Roteiro com o Melhor de Ipojuca

Pernambuco é um destino rodeado por belezas naturais, uma delas é a cidade de Ipojuca, localizada a 40 km da capital do estado. Após a invasão holandesa em 1645, a cidade se tornou uma das mais importantes do sistema colonial, com dois portos, a região fazia parte do comércio triangular. Esse destino é famoso por ter uma das praias mais bonitas e procuradas do Brasil, a belíssima Porto de Galinhas, com suas inesquecíveis piscinas naturais de águas transparentes e mornas, leva esse nome pois, recebia muitas embarcações com escravos vindos da África, os quais eram chamados de galinhas. Quer conhecer mais sobre Ipojuca e suas maravilhas? Acompanhe nosso roteiro!

Um café com gostinho de história

Restaurante em Ipojuca: Café da Moeda

O clima charmoso e aconchegante do Café da Moeda é simplesmente tudo o que seus visitantes precisam para tomar um delicioso café da manhã, da tarde ou um drinque de noite. Pequeno e com um espaço aberto, o café é decorado com moedas, as chamadas “Píos da Sorte” originados de uma lenda do século XVI, que conta a história de um senhor de engenho que se apaixonou por uma escrava e doou sua fortuna em forma de moeda para conseguir a liberdade dos escravos brasileiros. Porém, enquanto as moedas eram transportadas, o navio foi saqueado por piratas e se perderam no oceano. Caso queira levar algumas delas pra casa, o café vende latinhas e baús com um pergaminhos e as famosas moedas.

Galeria Htur – Rua Piscinas Naturais, s/n | Tel.: (81) 99869-2244 | Site

O Sabor da Casa – Bolo de Rolo tem como produto um dos doces mais tradicionais de Pernambuco, o saboroso bolo de rolo – não confunda com rocambole, é quase uma ofensa em Ipojuca – reconhecido como patrimônio imaterial do Estado. Seu sabor tradicional é goiabada, mas a casa também tem sabores como chocolate, cupuaçu, leite niño, coco e chocolate e outros. A lojinha é toda colorida e repleta de embalagens desse doce que todo visitante de Ipojuca precisa experimentar.

Rua Beijupirá, 115 | Tel.: (81) 3501-3065 | Site

Arte e cultura: a famosa galinha

Ao visitar Ipojuca, ou mais especificamente Porto de Galinhas, é impossível não lembrar das galinhas artesanais. Isso tudo é graças ao Ateliê do Carcará, o qual tem como proprietário o artista plástico Gilberto Carcará, que teve a missão de criar um símbolo para o destino, quando se mudou para uma casa próxima a Porto de Galinhas. As famosas galinhas criadas por ele, são feitas nos caules dos coqueiros com um machado e uma paleta de cores vibrantes, que as deixa com a cara desse lindo destino. Aliás, as galinhas estão espalhadas por toda a cidade, inclusive homenageando algumas celebridades, por isso, é preciso passar no atelier para ver de perto o artista e suas obras, e claro, levar uma lembrancinha para casa.

Porto de Galinhas | Tel.: (81) 98279-2592 | Site

Projeto Hippocampus

Quando os visitantes chegam ao Projeto Hippocampus são convidados a dar um “mergulho” no mundo dos cavalos marinhos. O local foi criado para se dedicar a preservação e educação ambiental, desde 2001, e desenvolve trabalhos nas áreas de morfologia, dinâmica populacional, taxonomia, genética, histologia, parasitologia, comportamento e cultivo em cativeiro de cavalos-marinhos. São mais de 50 espécies espalhadas pelo mundo, das quais apenas três são brasileiras: Hippocampus erectus, H. reidi e H. patagonicus. Elas ficam espalhadas pelo litoral brasileiro e podem ser vistas nos grandes aquários do Hippocampus, juntamente com algumas espécies como moreias, baiacú-açu, peixes-palhaço, peixe-gato, entre outros.

Rua da Esperança, s/n | Tel.: (81) 3552-2191 | Site

Bela e gastronômica

Restaurantes em Ipojuca: Munganga BistrôImagem ilustrativa

O gracioso Munganga Bistrô está localizado bem na beira da praia, em frente às belas piscinas naturais de Porto de Galinhas. Mesmo tendo em seu nome o significado de “careta/palhaçada” em africano, sua decoração é estilosa e conta com máscaras africanas espalhadas pelo ambiente, cores vibrantes e um chafariz na parte externa. A gastronomia presente tem em seu cardápio várias opções de pratos com frutos do mar, mas não deixa de ter pratos com carne e algumas alternativas para vegetarianos.

Avenida Beira-Mar, 32, Galeria Caminho da Praia | Tel.: (81) 3552-2480 | Site

Logo que adentrar o Restaurante Barcaxeira, já é possível sentir a aura colorida e simpática do restaurante com um toque do fundo do mar, que tem cadeiras coloridas, assim como seus azulejos, quadros e cortinas, tudo está em harmonia. Por lá, são servidos vários tipos de macaxeira gratinada, incluindo o de carne de sol, filé mignon e o de camarão, sem falar no outros tipos de carnes, frutos do mar, moquecas, entradas, saladas e sobremesas.

Rua da Esperança, 458 | Tel.: (81) 3552-1913 | Site

Restaurantes em Ipojuba: BeijupiraImagem ilustrativa

Refinado e símbolo da cidade, o restaurante Beijupira tem em seu menu pratos premiados e famosos no mundo todo, que misturam frutas locais e pescados, com um design criativo e divertido. Um de seus pratos mais famosos é o Camarulu, que leva na receita camarão com mel de engenho e arroz com maracujá, uma experiência e tanto. A decoração é inspirada no clima local, feita com palha, barro, madeira, objetos rústicos da região, que combinam perfeitamente com o clima de praia do nordeste, já que ele fica à poucos metros do mar.

Rua Beijupira, 90| Tel.: (82) 3298-6520 | Site

Completamente personalizado, o Domingos Restaurante tem um ambiente encantador e semiaberto. O que chama mais a atenção dos visitantes logo ao entrar, são os grandes lustres, um mais estiloso e diferente do que o outro – incluído os de conchas –  além do lindo piano branco e os quadros coloridos. Na parte externa, plantas e flores encantam os turistas que também podem sentar-se nas mesinhas espalhadas pelo jardim. Charmoso e cheio de detalhes, seu cardápio tem pratos da cozinha internacional, os quais mesclam frutos do mar e carnes de caça, tudo preparado com um toque do chef Domingos Farias. A harmonização fica por conta da carta de bebidas, incluindo os vinhos e espumantes.

Rua Bejupira, s/n | Tel.: (81) 3552-2806 | Site

Restaurante em Ipojuca: La TratoriaImagem ilustrativa

Pra quem sentir falta da gastronomia italiana em Ipojuca, pode ir até o gracioso La Tratoria, sentar-se em uma das suas mesas que ficam dispostas em um ambiente que leva as cores da Itália, diversos quadrinhos, pratos coloridos na parede e lustres charmosos, e pedir uma das receitas clássicas italianas, entre massas, risotos e carnes. Não é por acaso que ele está em primeiro lugar na classificação do TripAdivisor entre os melhores restaurantes de Ipojuca.

Rua dos Navegantes, 81 | Tel.: (81) 3552-2684 | Site

Uma mistura de loja de artesanato, café, bar e restaurante, assim é o Gatos de Rua. A decoração do bar-café é completamente tropical com cores vibrantes nos lustres que lembram abacaxis, e fica em uma área externa, onde serve drinques diversos, saladas e petiscos. O restaurante tem uma aura mais refinada que conta com luxuosos e coloridos lustres e uma linda parede preta com flores desenhadas. A loja é uma espécie de galeria com grandes prateleiras repletas de arte – feitas por Beto Kelner – cheias de cores, formas e texturas diferentes. Fique à vontade para se encantar pelas bolsas, acessórios, luminárias, objetos de decoração e esculturas expostas em um espaço bem iluminado.

Rua Esperança, 127 | Tel.: (81) 3552-1044 | Site

As encantadoras praias de Ipojuca

O oceano foi generoso com Ipojuca e lhe rendeu praias deslumbrantes com águas claras, límpidas e mornas, repletas de uma fauna marinha riquíssima. Donas de grande parte do turismo local, as praias reservam paisagens de tirar o fôlego, mescladas com passeios e atividades divertidas e inseridas na natureza. Aproveite o melhor desse destino pernambucano!

Praia de Porto de GalinhasAna Raquel S. Hernandes/Flickr CC BY-SA

Praia de Porto de Galinhas: conhecida mundialmente por suas piscinas naturais de água transparente e morna, formadas em meio aos corais e mangues. Para chegar até elas, é possível alugar uma jangada. Sua areia é branca e tem coqueiros ao seu redor, além de diversas opções de lazer como andar de buggy, fazer mergulhos ou caminhar pela praia.

Praia de Muro Alto: seu muro, como diz o nome, é um morro de areia que rodeia toda a extensão da praia, emoldurada por belos coqueiros. Ele protege uma verdadeira e enorme piscina natural de mais de 3 km rodeada por arrecifes, a qual não tem ondas e tem água clara. Uma ótima escolha para famílias com crianças ou passeios de caiaques e barcos.

Praia de Maracaipe: essa belíssima praia tem mar bravo de água muita clara, um dos motivos por estar no calendário nacional e internacional do surf, porém, se torna não muito aconselhável para banho.

Praia de SerrambiJonas AGX/CC BY-SA 

Praia de Serrambi: com águas limpas, rodeadas por recifes, a praia é perfeita para quem gosta de mergulhar em um oceano transparente, morno e que tem uma linda coleção de corais em sua extensão. Quem preferir, também pode aproveitar para surfar nas ondas fortes que se instalam fora dos corais.

Foto de Capa: Cleferson Comarela/CC BY-SA



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *