Roteiro do Centro de Porto Alegre

O centro de Porto Alegre guarda a maior parte da história da cidade, com diversos tipos de museus, restaurantes, uma grande variedade de cafés requintados, além de resguardar o Jardim Botânico, o Parque Farroupilha e o Parque Marinha do Brasil. Seu roteiro pelo centro passa pelos bairros de Menino de Deus, Cidade Baixa, Bom Fim, Rio Branco, Petrópolis, Bela Vista, Mon’t Serrat, Auxiliadora, Independência, Moinhos de Vento e claro, pelo rico Centro Histórico, onde os visitantes se sentem completamente integrados à nossa querida POA. Descubra mais dessa região turística!

Conheça o centro de Porto Alegre no melhor estilo

Um dos estabelecimentos que mais representam o centro de Porto Alegre é o Dona Nina Café, local em que os apaixonados por café podem encontrar a bebida de vários tipos da bebida, sem falar nos deliciosos doces, salgados e produtos de confeitaria. O ambiente é aconchegante e dispõe de sofás estampados, papéis de parede coloridos e vasinhos de flores nas mesas.

Rua Botafogo, 895 – Menino Deus | Tel.: (51) 3058-4505 | Site

priscillas bakeryImagem ilustrativa

É num pequeno e aconchegante espaço que acontece o Priscilla’s Bakery, um lugar que oferece aos seus clientes os famosos muffins, bagels, brownies, cookies e pancakes, sempre priorizando a qualidade dos ingredientes. Conhecida por ser uma bakery americana, o local serve aos domingos o brunch (servido das 10 às 16h) no melhor estilo dos Estados Unidos. Como já era de se imaginar, a história do estabelecimento teve início na década de 80 em Nova York, na Greenwich Village, também conhecida como “West Village” – a mesma vila em que se passa a série Friends – quando foi inaugurado pelo casal Priscilla e Ivânio, ela americana e ele brasileiro. Até que em 2008, Bernard, o filho do casal, escolheu o centro de Porto Alegre para dar continuidade ao negócio de família. O charmoso ambiente tem clima e tempero da terra do Tio Sam, com sua fachada despretensiosa, deixa escuso as delícias expostas, que podem ser levadas para casa.

Rua Vasco da Gama 514 – Bom Fim | Tel.: (51) 3013-6131 | Site

Pâtisserie et BoulangerieImagem ilustrativa

A Jean Pierre – Pâtisserie et Boulangerie é especializada em doces e pães franceses, e também tem no cardápio os de origem alemã, italiana e austríaca, oferece também fiambres e um delicioso brunch aos domingos. Seu ambiente carrega um ar de casa europeia, e também tem a opção de levar para casa por quilo, os amanteigados, doces, diferentes pães, bolos, biscoitos, tudo que uma padaria e confeitaria de um alto nível pode oferecer. Além disso, o estabelecimento serve o café verdadeiramente italiano, sem contar os vinhos e cervejas.

Rua Engenheiro Antônio Rebouças, 74 – Bela Vista | Tel.: (51) 3332-8142 |  Site

café do duqueDivulgação

O Café do Duque está tão bem localizado que fica próximo de mais três pontos turísticos, da Catedral, do Museu Julia Castilhos e da escadaria da Borges. O ambiente é todo gracioso e delicado, com almofadas fofas, quadrinhos nas paredes e flores sob as mesas. Os donos do estabelecimento são um casal, ele é designer e ela é uma apaixonada por cafés, o que mostra o resultado encantador. Além de tudo, o café ainda guarda um espaço em que costuma expor obras de artistas locais, que em sua grande maioria são estudantes da UFRGS. Ah, não deixe de experimentar a famosa torta de banana com doce de leite.

Rua Duque de Caxias, 1354 – Centro Histórico | Tel.: (51) 3254-0308 | Site

padarieImagem ilustrativa

Ao passar em frente, é impossível não ser atraído pela colorida fachada da Padarie, que é quase um convite para entrar. Mas, não se controle, adentre o estabelecimento e se depare com uma maravilhosa vitrine em estilo pâtisserie, recheada de doces. Aconchegue-se em um dos sofás ou nas cadeiras junto às mesas, e peça algumas das delícias expostas ou até as opções de pães sem glúten, sem lactose, sem açúcar e sem aditivos que a padaria também oferece. Tudo é feito com atenção aos detalhes, até mesmo a decoração em tons claros no ambiente interior, que tem quadros apoiados na parede.

Rua Tenente-Coronel Fabrício Pilar, 822 – Mont Serrat | Tel.: (51) 3517-6583 | Site

Adocique ainda mais a sua Manhã

Love It 1Imagem ilustrativa

Desde que avistam sua fachada, os visitantes já se encantam pelos desenhos detalhados e coloridos – feitos pela ilustradora Nina Moraes – espalhados na frente do casarão. Porém, ao adentrar o Love It, é impossível segurar a emoção e não achar tudo muito fofo e delicioso. Sim, já que o local é uma mistura de café e loja de decoração, repleto de objetos, móveis, roupas, almofadas, luminárias e lustres delicados, assim como as cadeiras, mesas e o gracioso jardim que é separado do ambiente interno por uma porta de vidro colonial. O espaço ainda tem um cantinho com uma pequena floricultura. Aos sábados o café oferece o tradicional Brunch das 11 às 15h, recheado de bolos, tortas, chocolate quente, iogurtes, frios, cafés e até vinho espumante. Resumindo, esse é um lugar para tomar um café e comprar um presente para alguém querido.

Avenida Mariland, 884 – Auxiliadora | Tel.: (51) 3094-3772 | Site

Museu-de-Artes-do-Rio-Grande-do-Sul-zarpoRaul Holtz/Divulgação

Com um acervo de 3660 obras de arte, o MARGS – Museu de Artes do Rio Grande do Sul surpreende e leva seus visitantes ao mundo do século XIX, com diferentes linguagens de arte, como esculturas, pinturas, gravuras, cerâmicas, fotografias, instalações, arte têxtil, arte digital e outros. Em sua maioria, o museu carrega obras de brasileiros, mas não deixa de ter famosas obras de artistas internacionais renomados.Construído no centro de Porto Alegre em 1913, o prédio em que está inserido o museu é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1981, e passou a integrar o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, até que em 1985, foi tombado definitivamente a nível estadual.

Praça da Alfândega, s/n° – Centro Histórico | Tel.: (51) 3227-2311 | Site

Du’Attos CaféImagem ilustrativa

Localizado no Multipalco Theatro São Pedro – considerado um dos maiores complexos culturais da América Latina – o Du’Attos Café está pronto para receber visitantes no final de algum espetáculo com cafés, chás, doces, chocolates, lanches, madeleines, macarons, e as famosas madeleines, que são bolinhos aromatizados com raspas de limão e laranja. Almoços também são servidos no espaço, e tem no menu saladas, antepastos, pratos principais e sobremesas. Além disso, da sacada é possível ter uma bela vista da Praça da Matriz, da Catedral Metropolitana, da Assembleia Legislativa e do Palácio Piratini.

Praça Marechal Deodoro, s/n° – Centro Histórico | Tel.: (51) 3227-5100 | Site

Caminho dos AntiquáriosImagem ilustrativa

Ao andar pelo Caminho dos Antiquários você irá se deparar com as lojinhas, brechós e galerias de arte, elas que aos sábados (das 10:00 às 15:30h) levam suas peças para a rua, formando uma feirinha de antiguidades. O caminho passa pelas ruas José do Patrocínio, Coronel Fernando Machado e, principalmente, Marechal Floriano Peixoto no centro histórico de Porto Alegre.

Porto Alegre, Rio Grande do Sul – Centro Histórico | Tel.: (51) 3224-2889 | Site

Almoço para todos os gostos

del barbiereDivulgação

O Del Barbiere começou sua história anexa à Barbearia Elegante – de onde vem a inspiração para o nome – em 1947, até ser comprada pelo seu pai em 1968, quando se tornou um bistrô. Hoje, é considerado um dos melhores restaurantes da capital e reconhecido nacionalmente, com seu pequeno e aconchegante espaço que garante apenas 5 mesas, é decorado com fotos e objetos de barbearia, assim como a cadeira usada e restaurada, que lembram a história do local. A cozinha é envidraçada e deixa exposta a habilidade do chef Marcelo Schambeck e sua equipe, que preparam pratos novos todos os dias e mudam o cardápio a cada mês, com menus que contam com couvert, entrada, prato principal e sobremesa.

Rua Jerônimo Coelho, 188 – Centro Histórico | Tel.: (51) 3019-4202 | Site

 

Bistrô da Vó MercedesImagem ilustrativa

Para experimentar uma culinária orgânica feita com ingredientes locais no centro de Porto Alegre, com gostinho de comida da vó, é preciso conhecer o Bistrô da Vó Mercedes. Com uma fachada colonial e que transparece história, o bistrô tem ambientes pequenos, assim como suas mesinhas com cadeiras coloridas. Uma das paredes é toda escrita em giz e tem como detalhe luzinhas penduradas, que combinam perfeitamente com os pratos que parecem obras de arte.

Duque de Caxias 550 – Centro Histórico | Tel.: (51) 3013-3269 | Site

House Café & BistrôImagem ilustrativa

Inaugurado em 2012, o House Café & Bistrô é um local refinado, que além de almoço, também serve chá da tarde repleto de doces, bolos, salgados, cafés e chás. Instalado em um casarão antigo do século XX, sua decoração é toda charmosa com sofás vermelhos, cadeiras cheias de detalhes como as flores na mesa e as que seguram o guardanapo. Com a intenção de mimar seus clientes com mesas lindas, a chef Ana Celina oferece um menu diferente por dia, com entrada, prato principal e sobremesa, todos feitos com as últimas técnicas da gastronomia brasileira e contemporânea acompanhadas por um bom vinho. Ela que ganhou como Chef Revelação de Porto Alegre em 2014, começou sua carreira com inspiração em seu pai, que era o cozinheiro da casa.

Rua Dona Laura, 19 – Rio Branco | Tel.: (51) 99804-1919 | Site

The Public MarketImagem ilustrativa

Quem não gosta de um lugar com mais de uma utilidade? O The Public Market pode suprir as necessidades de quem espera encontrar uma padaria, um delicatessen, um mini mercado, aberto de manhã até a noite. Além de tudo isso, o local oferece um extenso brunch, com diferentes tipos de pães, frios, saladas, bruschettas e tortinhas, já para representar os doces, são oferecidos bolos, panquecas, geleias, cheesecakes, além das frutas, iogurtes e cafés. O ambiente é descontraído e tem um clima aconchegante, que faz os clientes terem vontade de ficar mais.

Rua Pedro Chaves Barcelos, 651 – Mont’Serrat | Tel.: (51) 3085-5111 | Site

Tarde recheada de histórias

Usina do GasômetroAna Paula Hirama/Flickr CC-BY

A Usina do Gasômetro é um dos lugares mais importantes do centro de Porto Alegre. Inaugurada em 1928, ela foi feita para gerar energia à partir do carvão mineral, mas encerrou suas atividades em 1974, e tem seu prédio tombado em 1983. Se tornou Centro Cultural em 1991, quando abriu suas portas ao público que pode usufruir do dos anfiteatros, exposições, salas multiuso, auditórios, cinema e teatro.

Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro Histórico | Tel.: (51) 3212-5979 | Site

Criado para preservar a memória e dar visibilidade a integração contemporânea dos países pela via dos direitos humanos, esse é o Museu dos Direitos Humanos do Mercosul. O museu tem como principal objetivo mostrar histórias e memórias de violações dos direitos humanos originados da Operação Condor, e também evidenciar a história das mulheres, dos negros, dos indígenas, da comunidade LGBT.

Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico | Tel.: (51) 3225-7880 | Site

ceeeAcervo CCCEV

O Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo está localizado no centro de Porto Alegre, inserido em um prédio inspirado na arquitetura francesa, construído pelo arquiteto Adolfo Stern em 1926, e tombado em 1994, que veio a se tornar centro cultural em 2002. O espaço recebe várias formas de expressões artísticas e formativas, como exposições, espetáculos cênicos e musicais, sessões de cinema, cursos, seminários, oficinas, palestras, lançamento de livros, e debates. Porém, os grandes destaques são os acervos do Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERGS), que conta a história da energia elétrica no Brasil e guarda cerca de duas mil peças como documentos, livros, equipamentos, utensílios e etc. E o Memorial Erico Verissimo, que abriga o acervo do autor com desenhos, correspondências, fotos, primeiras edições, tudo apresentado com recursos sonoros, visuais e táteis. O centro cultural fica aberto apenas de terça a sexta.

Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico | Tel.: (51) 3228-9710 | Site

Pink Velvet BakeryImagem ilustrativa

É praticamente impossível não se apaixonar ao entrar no Pink Velvet Bakery, já que sua decoração cor de rosa e objetos delicados, se unem aos doces decorados e cheios de cores. A parte externa tem o chão feito de grama sintética e algumas pequenas mesinhas com cadeiras brancas. O que chama a atenção é o pilar cheio de post its coloridos em que os visitantes deixam recados fofos, principalmente depois de terem degustado as delícias do brunch servido de domingo das 10:30 às 16:30h, que oferece bolos, tortas, panquecas americanas, cereais, pães, sucos, cafés e muito mais.

Avenida Venâncio Aires, 757 – Cidade Baixa | Tel.: (51) 3062-2600 | Site

Nathalia Jahn PâtisserieImagem ilustrativa

Doces muito bem elaborados, cafés e chás especiais, bebidas geladas e quentes, salgados, é basicamente esse paraíso que encontramos ao chegar no Nathalia Jahn Pâtisserie, no centro de Porto Alegre. Comandado pela chef que empresta seu nome ao local, Nathalia Jahn, seu trabalho tem o objetivo de preparar e apresentar muito bem os alimentos, seja em sua Pâtisserie ou em domicílio.

Rua Gal. Vasco Alves, 371 – Centro Histórico | Tel.: (51) 3094-3535 | Site

Agridoce CaféDivulgação

Encantador. Talvez não exista outro termo para dar nome ao Agridoce Café. Com seu ambiente todo decorado por objetos garimpados de feirinhas e antiquários, tem pendurado no teto algumas xícaras e louças, em cada parede uma surpresa diferente, com quadros, gavetas, abajures (pendurados de cabeça para baixo), relógios e até malas. Sua fachada é no mínimo interessante, e instiga os clientes a entrarem para conhecer esse lugar incrível que serve doces – encontrado em um apetitoso armário – lanches, bolos, cafés e outras especialidades da casa. Para degusta-las, sentem em uma das cadeiras antigas e cheias de charme, enquanto lê alguns dos livros deixados sobre a mesa. Para quem não pode comer glúten ou lactose, o Agridoce tem uma parte do cardápio específica. Depois de achar que não poderia ser mais perfeito esse lugar, os clientes se deparam com uma plaquinha falando sobre o “café pendente”, que foi pago por outra pessoa, mas também dá a possibilidade de pagar um para quem quiser passar por lá e experimentar. O café fica aberto das 12:00 às 22:00h.

Sarmento Leite, 1024 – Cidade Baixa | Tel.: (51) 3392-7746 | Site

O melhor das noites de Porto Alegre

Com sua principal inspiração voltada para Espanha, o Lola – Bar de Tapas é um verdadeiro pedacinho do país no centro de Porto Alegre. Algumas de suas paredes possuem nomes de bebidas, pratos e do próprio Lola riscados de giz, suas janelas dão para as ruas do centro de Porto Alegre, e tem luzinhas penduradas nas paredes, sem falar no ambiente externo que também é pet friendly, ou seja, recebe seu animalzinho de estimação – não é à toa que colecionam fotos dos cãezinhos que frequentam a casa em um mural. Como o nome já diz, o local deixa seus clientes à vontade para escolher alguns tapas para experimentar, sangrias para beber, seja a tradicional ou os outros sabores como o de limão siciliano.

Rua Castro Alves, 422 – Independência | Tel.: (51) 3557-0004 | Site

Armazém Porto AlegreImagem ilustrativa

Localizado no Viaduto Otávio Rocha – a mais importante obra da engenharia civil e cartão postal da cidade – o Armazém Porto Alegre é muito frequentado pelos visitantes do centro de Porto Alegre. Seu cardápio está repleto de pratos caseiros e petiscos como a famosa pizza de tomate seco, gorgonzola, cogumelo-de-paris, azeitona preta e alho, acompanhado de uma cerveja especial ou uma caipirinha de frutas.

Avenida Borges de Medeiros, 786 – Centro Histórico | Tel.: (51) 3226-0308 | Site

Press GastronomiaImagem ilustrativa

O Press Gastronomia já recebeu indicação de Melhor Restaurante de Comida Variada de Porto Alegre, pela Veja Comer e Beber, e não é para menos. Seu menu oferece pratos de culinária criativa e espontânea, que repagina pratos clássicos que estiveram presentes na infância de todos, os tornando mais requintados e deliciosos. Sua decoração é clássica e moderna, quase impossível de não deixar seus visitantes confortáveis. Harmonize seu prato com a carta de vinhos também premiada pelo Restaurants Awards do guia anual dos melhores restaurantes do mundo, pela revista Wine Spectator.

Rua Hilário Ribeiro, 287 – Moinhos De Vento | Tel.: (51) 3095-3230 | Site

Locals Only CBImagem ilustrativa

Um lugar moderno e perfeito para terminar a noite no centro de Porto Alegre, estou falando do Locals Only CB, localizado no bairro boêmio Cidade Baixa. Sua decoração tem um estilo um tanto industrial, feitos por barris, paredes de tijolinhos a mostra, pedaços de contêineres e copos que antes eram potinhos. Com vários ambientes, um externo, outro com mesinhas e um com um sofá e peças de madeira, deixam seus visitantes à vontade para escolherem onde preferem se sentar para curtir a noite. Os visitantes podem pedir uma das cervejas especiais acompanhadas de uma deliciosa porção como a de chips de legumes com bacon, mas não podem deixar se hidratar com a cortesia da casa de água com gás e sem gás.

Rua Sarmento Leite, 1086  | Tel.: (51) 3022-4787 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *