Roteiro com o Melhor de Fernando de Noronha

Mais conhecido como “um verdadeiro sonho” ou “paraíso”, o arquipélago de Fernando de Noronha faz jús aos apelidos e arranca suspiros a cada roteiro em que dá o ar de sua graça na Magazine. Famosa por ter paisagens que mesclam seu mar azulado com uma vegetação verde – quase intocada – também atrai os olhares de viajantes que procuram exclusividade, seja na gastronomia ou na hospedagem. Siga nosso roteiro e aproveite o melhor desse destino dos sonhos!

Suspire com a beleza natural brasileira

O surpreendente Museu do Tubarão expõe o temido animal representado pelas espécies mais comuns na região, suas arcadas dentárias tomam praticamente todo o museu, joias feitas com seus dentes e esculturas também tem espaço, além de painéis com informações sobre tubarões, tudo para que seus visitantes possam conhecer melhor o modo de vida desse animal. A sua volta está um belo gramado com algumas esculturas, uma grande bússola, e o famoso Buraco da Raquel que fica em frente ao oceano, por onde passam alguns pequenos tubarões. O museu leva muito a sério o fato de ensinar tudo sobre tubarões, até possui um restaurante que tem no cardápio bolinho de tubalhau, empada de tubalhau e até a salada de tubalhau, feitos com tubarão seco e salgado. Antes de partir, leve para casa uma lembrancinha da lojinha.

Avenida Joaquim Ferreira Gomes, 40 | Tel.: (81) 3619-1365 | Site

Fernando de Noronha Rafa Tecchio/CC BY-SA

Foi em 1984 que o Tamar iniciou seus primeiros estudos e pesquisas de conservação de Fernando de Noronha, porém, o Museu da Tartaruga Marinha foi criado em 1996, quando o arquipélago se tornou um dos principais destinos turísticos do país. O museu é a céu aberto e tem exposições dedicadas às tartarugas marinhas, com explicações sobre como elas vivem e suas características biológicas, esqueletos, maquetes, além de reproduções de 5 espécies de tartarugas existentes no Brasil e de outros animais.

Alameda do Boldró, s/n | Tel.: (81) 3619-1269 | Site

Pausa para apreciar a gastronomia da ilha

Restaurantes em Fernando de Noronha: Cacimba BistrôImagem ilustrativa

Seus pratos possuem nomes um tanto quanto peculiares e completamente famosos como:  Patrícia Poeta, Bruno Gagliasso, Evaristo Costa e muitos outros. Quem os criou? O – muito conhecido na ilha – chef Auricélio, que resolveu repaginar o Cacimba Bistrô e transformá-lo para que ficasse do seu estilo, apesar de contar com a ajuda das duas jornalistas Ana Clara Marinho e Edna Moura. Seu ambiente é completamente aconchegante com as paredes feitas de madeira enfeitadas por quadrinhos, prateleiras, grafites, vasos de flores nas mesas e uma área externa de tirar o fôlego, repleta de almofadas e mesinhas baixas. Porém, a primeira coisa que chama a atenção é sua fachada com lanternas estilosas na varanda e um quadro colorido na parede principal que carrega uma montagem de fotos do chef.

Praça Presidente Eurico Dutra, 09 | Tel.: (81) 3619-1200 | Site

Quem comanda o restaurante Varanda em Fernando de Noronha também é o chef Auricélio Romão, que adora explorar em seus pratos as cores vivas do arquipélago, e tem no menu peixes, pratos nordestinos e com frutos do mar, como o camarão ao creme de jerimum. Esse é um dos restaurantes mais concorridos da ilha, por isso, chegue cedo e disposto a ver pessoas animadas, artistas famosos e casais românticos. Ao adentrar o restaurante, os visitantes se deparam com um lindo corredor colorido e iluminado, tão bonito quanto o ambiente interno que é decorado com móveis antigos e quadros que ilustram Fernando de Noronha. Mas, concorrida mesmo é a linda varanda, a qual tem algumas mesas que ficam em volta de árvores iluminadas.

Rua Nice Cordeiro, 1 | Tel.: (81) 3619 -1546 | Site

Restaurantes em Fernando de Noronha: Zé MariaImagem ilustrativa

Um dos mais conhecidos do arquipélago, o restaurante Zé Maria promove o Festival Gastronômico de quarta à sábado, que é conhecido por toda ilha – noites regadas a música e com um buffet de dar água na boca – que inclui peixes frescos pescados pelo próprio Zé Maria, frutos do mar, paella, farofa de pão velho, arroz de jaca, carne, massas, saladas e comida japonesa. Depois, a mesa de sobremesas ganha sabores com saladas de frutas, tortas, mousses, bolos e outras delícias. Para quem quer experimentar todo o cardápio, pode desfrutar dos deliciosos coquetéis e das pizzas também servidas no restaurante.

Rua Nice Cordeiro, 1 | Tel.: (81) 3224-4476 | Site

O Buena Onda é uma loja café que encanta seus visitantes e serve sanduíches, bolos, sucos, cafés especiais, sem deixar de ter uma cervejinha no final da tarde. O ambiente é descontraído, com paredes de vidro que trazem uma deliciosa claridade para dentro do estabelecimento. Quem prefere, pode sentar-se nas mesinhas de madeira em frente ao café – enfeitada com luzinhas que aparecem quando escurece – e aproveitar a brisa da noite. A parte da lojinha possui camisetas com estampas de Fernando de Noronha e acessórios, tudo feito para lembrar desse paraíso.

Floresta Nova | Tel.: (81) 99597-0616 | Site

Restaurantes em Fernando de Noronha: Xica da SilvaImagem ilustrativa

Com sua agradável varanda e seu cardápio extenso, o Xica da Silva fica instalado em uma casa na Floresta Nova. Seus pratos ficam no meio termo entre frutos do mar e a gastronomia nordestina, não deixe de experimentar o carne de sol com baião de dois, especialidade do Chef Thiago Silva. Sua decoração simples e ao mesmo tempo refinada, é que torna o ambiente mais acolhedor para seus clientes.

Floresta Nova | Tel.: (81) 3619-0437 | Site

Palhoça da ColinaDivulgação

A charmosa Palhoça da Colina proporciona uma vista excepcional do Morro do Pico e do oceano. Por aceitar clientes apenas mediante reserva – também tem exclusividade para jantares românticos – o restaurante se torna intimista, localizado na casa de um morador da ilha, o Tinho. Ele mesmo é quem cozinha com a ajuda de seu filho, e cobra um preço único para 3 peixes e acompanhamentos variados. A decoração é simplesmente uma graça, com paredes feitas de bambu, os sofás são repletos de almofadas coloridas, velas e flores enfeitam as mesas, e os lustres são cheios de detalhes que garantem a iluminação delicada. Ao final da noite, o simpático Tinho senta-se à mesa e conta algumas histórias para entreter os turistas.

Estrada da Colina, 4 | Tel.: (81) 3619-1473 | Site

Miragem? São as praias de Fernando de Noronha!

Fernando de Noronha

O lindíssimo arquipélago coleciona praias divinas e que fazem qualquer perder a vontade de ir embora. Elas se dividem em Mar de Dentro, a parte voltada para o Brasil, que coleciona águas cristalinas e tem entre suas praias a Baía do Sancho (considerada uma das mais bonitas), Baía dos Porcos, Cacimba do Padre, Praia do Cachorro, Praia do Americano, Praia do Bode e outras maravilhas naturais. E o Mar de Fora, parte que fica ao contrário, de frente para a África, tem águas mais agitadas, porém, também tem praias incríveis como a Baía Sueste, Praia do Leão, Praia de Atalaia, Ponta da Air France e o famoso Buraco da Raquel.

Além de ter um oceano admirável, Fernando de Noronha também garante aos seus visitantes muita diversão e lazer, tudo é claro, em suas praias deslumbrantes rodeadas pela natureza. Os mergulhos, snorkel, surf, stand-up paddle, são algumas das práticas mais comuns em Noronha, assim como o divertido Planasub, uma espécie de mergulho feito com uma prancha, quando um barco ou uma lancha puxa o mergulhador sob as áreas que possuem maior concentração de vida marinha.

Fernando de Noronha CCINTRA/CC BY-SA

Outro meio de diversão, considerado um dos melhores passeios de Fernando de Noronha, é o Projeto Navi. Ele deu início à suas atividades em 2011, proporcionando uma aventura emocionante aos turistas que querem conhecer um pouco mais das belezas do fundo do mar, sem que precisem mergulhar ou se quer, se molhar. Antes da embarcação partir, é feita uma palestra com cerca de 20 minutos no Museu do Tubarão, até que os turistas podem dar início ao passeio e podem admirar a biodiversidade da ilha através de uma placa transparente no chão do moderno barco, enquanto um guia explica sobre as espécies existentes no mar de Noronha. O passeio tem duração de aproximadamente 1h30.

Porto de Santo Antônio | Tel.: (81) 99579-3300 | Site

É claro que uma opção de quiosque não poderia faltar, por isso a indicação é o Bar Duda Rei, conhecido por ser o mais bem estruturado de Fernando de Noronha. Ele fica na Praia da Conceição, a única que tem um barzinho pé na areia, serve petiscos e drinques em suas cabanas, sem falar que ainda tem instaladas algumas duchas de água doce para seus clientes se refrescarem.

Estrada da Alamoa, 234 | Tel.: (81) 3619-1679 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *