Roteiro com o melhor do Litoral de Santa Catarina

Além da mágica capital Florianópolis, o estado do Sul do Brasil tem muitos outros destinos que esbanjam encantos: Balneário Camboriú, Bombinhas, Itajaí, Laguna, Imbituba, Garopaba e Palhoça. Alguns são mais badalados e bem estruturados, outros são rústicos e com clima de cidade do interior. O que todos têm em comum é a natureza exuberante e as praias preservadas. Confira as dicas do roteiro da Mag e descubra as belezas do litoral de Santa Catarina!

Balneário Camboriú

Praia de TaquarasOtávio Nogueira/Flickr CC-BY

A cidade situada ao norte do estado e a cerca de 80 km de Floripa, é um dos destinos mais procurados do litoral de Santa Catarina. Rica não só em belezas naturais, Balneário Camboriú também rende uma viagem com muitas experiências e passeios. Costuma ser comparada ao Rio de Janeiro, pois assim como na “Cidade Maravilhosa”, tem praias incríveis, um grande monumento de Cristo, bondinho e até avenidas nomeadas de “Atlântica” e “Brasil”.

Passeios em Balneário Camboriú

Praia do EstaleirinhoOtávio Nogueira/Flickr CC-BY

Dentre as muitas belezas dos destinos catarinenses, as Praias de Balneário Camboriú são imprescindíveis no roteiro. Quem procura cenário preservado, águas limpinhas e areia pouco frequentada, vai adorar o mar calmo da Praia de Taquaras e as ondas da Praia dos Amores. Já a famosa Praia do Estaleirinho é uma das mais agitadas, graças ao beach clubs que animam os banhistas e ao mar com ondas fortes que atraem surfistas.

Acesso pela Rodovia Interpraias – Balneário Camboriú

Uma atração que também não pode faltar no seu roteiro pelo litoral de Santa Catarina é o Bondinho do Parque Unipraias, o único do mundo a ligar duas praias com vista para a Mata Atlântica e para o mar durante todo trajeto. São 47 bondinhos aéreos que se deslocam a 16 Km/h e passam por três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras.

Avenida Atlântica, 6006 – Barra Sul – Balneário Camboriú | Tel.: (47) 3404-7600 | Site

Cristo LuzDivulgação

Uma das atrações que mais encantam na cidade é o Cristo Luz. O monumento está situado a 150 metros de altura, é um dos pontos mais altos da cidade e foi esculpido de forma artesanal em argamassa. Seu maior diferencial é a iluminação especial, feita com um sistema italiano com alta tecnologia, que gira em um ângulo de 180º e atinge um raio de 15 km. Para cada dia da semana existe uma cor predominante com uma representação simbólica que sempre engloba a paz.

Rua Indonésia, 800 – Balneário Camboriú | Tel.: (47) 3367-4042 | Site

Para quem gosta de natureza e aventura, o Complexo do Morro do Careca, situado a 100 metros acima do nível do mar, é o lugar certo no litoral de Santa Catarina. Para alcançar o seu topo e apreciar a vista que engloba a Praia dos Amores, Praia Central e Praia Brava, pode subir de carro por via asfaltada ou a pé, começando pela Praia Central. Do seu topo é possível saltar de parapente e apreciar de forma única as incríveis paisagens de Balneário Camboriú.

Praia dos Amores s/n | Tel.: (47) 9682-3159 | Site

Dicas gastronômicas em Balneário Camboriú

brownie-zarpoImagem ilustrativa

Para um desjejum exclusivo e inspirador no litoral de Santa Catarina, o Terraço Bistrô, situado no 33º andar do Edifício Terraços da Rainha, oferece ambiente sofisticado com vista panorâmica para os lindos cenários de Balneário Camboriú. O delicioso café da manhã é servido das 8h às 11h30 com um buffet cheio de delícias fresquinhas, tais como bolos, pães, cucas, sucos de frutas, geleias caseiras, frutas da estação e mais.

Rua Romeu Pereira, 84 – Balneário Camboriú | Tel.: (47) 98414-7243 | Site

Na Confeitaria Cafehaus Glória a primeira refeição do dia ganha os sabores especiais do café colonial, uma tradição das cidades com heranças alemãs, muito típico na região Sul do Brasil. Em 1977 a confeitaria abriu as portas, anexo ao Hotel Glória, para levar as iguarias além dos hóspedes. O seu roteiro começa com uma grande variedade de tortas, doces, strudels, cucas, pães, geleias, frios, defumados, folhados, salgados e sucos naturais.

Avenida Central, 480 – Balneário Camboriú | Tel.: (47) 3366-0519 | Site

Café du CentreDivulgação

Para um café da manhã com clima francês, a dica é o Café du Centre, uma referência de qualidade, luxo e sofisticação no litoral de Santa Catarina. Em um ambiente exclusivo, com decoração inspirada na charmosa Paris e trilha sonora francesa tocando suave ao fundo, os comensais experimentam receitas únicas, preparadas com o alto padrão Europeu. Dentre as iguarias do cardápio, merece destaque o croissant de parma, gorgonzola, figo e mel e o croissant de brie e geleia artesanal de framboesa.

Avenida Brasil, 3250 – Balneário Camboriú | Tel.: (47) 2125-9848 | Site

Para um almoço especial, não só com vistas para o mar, mas sob ele, vá ao Pharol Porto Cabral, restaurante flutuante, situado no Molhe da Barra Sul. Os comensais podem se deliciar com sushis e uma grande variedade de frutos do mar, inclusive o verdadeiro King Crab (caranguejo maior e mais carnudo que os encontrados no Brasil). Para animar, a casa conta com música ao vivo em versão acústica.

Molhe da Barra Sul, s/n – Balneário Camboriú | Tel.: (47) 3361-6400 | Site

A noite no litoral de Santa Catarina pode ficar por conta do Selenza Eat Drink & Play o primeiro Dining Club de Balneário Camboriú. Criado para unir alta gastronomia e boa música, o restaurante oferece ambiente moderno e sofisticado, culinária contemporânea comandada pelos experientes Chef’s Dudu Poerner e Eduardo Quevedo. Para beber enquanto aproveita os sets com o melhor da música eletrônica, a carta de drinks tem opções autorais e exclusivas.

Avenida Atlântica, 5020 – Balneário Camboriú | Tel.: (47) 3311-0137 | Site

Bombinhas

surf-zarpoImagem ilustrativa

Além de Camboriú, no litoral de Santa Catarina também vale a pena conhecer as belezas de Bombinhas. São mais de 30 praias, que atendem a todos os perfis de viajantes: com mar bravo e ondas fortes para os surfistas, com águas calminhas para famílias com crianças, com boa estrutura de quiosques para passar o dia de mar bebendo e petiscando e também praias desertas e selvagens, para quem busca sossego.

O que fazer em Bombinhas

Praia Bombinhas Vista

Quem prefere boa movimentação, fácil acesso e infraestrutura para aproveitar o dia de mar, vai gostar de Bombas e Bombinhas, as mais badaladas. Já para aproveitar um dia de muito sossego em uma praia praticamente deserta, siga para a Praia do Cardoso, acessível com cerca de 30 minutos de trilha leve. Outra que é garantia de tranquilidade é a Praia do Ribeiro, praticamente deserta e sem nenhuma infraestrutura.

Para uma visão panorâmica dos cenários exuberantes de Bombinhas, não deixe de visitar o Mirante Eco 360º, o ponto mais alto da cidade. Para chegar, basta percorrer uma trilha fácil de apenas 15 minutos em meio à mata nativa. Na base do mirante, conheça o pequeno museu sobre a fauna local, e lá em cima, além de apreciar a vista de tirar o fôlego – que engloba Zimbros, Mariscal, Campo Grande e as ilhas da Reserva do Arvoredo -, é possível descer uma tirolesa até um morro mais baixo, cruzando um vale com vista para o mar.

Rua Tatuira, 1 – Canto Grande Praia da Tainha – Bombinhas | Tel.: (47) 8408-7314 | Site

Sabores de Bombinhas

carne-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Para um almoço gostoso e cheio de boas energias, o lugar certo em Bombinhas é o Mandalas Steakhouse & Bar. Além de se inspirar na herança gastronômica que os imigrantes italianos deixaram, o restaurante combina a culinária local com os sabores do mar e da cozinha tradicional Argentina. Em um ambiente com clima místico e o som do mar pertinho, os comensais podem experimentar ótimos cortes de carnes argentinas, pizzas e massas.

Avenida Vereador Manoel J. Dos Santos, 1493 – Bombinhas | Tel.: (47) 3369-2926 | Site

Para provar um lanche de primeiríssima qualidade no litoral de Santa Catarina, vá ao O Alquimista Burger. A hamburgueria se destaca por utilizar um método francês de sucção à vácuo que permite que os produtos fiquem sempre frescos e cozinhem em baixas temperaturas, mantendo a característica organolépticas dos ingredientes. Uma das boas opções do cardápio é o O Alquimista (pão cervejinha, hambúrguer de 180g de carne bovina Angus recheada com queijo parmesão, bacon alquimista, cebola crispy, molho de whisky e molho de cheddar com cerveja stout. Acompanha molho de maionese artesanal com ervas frescas).

Avenida Girassol, 1057 – Bombinhas | Tel.: (47) 9119-3767 | Site

Itajaí

Itajai Santa CatarinaWeslley Silva/Flickr CC-BY 

Grudadinha em Balneário Camboriú, a cidade de Itajaí não pode faltar no roteiro pelo litoral de Santa Catarina. Além das heranças históricas do século 19, que exibem casarões coloniais bem conservados, o destino conta com belos cenários naturais compostos por praias e está às margens do Rio Itajaí-Açu, o maior do estado.

Descobrindo Itajaí

A Praia Brava, famosa em todo o estado por suas ondas fortes e campeonatos internacionais de surf, faz divisa com Balneário Camboriú, e na área da cidade, é chamada de Praia dos Amores. Cercada por restinga e Mata Atlântica, a praia tem faixa de areia extensa e é muito movimentada de dia e também à noite. Outra perfeita para surfar é a Praia da Atalaia, que por ter localização central e boa infraestrutura, costuma ter sua areia cheia. Para aproveitar um mar calmo, a Praia do Jeremias é o lugar. Nela fica o Pico do Papagaio, formação rochosa que é um cartão-postal da região.

Para mais contato com a natureza em Itajaí, faça um passeio ao Parque Natural Municipal da Atalaia. São cerca de 19 hectares com diferentes espécies de animais, árvores e trilhas que levam a dois mirantes. Para o Mirante Água são aproximadamente 1200 metros de caminhada e a vista engloba a Praia da Atalaia e o molhe que divide o mar do canal onde passam navios. Já para o Mirante Ar são 1150 metros de trilha e o visual é todo da Praia do Atalaia.

Rua Lila Heusi, 201 – Fazenda, Itajaí

Saboreando Itajaí

SushiImagem ilustrativa

Para se deliciar com as iguarias da culinária japonesa de frente para o mar, o Brava Sushi é referência na região. Com cardápio que vai do clássico ao moderno, o restaurante preserva a gastronomia oriental, mas acrescenta um toque especial brasileiro. Não deixe de saborear os criativos pratos especiais da casa, como o Crunch (salmão, polvo, shimeji, massago e flocos de arroz), e o Sashimi na Chapa (salmão coberto por castanhas, raspas de limão siciliano sobre alho poró e cebola branca).

Avenida José Medeiros Vieira, 2400 – Praia Brava – Itajaí | Tel.: (47) 3366-1851| Site

Inspirado nos encontros de amigos e família em torno da churrasqueira, o Santo Grill usa a brasa como base para todas as preparações e aproveita a oferta de peixes e frutos do mar da região, para elaborar um cardápio repleto de delícias. Um desses pratos especiais é o Tentáculos de Polvo (macio por dentro e crocante por fora, feito na brasa com páprica, limão siciliano e sal do Himalaia). O menu vai além do mar, com opções como o Entrecôte, famoso bife de ancho, parte dianteira do contra filé.

Avenida Ministro Victor Konder, 1212 – Fazenda – Itajaí | Tel.: (47) 3246-1076 | Site

Warung Beach ClubDivulgação

A noite em Itajaí é uma criança e o Warung Beach Club é uma das melhores casas noturnas do destino! O club, considerado um templo da música eletrônica, está situado em frente à Praia Brava e oferece a perfeita integração de música e natureza com decoração exótica, inspirada nas ilhas da Indonésia. Além da construção ser quase toda em madeira e palha, os móveis exclusivos, almofadas, lustres e objetos decorativos foram escolhidos pelos proprietários em viagem à ilha de Bali. Para animar o público, o som que sai das pick-ups é eletrônico em todas as suas vertentes, principalmente house e trance, com Djs renomados, como Renato Ratier, Aninha e Leo Janeiro.

Avenida José Medeiros Vieira, 350 – Itajaí | Tel.: (47) 3348-7643 | Site

Laguna

Praia da PontaFelipe Valduga/Flickr CC-BY

Situada na região sul do litoral de Santa Catarina, cerca de 120 km de Floripa, a cidade natal de Anita Garibaldi, é outro destino que rende muitas descobertas. Além de conservar um bonito centro histórico que recebeu influências de imigrantes alemães e italianos, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para os amantes da natureza é possível visitar 16 belas praias, muitas perfeitas para a prática de surf.

O que fazer em Laguna

O litoral do destino conta com opções de praias para todos os gostos. Os surfistas aproveitam as boas ondas da Praia do Cardoso e da Praia do Mar Grosso, que, com 2,5 km é a maior de Laguna e uma das mais bem estruturadas, com barracas, calçadão, ciclovia e restaurantes. Para um cenário selvagem e areias desertas, a pedida é percorrer a trilha de 20 minutos em meio à Mata Atlântica e dunas, para a Praia do Gravatá. Também não pode faltar no roteiro a Praia do Gi, onde está a famosa Pedra do Frade, que possui 10 metros de altura e 4 de diâmetro e é levemente inclinada, levantando especulações de como se sustenta e de como teria ido parar ali.

Farol de Santa Marta Santa CatarinaSuzana Gudolle/Flickr CC-BY

Outro ponto turístico do destino é o Farol de Santa Marta, o maior das Américas. Situado entre duas praias, no topo de uma montanha a 28 metros acima do nível do mar, o farol conta com 29 metros de altura, 85 km de alcance e está em uma reserva da Marinha. Para chegar é preciso pegar uma balsa e para visitá-lo por dentro é necessário reservar o passeio com antecedência.

Trilha Farol de Santa Marta, s/n – Farol de Santa Marta, Laguna

Para um almoço com as vistas encantadoras da barra de Laguna, vá ao Geraldo Restaurante! O cardápio da casa oferece uma gastronomia rica em frutos do mar com diversas receitas incríveis, preparadas pela Chef Dona Edna, como a Tainha ao Molho de Alcaparras, a Casquinha de Siri e o famoso Risóles de Camarão. Escolha um lugar na varanda à beira mar e aproveite ainda mais a experiência de um dos mais tradicionais restaurantes do litoral.

Rua Vereador Tomé Machado de Souza, s/n, Ponta da Barra – Laguna | Tel.: (48) 36475026 | Site

Imbituba

Imbituba

No litoral de Santa Catarina, no município de Imbituba, situado a 90 km da capital catarinense, está a mágica Praia do Rosa, a única baía brasileira escolhida pela associação The Most Beautiful Bays in the World como uma das mais bonitas do mundo. E além desse paraíso famoso mundo a fora, a região conta com os cenários inspiradores da Lagoa de Ibiraquera e outras praias de natureza preservada.

As belezas de Imbituba

Cercada por costões cobertos de Mata Atlântica, e com 2 km de extensão em formato de meia lua, a Praia do Rosa tem mar agitado e conta com uma lagoa de águas calminhas. Além da paisagem de tirar o fôlego, durante o inverno, nos meses de junho a novembro, a praia recebe a visita das Baleias Francas, que fogem do frio intenso da Antártida e escolhem as águas quentes para procriar e amamentar seus filhotes. Outra praia procurada pelos surfistas é a extensa Praia da Vila, que também tem trechos de mar calmo. Já na Praia da Ribanceira, além do surf, é possível praticar sandboard nas dunas.

Os melhores restaurantes de Imbituba

cafe-praia-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Um almoço à beira mar na Praia do Rosa fica perfeito com o Rosa Grill, restaurante com estilo rústico e clima descontraído típico da famosa praia. O cardápio é variado e, além dos imprescindíveis frutos do mar, tem massas, bruschettas, tapiocas, saladas tropicais e carnes. Uma das sugestões é o Filé de peixe grelhado (coberto com camarão com ervas, champignon, carne de siri grelhada, arroz temperado com ervas e batata grelhada com azeite e alecrim).

Praia do Rosa – Imbituba | Tel.: (48) 9168-7447 | Site

Para jantares inesquecíveis, vá ao Restaurante Tigre Asiático, situado no coração da Praia do Rosa. A gastronomia une as delícias da Tailândia, Indonésia e Japão, com pratos picantes, ácidos, doces e salgados, proporcionando uma exótica experiência gustativa. A viagem asiática se dá também com a atmosfera, composta por telhas, portas e janelas importadas de Bali e autênticos móveis e obras de arte balinesa e tailandesa. Uma das delícias do cardápio é o Goong Phad King (camarão ao gengibre e alho, green curry tailandês, açúcar mascavo, lemon Grass, molho de peixe, leve toque de shoyu, levemente picante. Acompanha típico molho thay de pimenta agridoce).

Estrada Geral do Rosa, s/n – Ibiraquera – Imbituba | Tel.: (48) 3355-7045 | Site

Garopaba e Guarda do Embaú

surf-praia-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O litoral de Santa Catarina tem muitos destinos com praias perfeitas para surfar. No sul do estado, no município de Garopaba, quem busca boas ondas pode apostar na Praia do Silveira, considerada uma das melhores do Brasil para a prática do esporte. Outra atração imperdível do destino é a Praia de Siriú, que abriga uma lagoa e dunas com até 40 metros e onde é praticado sandboard.

Guarda do Embaú

Guarda do Embau Santa CatarinaDouglas Scortegagna/Flickr CC-BY

É outro tesouro de Santa Catarina e está situado no município de Palhoça. Descoberto por hippies na década de 70, o destino ainda mantém uma atmosfera rústica e cenários intactos, o que rendeu o título de uma das mais belas praias do Brasil. Para colocar os pés na sua areia macia e branca e encarar suas altas ondas, é preciso atravessar o Rio da Madre, a nado ou com barco. Além da Guarda, Palhoça tem muitas outras preciosidades, tais como a linda Praia do Sonho, que é uma ótima fuga para quem procura águas tranquilas no litoral catarinense.

Garopaba para o paladar

Guna Madê HamburgueriaJulieta Kravcik/Divulgação

Para saborear lanches incríveis no litoral de Santa Catarina, não deixe de ir ao Guna Madê Hamburgueria. Denominados “Gunas”, os lanches são preparados artesanalmente com pão fresquinho, hambúrgueres grelhados no char broiler acrescentando um sabor de defumado, as verduras são frescas e bem selecionadas e tem opções variadas de queijo para os comensais escolherem. Para finalizar, o molho Aioli Guna dá um toque especial. O ambiente é descolado e criativo, com banquinhos feitos de caixas de engradados de refrigerante e pôsteres com frases nas paredes.

Rua Rio Grande do Sul, 161 – Garopaba | Tel.: (48) 3254-3939 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *