Roteiro Com o Melhor de Cabo de Santo Agostinho

Belo e paradisíaco, as belezas de Pernambuco são mesmo incomparáveis. A cidade de Cabo de Santo Agostinho honra a fama que o estado do nordestino carrega. Com cerca de 9 praias, a cidade atrai um grande número de turistas que viajam a fim de aproveitar o que o destino tem de melhor. De belas praias às construções históricas que a Vila de Nazaré preserva, assim fica o roteiro com o melhor de Cabo de Santo Agostinho.

A beleza das praias de Cabo de Santo Agostinho

Praia do SuapeBeto Quissak/CC BY-SA

Entre a Praia do Paraíso e o Rio Massagana, a Praia do Suape surge com seu clima tranquilo e sua bela paisagem. A faixa de areia mediana recebe as ondas calmas do mar, que por conta dessa característica, os banhos são tranquilos e relaxantes no meio das águas cristalinas. Emoldurada por coqueiros, a praia oferece visuais que fazem jus à fama que Cabo de Santo Agostinho carrega.

Praia do Suape

Em meio a uma reserva da Mata Atlântica que abriga um morro de pedras banhadas por pequenas enseadas, 30 metros de areias douradas fazem da Praia do Paraíso um refúgio da região de Cabo de Santo Agostinho. Como o nome já revela, o lugar esbanja uma beleza paradisíaca por meio de sua composição: areia clara, coqueirais, mar calma com águas azuis transparentes e rochas espalhadas.

Praia do Paraiso

Praia de ItapuamaTurismo no Cabo de Santo Agostinho/CC-BY

A Praia de Itapuama, em tupi-guarani significa “praia bonita”, a definição do nome já revela como é o lugar. Situada entre a Praia do Paiva e a Pedra do Xaréu, as águas desse lugar são disputadas por banhistas e surfistas que aproveitam das ótimas ondas formadas. Diferente das outras, nessa praia o mar é agitado e o extenso coqueiral se prolonga junto com a faixa extensa de areia clara, que também são bastante aproveitadas por quiosques e barzinhos.

Praia de Itapuama

Sombra e água fresca

Praias em Santo Agostinho Marcelo Castro/CC-BY 

Embora seja bem ao lado da Praia de Itapuama, a Praia da Pedra do Xaréu tem suas diferenças. Nela, o mar é um pouco mais calmo, com ondas mais fracas e formações de piscinas naturais durante a maré baixa, ótima oportunidade para mergulhar e ver com clareza a quantidade de peixes xaréu. Com um visual paradisíaco, o verde do coqueiral em contraste com o azul do mar, é o grande responsável pela paisagem encantadora.

Praia da Pedra do Xaréu

Conhecida por ser dona de uma beleza e um clima agradável, a Praia Enseada dos Corais se mantém ainda bastante natural, com sua vegetação nativa composta por coqueirais. Deserta na maioria das vezes (principalmente fora da alta temporada), a faixa de areia é bastante extensa, fofa e dourada, com ondas boas. Por conta dos arrecifes, piscinas naturais são formadas com água cristalina, ótimas para banho.

Praia Enseada dos Corais

Praia de Calhetasedmondo gnerre/CC-BY

Pequena e estreita, a maior parte da faixa de areia da Praia de Calhetas é ocupada por barracas e cadeiras de sol que os bares e quiosques oferecem ao público em troca de consumação. A mata nativa da região, em harmonia com a areia dourada e o azul do mar, presenteia a praia com um dos mais belos cenários da região de Cabo de Santo Agostinho.

Praia de Calhetas

Construções repletas de história

No ponto mais alto da região de Cabo de Santo Agostinho, a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, apesar de simples é o principal atrativo. O lugar tem muita história guardada, ainda da época do descobrimento do Brasil, tanto que foi construída pelos portugueses durante o século XVI, e posteriormente passou por ampliações (isso em 1679 e 1872), onde assumiu o formato atual. Ela fica localizada na Vila de Nazaré, uma pequena região de Cabo de Santo Agostinho já conhecida por grandes histórias.

Vila de Nazaré

Ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, as Ruínas do Convento Carmelita também atraem bastante turistas que buscam a história do lugar. A construção foi iniciada em 1692, porém, somente em 1731 que foi concluída. Com algumas medidas tomadas e somadas ao fato de que os religiosos viviam de esmolas, missas e ofícios, a manutenção do convento foi ficando cada vez mais difícil. Assim, posteriormente, com a proibição de admissão de noviços e as mortes dos religiosos mais velhos e inválidos, o convento acabou sendo abandonado, restando apenas suas ruínas.

Vila de Nazaré

Forte Castelo do Marw.cristiano/Domínio público

Erguido em pedra e cal pelo Conde de Bagnoli ainda no ano de 1631, o Forte Castelo do Mar servia como proteção do Porto de Nazaré contra os invasores da época. Com o passar dos anos, na parte de trás do Forte (no alto do morro), foi construído também pelo Conde de Bagnoli, o Quartel Velho, para exercer apoio ao forte. Atualmente, o que restou disso tudo foram apenas ruínas que atraem turistas e concedem belos visuais a Cabo de Santo Agostinho.

Vila de Nazaré

As mesas que se dividem entre o terraço e a areia da Praia de Calhetas, são as mesmas que recebem pratos para o público que busca refeições com o pé na areia e aquela brisa boa do mar. Famoso em Cabo de Santo Agostinho, o tradicional Bar do Artur, oferece um cardápio totalmente inspirado na gastronomia brasileira descontraída de frutos do mar, com caranguejo, sururu, lagosta, camarão, peixes e outros.

Rua dos Carneiros, 17 – Praia de Calhetas | Tel.: (81) 3522-6382 | Site

O sabor inesquecível da culinária regional

Restaurantes em Cabo de Santo Agostinho: Restaurante BeijupiráImagem ilustrativa

Decoração náutica, ornada com o artesanato da região nordestina, o Restaurante Beijupirá se destaca em Cabo de Santo Agostinho. O fama de excelente que a casa ostenta é muito bem vista no cardápio tropical do restaurante, onde frutas e flores são aproveitadas como ingredientes importantes de cada prato escolhido. A vista para o mar deixa a refeição ainda mais apaixonante.

Reserva do Paiva, s/n – Praia da Paiva | Tel.: (81) 99917-0020 | Site

Na casa rústica localizada na Vila dos Pescadores, na praia de Gaibu em Cabo de Santo Agostinho, funciona o Restaurante Senhora de Engenho. A casa gastronômica presta homenagem às mulheres da família que dedicaram grande parte de suas vidas administrando engenhos. O trabalho executado era árduo perante a época em que eram os homens que detinham o poder. Em ambiente rústico e aconchegante, o restaurante prepara seus pratos à base de produtos naturais e orgânicos, colhidos do pomar e da horta existente no lugar.

Rua Águas Compridas – Lot. Praia de Gaibu | Tel.: (81) 98821-0881 | Site

Restaurantes em Cabo de Santo Agostinho: Paiva GrillImagem ilustrativa

Inaugurado em 16 de junho de 2014, o Restaurante Paiva Grill, do Sheraton Reserva do Paiva, é o que há de mais requintado na região de Cabo de Santo Agostinho. À frente da cozinha, o renomado chef português, Fernando Fonseca, é o responsável pelas criações da gastronomia contemporânea, tanto do buffet, quanto do menu à la carte.

Avenida A, 04, Quadra F1, Lote 4A3 – Loteamento Reserva do Paiva | Tel.: (81) 3312-2000 | Site

Aberto ao público, o Restaurante Namoa, da pousada de mesmo nome, oferece almoço ou jantar em ambiente exclusivo, com muito requinte na decoração e arquitetura. O cardápio é bastante variado, com pratos à la carte é oferecido saladas, caldos, sanduíches, petiscos, peixes e crustáceos, carnes bovinas e de frango, massas e sobremesas.

Av. Beira-mar, 87 – Praia de Gaibu | Tel.: (81) 3512-0035 | Site

 

Foto de Capa: Marcelo Castro/CC BY



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *