Roteiro com o Melhor de Salvador

Conhecida por ser dona de um alto astral incomparável, a cidade arretada é um destino que ainda respira a história e a cultura afrobrasileira, aliás, é nela é que fica guardado os verdadeiros tesouros que simbolizam a época em que era a capital do Brasil. Diferentes raças, culturas, credos, manifestações artísticas e culinária típica podem ser conferidos nesse roteiro de Salvador com os melhores pontos turísticos, e de bônus, algumas paisagens naturais de tirar o fôlego.

Café da manhã, almoço e jantar na capital baiana

Pasta em CasaRaul Spinassé/Divulgação

A simpatia é gratuita e à vontade enquanto as delícias do cardápio custam preços camaradas. Moderninho e aconchegante, o 33 Downtown Café ganha conquista seu lugar no roteiro de Salvador para o desjejum matinal. Nele, um variado buffet de café da manhã leva bebidas, bolos, doces e salgados ao público.

Avenida Estados Unidos, 397 – Comércio | Tel.: (71) 3021-9600 | Site

Mesmo que recente, a fama de excelente já está consagrada pela capital baiana. Moderna e bem arquitetada, a Padaria Belo Rústico (inaugurada em 2016) proporciona um ambiente intimista ao público que chega para um café da manhã. Sob a responsabilidade do chef australiano Richard James, pães fresquinhos, bolos, cafés e todas as outras delicias esbanjam sabor e qualidade.

Rua das Rosas, 528 – Pituba | Tel.: (71) 2132-7595 | Site

De um caso de amor entre o espanhol Juan Vidal e sua mulher (a baiana Viviane), surgiu o restaurante A Casa Vidal, uma das atrações gastronômicas no roteiro de Salvador. A estrutura em madeira propõe rusticidade ao ambiente, que mesmo assim se mantém charmoso. Nas mesas os convidados provam de deliciosos pratos da culinária contemporânea com sabores da Itália, França e Espanha.

Rua Afonso Célso, 294 – Barra | Tel.: (71) 3565-8008 | Site

À vista dos clientes, o chef Celso Vieira Pinto é quem comanda a cozinha transparente do Pasta em Casa, o restaurante especializado em massas do roteiro de Salvador. Feita com paredes de vidro para o público poder olhar o preparo, é dela que saem os pratos internacionais e italianos, como as massas, pães, antepastos, além de molhos.

Rua Professora Almerinda Dultra, 67 – Rio Vermelho | Tel.: (71) 3334-7232 | Site

Culinária contemporânea com sabores baianos

casa-di-vina-salvador-zarpoDivulgação

Em frente ao mar de Itapuã, a construção dos anos 70 serviu de moradia ao poeta Vinícius de Moraes e à atriz Gessy Gesse, por anos foi reduto de amor para o casal de artista viver sua história.  Atualmente o lugar preserva o memorial e o Casa Di Vina, o restaurante especializado na culinária mediterrânea e baiana. Massas, frutos do mar, carnes e outras receitas especiais proporciona sabor a esse roteiro de Salvador.

Rua Flamengo, 44 – Itapuã | Tel.: (71) 3014-8730 | Site

Mesmo que a ideia seja moderna e sofisticada, a essência permanece baiana. O Cuco Bistrô é o restaurante do roteiro de Salvador que mescla uma proposta espanhola (naturalidade do proprietário, Iglesias) com características da cultura nordestina, tanto na decoração, quanto no cardápio com pratos executivos por um preço fixo.

Largo do Cruzeiro de São Francisco, nº 06 – Pelourinho | Tel.: (71) 3322-4383 | Site

Sob a responsabilidade e talento do chef Cristiano Almeida, o Bistrot Du Vin se destaca no roteiro de Salvador por ser referência em alta gastronomia. Sofisticação e requinte são termos ainda não suficientes para descrever a casa que dispõe de pratos da culinária francesa e contemporânea. Bem apresentados e saborosos, qualquer opção do cardápio combina muito bem com um dos rótulos presentes na carta de vinho.

Minas Gerais, 197 – Pituba | Tel.: (71) 3231-1933 | Site

Chez BernardLeonardo Freire/Divulgação

Resultado de sua vinda da França para o Brasil, já faz mais de 50 anos que o Bernard Goethals inaugurou seu empreendimento gastronômico, o Chez Bernard, o espetáculo culinário do roteiro de Salvador. Próximo da Baía de Todos os Santos, a paisagem panorâmica vista através das janelas de vidro adiciona ainda mais charme à decoração e estrutura do ambiente. No menu, pratos da culinária francesa e contemporânea atiçam os paladares mais requintados da capital baiana.

Rua Gamboa de Cima, 11 – Dois de Julho | Tel.: (71) 3328-1566 | Site

Arte e cultura: temas obrigatórios neste roteiro de Salvador

cc-casa-de-benin-salvador-zarpoMuseu Casa do Benin/CC-BY-SA

Parte da história e cultura afro é contada nesse roteiro de Salvador. O tráfico de escravos entre a Bahia e Benin (país africano) que resultou na migração forçada para essa parte do Brasil é memorizado pelo Museu Casa do Benin, um espaço que apresenta o impacto cultural que tal fenômeno causou. A construção reformada pela arquiteta de renome, Lina Bo Bard, mantém um acervo composto por objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, lugar de origem da grande parte dos negros que viveram o Recôncavo Baiano.

Rua das Portas do Carmo, 17 – Pelourinho | Tel.: (71) 3202-7890 | Site

Museu Rodin Bahia ou Palacete das Artes, tanto faz, o encanto é o mesmo ao se deparar com a proposta e com a construção antiga restaurada por Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci. Ex propriedade do comendador português Bernardo Martins Catharino, o palacete existente desde 1912, hoje preserva uma decoração valiosa e espetacular. Um olhar mais artístico neste roteiro de Salvador aflora com a coleção de obras do escultor francês Auguste Rodin, além de pinturas, forros do teto em painéis, pisos em parquet, mármores, ladrilhos, entre outros.

da Graça, 284 – Graça | Tel.: (71) 3117-6987 | Site

Museu de Arte da BahiaRonaldo Silva/Secom/CC-BY

As pinturas de mestres da arte sacra baiana, datadas dos séculos 18 e 19, como José Joaquim da Rocha e seu discípulo, José Theófilo, são um dos destaques do museu considerado o mais antigo da capital da Bahia, o Museu de Arte Baiana. No acervo dessa construção fundada em 1918, é mantido peças de porcelanas europeias e orientais, joias, moedas, fotografias, manuscritos, prataria, entre outros. O lugar também realiza apresentações de músicas, teatro e poesia, caso falte o que fazer no roteiro de Salvador.

Avenida Sete de Setembro, 2340 – Vitória | Tel.: (71) 3117-6902 | Site

cc-Museu-de-Arte-Moderna-da-Bahia-salvador-zarpoTaylla de Paula/Labfoto/CC-BY

Mais uma obra de Lina Bo Bardi pelo roteiro de Salvador, o MAM – Solar de Unhão o conjunto arquitetônico situado às margens da Baía de Todos os Santos. É nele que fica guardado mais de duas mil obras de pintores famosos brasileiros, como Di Cavalcanti, Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros. A construção existente desde o século XVII foi feita para servir de residência ao desembargador Unhão Castelo Branco, e hoje transformado em museu, é um dos melhores pontos da cidade para apreciar o pôr-do-sol.

Avenida do Contorno, s/n – Dois de Julho | Tel.: (71) 3117-6139 | Site

Pontos turísticos e paisagens naturais

elevador-lacerda-salvador-zarpo

O que liga a Praça Tomé de Souza até Praça Cairu, ou seja, da Cidade Alta até a Cidade Baixa (e vice-versa) é um dos marcos da capital baiana, o Elevador Lacerda. Ponto turístico importante no roteiro de Salvador, essa obra é a parte mais interessante entre o caminho das “duas cidades”. No topo dos 72 metros de altura, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e também, do Forte de São Marcelo.

Praça Municipal, s/n – Centro Histórico | Tel.: (71) 3243-4030

Pelourinho

O Pelourinho, a Terreiro de Jesus, Largo do São Francisco e Santo Antônio Além do Carmo são as áreas do roteiro de Salvador que foram o Centro Histórico. Na tradicional Rua Chile, que se inicia na Praça Castro e termina na Praça da Sé, fica o maior conjunto arquitetônico da América Latina ainda do período colonial. Nesse trajeto, os turistas presenciam monumentos históricos do século XVII, museus, lojas, centros culturais, igrejas famosas da capital baiana, excelentes opções gastronômicas, etc., tudo com uma arquitetura apaixonante.

Centro Histórico de Salvador, s/n

Parque das Dunas

Na Praia do Flamengo, o Parque das Dunas é um dos passeios naturais para se fazer no roteiro de Salvador. Dono de uma paisagem exuberante por conta da areia que mais parece uma neve em contraste com a vegetação verde, o lugar oferece trilhas, viveiros de horto e até a Biblioteca Fabricio Soares, especializada em meio ambiente.

Rua José Augusto Tourinho Dantas, 1001 – Praia do Flamengo | Tel.:  (71) 3036-1399 | Site

Surfistas e banhistas dividem as areias e o mar agitado da Praia de Stella Maris. Distante do burburinho da cidade, o mar agitado proporciona boas ondas aos esportistas, assim como forma piscinas naturais durante a maré baixa nos trechos protegidos por pedras. Bem tranquila, a praia é composta por areia fofa e mar azul.

Praia de Stella Maris

Praia do Flamengo

Vizinha de Praia de Stella Maris, a Praia do Flamengo conquista turistas por sua tranquilidade em alguns lugares da faixa de areia clara. Em outros pontos, há um movimento maior nas proximidades das barracas pé na areia, que são muito bem estruturadas, por sinal. A paisagem composta pela areia macia, coqueiros e as águas azuis do mar são uma das mais encantadoras do roteiro de Salvador.

Rua Thales de Azevedo, 002 – Stella Maris



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *