Roteiro com o Melhor da Zona Norte de Florianópolis

Cassio Vogel Dorneles | Florianópolis é exatamente como diz a música A Cidade: “um pedacinho de terra, perdido no mar!…” – escolhida pela prefeitura em 1965 – é o Hino Oficial do Município, escrita por Cláudio Alvim Barbosa. Suas paisagens deslumbrantes combinam perfeitamente com a gastronomia rica em frutos do mar e passeios regados à uma natureza esplêndida. Nesse roteiro você irá conhecer a Zona Norte de Florianópolis e seus luxuosos estabelecimentos, sua maioria de frente para as mágicas praias, esse que é considerado mais calmo que os demais e banha as praias mais urbanizadas da cidade. Faça um tour pela região e descubra o melhor da charmosa Floripa!

Comece por Cachoeira do Bom Jesus

foto 1Imagem Ilustrativa

Depois de buscar na Itália o berço dos cafés, o Dolce Nero Cafés trouxe para a Zona Norte de Florianópolis o verdadeiro Espresso Italiano e outras bebidas à base de café, feitas com grãos puros brasileiros vindos direto do produtor, outros com o blend italiano que une cafés dos melhores produtores do mundo. O ambiente é estilo confortável e com toques que fazem lembrar a Itália, as mesinhas estão dispostas no lado de dentro e na calçada, as quais têm um certo charme. E não é só de cafés que vive o local, seu bolos e tortas são simplesmente de dar água na boca.

Rua Leonel Pereira,78 | Tel.: (48) 3304-7970 | Site

foto 2Imagem Ilustrativa

A gastronomia italiana também está na Zona Norte de Florianópolis, muito bem representada pelo Restaurante Caravaggio, um local comandado e que tem como donos um casal veneziano (Silvana e Maurizio), que trocaram sua cidade natal pela ilha de Florianópolis. Conhecidos por cozinhar pratos deliciosos, os donos decoraram o ambiente com máscaras do carnaval veneziano, que também pode ser considerado romântico por quem fica na mesinha charmosa da varanda. Um vinho italiano para acompanhar uma das massas caprichadas do cardápio, torna a experiência ainda mais revigorante.

Avenida Luiz Boiteux Piazza, 3180 | Tel.: (48) 3284-8210 | Site

Continue seu tour em Ingleses do Rio Vermelho

foto 3Imagem Ilustrativa

Se você já se imaginou sentado em um aconchegante lugar, apreciando uma deliciosa culinária de frente para uma linda Praia dos Ingleses, seu sonho está mais perto de se realizar, é só descobrir o incrível Beach House Bistrô & Lounge. Seu cardápio de pratos brasileiros tem ampla variedade de frutos do mar, e para acompanhar a carta de vinhos, cervejas, destilados e drinques, fecha com chave de ouro sua visita à esse estabelecimento refinado. Ao som de música de qualidade, os clientes podem aproveitar os aconchegantes decks decorados com cortinas brancas e sofás, que oferecem uma linda vista para o litoral da zona norte de Florianópolis.

Estr. Dom João Becker, 1137 | Tel.: (48) 3733-5343 | Site

foto 4Divulgação

Quem procura uma culinária totalmente francesa na Zona Norte de Florianópolis, pode ir sem medo experimentar os deliciosos pratos do menu do Chez Altamiro. Quem conhece a história do chef Altamiro Geraldo Nunes pode se surpreender, já que ele descobriu seu amor pela culinária por ironia do destino, quando conseguiu “consertar” o sabor de um molho que não tinha dado certo, na cozinha da pousada onde morava com a esposa. A partir de então, Geraldo começou a estudar sobre gastronomia em livros, jornais e revistas, começou a vender porções, lanches e pizzas, até fazer tanto sucesso a ponto de abrir um restaurante que serve pratos muito bem elaborados. A casa oferece saladas, carnes (que inclui a de avestruz), peixes e frutos do mar, e tem na decoração muito luxo, inclusive nos talheres, dispostos em diferentes tipos nas mesas.

 Rod. João Gualberto Soares, 7742 | Tel.: (48) 3269-7727 | Site

foto 5Rosanetur/Flickr CC-BY-SA

Além de curtir a Praia de Santinho de forma natural, tomando sol e dando bons mergulhos no mar, os visitantes não podem deixar de visitar o Museu Arqueológico ao Ar Livre Costão do Santinho, onde estão as Inscrições Rupestres e Petróglifos (desenhos em superfícies rochosas), com grafias de um a 4 mil anos atrás. A própria Praia do Santinho deve seu nome a uma das inscrições rupestres que lembra a forma de um santo, para qual pescadores costumavam agradecer mesmo depois de quase apagada. O caminho desse roteiro da zona norte de Florianópolis fica sinalizado e pavimentado, por onde é possível avistar figuras, painéis, esquemas geométricos, figuras antropomorfas e vestígios da população primitiva.

Estrada Vereador Onildo Lemos, 2505 | Tel.: (48) 3261-1768 | Site

Passe pela luxuosa Jurerê Internacional

Se a intenção é aproveitar a praia – inclusive o sol – e ao mesmo tempo degustar drinks e porções, com total conforto, é claro, o Café Riso Plage pode cuidar disso pra você. Debaixo de um grande sombreiro, e acomodados em cadeiras de praia confortáveis, os visitantes podem apreciar a culinária do chef premiado Fernando Gori, que não deixa de colocar em seus pratos e porções os frutos do mar. O ambiente diferenciado em plena praia e o serviço de qualidade, faz com que o local seja um dos mais bem frequentados da cidade.

 Alameda César Nascimento, Posto de Praia 01 | Tel.: (48) 3223-8753 | Site

adega-vinhos-zarpo-magazineImagem Ilustrativa

Propriedade do chef Eudes Rampinelli – que já trabalhou como personal chef do Guga – o Jay Bistrô encanta todo e qualquer visitante com sua estrutura moderníssima. Oferecendo a boa gastronomia italiana e espanhola, os clientes não podem deixar de experimentar a entrada “Palmito Pupunha na Brasa” ou a “Costelinha Jack Daniel’s”, e para fazer jus à Zona Norte de Florianópolis, pedir de prato principal o “Polvo com Folhado de Batata”, são tantas opções diferentes que vai ser difícil escolher por um. Sua arquitetura tem a assinatura da arquiteta Juliana Carvalho, e possui um salão todo espelhado e móveis em tons branco e preto, levam um toque de cor com a flor do centro de mesa. Para combinar com tanta elegância, nada como a carta de mais de 200 rótulos de vinhos, assinada por Durval Fernandes Junior.

Avenida dos Búzios, 1136 | Tel.: (48) 3364-5997 | Site

Esse lugar é feito especialmente para quem adora uma encantadora decoração, seja no ambiente ou nos pratos. O Donna Jurerê Internacional tem tudo o que um dining club (casa especializada em servir boa comida e ritmo de balada), precisa ter para acomodar bem seus clientes, como o glamoroso sofá dourado e as cadeiras azuis em estilo provençal. Para completar o ambiente, os lustres delicados e abajures em tom de lilás, tornam tudo mais descontraído e refinado. Seu projeto é assinado pela arquiteta Taty Iriê, e está de frente para a bela praia de Jurerê Internacional. O cardápio foi criado pelo Chef Italiano Dino Pisellini, mas a cozinha fica por conta da gastronomia italiana com perfil mediterrâneo contemporâneo, comandada por Fabiano Felício.

Avenida dos Pampos, s/n | Tel.: (48) 3282-1816 | Site

drinks-zarpo-magazineImagem Ilustrativa

É aqui mesmo que está a melhor festa de réveillon do Brasil, no Café de La Music de Florianópolis. O estabelecimento transformou a praia em um local badalado e frequentado por pessoas dispostas a aproveitar de muito luxo e requinte, além de oferecer gastronomia criativa e um cardápio gourmet. Seus grandes eventos de réveillon, carnaval e sunsets, fizeram a fama da casa à beira mar. Um grande espaço decorado com sofás repletos de almofadas, lustres luxuosos e o que nunca falta, muita gente bonita.

Avenida dos Merlins, s/n | Tel.: (48) 3282-1325 | Site

Mas não deixe de conhecer Jurerê Tradicional

O Villas Café acomoda os visitantes nas mesinhas dispostas na calçada (as mais concorridas), ou ficar no aconchegante ambiente interno, feito por cadeiras pretas confortáveis, algumas, que chamam mais a atenção, são as cadeiras de acrílico transparente, além dos meigos vasinhos de flores nas mesas. O cardápio é variado e além de cafés, sanduíches e as delícias do café da manhã, o Villas também oferece um menu recheado de pratos bem elaborados para o almoço, como os grelhados, além de tapas e saladas.

Alameda César Nascimento, 322 | Tel.: (48) 3206-6626 | Site

O sabor de Ponta das Canas

foto 11Imagem Ilustrativa

Aberto desde 1996, o Ristorante Lo Stivale tem o objetivo de trazer aos clientes a verdadeira essência da culinária italiana, em plena praia de Ponta das Canas. Além de pratos italianos, o local também trabalha com a gastronomia mediterrânea com ingredientes importantes, com um cardápio repleto de massas, carnes, aves, pescados e frutos do mar. Instalados em uma casa cercada pela natureza, o estabelecimento tem ambiente refinado interno e externo, o que deixa os clientes mais confortáveis para escolher entre um dos dois espaços, porém, tem apenas nas mesas internas as belas toalhas, já que as de fora oferecem um clima mais descontraído.

 Avenida Luiz Boiteux Piazza, 4838 | Tel.: (48) 3284-2079 | Site

foto 12.11Cassio Vogel Dorneles/Flickr CC-BY-SA

Localizada na zona norte de Florianópolis, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa começou a ser construída em 1740 e foi concluída 4 ano depois, tudo isso para fazer parte do triângulo como o segundo vértice construído por Brigadeiro José da Silva Paes. O local se trata de um belo conjunto arquitetônico, porém, a construção de mais significado é a Casa do Comandante com dois pavimentos, que também guarda o Paiol da Pólvora. Já a Capela é dedicada a São José, foi abandonada durante décadas, até ser tombada em 1938 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Hoje abriga uma exposição permanente montada na Casa do Comandante, onde estão expostos artefatos encontrados nas escavações. Além de tudo, o forte oferece uma vista deslumbrante!

Servidão José Cardoso de Oliveira, s/n | Tel.: (48) 3721-8302 | Site

Santo Antônio de Lisboa: a melhor parte da zona norte de Florianópolis

foto 13 - pixabayImagem Ilustrativa

FairyLand Cupcakes, é um lugar fofíssimo, comandado pelo chef Fernando Henrique Daquino Machado, que também é um dos proprietários. Antes de inaugurar o espaço, os bolinhos feitos pelo chef já eram muito apreciados por amigos, e agora são adorados pelos clientes – que somam mais de 1000 durante os finais de semana – desse lindíssimo estabelecimento, que oferece além de cupcakes e doces, uma incrível experiência com seu ambiente invadido pelo cheirinho de lavanda francesa, com variados livros nas estantes, móveis em estilo de “casinha de boneca” e uma lareira para completar.

Caminho dos Açores, 1740 | Tel.: (48) 3209-7462 | Site

Como se estivesse em uma casinha de boneca, a Patrícia Goedert Doçaria, já que sua decoração é completamente delicada. Desde as cadeiras em estilo provençal com flores desenhadas, até os lustres brilhantes pendurados no teto. Com paredes de vidro, e detalhes em rosa, azul e branco, a doceria acredita no lema “Coma com os olhos e alimente a alma”, frase escrita na parede do ambiente. O local trabalha com bolos artísticos, tortas, doces, salgados finos, muffins, bem-casados e cupcakes, os quais você pode escolher da vitrine ou fazer o seu próprio, colocando seu recheio preferido e sua cobertura.

 Avenida Osmar Cunha, 416 | Tel.: (48) 3035-1880 | Site

foto 15Imagem Ilustrativa

O café colonial do Dona Ciclana faz com que toda visita à Zona Norte de Florianópolis valha a pena. Do mesmo dono da confeitaria de sucesso Dona Fulana (Thiago Ribeiro), o estabelecimento serve doces retros, sanduíches do mundo, cafés especiais, sucos e outras delícias, que serve seu concorrido café colonial apenas aos finais de semana e feriados. Instalado em uma grande casa colonial, rodeada por um encantador jardim, o Dona Ciclana tem logo em sua entrada um espaço destinado aos cafés de produção própria “O Ciclano”, onde os clientes podem escolher um dos saquinhos para levar pra casa. Com ambiente interno e externo, suas mesinhas levam por cima uma toalha quadriculada e cadeiras coloridas.

Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 496 | Tel.: (48) 3334-3697 | Site

foto 15 mayDivulgação

Moderno e recheado de opções, o restaurante May tem 3 facetas em sua gastronomia, a Tailandesa, Vietnamita e Malaia. Ele está localizado no lugar mais bonito da Rota do Sol Poente, e tem um ambiente fechado com luz baixa e cores quentes que deixam no ar um clima intimista, com cadeiras aconchegantes e pequenas luzes penduradas no teto. Se preferir, acomode-se na área externa e curta o clima da Zona Norte de Florianópolis. Depois de experimentar alguns diferentes drinques, peça alguma porção como a “Coconut Shrimp Satay”, que são servidos como espetinhos de camarões empanados com coco e farinha, e que podem ser degustados com o toque doce da geleia de laranja e pimenta.

Caminho dos Açores, 1689 | Tel.: (48) 99118-8881 | Site

pato-zarpoImagem Ilustrativa

Conhecido nacionalmente pela ótima gastronomia, o Bistrô d’Acampora também é famoso chef Zeca D’Acampora, que criou o bistrô junto com sua família. Hoje, ele é comandado por seu filho Chef Fábio Coelho, que conserva o local com móveis antigos da residência, que ainda estão dispostos em todos os cômodos, como uma verdadeira casa aconchegante e luxuosa, que serve pratos saborosos a seus visitantes da Zona Norte de Florianópolis. Com lustres de cristal, paredes decoradas, tapetes cheios de detalhes, talheres e taças delicadas, o local recebe badaladas festas e casamentos, mas também é uma excelente escolha para uma tranquila refeição.

 Rua Gilson da Costa Xavier, 2179 | Tel.: (48) 3335-0322 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *