Roteiro com o melhor da Zona Sul de Porto Alegre

Em uma das regiões mais charmosas da capital Gaúcha, não faltam boas opções para aproveitar um dia de passeios. Com bairros beirando o Lago Guaíba e um clima de “praia”, a Zona Sul de Porto Alegre oferece parques verdes, boas lojas, animação noturna e muitas opções gastronômicas para agradar a todos os tipos de paladares. A Mag selecionou o melhor desse pedacinho de POA, confira as dicas!

Café da manhã artesanal

ChalahImagem ilustrativa

Nada como começar o dia com um desjejum cheio de sabores. Na Zona Sul de Porto Alegre, uma das melhores opções para o café da manhã, é a Pão Santo Padaria Artesanal. A casa produz de forma caseira pães pré-assados em grande variedade. Como sempre são assados na hora, os comensais podem saborear quentinhos e fresquinhos, pães como australiano, chalah (judaico), croissant, italiano e também integrais e sem glúten. Para completar a experiência, o ambiente é aconchegante e as luminárias coloridas dão um charme a mais.

Rua Dr. Armando Barbedo, 510 – Tristeza | Tel.: (51) 3237-3007 | Site

Parques da Zona Sul de Porto Alegre

Morro do OssoKamaleao/CC BY-SA

Para aproveitar um passeio de muito contato com a natureza, vá ao Morro do Osso, que tem 143 metros de altura e está situado próximo à margem do Lago Guaíba. São 220 hectares de área natural com muito verde, e do alto do morro os visitantes podem admirar a vista que engloba o Lago, o Delta do Jacuí e os morros Santa Tereza, Teresópolis, Agudo, da Tapera, das Abertas e da Ponta Grossa. Na área do parque há grande biodiversidade e resquícios de Mata Atlântica.

Rua Irmã Jacomina Veronese, 170 – Ipanema

Na Zona Sul de Porto Alegre outro passeio ao ar livre recheado de belezas naturais está no Parque Gabriel Knijnik. Os visitantes encontram pomar com árvores frutíferas como pitangueira, pereira, ameixeira e jabuticabeira, além de espécies de eucaliptos e pinus. O local também conta com coreto, playground, churrasqueiras, quadras de futebol em saibro e cancha de bocha.

Rua Amapá, 2300 – Vila Nova

Ipanema de POA

Porto Alegre

Quem acha que Ipanema pertence apenas ao Rio de Janeiro, se engana. Na capital gaúcha, beirando o Lago Guaíba, a Orla de Ipanema é dona de muita beleza e charme. O calçadão é uma parada obrigatória para quem visita Porto Alegre, principalmente no momento do pôr do sol. Além do espetáculo, é possível passear de stand-up, de bike pela ciclovia e beber um típico chimarrão gaúcho.

Avenida Guaíba – Ipanema

A arte gaúcha é tri!

Fundação Iberê Camargo(WT-shared) Rmx at wts wikivoyage/CC BY-SA 

Uma opção cultural da Zona Sul de Porto Alegre é a Fundação Iberê Camargo. Além da arquitetura moderna, que foi até premiado na Bienal de Arquitetura de Veneza, o acervo contém mais de 5 mil peças do pintor gaúcho Iberê Camargo, apresentadas em exposições que mudam a cada seis meses. Na programação do prédio à beira do Guaíba, também tem mostras temporárias de arte contemporânea e um charmoso café com vista para o lindo pôr do sol no lago.

Avenida Padre Cacique, 2000 – Cristal | Tel.: (51) 3247-8000 | Site

Deleite-se na Zona Sul de Porto Alegre

PatoImagem ilustrativa

Uma das imperdíveis experiências gastronômicas de Porto Alegre está no Iaiá Bistrô, restaurante que oferece aos comensais o melhor dos pratos típicos, das várias regiões do Brasil. Dos destaques do cardápio são imperdíveis, o paraense Pato ao Tucupi (coxa e sobrecoxa de pato confitadas sobre arroz com castanhas e espinafre com pinceladas de caldo de tucupi na base do prato) e o baiano Vatapá à Iaiá (creme de pão com leite de coco, dendê, camarões grandes, bacalhau, tempero baiano e coentro). Para os vegetarianos também têm opções saborosas, como o Bobó de Cogumelos (creme de mandioquinha no dendê e leite de coco com coentro e com mix de cogumelos refogados. Acompanha arroz branco e farofa de banana). E além da explosão de sabores, os ambientes são graciosos, com decoração charmosa e um clima caseiro.

Rua Chavantes, 636 – Vila Assunção | Tel.: (51) 3222-0098 | Site

Em uma tranquila rua da Zona Sul de Porto Alegre, quem é adepto de uma alimentação saudável e isenta de carne animal, encontra um ambiente simples e acolhedor, além de muito sabor no Nataraj Restaurante Vegetariano e Vegano. No menu, os comensais encontram opções de pratos “normal”, reduzido” e “reforçado”, acompanhados de entrada e chá gelado, com opções veganas, sem glúten e sem lactose.

Rua Iete, 454 – Tristeza | Tel.: (51) 3312-4959 | Site

BendizêAna Oliboni/Divulgação

Para uma mistura de sabores e boas energias, vá ao Bendizê, restaurante que oferece uma experiência prazerosa, unindo gastronomia orgânica com sustentabilidade e positividade. Desde a escolha dos fornecedores, passando pela decoração, até a playlist, tudo é pensado para que a experiência seja especial. No cardápio de hambúrgueres batizados com nomes de líderes pacifistas, experimente o Mandela (pão australiano, 180g de hambúrguer Angus, alface orgânica, queijo cheddar inglês, bacon, cebola caramelizada e pícles) ou a opção vegetariana, Gandhi (pão de beterraba, hambúrguer vegano (berinjela com shoyu, cebola, alho dourado e nozes), alface orgânica, batata, cenoura e cogumelos refogados). Para beber tem cervejas artesanais de garrafa!

Rua Sargento Nicolau Dias de Farias, 188 – Vila Assunção | Tel.: (51) 3391-5828 | Site

Na Zona Sul de Porto Alegre tem restaurantes para todos os gostos, e um que atende exatamente o seu paladar, é o La Piedra, que segue o conceito do Cook Your Way. Nele, os comensais escolhem os elementos do prato conforme as opções oferecidas no dia e descreve também como prefere que sejam preparados. Além da liberdade de ser você mesmo o chef, o restaurante está instalado em um casarão à beira do lago Guaíba e exibe decoração rústica com lareira, livros, sofás, pufes e objetos antigos.

Avenida Cel. Marcos, 329 – Pedra Redonda | Tel.: (51) 3268-6886 | Site

Filé MignonImagem ilustrativa

O Bistrô Pimenta Rosa é outro lugar que completa a lista de gastronomias imperdíveis da Zona Sul de Porto Alegre. Em uma atmosfera acolhedora, o restaurante com toque caseiro trabalha com buffet no almoço com ilhas de saladas, pratos quentes e sobremesas. Para um jantar intimista, à noite tem saborosas e sofisticadas opções à la carte, como o Filé Pimenta Rosa (filé mignon grelhado com queijo brie ao molho de damascos) e o Penne ao Camarão (penne, abobrinha, tomate, cebola, camarões e creme de leite).

Rua Ernesto Paiva, 139 – Tristeza | Tel.: (51) 3237-4638 | Site

Comprinhas com café

cafe-chantilly-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Em sua voltinha pelos bairros dessa região de Porto Alegre, aproveite para conhecer a Móveis do Bem, a maior rede de lojas de móveis do sul do Brasil, especializada em móveis e artigos fabricados com a verdadeira madeira de demolição. E além de peças lindas, anexo à loja da Zona Sul, tem o Café do Bem, que oferece cafés especiais, drinks, sucos, sanduíches, tortas doces e salgados.

Avenida Coronel Marcos, 2470 – Ipanema | Tel.: (51) 3261-0531 | Site

Na Zona Sul de Porto Alegre, outra dica especial que mistura compras e café, é a Floricultura Winge, fundada em 1886, por um juiz alemão aposentado, em busca de um clima mais ameno. Em um espaço diferenciado, com cerca de 30 mil m² cercado por verde, além de centenas de plantas, vasos e cachepôs, ferramentas e insumos, móveis e outros acessórios, a loja conta com o charmoso Café e Prosa, que serve cafés especiais, sucos, tortas e quiches sem glúten e sem lactose.

Rua Doutor Mário Totta, 963 – Tristeza | Tel.: (51) 3268-4880 | Site

cafe-bolo-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Desde 1988 na Zona Sul de Porto Alegre, o Machry Armazém & Bistrô encanta a todos com a sua filosofia de primar pela qualidade, desde o que serve a decoração caprichada. O ambiente é cheio de verde e objetos charmosos, como sinos, luminárias, almofadas coloridas… O café da tarde, momento em que é menos concorrido, é uma boa para se deliciar com bolos, sanduíches especiais e tortas, como a de doce de leite com banana. No espaço há também um bazar, de onde é possível comprar presentes e belos objetos de decoração para a sua casa.

Rua Doutor Armando Barbedo, 257 – Tristeza | Tel.: (51) 3024-1300 | Site

A noite da Zona Sul de Porto Alegre

caneca-de-cerveja-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Depois de ver o sol se despedir nas águas do Guaíba, a noite da capital gaúcha começa, e para quem gosta de beber e comer bem enquanto bebe, pode apostar no Dado Pub Zona Sul. Além da decoração inspirada nos Pubs londrinos e objetos de decoração trazidos diretamente de lá, a casa conta com tradicionais cervejas e chopes artesanais Dado Bier, vinhos e espumantes. Para alimentar, tem buffet de sushi, comidas de boteco, risotos, peixes, hambúrgueres e sobremesas.

Rua Pedro Oliveira Bittencourt, 233 – Tristeza | Tel.: (51) 3209-3373 | Site

Para quem prefere um clima mais de boteco, o lugar certo na Zona Sul de Porto Alegre, é o Boteco do Natalicio, criado em 2006 para os típicos botequeiros. Além do verdadeiro chopp, servido na caldereta, os clientes podem saborear petiscos como a autêntica coxa de galinha e a premiada Costelinha de Porco com Mel Defumado, eleita o melhor petisco do Concurso Boteco Bohemia. São quatro unidades espalhadas pela capital, a da Zona Sul está situado dentro do Shopping Paseo Zona Sul, e tem ambiente descolado e descontraído.

Avenida Wenceslau Escobar, 1823 – Cristal | Tel.: (51) 3084-8400 | Site

brinde-cerveja-amigos-pub-zarpo-magazineImagem ilustrativa

A noite fica mais animada no Mão Santa Pub & Restaurante, projetado para ser um paraíso para relaxar com a união “sagrada” de boas bebidas, belos shows e um clima que faz bem para espírito. O restaurante é comandado pelo Chef Sandro Ambrosio, que segue uma tendência Ítalo-brasileira, levando os clientes a uma viagem por sabores e aromas. No palco, animando as noites, tem shows de bandas ecléticas que tocam pop rock nacional e internacional, MPB, Reggae, samba rock, pagode e mais.

Avenida Juca Batista, 186 – Ipanema | Tel.: (51) 3249-0516 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *