Roteiro com o Melhor do Centro de Florianópolis

As belezas naturais são um dos principais fatores que atraem os turistas à capital do estado de Santa Catarina. No entanto, o que muitos acabam ficando por saber são os atrativos que o centro de Florianópolis guarda. Rico em história, arte, cultura e natureza, os pontos turísticos dos principais bairros do centro proporcionam um roteiro pelo ponto de início da cidade. Com a presença de restaurantes considerados referências gastronômicas, isso tudo fica ainda mais completo e saboroso. Confira!

Café da manhã no centro de Florianópolis

ponto-do-pao-zarpoFernando Willadino/Divulgação

A fama atribuída pela qualidade dos produtos, principalmente do pão, tem um motivo: o carinho como parte principal dos ingredientes. Aberto em 2004, o Ponto do Pão é uma das opções para o café da manhã no centro de Florianópolis. Pães, baguetes, lanches, sanduíches quentes e naturais, croissants e outras delícias da confeitaria são uma das opções que podem ser perfeitamente acompanhadas de um café.

Avenida Prefeito Osmar Cunha, 310 – Centro | Tel.: (48) 3025-5253 | Site

Tudo começou em 1991 quando Maurício Machado, junto de seu pai e seu irmão, compraram uma padaria existente na Rua Mauro Ramos. A aquisição consagrou a entrada da família no ramo da panificação. No entanto, após encontrarem falhas no novo negócio, venderam o ponto assim que surgiu a primeira oportunidade, logo em seguida, mudaram-se para um no centro de Florianópolis, consolidando de vez a marca O Padeiro de Sevilha. O lugar aparentemente é o melhor café da manhã da cidade, e não sou eu quem digo, são as premiações. No ambiente, os próprios clientes podem se servir com as comidinhas postas nas prateleiras repletas das mais diversas e excelentes opções.

Rua Esteves Júnior, 214 – Centro | Tel.: (48) 3025-3402 | Site

Almoço ou jantar, ótimos restaurantes não faltam

massa-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Num ambiente altamente sofisticado, com decoração e mobílias modernas, o Artusi Restaurante é um dos melhores endereços gastronômicos do centro de Florianópolis. Alysson Müller é o chef responsável pela cozinha da casa, os pratos que de lá saem são de sua autoria. Tudo isso é resultado das viagens e pesquisas feitas pelo chef na Itália, que sempre mantém o cardápio italiano, atualizado.

Rua Bocaiúva, 2090 – Centro | Tel.: (48) 3037-2228 | Site

Sandra, formada em hotelaria, é uma portuguesa que sempre viveu em seu país de origem. Durante as experiências profissionais de Sandra, Anderson, um brasileiro que estava pela Europa se especializando em gastronomia, cruzou o caminho da hotelaria, e desse encontro, surgiu o Taberna Ibérica, só que em Florianópolis. O ambiente agradável possui grandes janelas de vidro que privilegiam os convidados com uma vista para a Ponte Hercílio Luz. Durante a noite, em um jantar, a ponte fica ainda mais espetacular com a iluminação que realça seu formato. No cardápio, a especialização do restaurante é notada pelos pratos da culinária portuguesa, onde o grande destaque é o bacalhau.

Rua Felipe Schmidt, 1333 – Centro | Tel.: (48) 3225-0913| Site

culinaria-cordeiro-vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Influenciado por suas viagens ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que buscava constantemente novas inspirações, a personalidade do Chefe Ricardo Almeida é marcada pela culinária tradicional francesa, a mesma que contempla o Bistrô da Praça, no centro de Florianópolis. A casa minuciosamente decorada esbanja o mesmo requinte dos restaurantes tradicionais da França. Aconchego é o efeito predominante no ambiente. No momento da refeição, um bom vinho acompanha.

Largo Benjamin Constant, 663 – Centro | Tel.: (48) 3224-1137 | Site

Localizado em frente à Praia dos Ingleses, no centro de Florianópolis, o Restaurante Canto do Mar é um dos grandes destaques gastronômicos da cidade. Com ambiente bastante intimista, o lugar proporciona os convidados com uma vista belíssima do mar da praia logo em frente. Apesar de ser parte do hotel ao qual pertence, a casa é aberta ao público. Nela, os convidados são privilegiados com o sabor e qualidade da culinária regional e internacional, com ênfase em pratos à base de frutos do mar.

Rua das Gaivotas, 984 – Praia dos Ingleses | (48) 3261-3006 | Site

Passeios com muita arte, histórica, cultura e natureza

ponte-hercilio-luz-zarpo

No ano de 1922, Florianópolis começava a erguer uma obra que mudaria sua rotina: a Ponte Hercílio Luz. O feito que era para ter sido chamado de Ponte da Independência, resolveu homenagear seu idealizador, o governador Hercílio Luz, que morreu antes da ponte ser terminada. Tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico da cidade de Florianópolis, o projeto da ponte é de autoria dos engenheiros norte-americanos Robinson e Steinman, que visava ligar os bairros do centro de Florianópolis à parte continental. Atualmente fechada por medidas de segurança, a Ponte Hercílio Luz carrega consigo fama de uma das maiores pontes pênseis do mundo, e de um dos principais pontos turísticos da cidade.

Centro | Site

Em um casarão do século 18, os estilos neoclássico e barroco formam o projeto arquitetônico do Palácio Cruz e Souza, onde fica instalado o Museu Histórico de Santa Catarina. Na Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis, o lugar que antigamente era a sede do Governo, mantém um acervo bibliográfico, arquivístico, arqueológico, museológico e arquitetônico. Pelas obras expostas, a escadaria em mármore de Carrara, estátuas de cavaleiros medievais em bronze, assoalhos trabalhados em marchetaria, salas com mobiliários do século XIX e um imenso e esplendoroso vitral art-nouveau.

Rua Ten. Silveira, 60 – Centro | Tel.: (48) 3665-6363 | Site

Dedicado à preservação da memória e da obra de Victor Meirelles, um dos mais importantes pintores do Romantismo brasileiro, o Museu Victor Meirelles é também um dos pontos turísticos do centro de Florianópolis. Instalado desde 1952 na casa que pertenceu ao artista, o museu promove uma programação de exposições temporárias de arte contemporânea, cursos, oficinas, concertos, palestras, entre outros eventos.

Rua Rafael Bandeira, 41 – Centro | Tel.: (48) 3222-0692 | Site

flirck-mercado-municipal-florianopolis-zarpoRodrigo Soldon/Flickr CC-BY

Valorizado como patrimônio histórico, cultural e artístico do centro de Florianópolis, o Mercado Público é o centro de comércio da capital catarinense. A construção é composta por duas alas (norte e sul) separadas por um vão central, onde a comercialização de alimentos, artesanato, vestuários, utensílios diversos, etc., ocupa todos os espaços. Bares e restaurantes do mercadão ganham fama pelos pratos da culinária local, transformando em grandes destaques o pastel de berbigão e porções de camarão e peixe frito.

Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro | Tel.: (48) 3225-8464 | Site

Construído em 1774 para proteger a Vila de Nossa Senhora (atual “Floripa”) das embarcações inimigas que poderiam acessar a Ilha através da Baía Sul, o Forte de Santa Bárbara da Vila fica em uma pequena formação do centro de Florianópolis. O lugar já serviu de lazareto e enfermaria militar, de sede da Capitania dos Portos e depois do Governo do Estado. Hoje, reformado e descaracterizado de como era antigamente, abriga o Centro Cultural da Marinha no estado, além de ser considerado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Rua Antônio Luz, 260 – Centro | Tel.: (48) 3324-1415 | Site

flickr-forte-santana-do-estreito-florianopolis-zarpoOtávio Nogueira/Flickr CC-BY

Construído por volta de 1971 para proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro (atualmente Florianópolis) das embarcações que adentrassem pela Baía Norte, o Forte Santana do Estreito fica localizado junto ao estreito de união das Baías Norte e Sul. O marco histórico do lugar foi em 1893, quando houve uma troca de tiros com a esquadra rebelde durante a Revolução Federalista. Após passar por diversos usos, reformas e uma restauração definitiva, em 1938 o Forte Santana foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sediando desde 1975 o Museu de Armas da Polícia Militar de Santa Catarina.

Ponte Hercílio Luz, 1400 – Centro| Site

Instalado em 1930 sob a Ponte Hercílio Luz, o Museu de Armas Major Lara Ribas se localiza no Forte Santana do Estreito sendo uma das atrações turísticas do centro de Florianópolis. O nome presta homenagem ao Coronel da Polícia Militar Antônio de Lara Ribas, responsável por selecionar armas apreendidas de importância histórica para compor o acervo. Na exposição permanente do museu, encontra-se pistolas, fuzis, metralhadoras, anti tanques, antiaéreas, além de fardas de soldados, insígnias e fotos antigas da cidade.

Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral, 525 – Centro | Tel.: (48) 3229-6947 | Site

centro-integrado-de-cultura-florianopolis-zarpoMárcio Henrique Martins/Divulgação

Inaugurado em 1982, o Centro Integrado de Cultura foi criado para abrigar as diversas formas de manifestação da cultura artística de Santa Catarina. O nome do Professor Henrique da Silva Fontes como complemento ao título oficial do centro, é uma homenagem à figura eminente e importantíssima da Universidade Federal de Santa Catarina. O espaço ainda sedia grandes salões de exposição, bibliotecas setoriais, cinema, o Teatro Ademir Rosa, o Museu de Arte de Santa Catarina, o Museu da Imagem e do Som, as Oficinas de Arte, o Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, a Escolinha de Arte, o Espaço Lindolf Bell, o Café Matisse, etc.

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica | Tel.: (48) 3664-2555 | Site

A vista da capital catarinense fica por conta do passeio ao Morro da Cruz, uma formação rochosa na parte insular da cidade. No pico de 285 metros de altura, encontra-se um mirante, onde é proporcionado uma das melhores vistas panorâmicas do centro de Florianópolis, como os bairros Palhoça, São José e Biguaçu. Na parte sul do morro, o aeroporto Hercílio Luz faz parte da paisagem. O principal acesso ao mirante é pela Rua do Antão (via Beira Mar Norte), que fica no bairro Agronômica.

Rua do Antão – Agronômica

bike-parque-zarpo-magazineImagem ilustrativa

O passeio repleto de natureza do centro de Florianópolis fica por conta do Parque Ecológico do Córrego Grande, a antiga reserva florestal do IBAMA cedida ao município. Na área de 22 hectares, há uma estrutura de para passeios familiares, onde é proporcionado equipamentos de lazer, com lagos, pistas de caminhada, bancos, etc. São mais de 100 espécies diferentes de árvores que compõem a vegetação do parque. Já, a fauna é caracterizada pelos animais domesticados (como patos, coelhos e galinhas), pássaros, pequenos mamíferos (como os saguis e gambás), répteis (jabuti, cágados e jacarés-de-papo-amarelo).

Rua João Pio Duarte Silva, 535 – Córrego Grande | Tel.: (48) 3269-9551



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *