Os Encantos da Costa Rica no Roteiro Completo do Mag

Costa Rica é mesmo “Pura Vida”! O lema usado pelos costarriquenhos no dia a dia define bem como é a viagem para o país. Descoberta em 1502, a ex-colônia da Espanha está localizada na América Central, entre o Panamá e a Nicarágua, e chama a atenção pela natureza abundante com atividades de ecoturismo levadas a sério. A Costa Rica abrange cerca de 6% da biodiversidade presente em todo o mundo, conta com 35 parques nacionais e 8 reservas biológicas em seu território, e tem 25% de sua extensão protegida por leis ambientais. Cercado pelas águas do Caribe e do Oceano Pacífico, o país presenteia os viajantes com cenários inesquecíveis com florestas tropicais, vulcões, cordilheiras e belas praias.

Descubra no roteiro do Mag as atrações imperdíveis da capital San Jose e confira também outras regiões para percorrer e desfrutar de toda a Costa Rica.

Estadas com descontos exclusivos para aproveitar na Costa Rica

A histórica capital San Jose

Teatro Nacional - San JoseTillor87/CC-BY 

A capital San Jose é também a maior e mais populosa cidade da Costa Rica. Com inúmeras opções de passeios turísticos que incluem centros comerciais, construções históricas e parques nacionais, o município fundado no início do século XVIII é hoje uma movimentada metrópole. Quem visita o destino se depara com monumentos culturais como o Teatro Nacional, que foi construído em 1890 por famílias da aristocracia do país e é um dos símbolos da capital, e o casarão Castillo Azul, que carrega grande importância na história política, tendo abrigado o ditador Frederico Tinoco.

Continuando o tour pela cidade, é possível visitar museus divertidos como o Los Niños. Inaugurado em 1994, ele é considerado o primeiro do tipo interativo da América Central, e oferece atividades de temáticas educativas voltadas para história, arte, ciência e tecnologia. A capital ainda conta com casas históricas como o Museu Nacional da Costa Rica, e os dedicados à arte, como o Museu de Arte Costarriquenha. O entretenimento também é garantido com as apresentações culturais no parque urbano Morazán Park e na praça central Plaza de La Cultura. Para quem deseja conhecer as delícias gastronômicas da região, restaurantes como o Nuestra Tierra e o La Terrasse Cuisine Française são excelentes pedidas.

Siga para as aventuras do ecoturismo de Puntarenas

Puntarenas - Costa Rica

A aproximadamente 100 km de San Jose, a pequena região de Puntarenas está localizada na costa do Oceano Pacífico, e abriga um dos principais portos da Costa Rica. Entre as províncias turísticas mais importantes do país, Puntarenas chama a atenção por seus parques cercados por vegetação preservada. O destaque fica por conta da Reserva Biológica de Monteverde, com trilhas ecológicas ideais para caminhadas que levam até exuberantes cachoeiras onde o mergulho é obrigatório! Além disso, quem visita a cidade não pode deixar de parar em um dos miradouros e observar as diversas espécies de aves que migram para a província. Para ficar ainda melhor, o destino também dispõe de orlas paradisíacas, como a bela Praia Santa Teresa, com ondas perfeitas para a prática de surf e formação rochosa excelente para cavalgadas, acampamentos, mountain bike e muito mais!

Com um pouco mais de 10 mil km² de extensão territorial, Guanacaste está a cerca de 2h de Puntarenas. Banhada ao leste pelo mar do Caribe e ao oeste pelo o Oceano Pacífico, a província não pode ficar de fora do roteiro turístico da Costa Rica. Repleto de áreas com vegetação, ecossistema e costas protegidas, o destino é ideal para aqueles que desejam explorar o ecoturismo para praticar arvorismo, bungee jumping, rapel e tirolesa, além de passeios a cavalo. Considerada um “paraíso ecológico”, a região conta com parques de reservas naturais como o Selvatura Park e a Zona de Conservação de Guanacaste. Além disso, está cercada por formações geológicas, como o vulcão Rincón de la Vieja, e praias famosas por seus mares de águas cristalinas e extensas faixas de areia branca, como a Playa Conchal e Playa Carrillo, onde é possível praticar esportes como rafting, surf e mergulho.

Em seguida conheça as formações vulcânicas de Alajuela

Alajuela - Costa Rica Rodtico2/CC BY-SA 

Fundada em 1782, a província de Alajuela está localizada a 200 km de Guanacaste e, além de terra natal do “herói nacional” Juan Santamaría, é também uma das áreas mais extensas da Costa Rica. Seu amplo território se estende ao norte com a Nicarágua e está cercado por áreas compostas de rica flora e formações rochosas que rendem ótimos passeios turísticos. Entre as atrações da cidade, o Vulcão Poás se destaca nas formações da Cordilheira Vulcânica Central e é um dos mais procurados pelos visitantes da região. O vulcão é um dos sete ainda ativos no país, e impressiona por suas paisagens de tirar o fôlego, formadas por crateras com fumarolas em vários pontos e lago ácido de coloração azul turquesa. Para completar, os passeios pela região também incluem compras de artesanato local, visita ao Museo Histórico Cultural Juan Santamaría e a Catedral Alajuela, entre outros.

Na viagem entre Guanacaste e Alajuela, os viajantes encontram o Parque Nacional Vulcão Tenório, que protege o vulcão homônimo ainda ativo, que conta com 2 mil m de altura e possui três crateras explosivas. O passeio pelo parque, considerado “um dos segredos mais bem guardados da Costa Rica”, é imperdível para os amantes do ecoturismo. Para chegar lá é preciso percorrer o trekking com um pouco mais de 1h pela fauna e flora da região. Depois de subir e descer as trilhas, os aventureiros são agraciados com lugares que parecem pintados à mão, como a Cachoeira do Rio Celeste, que conta com mais de 30 m de queda d’água. Há ainda, o Rio Celeste, que por causa da reação química causada pela união de rios incolores com concentração de silicato de alumínio e enxofre, formam sua coloração azul turquesa cinematográfica.

Uma pequena parada para admirar as belezas históricas de Cartago

Cartago - Costa Rica puroticorico/CC-BY 

A província de Cartago é uma das regiões mais importantes da história da Costa Rica. A cidade, que foi capital do país até 1823, se destaca por suas atrações religiosas e históricas que convidam os viajantes a embarcar nas origens das tradições costarriquenhas. Entre os principais pontos turísticos, as Ruínas de Cartago e o sítio arqueológico Guayabo são imperdíveis. A apenas 25 km de San Jose, a cidade que mantém tradições da época colonial, também oferece aos turistas a oportunidade de embarcar nas aventuras das Cordilheiras de Talamanca e Central, onde estão os vulcões Irazú e Turrialba.

Embarque para a fascinante flora de Puerto Limón

Puerto Limón - Costa RicaWolfgang Sombeck/Domínio público

Banhada pelo mar do Caribe, a província de Puerto Limón é um verdadeiro paraíso natural da Costa Rica. Emoldurada pela vegetação abundante característica do país, a região oferece experiências únicas aos viajantes, como explorar parques nacionais como o Parque Torturego e o da Cahuita. Além disso, é possível presenciar os trabalhos de proteção ambiental e reserva de espécies marinhas, como acontece na época de desova das tartarugas verdes. Os turistas também podem aproveitar as praias de águas tranquilas e largas faixas de areia, como a Praia Cahuita, além de toda a zona costeira para praticar esportes aquáticos como snorkeling, surf e muito mais!

Descubra outras atrações da Costa Rica no roteiro Mag



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *