Lago de Furnas: Conheça o Mar de Minas Situado em Capitólio

Lago de Furnas: Conheça o Mar de Minas Situado em Capitólio

Todos sabem que o Estado de Minas Gerais não possui um litoral para banhar suas cidades e bronzear seus mineirinhos que defendem a terra natal com unhas e dentes e ainda exaltam seus diversos atrativos. Marcado pelo Ciclo do Ouro, Minas Gerais tem muitas cidades centenárias que exibem ruelas de pedras e construções levantadas na época do Brasil colonial. Além do rico patrimônio histórico, as belezas naturais que não são poucas enchem de orgulho seu povo! São inúmeras serras que escondem belas cachoeiras e rios, áreas de Mata Atlântica, quem os olhares voltados para o estado mineiro. Atualizamos as nossas dicas para você descobrir um pouco mais sobre o “Mar de Minas”, também conhecido como o Lago de Furnas, na cidadezinha de Capitólio.

Mar de Minas: A praia (sem ondas) dos mineiros!

O Mar de Minas supera expectativas! Não dá para surfar, mas a beleza e a calma compensa e muito!

Lago de Furnas: o nome é dado por conta de que as águas do lago fazem parte da Usina Hidrelétrica de Furnas. Para apreciar esse paraíso artificial situado em Capitólio, a melhor recomendação é o passeio tipicamente feito em balneários, ou seja, por meio de lanchas, escunas, chalanas e embarcações no geral. A partir daí, é impossível não se encantar com o cenário, composto por cânions que chegam a 20 metros de altura, emoldurando e cercando as águas verde-esmeralda do lugar. No entanto, pelo “mar de minas” ainda é guardado grutas e cachoeiras, algumas até cartões postais, sendo parada obrigatória de todo passeio para um banho bem refrescante.

capitolio-cachoeira-zarpo-magazine

Lagoa Azul: sentido à barragem, nas margens da rodovia MG 050, esse é o cantinho do mar de minas que encanta a fundo os visitantes. O caminho para essa parte oferece vários pontos para um banho refrescante, e o principal de tudo, a grandiosa cachoeira Lagoa Azul. Com água cristalina, a queda forma uma piscina natural com tons de verde e azul

Morro do Chapéu: considerado um passeio ecológico, para chegar até esse lugar é preciso enfrentar uma trilha que conta com um percurso repleto de histórias. Ao longo do caminho é possível avistar os lajeados, chapadões e as muralhas de pedras construídas no início do século passado pelo trabalhador rural e artista Nestor Caetano. Ao chegar, não há como não perceber a capelinha que abriga a imagem de Nossa Senhora dos Desamparados, inclusive muitos turistas fazem a trilha do Morro do Chapéu justamente para agradecer à santa pelos amparos recebidos. Se há esforços durante o trajeto da trilha, lá de cima há a recompensa é a vista incrível para o mar de minas, ou melhor, Lago de Furnas.

lago-de-furnas-zarpo-magazine

Mesmo que no mar de minas não dê pra levar uma prancha e sair pegando umas boas ondas, em compensação, o gigantesco Lago de Furnas, formado pela junção dos rios Grande e Sapucaí, oferece muitas outras atividades. Nas cidades dos 34 municípios banhados pelo Mar de Minas, principalmente em Capitólio, os viajantes encontram a possibilidade de fazer passeios de barco, de escuna e de chalana. As suas águas tranquilas são perfeitas para a prática de stand up paddle e jet ski. A adrenalina também está presente no Mar de Minas! Com inúmeras cachoeiras e cânions, o lago é o palco perfeito para se aventurar com escaladas, rapel, trekking, canoyonning e mountain bike.

Um refúgio romântico no Mar de Minas

Carmo do Rio Claro é uma das cidades banhadas pelo Mar de Minas. A cidade é rodeada pela exuberante natureza com suas cachoeiras.

Furnaspark Resort: quem quiser descobrir as belezas do mar de minas durante as férias de julho, esse é um excelente lugar para reservar uma hospedagem. A tarifa, além de ser bem baixinha, graças aquele desconto especial para os sócios do Zarpo, inclui um delicioso café da manhã ao estilo colonial mineirinho com o tradicional pão de queijo e outras iguarias. Caso escolha a opção pensão completa, além do café da manhã, almoço e janta também estarão inclusos.

Nos 360 mil m² que fazem parte do complexo, é oferecido aos hospedes quadras esportivas, clube infantil, cinema, sala de jogos, academia, salão de beleza, de massagem e 4 piscinas. Como se não bastasse o Furnaspark Resort está em frente ao mar de minas, a maior extensão de água do estado e um dos maiores lagos artificiais do mundo.

Os atrações gastronômicas que o Furnaspark Resort reserva é de tirar o fôlego, o Restaurante Concorde, por exemplo, é especializado na culinária mineira mas também serve pratos da gastronomia internacional em um ambiente com vista para o mar de minas. Além disso, o resort ainda dispõe do Bar 14 Bis, à beira da piscina e também, piano bar.

 



Comentários

  • Olá, Carla!!

    Sempre que quiser simular as datas que deseja reservar, pode acessar o site do Zarpo. Esta oferta, infelizmente não tem datas até o mês de novembro. Mas não deixe de conferir as ofertas do Zarpo, em breve vão começar a entrar hotéis com disponibilidades para o feriado de 15 de novembro. A Pousada Varandas da Montanha sempre volta, pode ser que volte com datas para este feriado. :)

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *