Roteiro com o Melhor da Zona Leste de Florianópolis

Apelidada de Ilha da Magia graças aos seus inúmeros encantos, Floripa é um destino incrível para quem busca uma viagem recheada de natureza, boa gastronomia, cultura e boemia. E é na região da Zona Leste de Florianópolis que estão concentradas as mais bonitas e badaladas praias e a famosa Lagoa da Conceição com seu visual inspirador e excelentes opções de restaurantes e bares em suas margens. A Mag vasculhou cada cantinho desse pedaço ainda mais mágico da ilha e reuniu as melhores dicas nesse roteiro. Aproveite!

O começo de um dia mágico na Ilha da Magia

ovo-mexido-bacon-cafe-da-manhaImagem ilustrativa

Situado entre a Praia Mole e a Barra da Lagoa, o Café Paçaí é um lugar muito especial e com uma linda vista panorâmica para a Lagoa da Conceição. O estabelecimento tem dois andares e a pedida é subir e pegar um lugar no deck, para apreciar o visual enquanto saboreia as delícias do cardápio. Das opções de café da manhã, o Café Gringo (suco de laranja, café, ovos mexidos com bacon em cubos, torradas e manteiga) é um dos mais completos, mas para uma versão mais fitness, o Café Atleta (suco de açaí, pão de queijo, salada de frutas, iogurte natural e expresso) é ideal. E além dos combos, o cardápio tem sucos energéticos, vitaminas, sanduíches, salgados e cafés especiais, como o Cappucino Avelã (expresso, leite vaporizado chocolate em pó, syrup de avelã e calda de chocolate).

Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2646 – Barra da Lagoa | Tel.: (48) 3338-3841 | Site

pao-de-queijoImagem ilustrativa

O dia começa com charme no Empório Mineiro, situado em frente à orla da Lagoa da Conceição. Perfeito para os dias quentes de verão, o café é uma grande varanda arejada e com ótima vista para um dos cartões postais de Floripa. Não deixe de experimentar as iguarias típicas da culinária mineira, como broas de milho, doces e salgadas e os pães de queijo. No cardápio há também paninis, bolos com aquele gostinho caseiro e refeições para o almoço e jantar.

Rua Henrique Veras do Nascimento, 240 – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 3232-0931 | Site

As praias da Zona Leste de Florianópolis

praia-mole-florianopolisNatália Leme

Na Zona Leste de Florianópolis estão algumas das melhores praias de Floripa e tem para todos os gostos. Além de um visual incrível, com morros verdes na lateral direita e pedras com formações interessantes no canto esquerdo, a extensa Praia Mole é uma das mais badaladas. Suas ondas fortes, que recebem campeonatos internacionais de surf, atraem muitos surfistas e um público jovem. A praia também conta com alguns bares que agitam o dia com festas.

Acesso pela Rodovia João Gualberto Soares, 1020

praia-galheta-florianolopisNatália Leme

Quem prefere sossego não precisa ir muito longe. Do canto esquerdo da Praia Mole começa uma trilha com cerca de 300 metros, que leva à preservada e selvagem Praia da Galheta. Seu trecho de areia é frequentado por naturistas e surfistas em busca das boas ondas. A praia é cercada por morros, vegetação e muitas pedras e não conta com nenhuma estrutura, então para aproveitar mais, leve bebidas e lanchinhos.

Acesso pela Rodovia João Gualberto Soares, 1020

dunas-da-joaquina-florianopolisNatália Leme

Outra que é muito movimentada e conta com bons bares para passar o dia com petiscos e cerveja gelada, é a Praia da Joaquina. Suas ondas também atraem surfistas, mas a atração mesmo fica por conta das enormes dunas de areia. São quilômetros de dunas, algumas cobertas por vegetação, outras com algumas formações de lagos que ficam azuis com o efeito da luz do sol. A diversão é alugar uma prancha de snowboard ou de esquibunda e deslizar da duna mais alta.

Acesso pela Avenida Pref. Acácio Garibaldi São Thiago, 2147

Praia-Barra-da-Lagoa-florianopolisNatália Leme

Na zona leste de Florianópolis, a Praia da Barra da Lagoa também merece entrar para o roteiro. Muito extensa, sua areia oferece trechos mais animados, com restaurantes que garantem os petiscos, mas também tem seu lado selvagem e deserto. No canto direito, onde desemboca o canal da Barra da Lagoa é o burburinho. Já seguindo para o lado esquerdo, quanto mais o viajante caminha sentido a Praia de Moçambique que é uma continuidade dessa -, os cenários vão mudando, com pequenas dunas e a floresta de pinheiros do Parque Florestal do Rio Vermelho.

Acesso pela Rua Dorvalina Carolina Florindo, 162

prainha-barra-da-lagoa-florianopolis2Natália Leme

Escondida, bem pequena e com um visual muito lindo, a Prainha da Barra é outra atração dessa região da Ilha da Magia. Para chegar é preciso atravessar a ponte do Canal da Barra da Lagoa e caminhar pelas vielas do bairro. Diferente da maioria das praias do lado leste de Floripa, a prainha tem mar com poucas ondas, bom para banhos. Dali é possível percorrer uma trilha com cerca de 15 minutos que leva às Piscinas Naturais da Barra da Lagoa, formadas graças uma formação de pedras.

Acesso pela Ponte Pênsil Canal da Barra

Para aproveitar o agito da Praia Mole

caipirinha-praia-mar-por-do-solImagem Ilustrativa

Domingo é dia de festar e nada melhor que fazer isso à beira mar de uma das praias mais lindas da Zona Leste de Florianópolis! Situado no canto esquerdo da Praia Mole, o Bar do Deca é o lugar para curtir o dia de mar com boas porções e bebidas, e também para embalar uma day party ao som de muita música eletrônica e provando drinks especiais. O bar conta com um potente sistema de som, área open air e indoor, sofás, bares e atendimento nas areias da praia.

Rodovia Jorn. Manoel de Menezes, s/n – Praia Mole | Tel.: (48) 3232-2052 | Site

arroz-frutos-do-mar-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Outra opção para aproveitar as belezas da Mole com muito conforto, é o Barraco da Mole. No cardápio do bar tem pratos e petiscos à base de frutos do mar e drinks diversos. Os banhistas podem ficar com os pés na areia ou relaxar nos sofás do charmoso deck, decorado com elementos rústicos e artefatos relacionados ao mar.

Rodovia Jorn. Manoel de Menezes, 1264 | Tel.: (48) 3232-5585 | Site

Do outro lado da Lagoa

lagoa-da-conceicao-florianopolisNatália Leme

Um passeio indispensável para quem quer descobrir todos os encantos da Zona Leste de Florianópolis é o passeio de barco até a Costa da Lagoa, uma comunidade situada às margens da Lagoa da Conceição. Acessível apenas por barco ou trilha puxada (aproximadamente 8km), o local é tranquilo e preserva um clima de interior. Além de aproveitar os restaurantes com opções de almoço, petiscos e cervejas à beira das águas, é possível comprar artesanato local e visitar uma cachoeira com queda de cerca de 10 metros. Os barcos saem de hora em hora do terminal da Cooperbarco, no centrinho da Lagoa.

Rua Sen. Ivo D Aquino, s/n – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 3232-8266 | Site

Dicas para um almoço mágico

camaraoImagem ilustrativa

Florianópolis é um destino maravilhoso para quem ama camarão. Há diversos restaurantes na ilha que servem sequências, e os crustáceos podem ser saboreados em diversas formas. Uma ótima opção para se deliciar com camarão é o Bar e Restaurante Vereda Tropical, situado à beira da Praia da Barra da Lagoa. Outro destaque do restaurante é o famoso bolinho de siri da Dona Maria de Lourdes, considerado o melhor de Florianópolis. O ambiente é agradável e conta com sofás confortáveis e charmosas mesinhas e bancos de madeiras.

Rua Angelina Joaquina dos Santos, s/n | Tel.: (48) 3232-4001 | Site

acaraje1Imagem ilustrativa

Que tal um saborzinho do Nordeste durante essa viagem pela Zona Leste de Florianópolis? O restaurante Flor do Sertão, situado no Canto da Lagoa, é o lugar para se deliciar com temperos bem arretados. O ambiente rústico e colorido é um charme à parte, com a decoração que utiliza tecidos florais nas cortinas e nas toalhas de mesa, redes de descanso, lousas, quadros com Lampião e Maria Bonita e outros objetos da cultura nordestina. Dentre as iguarias do cardápio, é indispensável pedir uma cachacinha artesanal para abrir o apetite e depois provar o acarajé, o sarapatel e o vatapá.

Rua Laurindo Januário da Silveira, 3532 – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 9672-7420 | Site

macarrao-camaraoImagem ilustrativa

Para viajar pelos sabores da gastronomia clássica italiana enquanto aprecia uma vista linda para a Lagoa da Conceição, o lugar é o Mar Massas. Em um ambiente aconchegante e cercado por belos jardins, os comensais provam pratos com influência da cozinha internacional, mas que valorizam ingredientes brasileiros. Da adega com mais de 300 rótulos, a enófila autodidata Ana Rita indica raridades para harmonizar com as massas caseiras e frutos do mar do cardápio. O ambiente românico também faz valer a pena um jantar a dois.

Rua Laurindo Januário da Silveira, 3843 – Morro do Badejo | Tel.: (48) 3232-6109 | Site

buffet-comidaImagem ilustrativa

Às margens da Lagoa da Conceição e cercado por suas paisagens inspiradoras, o Marques da Lagoa é garantia de um almoço agradável e cheio de sabor. Além das mesinhas há também lounges aconchegantes, para que os clientes se deliciem com os pratos sofisticados do buffet variado e extenso, que levam um toque caseiro particular.

Avenida das Rendeiras 200 – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 3238-0669 | Site

Equilíbrio na Lagoa

stand-up-paddleImagem ilustrativa

Uma forma de aproveitar as águas calminhas do cartão postal da Zona Leste de Florianópolis é praticando Stand Up Paddle. O esporte consiste em se equilibrar em pé, em uma prancha um pouco maior que a de surf, e se movimentar utilizando remos. Para aprender e alugar os equipamentos, procure a Easy SUP, primeira loja especializada no esporte da Lagoa.

Avenida das Rendeiras, 408 – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 9971-3486 | Site

Para adoçar e refrescar

sorvete gelatoImagem ilustrativa

Se após um passeio de Stand Up Paddle pela Lagoa der aquela vontade de um sorvetinho, siga para a Gelato di Panna. Além de ambientes modernos e cheios de charme – como o deck ao ar livre -, a sorveteria traz uma receita original, criada na região da Sicília, berço original do sorvete italiano. Débora Ractz Lima, proprietária e quem prepara os gelatos artesanalmente todos os dias, conquista os comensais com até 24 sabores que mudam de acordo com a sazonalidade das frutas. Dentre os sabores também têm opções vegana, orgânica, zero açúcar e zero lactose.

Rua Manoel Severino de Oliveira, 620 – Lagoa da Conceição | Site

Mais encantos da Ilha

projeto-tamar-florianopolisBanco de Imagens/Projeto Tamar

No seu roteiro pela Zona Leste de Florianópolis, não deixe de incluir uma visita à sede do Projeto TAMAR. Desde 2005, situado na Praia da Barra da Lagoa, o local criado para minimizar os efeitos predatórios da pesca de tartarugas marinhas, preserva 4 espécies ameaçadas de extinção. Durante a visita, é possível observar 9 tartarugas em diferentes fases da vida. A base de Florianópolis também conta com uma exposição permanente com painéis explicativos sobre o trabalho desenvolvido pelo Tamar, réplicas das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, sala de vídeo, espaço infantil com material para as crianças desenharem e o Espaço do Saber, que exibe esqueletos, cascos e filhotes de tartaruga conservados em formol.

Rua Prof. Ademir Francisco, 100 – Barra da Lagoa | Tel.: (48) 3236-2015 | Site

Parque-do-Rio-VermelhoNatália Leme

Para ainda mais interação com a natureza exuberante da Ilha da Magia, faça uma visita ao Parque Estadual do Rio Vermelho, que abrange uma grande área verde de 1.532 hectares e conserva amostras de Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica), diversas espécies de Pinus (pinheiro-americano), Eucalyptus oriundos de diversas partes do mundo, dentre outras espécies exóticas, como a casuarina e acácias. No passeio guiado é possível percorrer uma trilha ecológica com 1 km de extensão e avistar diversos animais silvestres, muitos em reabilitação após serem vítimas de maus-tratos.

Rodovia João Gualberto Soares, s/n – São João do Rio Vermelho | Tel.: (48) 3665-4492

Para acrescentar cor, leveza e arte ao seu roteiro, conheça o Ateliê Luciano Martins. Situado na Lagoa da Conceição, o espaço – sem paredes para livre circulação -, foi pensando pelo artista com o objetivo de que houvesse integração entre os visitantes, suas obras e com ele mesmo, que está sempre por lá pintando, circulando ou tomando um café, pronto para responder perguntas e trocar ideias. O pintor não gosta de se encaixar em rótulos, retrata suas vivências, acontecimentos da sociedade e através de muitas cores e traços lúdicos, quer levar um olhar positivo diante das dificuldades da vida.  Funciona de segunda a sexta, das 9h30 às 18h e aos sábados das 13h30 às 18h.

Rua Afonso Delambert Neto, 664, Loja 02 – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 3232-0823 | Site

Para se despedir do sol

Mirante-Ponto-de-Vista-FlorianopolisRodrigo Soldon/Flickr CC-BY

Após um dia lindo e cheio de passeios especiais na Zona Leste de Florianópolis, uma boa pedida é assistir ao pôr do sol na Lagoa da Conceição. Seja de suas margens ou do topo do Mirante Ponto de Vista, situado entre a Praia Mole e a Joaquina. Do alto do mirante a vista panorâmica engloba a Lagoa, as Dunas da Joaquina e outras regiões da ilha, como o Rio Vermelho e parte da Barra da Lagoa. No local tem lanchonete e estacionamento.

Rodovia Jorn. Manoel de Menezes, 1747 – Praia Mole

Os melhores restaurantes para jantar

cuscuz-marroquino1Imagem ilustrativa

Uma das dicas de ouro para um jantar sofisticado e muito exclusivo na Zona Leste de Florianópolis, é o restaurante Villa Maggioni, situado à beira da Lagoa da Conceição. Em meio a um belo jardim e morros de Mata Atlântica, o ambiente romântico, decorado pelo paisagista Mohamad Chahín, conta com apenas 9 mesas. No cardápio de bistrô, os clientes podem saborear pratos que misturam as culinárias dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, criados pelo chef Rodolpho Luiz Gualtiere. Experimente o cuscuz marroquino e o charutinho de folha de uva, pratos típicos da cozinha árabe.

Rua Canto da Amizade, 273 – Canto da Lagoa |Tel.: (48) 3232-6859 | Site

bistro-isadora-duncan-21Divulgação

Outra experiência exclusivíssima, está no Bistrô Isadora Duncan, restaurante com apenas cinco mesas principais e mais algumas na varanda. Com luz de velas e vista para a Lagoa, é perfeito para um jantar a dois. O cardápio mistura a sofisticação da culinária internacional com os sabores dos peixes do litoral sul do país, como no Camarão Encantado (camarões flambados com laranja, pimentas verdes, batata sautê e arroz com coco). Para harmonizar, na adega há excelentes opções de vinhos e espumantes.

Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2658 – Barra da Lagoa | Tel.: (48) 3232-7210 | Site

sushi-hot-roll-comida-japonesaImagem ilustrativa

Para se entregar aos deleites da culinária japonesa na Zona Leste de Florianópolis, o lugar é o Sushi Bistrot, restaurante especializado em cozinha contemporânea oriental. O cardápio, elaborado pelo experiente chef Renato Mazurek, é sazonal e além do menu à la carte, tem a opção de menu degustação e o festival “all you can eat”. O ambiente aconchegante segue um estilo rústico, com muitas plantas e temáticas orientais.

Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 454 – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 3232-1286 | Site

pizza-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Quem quiser provar uma das melhores pizzas da Zona Leste de Florianópolis, precisa conhecer a Pizzaria Basilico. A casa aposta em um novo conceito na arte de criar e fazer pizzas, utilizando ingredientes pouco usuais e trabalhando com fornecedores exclusivos e selecionados. No cardápio as opções são muitas e os sabores são variados, como a pizza gourmet Trifolati (molho de tomates, muçarela, cogumelos shitake, shimeji e Paris refogados e salsinha). Dentre as mais pedidas, experimente a Di Parma (molho de tomates, muçarela especial, cubinhos de presunto Parma e alho-poró).

Rua Laurindo J. da Silveira, 647 – Canto da Lagoa | Tel.: (48) 3232-1129 | Site

A boemia da Ilha da Magia

pizza-prato-manjericaoImagem ilustrativa

Para aproveitar a noite com comida e música boas, uma dica é o Vinil Pizzas & Clássicos. Além de saborear pizzas preparadas com massa levinha e crocante e ingredientes selecionados, os clientes podem levar seu vinil clássico e compartilhar o som ou escolher algum do acervo da casa. Algumas noites também tem música ao vivo para animar mais o ambiente.

Rua Senador Ivo D’ Aquino, 55 – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 3879-3301 | Site

elementum-temple-hamburguer-cervejaDivulgação

Ótimos cenários e cervejas especiais são garantidos no Elementum Temple, bar rústico e descolado, situado no topo da Praia Mole e com vista privilegiada para a Lagoa da Conceição, principalmente no momento do pôr do sol. Os destaques da casa são os chopps artesanais da Cervejaria Elementum, que são armazenados em uma câmara fria especial e servidos em 8 torneiras belgas. Também tem uma extensa carta de cervejas artesanais com rótulos desenhados por diferentes artistas e um cardápio bem elaborado, com dicas de como harmonizá-las com as pastas, porções, pizzas feitas com massas artesanais e hambúrgueres, como o mais pedido, Texas Burger (pão, hambúrguer bovino, bacon, muçarela, tomate, alface, cebola caramelizada, maionese da casa e barbecue). Para os vegetarianos também tem delícias, como o lanche feito de hambúrguer de beterraba.

Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 631 – Praia Mole | Tel.: (48) 3232-0774 | Site

John-BullLeco Barreto/Divulgação

Para embalar a noite com muito Rock’n Roll, o lugar na Zona Leste de Florianópolis é o John Bull Floripa, situado em frente à Lagoa da Conceição e diversas vezes premiado como a “Melhor Casa de Música ao Vivo de Santa Catarina”. O estilo musical não só está presente nos shows covers e nos tributos, como também na ambientação, que conta com tradicionais pôsteres, quadros de ícones do rock e guitarras autografadas. Além da boa música, aproveite para conhecer o novo espaço gastronômico com diversos petiscos, chopp e cervejas artesanais.

Avenida das Rendeiras, 1046 – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 3232-8535 | Site

drink-barImagem ilustrativa

Outra excelente dica para curtir a noite da Ilha da Magia, é a Casa de Noca, uma mistura de espaço cultural, galeria de arte e balada, referência na cidade, e que inclusive ganhou o primeiro lugar no edital da Funarte, na categoria “Programação Musical Brasileira”. Para dançar até altas horas o som eclético vai do samba ao rock, do funk soul ao forró, passando pelo jazz. O ambiente é colorido e criativo, e o cardápio tem boas opções de petiscos e cervejas.

Avenida das Rendeiras, 1176 – Lagoa da Conceição | Tel.: (48) 3238-5310 | Site 



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *