Roteiro com o Melhor de Vitória da Conquista

O município de Vitória da Conquista, foi descoberto em 1783, quando o português João Gonçalves da Costa foi enviado ao Brasil por Dom José I – Rei de Portugal – para desvendar a costa oeste da Bahia. Hoje, esse belíssimo lugar é um dos únicos no estado que tem sua temperatura mais baixa no inverno, perto de 10°, um dos motivos que levou a cidade a criar o seu próprio Festival de Inverno. Ter muita história e atrações turísticas já torna esse destino incrível, mas, além disso, Vitória da Conquista tem uma natureza exuberante, que torna o Parque Municipal da Serra do Peri-Peri um de seus cartões postais, ele que está inserido em uma área de mais de 1300 hectares. Desvende seu roteiro e apaixone-se pelo melhor de Vitória da Conquista!

Comece uma descoberta de sabores

Café com BoloImagem ilustrativa

Uma das coisas que mais chamam a atenção na Confeitaria Amorim é sua decoração colorida, fofa e com um toque retrô. Xícaras, pratinhos e vasos de porcelana, enfeitam as prateleiras e combinam perfeitamente com as paredes floridas, o teto com listras em branco e rosa, as cadeiras estampadas com xadrez e as mesas enfeitadas por vasinhos de flores, tudo em tons de laranja, rosa, roxo e azul. Com esse ambiente e uma vitrine recheada de doces, bolos, salgados, empadinhas, quiches, fica impossível não sentir vontade de sentar-se e pedir um café especial para acompanhar essas delícias.

Avenida dos Expedicionários, 153 | Tel.: (77) 3421-1179 | Site

Com seu estilo campestre, a Rigno Cafeteria tem um clima calmo e acolhedor, que nos faz lembrar como é tranquila vida no campo, principalmente pelas mesinhas dispostas em seu incrível jardim. Seus cafés são feitos com grãos cultivados a 1300 metros de altura, em meio às riquezas naturais da Chapada Diamantina, que aliás, já teve seu tipo de cafeicultura premiado pelos principais concursos de qualidade de café no país. Toda essa qualidade é moída na hora para que os clientes apreciem um café da mais alta qualidade, acompanhados de algumas guloseimas que ficam expostas na vitrine.

Rua da Granja, 538 | Tel.: (71) 99162-2886 | Site

Maniff CaféDivulgação

Como ela mesmo se descreve em seu site, o Maniff Café não é apenas uma cafeteria confortável e repleta de gostosuras, o local também tem no menu diversas opções de refeições, encomendas e produtos especiais como café em pó e em grãos, chocolates, petit fours e outros. Experimente um café moído na hora, passado pelo coador de pano e incrementado com chantilly, acompanhando uma das delícias gourmet do Maniff. Sua proprietária é uma jovem árabe, Lidiane Khouri, que deu o nome de sua bisavó ao estabelecimento, e procura proporcionar aos seus visitantes, a melhor experiência ao tomar um simples café.

Rua Rotary Club, 102 | Tel.: (77) 3422-3850 | Site

Bistrô Chef Jack MazzarelloDivulgação 

O Bistrô Chef Jack Mazzarello surgiu na Bahia com a intenção de trazer uma gastronomia mais refinada, com seu ambiente planejado para proporcionar conforto e comodidade aos clientes que escolhem degustar o menu do chef Jack Mazarello. Para receber os visitantes, Antonio Neto, cuida da organização de grandiosas recepções e da arte de recepcionar convidados. Decorado com quadros e espelhos nas paredes, uma adega gourmet, leva um clima moderno, onde seu principal foco é a gastronomia.

Rua Candido Sales, 37 | Tel.: (77) 3421-9119 | Site

Olhando por fora, o La Forneria não parece ser um típico restaurante italiano, já que tem um estilo bem moderno e concilia receitas da Itália com as mais novas tendências gastronômicas mundiais. Localizado junto à um hotel, possui mesas separadas na varanda, algumas em estilo lounge (com almofadas) e outras com cadeiras de ferro, lareiras e decoração feita por objetos e quadros garimpados de antiquários, além do colorido das cadeiras estampadas. Aproveitar a carta de vinhos é uma boa pedida, com escolhas nacionais e internacionais, que podem ser escolhidos para harmonizar com os pratos por um sommelier.

Rua Expedicionários, 701 A | Tel.: (77) 3422-6422 | Site

Hot rollImagem ilustrativa

A gastronomia oriental também reina em Vitória da Conquista, com o requintado restaurante japonês Nakaya. Desejado desde sua fachada, tem em seu cardápio a saborosa tradição gastronómica do peixe cru, mas também serve pratos quentes, seja a lá carte ou em forma de rodízio.

Avenida Alziro Prates, 171 | Tel.: (77) 3421-0829 | Site

A exuberante natureza de Vitória da Conquista

Com a missão de recuperar, preservar e divulgar a memória do patrimônio histórico-cultural, o Museu Regional de Vitória da Conquista – MRVC/UESB está localizado em um espaço de extensão ligado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em um casarão centenário. Seu acervo sempre está aberto para receber novas peças, além das que já contam um pouco da história da cidade.

Praça Tancredo Neves, 114 | Tel.: (77) 3422-2559 | Site

TrilhaImagem ilustrativa

Todo roteiro pela Bahia precisa de pelo menos um lugar repleto de muito verde, afinal, a natureza baiana tem muito a oferecer. A Reserva Florestal do Poço Escuro tem 17 hectares de de mata ciliar, onde abriga uma bela vegetação que abrange: mata atlântica, mata de cipó e caatinga, além da grande diversidade de sua fauna. A diversão no parque fica por conta da exploração feita pela trilha principal, trilha bordo leste e trilha bordo oeste, do encontro com os animais e da imersão na natureza.

Rua B, 17 | Tel.: (77) 3422-8145 | Site

Um time em seu roteiro

Chalé dos BiscoitosImagem ilustrativa

Com sua estrutura de madeira, que mais parece uma casinha de boneca, o Chalé dos Biscoitos tem disponível para seus clientes, mais de 60 tipos de biscoitos, além de bolos e doces. Deguste os diferentes tipos de biscoitinhos e leve para casa como lembrança uma das delícias da loja, que podem ser escolhidas pelas prateleiras.

Avenida Olívia Flores, 6 | Tel.: (77) 3424-7301 | Site

Descolado, com decoração retrô, o Café Society nasceu com a intenção de ser apenas uma cafeteria, mas com o tempo se rendeu à diversão noturna, ampliou o cardápio e começou a oferecer porções e música ao vivo, como jazz, MPB, pop rock. Seu proprietário e músico, Otávio Henrique, mostra que o café tem como principal foco a música, tanto que já foi usado de cenário para a gravação de dois discos.

Avenida João Abuchidid, 276 | Tel.: (77) 3421-4711 | Site

História contada por monumentos

Cristo de Mário CravoCristo de Mário Cravo | Tatiana Azeviche/CC BY-SA 

A cidade tem um verdadeiro acervo de monumentos espalhados pela cidade, que são atrações e muitas vezes pontos para fotos. Um deles é o Cristo de Mário Cravo – situado no alto da Serra do Periperi – que tem feições nordestinas para homenagear a situação econômica da região, inaugurado em 1980. O Monumento ao Príncipe Maximiliano é uma homenagem ao próprio príncipe, que foi uma das pessoas que documentou e desenhou como era a cidade no século XIX. Outro ponto turístico é o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos da Bahia, instalado na Praça Tancredo Neves em 1998, é uma homenagem às pessoas que foram vítimas dos horrores cometidos na ditadura militar. Muitos outros monumentos ficam espalhados pela cidade, e se revelam ótimos pontos para tirar fotos e conhecer um pouco melhor a história de Vitória da Conquista.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *