Roteiro com o Melhor de Canindé de São Francisco

Marcada pela história do cangaço, Canindé de São Francisco possui belas paisagens e formações rochosas envolvidas pelo “Velho Chico”. As atrações são ótimos motivos para conhecer o destino, como atividades de ecoturismo, passeio de lancha, escuna, catamarã até o trekking, passando por monumentos históricos e até mesmo a trajetória do desenvolvimento da cidade. O lugar que já recebeu o nome de Canindé e Curituba, desde 1958, tornou-se Canindé de São Francisco, sendo a região mais visitada de Sergipe, feito que aconteceu logo após a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó. Conheça o local onde o clima semiárido resgatam o melhor do nordeste brasileiro.

Café da manhã em Canindé de São Francisco

Restaurantes em Canindé de São Francisco - Gran CaféImagem ilustrativa

O Gran Café é o ponto de encontro dos que buscam começar o dia com a energia renovada. Famosos por servirem deliciosos cafés expressos, cappuccinos e sucos. Os salgados, pães de queijo, tortas e doces também fazem sucesso no cardápio da cafeteria. O ambiente agradável com comidas saborosas e decoração moderna atrai os turistas para um dos lugares mais queridos de Canindé de São Francisco.

Praça Ananias Fernandes Santos, 100 | Tel.: (79) 99631 – 4079 | Site

As belezas naturais de Canindé de São Francisco

Vale dos Mestres - Canindé de São Francisco Cleferson Comarela/CC BY-SA 

Sob o canal do Rio Poço, afluente do rio São Francisco, está o Vale dos Mestres. As trilhas no meio da caatinga são cercadas por formações rochosas com pinturas de mais de três mil anos. O lugar encanta os turistas pela tranquilidade e o acesso até o local é restrito para lanchas e outros transportes aquáticos, onde é possível navegar pelas águas do “velho chico” e até mergulhar na área reservada a banho.

O ponto exato onde Lampião, Maria Bonita e seu bando foram mortos após a emboscada, hoje está marcado como Grota de Angico. No caminho até o local histórico as pessoas são guiadas entre trilhas, onde precisam andar por até 1.600 m. Por causa da alta demanda turística, o espaço possui estrutura suficiente para atender as necessidades dos visitantes. Uma das tradições da região são os guias vestidos a caráter que mantém a história do cangaço, viva na memória de quem visita Canindé de São Francisco.

Usina Hidrelétrica de XingóHigh source/CC BY-SA 

Inaugurada em 1994, a Usina Hidrelétrica de Xingó é responsável pela produção de 15% da energia consumida em Sergipe, sendo o motivo do crescimento no turismo da cidade. A construção que começou em 1987, dispõe de guias que explicam, através das maquetes da usina, o desenvolvimento do local, o funcionamento das operações e das barragens. No passeio de barco pela maior hidrelétrica do país, é possível desembarcar na parte destinada a banho e se deliciar nas águas estilo piscina ou no píer flutuante.

O Passeio de Catamarã no Cânios de Xingó pelo rio São Francisco leva até um dos lugares mais fascinantes do Brasil. O trajeto que passa pela divisa entre Alagoas e Sergipe parte em frente ao restaurante Karranca’s, e tem comporta cerca de 250 pessoas por viagem. As embarcações possuem infraestrutura completa, com a intenção de proporcionar aos passageiros uma acomodação agradável durante as 3h da excursão, e ainda a parada de 1h destinado ao lazer, como banho no Porto do Brogodó. No final do programa, os turistas ainda presenciam as belas formações que envolvem o rio.

Cachoeira de Canindé de São FranciscoImagem ilustrativa

Entre as trilhas de pedras em meio a vegetação da caatinga, está a Cachoeira de Canindé de São Francisco. Conhecida como “o paraíso escondido de Canindé”, o local encanta quem gosta de adrenalina e aventura. Para chegar até a cachoeira, que deságua no Rio São Francisco, é necessário a ajuda de trilheiros que conheçam a região. Durante o percurso, o visitante pode observar a natureza preservada e a grande diversidade da fauna local, com pássaros símbolos da vegetação, como a asa branca, cabeça vermelha, papagaios, rolinha, tizil e beija-flor.

No Espaço Ecológico Angicos, o ideal é curtir o dia de lazer com a família. E aproveitar para tomar banho na prainha da cidade. O lugar dispõe de estrutura completa, com restaurantes na margem do São Francisco, que servem pratos típicos da culinária regional. Além da cama elástica e tobogã nas margens do “Velho Chico”, onde as crianças se divertem sem custo adicional. É possível ainda, fazer a trilha do Cangaço e chegar até o local onde Lampião, Maria Bonita e seu bando foram mortos.

Site

O Museu de Canindé de São Francisco

Museu de Arqueologia de XingóClaudia Regina/CC BY-SA 

Inaugurado há 17 anos, o Museu de Arqueologia de Xingó é atração a parte em Canindé de São Francisco. O local possui no seu acervo objetos líticos, cerâmicos e esqueletos humanos, que permitem a manutenção de pesquisas e preservação de patrimônios arqueológicos do Baixo São Francisco. No mesmo local onde está o MAX, também estão os laboratórios e reserva técnica, onde são desenvolvidos os estudos e exposições do museu.

Avenida Marechal Rondon, S/N | Tel.: (79) 3194 – 6453 | Site

Restaurantes em Canindé de São Francisco

Restaurantes em Canindé de São Francisco - Karranca's Bar e RestauranteImagem ilustrativa

Localizado no deck próximo à Usina Hidrelétrica de Xingó, o Karranca’s Bar e Restaurante tem o cardápio variado com o melhor da culinária de Canindé de São Francisco. Os pratos servidos são feitos a partir de frutos do mar, petiscos e os famosos drinks tropicais do local. O lugar também é o ponto de partida dos passeios de catamarã pelos cânios, por isso, é a opção de almoço de muitos turistas por ali.

Praia Beiro Rio, 01 – Zona Rural | Tel.: (79) 99869 – 6428 | Site

No espaço as margens do rio São Francisco está o Restaurante Angicos, onde o turista pode experimentar os saborosos pratos tradicionais da região, e ainda aproveitar o dia de lazer na prainha do local. A apresentação das comidas são de tirar o fôlego, decorados com itens típicos da cultura nordestina, como as famosas peças de barro. São oferecidos também, drinks que complementam a refeição. O ambiente é parada obrigatória depois de passear até a Grota de Angicos.

Sitio Forquilha | Tel.: (82) 99638 – 0057 | Site

Restaurantes em Canindé de São Francisco - Sparttacus Pizzaria e GourmetImagem ilustrativa

O Sparttacus Pizzaria e Gourmet encanta os clientes com as áreas interna e externa, que possuem estrutura completa para happy hour ou jantar sem preocupações. Além das pizzas, o local também oferece refeições a la carte, serviços de buffet e pratos variados, como peixes, crustáceos, lasanhas, nhoque, espaguete, carnes e petiscos. No bar há bebidas que satisfazem todos os gostos, com chopp sempre gelado e programações de shows com música ao vivo nos sábados.

Avenida Otávio Fernandes de Souza, 617 | Tel.: (79) 3346 – 1000 | Site

Próximo a prainha de Canindé de São Francisco, o Lontras Restaurante é o lugar ideal para almoçar, depois de curtir o lazer. Com cervejas e drinks que ajudam os clientes a se refrescar no calor da cidade, o cardápio do restaurante possui ainda inúmeros pratos típicos do nordeste, como a moqueca, considerada a especialidade da casa.

Rua Beira Rio, 15 | Tel.: (79) 99651 – 7405 | Site

Restaurantes em Canindé de São Francisco - Restaurante Caçuá Imagem ilustrativa

A comida caseira do Restaurante Sabor do Sertão atrai quem passa pela estrada que liga Canindé de São Francisco a capital Aracajú. O cardápio possui inúmeras opções de pratos locais que valem a pena experimentar. Além disso, há decoração composta por peças rústicas que remetem os clientes ao sertão nordestino.

Estrada para Canindé do São Francisco | Tel.: (79) 99963 – 5811 | Site

São mais de 30 anos servindo a tradicional culinária sergipana, e por isso, o Restaurante Caçuá é reconhecido entre os turistas e moradores de Canindé de São Francisco. O local dispõe de pratos preparados na hora, com frutos do mar frescos e temperos especiais típicos da região. Entre as especialidades do ambiente estão, moquecas de peixe, bobó de camarão, assim como também há variedades de carnes, aves, massas e petiscos. Como acompanhamento, o lugar tem drinks e coquetéis próprios da casa.

Avenida Beira Rio, S/N – Prainha | Tel.: (79) 3346 – 1608 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *