Roteiro com o Melhor da Zona Oeste de Santa Catarina

A zona oeste de Santa Catarina reúne alguns bons estabelecimentos, muita história e tradição. Considerada a região mais selvagem e uma das mais importantes do estado, é lá que o ecoturismo prevalece. Formada por cidades de pequeno e médio porte como Chapecó – principal centro econômico e urbano – São Miguel do Oeste, Xanxerê, Dionísio Cerqueira, o território foi colonizado por italianos e alemães e coleciona paisagens de cachoeiras e cascatas, prontas para serem exploradas pelos turistas. Descubra com a Mag seu roteiro turístico pela zona oeste de Santa Catarina!

Experimente um dos deliciosos cafés da região

cafe-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Quando o cheirinho de café pairar pelo ar do centro de São Miguel do Oeste, você saberá que está perto do moderno Rock Caffe. Sua decoração é inspirada no bom e velho rock, e transmite todo o charme e aconchego que os visitantes merecem. Além de ser especializado em cafés, oferece o melhor crepe da cidade, com variedade de mais de 40 sabores, o qual é possível saborear ao som temático de rock, claro. O cardápio também entra no clima musical e recebe nomes de bandas famosas. A proprietária e apaixonada por café, Carmem Stürmer, teve a ideia de abrir o estabelecimento após uma viagem à Argentina, quando percebeu a grande apreciação pelo café brasileiro. Além de servir cafés (30 tipos) e o diferente pão de queijo no palito, o espaço é propício para conversar, ler e trabalhar, nos dias frios, os clientes ainda contam com uma mantinha para se aquecer.

Rua XV De Novembro, 359 – São Miguel do Oeste | Tel.: (49) 3622-8361 | Site

Cantinho doceDivulgação

Cantinho Doce. Como o próprio nome já diz, é um espaço na zona oeste de Santa Catarina que reflete doçura e aconchego, e ao mesmo tempo transmite tranquilidade a seus clientes. Desde que foi aberto em 2006, a cafeteria, confeitaria e padaria, tem seu atendimento muito elogiado e um ambiente repleto de cores e plantas, porém, o que realmente chama a atenção é a enorme variedade de docinhos, salgados, tortas, cafés e sucos, tudo feito com capricho e de dar água na boca.

Rua Santos Dumont, 638 – São Miguel do Oeste | Tel.: (49) 3622-8193 | Site

O Café do Mestre trouxe para Xanxerê o Café Americano, que acontece de quarta à sábado, quando os clientes podem degustar de uma extensa mesa recheada de panquecas, cupcakes, bacon, para se sentir no próprio Estados Unidos. Para os mais tradicionais, a carta de cafés e bebidas à base da bebida podem surpreender, com copos decorados e com um sabor sem igual. Quem preferir, pode ficar com as opções de chopes e lanches. O ambiente é aconchegante e tem um clima gostoso de padaria, com decoração feita em madeira e uma vitrine repleta de gostosuras.

Rua João Antônio Prezotto, 345 – Xanxerê | Tel.: (49) 3433-8403 | Site

Aquele café da tarde é bem vindo

Café com floresImagem ilustrativa

Um espaço que abrange muita natureza e ao mesmo tempo gostosuras para preencher a sua tarde na zona oeste de Santa Catarina. Localizado em uma das construções mais antigas da cidade – de arquitetura tradicional – o Bangalô Boutique de Flores é diferenciado em todos os sentidos, tanto no atendimento voltado para sua personalidade, quanto no ambiente decorado romanticamente, inspirado em uma paleta de cores modernas que dão um tom mais artesanal ao espaço. As paredes são feitas de tijolinhos aparentes, e com todo capricho, a proprietária Leila do Prado Pydd, conseguiu unir a delicadeza das flores com os sabores de seu café.

Rua Mal. Borman, 284 – Chapecó | Tel.: (49) 3316-3700 | Site

Para passar o restante da tarde na zona oeste de Santa Catarina, nada como tomar um gelato na Suspiro Cremeria, que prepara seus produtos de forma artesanal, com receita original da Itália, creme de leite sem adição de açúcar e de conservantes, usando ingredientes importados e frutas selecionadas. Pequeno e charmoso, o local tem sua decoração feita nos tons de rosa e marrom, mas o que chama a atenção mesmo é a vitrine onde ficam expostos os gelatos de diferentes cores e sabores. Caso não esteja um dia mais frio, os clientes podem pedir uma xícara de café acompanhado de um pedaço de bolo.

Rua José Bonifácio, 50 – Xanxerê | Tel.: (49) 3433-8028 | Site

estadio-madrid-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Inaugurada em 2009, a Arena Condá tem capacidade para mais de 20 mil pessoas. A história do time teve início em 1973, e se tornou o mais vitorioso e estruturado time do estado, por isso, os turistas que visitam a zona oeste de Santa Catarina, não podem deixar de conhecer a arena. Os primeiros jogadores eram jovens desportistas da cidade, apaixonados pelo esporte, os quais se reuniram para que ganhasse vida esse time profissional de futebol.

Rua Clevelândia, 656 – Chapecó | Tel.: (49) 3905-3700 | Site

Criado com a intenção de preservar e deixar registrado a história da colonização de Chapecó, o Museu da Colonização está instalado numa casa antiga e histórica da família Bertaso, uma construção de 1920. Utilizando cinco espaços temáticos: Primeiros Tratos e Primeiros Fatos (formação colonizadora); Utensílios e Cotidiano (equipamentos utilizados na colonização); Sonhos e Verdades (mostra como era a vida na época); Mesa e Fogão (cozinha colonial com fogão a lenha) e Sabores e Memórias (imagens de salgados e doces). O espaço leva seus visitantes às primeiras décadas do século XX, quando os primeiros moradores enfrentaram os desafios de começar uma nova vida em uma região ainda não explorada.

Rua Assis Brasil, 20 – Chapecó | Tel.: (49) 3319-1010 | Site

MilhoImagem ilustrativa

O Museu do Milho teve início quando um grupo de voluntários e alguns funcionários da prefeitura, começaram a arrecadar objetos pelo interior, alguns foram frutos de doação. Xanxerê é conhecida como a cidade do milho, e procura expor no museu um pouco do passado da região, guardando mais de 400 peças que eram utilizados pela população antepassada. Localizado em uma casa feita de tijolo maciço, coberto por telha cerâmica, tem na parte de fora uma roda d’água, um poço e um forno.

Rua José de Miranda Ramos – Xanxerê | Tel.: (49) 3433-9571 | Site

O Museu Histórico Ruy Arcádio Luchesi, tem expresso em seus objetos um pouco da história de São Miguel do Oeste e consequentemente da zona oeste de Santa Catarina, mostrando como era a vida no campo e alguns hábitos da época. A exposição abriga televisores, computadores, telefones e até vídeo games antigos, pinturas em tela, algumas de artistas locais, e uma biblioteca. Também podem ser vistos lá: documentos, livros, escrituras, mapas da década de 30 e 40 (época de colonização do município), que detalham mais ainda a história da cidade.

Rua 7 de Setembro, 2045 – São Miguel do Oeste | Tel.: (49) 3621-1879 | Site

Prato saudavelImagem ilustrativa

Em pleno centro da cidade, o AmoSim Cozinha Saudável consegue proporcionar a seus clientes um ambiente inserido na natureza, com mesinhas de madeira dispostas no interior e também na parte externa, que conta com uma piscina e árvores ao redor, transmitindo uma sensação agradável aos seus clientes. O restaurante tem como intenção, desde sua inauguração, em 2015, trazer pratos com ingredientes orgânicos e uma culinária funcional, que não deixa de lado o sabor e a qualidade nutricional, já que tem um cardápio elaborado pelo chef e por uma nutricionista. Escolha sua opção de entrada, que pode ser por exemplo: canapés de salmão. Depois sinta-se à vontade para pedir o prato principal, como o peixe na telha mediterrâneo, seguido de uma sobremesa, como o cheesecake de frutas vermelhas.

Avenida Fernando Machado, 256 – Chapecó | Tel.: (49) 3304-1100 | Site

Como o próprio nome já diz, o Iva Moss Delicatessen é um local de origem francesa que oferece a seus clientes receitas originais da França, mas também nacionais. Seu diferencial está em servir produtos frescos seja nos pães, salgadinhos e doces finos, até nas bebidas, onde os visitantes encontram vinhos chilenos, portugueses, italianos, entre outros. O espaço da zona oeste de Santa Catarina, é refinado, com algumas mesinhas dispostas do lado de fora e outras dentro do salão, que ganham cortinas e lustres dourados. Nas paredes, estão quadrinhos fofos e prateleiras com produtos que os clientes podem levar para casa.

Rua 15 de Novembro, 210 – São Miguel do Oeste | Tel.: (49) 9122-1565 | Site

Dionísio Cerqueira: ecoturismo na zona oeste de Santa Catarina

A cidade de Dionísio Cerqueira, localizada também na zona oeste de Santa Catarina, tem como símbolo principal o Marco das Três Fronteiras, um local de relevância cultural, religiosa e política, que além de toda sua importância, une o Brasil com a Argentina. Lá, é possível estar ao mesmo tempo em três cidades e dois países diferentes. Do lado catarinense, está Dionísio Cerqueira, do outro (no Paraná) está Barracão, já do lado argentino, encontramos a cidade de Bernardo de Irigoyen, na província de Misiones. No marco também podem ser vistas duas imagens, uma de Nossa Senhora Aparecida, representando o Brasil e uma de Virgem de Luján, padroeira da Argentina. Na região também se encontra o Memorial da Fronteira.

Ao fazer um trekking (modalidade de caminhada ou trilha), adentrando a mata da cidade, os visitantes passam por quatro cachoeiras, uma delas é a Cachoeira do Assentamento, onde também está o Cânion de Assentamento. Ao chegar a última delas, é possível fazer rapel, cascading (rapel na cachoeira) e outros esportes radicais. Na região da zona oeste de Santa Catarina, ainda se pode fazer atividades como pesca e roteiros especiais off-road (feitos com veículos 4×4 e motocicletas).

Aproveite a vida noturna da zona oeste de Santa Catarina

14 BisDivulgação

A noite na zona oeste de Santa Catarina é longa… Alguns dos motivos para que isso aconteça é: 14 Bis. Considerada uma das baladas preferidas da cidade, a casa tem um ambiente amplo, dividido em 3 setores (pista, vip e camarote), com banquinhos espalhados e um palco, por onde passam grandes nomes da música sertaneja e de outros estilos musicais. Inaugurado em setembro de 2008, tem como uma de suas marcas não ter um único rótulo e linha de som.

Avenida Getúlio Domelles Vargas, 1013 – Chapecó | Tel.: (49) 3312-1413 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *