Roteiro Com o Melhor de Trancoso

Foi no final da década de 70 que a antiga aldeia jesuíta de nome São João Batista do Índios, fundada em 1586, foi redescoberta por hippies que desbravavam a natureza do sul da Bahia. Durante séculos apenas os índios abitavam a região, no entanto, desde os últimos 40 anos até então, o destino vem deixando o estilo hippie de lado e tornando-se cada vez mais chique e sofisticado, mas sem perder sua essência simples. Rústica e com atmosfera tropical, Trancoso, a vilinha dos hippies, agora é dos vips. Nesse roteiro, confira os melhores restaurantes, praias e passeios nesse encanto de vilarejo.

Os sabores da culinária regional e internacional

SobremesaImagem ilustrativa

Nascido de um sonho em comum pelos sócios Sandra Marques e Nando Leite, o Capim Santo – Pousada e Restaurante surgiu em 1985 e se consagrou na vilinha de Trancoso pela excelência da culinária servida em seu restaurante. Em um ambiente rústico, ornamentado com plantas e madeiras, a casa serve pratos da alta gastronomia com influências tropicais.

Rua do Beco, 55 – Quadrado | Tel.: (73) 3668-1122 | Site

Fora do quadrado, a casa é simples como todas as outras da vilinha de Trancoso. No entanto, o diferencial do La Chevicheria é visto no cardápio com especialidades da cozinha peruana. O destaque vai para o ceviche e o arroz chaufa, acompanhados de um refrescante pisco sour.

Estrada de Trancoso, 58 – Trancoso | Tel.: (73) 3668-2224| Site

MacarrãoImagem ilustrativa

Estrutura em madeira e clima romântico proporcionado pela decoração com plantas, o Cacau Restaurante propõe ainda mais sabor ao quadrado de Trancoso. A culinária baiana da casa é uma releitura com toques mais contemporâneos.

Praça São João Batista, 96 – Trancoso | Tel.: (73) 3668-1266 | Site

A paixão incondicional pelo destino praiano foi tanta que Fernando Droghetti deixou sua vida em São Paulo (onde se dedicava ao mercado financeiro) e foi ser proprietário do Restaurante Jacaré Brasil, em Trancoso. Durante o dia, o sol clareia o ambiente enquanto à noite, a iluminação baixa deixa a destaca a decoração em palhas do ambiente de choupana lounge. A cozinha autoral guarda um cardápio variado, com pratos saborosos e muito bem apresentados.

Rua Carlos Alberto Parracho, 121 – Trancoso | Tel.: 73) 3668-2158 | Site

Camarão Imagem ilustrativa

Concorrido e requisitado, são apenas 35 cadeiras por todo o espaço do Restaurante Uxua Quadrado. A casa mantém a identidade do local tanto no ambiente idealizado pelo design holandês Willbert Das, quanto nos pratos feitos com ingredientes indígenas, frutos do mar frescos, temperos dos colonizadores europeus e aquele toque orgânico e saudável que os hippies trouxeram.

Praça São João Batista, Trancoso | Tel.: (73) 3668-2277 | Site

A 27 anos em Trancoso, o que era uma singela doceria se transformou em mais um dos restaurantes requintados do Quadrado. O espaço simples e aconchegante do Cantinho Doce Restaurante oferece pratos da culinária baiana com influencias internacionais.

Rua do Bosque, 2 | Tel.: (73) 3668-1410 | Site

Em um espaço contemporâneo formado por mesas postas em volta da piscina, as refeições no Restaurante El Gordo são acompanhadas de um visual deslumbrante do mar ao fundo. A frente da cozinha, o chef Wladimir Umezu é o responsável pelo cardápio de gastronomia internacional com fortes influencias portuguesas.

Praça São João, 7, Trancoso | Tel.: (73) 3668-1193 | Site

O Quadrado

Vilarejo

Nas laterais do Quadrado de Trancoso, várias casinhas coloridas estão enfileiradas, nelas ficam residências, pousadas luxuosas, restaurantes estrelados, ateliês, lojinhas de artesanato local e até boutiques de grifes caras, tudo sob as sombras frescas das arvores verdinhas. No fundo, fica a Igreja São João Batista, e no centro do quadrado, mesinhas se espalham pela tarde e começa o burburinho. Também é comum os habitantes locais escolherem o meio para jogarem algumas partidas de futebol.

Trancoso – BA

À frente, as pequenas construções coloridas e simples dão forma ao Quadrado de Trancoso, e por de trás, um horizonte formado pelo céu que se encontra com o mar. Singela e simpática, a Igreja São João Batista é antiga, existe desde 1586, mesma época em que o vilarejo foi descoberto e denominado de Aldeia de São João. Por dentro, nada muito imponente, encontra-se os altares e imagens de São João Batista, São Benedito, São Sebastião e Santo André, além de 2 pias batismais e o púlpito.

Praça São João, s/n, Trancoso | Tel.: (73) 3668-1099 | Site

Badalação e agito pé na areia

Uxua BarDivulgação

Na Praia dos Nativos, sofás espaçosos e gazebos rústicos tomam conta da areia formando parte do Uxua Praia Bar Trancoso. Apesar de ter sido construído nos barcos abandonados do local, o bar esbanja o mesmo luxo que seu o hotel no qual pertence. A cozinha do bar dispõe de pratos da culinária baiana, petiscos, saladas, sanduíches, sobremesas e deliciosos drinks.

Praia dos Nativos – Trancoso | Tel.: (73) 3668-2277 | Site

Atento à crescente badalação de Trancoso, o Café de La Musique abriu suas portas no final de 2013, na Praia dos Coqueiros. Day beds espalhadas pela areia, deck e gramado fazem parte do ambiente da casa que propõe uma vibe “beach chic” pé na areia, um arraso de sofisticação. Inspirado nos beach clubs europeus, o público curte as atrações musicais (nacionais e internacionais) e a gastronomia, tudo diante de uma vista incrível para o mar.

Praia dos Coqueiros – Trancoso | Tel.: (73) 3668-1741 | Site

A natureza da região de Trancoso

Praia do Espelho Gabriel Castaldini/CC BY-SA 

Entre as vilas de Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho é dona de uma paisagem espetacular. Nela, o mar azul é tranquilo e recebe tons esverdeados. Como parte da composição do lugar, as falésias brancas e avermelhadas proporcionam imponência ao cenário. Os coqueirais deixam o clima ainda mais tropical e as piscinas naturais e pequenos rios permitem banhos relaxantes. Considerada uma das mais belas do litoral sul da Bahia, a praia guarda pousadas e barracas rústicas por suas areias.

Trancoso – BA

Próxima ao centrinho de Trancoso, a Praia dos Coqueiros tem bastante movimento e barracas de praias pelas sombras na areia. A quantidade de coqueiros explica o nome do lugar, que recebe ondas suaves do mar calmo em suas areias firmes. As águas são um pouco mais escuras, porém, nada desanimador, até porque banhar-se nelas é revigorante.

Trancoso – BA

Praia dos NativosCleideIsabel2/CC BY-SA 

Destino final do rio Trancoso, uma lagoa é formada junto à Praia dos Nativos. A mais próxima da vila, esse lugar é bastante frequentado pelos hospedes das pousadas sofisticadas que montam seus beach clubs e proporcionam badalação à praia. Nela, as areias são fofas e o mar é tranquilo, com coloração verde e azul-marinho.

Trancoso – BA

O acesso acontece através de uma ponte de madeira com vegetação em ambos os sentidos. Ao chegar lá, de um lado estão as falésias avermelhadas, do outro, as piscinas naturais formadas pela foz do rio e com a variação da maré. A paradisíaca Praia do Rio da Barra, com bastante coqueiros, esbanja areia lisa e dourada, e de quebra um mar agitado de tom esverdeado.

Estr. de Trancoso, s/n – Trancoso

CaraívaMarcelino Dias/CC BY-SA 

A um pouco mais de 1 hora de Trancoso, Caraíva está longe de ser um destino moderno. A luz elétrica chegou há pouco tempo, ao contrário do automóvel, que ainda não há no vilinha. Banhada pela praia de mesmo nome, o acesso à Caraíva acontece através de barcos que cruzam o rio. Ao adentrar o vilarejo, avista-se as casinhas coloridas, bares e restaurantes rústicos. Pela região, além das praias, passeios e paisagens surreais, é possível visitar a aldeia de Barra Velha, onde vivem famílias dos índios Pataxós.

Caraíva – BA



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *