fiel reconstituição do acidente ferroviário envolvendo uma locomotiva desgovernada que cruzou a parede da estação de Montparnasse, em Paris, no ano de 1895.

Vale dos Dinossauros - Gramado Imagem ilustrativa

Outra grande surpresa ao passear por Canela será quando encontrarem com um Tiranossauro Rex. Oi? A réplica desse “dócil” animal pré-histórico faz parte do Vale dos Dinossauros, outro parque temático imperdível para quem vai a Gramado com crianças. Uma homenagem ao clássico Jurassic Park, de Steven Spielberg, o parque conta com diversas espécies que emitem sons e se movimentam.

Gramado - Cascata do CaracolNatália Leme

Além dos parques, a pequena Canela é muito famosa por sua mais incrível atração, a Cascata do Caracol. Situada no Parque Estadual do Caracol, a queda d’agua com 130 metros é um lindíssimo cartão postal da Serra Gaúcha. Para observa-la, os visitantes podem optar pelo mirante principal, com fácil acesso, ou subir com o Elevador Panorâmico ao Observatório Ecológico, situado a 27 metros de altura e que oferece uma bela visão de todo o parque.

Já para quem tiver boas doses de disposição, preparo físico e fôlego, vale a pena descer os 730 degraus da Escada da Perna Bamba, que leva os visitantes até a base da Cascata. Perfeito para entrar em contato com a natureza exuberante da região, o parque conta com diversas trilhas que adentram a mata e se abrem para outras quedas da Cascata do Caracol.

Além de parquinho com balanças e escorregadores e um campinho de futebol, outra parada que as crianças amam e é ótima para recuperar as energias após as trilhas e degraus, é a Estação do Sonho, que oferece um passeio de trenzinho com histórias sobre a colonização da região.

Gostou das dicas e quer experimentar Gramado com crianças? Confira os hotéis do Zarpo no destino gaúcho e reserve sua estada com descontos especiais nas diárias!



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *