Roteiro com o melhor da Região Norte de Santa Catarina

Mesmo sendo um estado brasileiro muito famoso por seu litoral belíssimo, também há muitos encantos na Região Norte de Santa Catarina. Nesse especial que a Mag está preparando com os melhores destinos desse pedaço do Sul do Brasil, você encontrará dicas de como aproveitar as cidades de Joinville e de Jaraguá do Sul.

O melhor de Joinville

Café da manhã de Joinville

padaria-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Comece seu roteiro com um dos mais tradicionais cafés da manhã da região Norte de Santa Catarina! Com 20 anos no coração da cidade de Joinville, a Brothaus Pães e Doces tem arquitetura ao estilo alemão, ambiente aconchegante e oferece um diversificado buffet de café da manhã, com tortas, doces e salgados. Além de utilizar ingredientes de qualidade, um dos diferenciais é a tecnologia em fornos e câmaras de resfriamento. Na panificadora também tem uma mercearia com produtos variados e uma adega com mais de 20 marcas de vinhos nacionais e internacionais.

Rua Max Colin, 1828 – Centro | Tel.: (47) 3028-7020 | Site

E que tal um toque parisiense no seu café da manhã em Joinville? Conheça o Café Paris, lugar especial com atmosfera charmosa e requintada, inspirada nos mais belos cafés da capital francesa. A primeira refeição do dia ganha os sabores caseiros e fresquinhos dos pães, doces, bolos, biscoitos, cucas, salgados, lanches, rotisserie, sorvetes, cafés, chás, sucos e outras delícias. Os proprietários viajaram pela Europa observando o bom gosto Europeu e uniram essa experiência às heranças familiares, com muitas receitas da vovó.

Rodovia SC-418, 16444 – Dona Francisca (Pirabeiraba) | Tel.: (47) 3464-1266 | Site

Encantos da estrela da região Norte de Santa Catarina

araras-zarpoImagem ilustrativa

Joinville é um dos principais destinos desta região do estado e oferece boas atrações para encher um roteiro com muitos passeios. Um que não pode faltar é o Parque Zoobotânico! Na extensa área de 17 mil m², repleta de muita natureza, estão cerca de 200 animais da fauna regional, abrigados em viveiros, tais como macacos-prego, araras-canindé, corujas-orelhudas, gralha-azul e mais.

Rua Pastor Guilherme Ráu, 462 – Saguaçu | Tel.: (47) 3026-5429

Outra atração imperdível nesta cidade da região Norte de Santa Catarina é a Estrada Bonita, construída por imigrantes alemães, em 1885. Ao longo da estrada os visitantes encontram lagos para pescaria, trilhas, riachos e propriedades rurais de descendentes dos primeiros imigrantes que chegaram no local. Uma das atrações é o Museu Rural – propriedade de Ango e Ivanir Kersten, local que rende passeios de trator, compras de artesanatos indígenas e produtos coloniais, e apreciação de animais exóticos, como periquitos- australianos.

Estrada Bonita – Rio Bonito

bike-parque-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para mais contato com a natureza, Joinville ainda conta com muitas áreas verdes no Parque Expoville, onde é possível andar de bicicleta, de triciclos a motor, de triciclo e de skate, praticar slack line e passear de pedalinho no lago. Para as crianças também tem piscina de bolinhas e escorregador.

Rua Quinze de Novembro, 4315 – Glória | Tel.: (47) 3029-0699 | Site

Para entender mais sobre a história dos imigrantes na região Sul do país, faça uma visita ao Museu Nacional de Imigração e Colonização. O local tem 6 mil m² e guarda memórias e histórias relacionadas à imigração e também sobre a vida rural e urbana da região. E além do conteúdo, a visita vale a pena pela riqueza histórica do casarão principal em estilo neoclássico, datado de 1870. E também por construções ao estilo Enxaimel.

Rua Rio Branco, 229 – Centro | Tel.: (47) 3433-3736

Morro da boa vistaWillian Schneider/CC BY-SA

Um dos mais procurados na cidade é o Mirante da Boa Vista, situado no ponto mais alto do Morro da Boa Vista. Para acessar o mirante de 14 metros, feito em concreto, os visitantes podem percorrer trilhas em meio à Mata Atlântica. A vista engloba parte da parte urbana da cidade, a Baía Babitonga e ao fundo montanhas. Pode ser visitado de segunda a sexta, das 7h40 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h até as 18h40. Uma ótima pedida é subir à tardinha para acompanhar a beleza do pôr do sol.

Rua Pastor Guilherme Rau, s/n – Boa Vista | Tel.: (47) 3453-0177

Tarde com café colonial

Passar um dia em Joinville sem saborear um verdadeiro café colonial, é um desperdício! No Doce de Cuca essa tradição da região Sul do Brasil, ganha o diferencial de oferecer produtos preparados artesanalmente. E assim como os sabores, o ambiente simples também tem clima bem caseiro. São servidos diversos pães, bolos, tortas, strudel, salgados, pastéis, doces variados e, claro, a famosa cuca, em vários sabores, tais como banana, ricota com goiabada, chocolate, amora e outros. A casa funciona ao estilo buffet à vontade e abre de quarta a domingo das 15h às 20h.

Rua General Andrade Neves, 192 – América | Tel.: (47) 3278-8040 | Site

A rica gastronomia de Joinville

camaraoImagem ilustrativa

Para um almoço gostoso e cercado por muita natureza, vá ao Restaurante Polinésia. A inspiração de levar um pedacinho da Polinésia Francesa para Joinville, veio após uma viagem do casal de proprietários às ilhas francesas. O restaurante construído sobre um lago oferece uma variada gastronomia de frutos do mar, aprimorada com novas receitas e matérias primas. Das maravilhas do cardápio, experimente o Linguado ao Coco (linguado grelhado ao coco com molho de alcaparras, legumes na manteiga, arroz e batatas souté). Perfeito para um almoço em família, o local também tem parque infantil, bancos, redes sob as árvores e lago com peixes coloridos.

Rua Prefeito Baltazar Buschle, 3537 – Espinheiros | Tel.: (47) 3432-9371 | Site

Também é possível experimentar uma seleção incrível de frutos do mar no ambiente elegante do Restaurante Villa Pescara. Uma boa sugestão é começar com a entrada especial Camarão Empanado (camarão G empanado na farinha de pão fresco, coco ralado e pimenta calabresa). Para o prato principal, aposte na Muqueca da Vila (peixe branco, camarão, mariscos, ostras, cebola, tomate, pimentões coloridos, azeite de dendê e leite de coco acompanhado de arroz branco e farofa).

Rua Max Colin, 1589 – América | Tel.: (47) 3422-5904 | Site

Para curtir a noite joinvilense

bar-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A hora da boemia em Joinville fica por conta do Wood Bar! Com um ambiente rústico, acolhedor e cercado por muito verde, é uma das melhores opções para aproveitar a noite com música ao vivo e saboreando porções, petiscos e lanches especiais, como o Super Rústico (120 gramas de um delicioso hambúrguer recheado com pedaços de cheddar, bacon, tomate, cebola, alface e queijo. Acompanha batata rústica). Para beber, além de chopps e cervejas geladas, tem drinks clássicos.

Rua Dona Francisca, 1495 – Saguaçu | Tel.: (47) 3437-7865 | Site

O melhor de Jaraguá do Sul

cafe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para começar o dia

O dia nessa cidade da região Norte de Santa Catarina começa com muito sabor no Zabu Café e Açaí. São tantas as delícias que é difícil de escolher qual será o desjejum. Dentre as opções do cardápio, um dos lanches mais pedido é o Campeiro (sanduíche de linguiça colonial com rúcula com molho de mostarda e mel). Para adoçar, uma das tentações é a torta de requeijão com um toque de limão siciliano. O bolo de baunilha, coco fresco e amêndoas também causa dilema na hora da decisão. E para completar a experiência, o ambiente decorado com plantas e quadrinhos, é uma graça.

Rua Domingos Rodrigues da Nova, 462 – Sala 1 – Centro | Tel.: | Site (47) 3374-2106 | Site

Passeios em Jaraguá do Sul

Aproveite seu roteiro pela região Norte de Santa Catarina com um passeio em meio ao verde do Parque Malwee, uma referência nacional em preservação ambiental. Nele os visitantes encontram mais de 35 mil árvores, 17 lagoas e 133 espécies de aves catalogadas, entre outras espécies da fauna e flora. O local também conta com trilhas, quadras esportivas, playgrounds e abriga o complexo Museu Wolgang Weege, que apresenta conteúdo sobre a cultura típica da região, em duas construções com arquitetura ao estilo enxaimel e outra ao estilo colonial.

Rua Wolfgang Weege, 770 – Parque Malwee | Tel.: (47) 3376-0114

Museu Weg JoinvilleMuseu Weg/Divulgação

Além de natureza, Jaraguá do Sul também tem cultura. Visite o Museu Weg de Ciência e Tecnologia e conheça um pouco sobre a história da WEG, sobre a cultura dessa cidade da região Norte de Santa Catarina e também aprenda como funcionam os processos geradores de energia até suas aplicações no cotidiano, entenda os fenômenos e a forma como nossa sociedade se apropria deles e as complexidades das operações envolvidas no simples ato de acender uma lâmpada.

Avenida Getúlio Vargas, 667 – Centro | Tel.: (47) 3276-4550 | Site

Outra atração da cidade que vale inserir no roteiro é o Museu da Paz! Criado em 1995 com o intuito de lembrar o fim das duas Guerras Mundiais. O acervo conta com 300 peças em exposição e está dividido em quatro módulos, três são dedicados a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, e o quarto módulo é em homenagem as pessoas que sofreram nesses períodos.

Avenida Getúlio Vargas, 405 – Centro | Tel.: (47) 2106-8719

Restaurantes de Jaraguá do Sul

Pitit Jardin Cafe BistroDébora Cunha Fotografia / Divulgação

E que tal uma viagem pela França em Jaraguá do Sul? O lugar é o Petit Jardin Café e Bistrô, que está situado no espaço Giacomini Garden Center, em meio a um jardim cercado por flores das mais diversas espécies. O cardápio é enxuto e oferece pratos diferenciados, como risoto de tangerina com gengibre e salmão, e também pratos clássicos, como o tradicional crepe francês com recheios especiais de frutos do mar e palmito com ervas finas. O ambiente é intimista, charmoso e com toques sofisticados, perfeito para um jantar a dois.

Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1233 – Centro | Tel.: (47) 3373-8753 | Site

O Gazebo Gourmet é outro lugar especial para uma experiência exclusiva e capaz de provocar sensações únicas nas pessoas. São três ambientes internos diferenciados e mais três gazebos externos. O restaurante conta ainda com uma adega que tem 180 rótulos divididos entre 13 países. A gastronomia apresenta clássicos das culinárias francesa e italiana, adaptadas à região Norte de Santa Catarina. Uma ótima sugestão do cardápio é o Carré de Cordeiro (carré de cordeiro French Rack com molho de jabuticaba e purê de batata com queijo gruyère) e o Nhoque (nhoque artesanal de batata Asterix com cubos grelhados de mignon, acebolado e cozido lentamente e queijo francês Saint Agur).

Rua Arthur Gumz, 693 – Vila Nova | Tel.: (47) 3376 4130 | Site

Para aproveitar mais que uma refeição na região Norte de Santa Catarina, mas uma mistura de gastronomia, música e arte, o Kantan Lounge é a dica! Além de Djs discotecando diversos estilos musicais, como tango, bossa nova, house music e músicas latinas, o restaurante tem em sua decoração uma forte inspiração na cultura milenar japonesa, com gueixas feita por artistas plásticos, e também apoia a arte, das mais variadas formas, promovendo exposições. A experiência gastronômica oferece pratos tradicionalmente japoneses, alguns com receitas contemporâneas e composições exóticas e também pratos com influências das culinárias chinesa, indiana e filipina.

Rua João Planincheck, 2020 – Nova Brasília | Tel.: (47) 3371-1584 | Site

A noite de Jaraguá do Sul

chope-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Uma das melhores opções para comer e beber bem na noite de Jaraguá do Sul é no Madalena Chopp & Cozinha. A casa oferece pratos para paladares sofisticados, utilizando apenas ingredientes selecionados e massa Sírio Libanesa, para os beirutes, pizzas, wraps e capotes. No cardápio também tem variadas cervejas importadas. A pedida é escolher um lugar no disputado deck e aproveitar os deleites!

Rua Padre Francken, 253 – Centro | Tel.: (47) 3055 3059 | Site

Para aproveitar a noite com um clima americano, vá ao Jack American Bar! Ambientado para que os clientes se sintam em um pedacinho dos Estados Unidos, em plena Região Norte de Santa Catarina, a decoração com peças genuinamente americanas, utiliza desde artigos esportivos, passando pela história do cinema, música e pela autêntica gastronomia Yankee. Para viajar nos sabores, o cardápio conta com steaks suculentos, massas e deliciosos burgers caseiros, como o Mushroom Burger (Burger, queijo, cogumelos frescos salteados, crispy onion, jack sauce, maionese, alface e tomate). A carta de bebidas é variada e oferece desde drinks clássicos, vinhos, shot drinks e caipirinhas.

Rua Pres. Epitacio Pessoa, 464 – Centro | Tel.: (47) 3371-2110 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *