Roteiro com o Melhor da Feira de Santana

Terra do maior e mais antigo carnaval fora de época do Brasil, Feira de Santana, no estado da Bahia, recebe suas micaretas desde 1937 e desde então o evento só cresce e reúne milhões de pessoas. Se você for viajar para a cidade, seja para foliar, ou apenas para conhece-la, saiba que Feira de Santana é repleta de passeios que reúnem cultura baiana, arquitetura e uma culinária para lá de saborosa.

Arte e cultura compõem o roteiro de Feira de Santana

Fundado no ano de 1967, em um casarão de 1916, o Museu Regional de Arte foi primeira instituição do tipo museológica em Feira de Santana. Após ter sido fechado por 2 anos e ter passado por reformas, o museu hoje conta com um valioso conjunto de obras assinadas por grandes artistas, entre eles, Di Cavalcanti e Vicente Rego, percussores do Movimento Modernista no Brasil, além das coleções de obras inglesas de arte naïf e nipo-brasileira datadas entre as décadas de 50 e 60.

R. Conselheiro Franco, 66 – Centro | Tel.: (75) 3221-9611 | Site

Igreja Senhor dos Passos Paulomedford/CC BY-SA 

Existente desde 1852, sob os comandos do Coronel Felipe Ferreira de Cerqueira, a Igreja Senhor dos Passos foi erguida junto a um cemitério ao lado da residência de seu fundador. Em 1864, tanto a Igreja, quanto o cemitério foram demolidos para a construção da sede da prefeitura de Feira de Santana. Em 1921, na parte sul do terreno, a igreja foi reconstruída em estilo arquitetônico neogótico sob a confiança do engenheiro Acyole Ferreira da Silva.

Av. Sr. dos Passos, 1042 – Centro | Tel.: (75) 3623-1347 | Site

Atraente e chamativo, a construção da Avenida Senhor dos Passos chama a atenção de quem passa pelo centro de Feira de Santana. O Paço Municipal Maria Quitéria tem estilo arquitetônico eclético (movimento que influenciou a arquitetura europeia desde a metade do século XIX até o início do século XX), onde é misturado traços da arquitetura clássica (representado por colunas) e barroco (por meio da riqueza de detalhes). Imponente e majestosa, o lugar sedia a Prefeitura de Feira de Santana, o Fórum, Câmara Municipal, Biblioteca Pública e Posto de Higiene da cidade.

Avenida Senhor dos Passos, 980 – Centro | Site

Criado em 1914 pelo Coronel Bernardino da Silva Bahia, o Mercado de Arte Popular, na verdade, era Mercado Municipal durante a época. O prédio de arquitetura neoclássica, abrigou o comércio de secos e molhados de Feira de Santana durante anos, porém, em 1980, quando Cobert Martins da Silva era prefeito, o Mercado Municipal passou por reformas (onde manteve a fachada arquitetônica), transformando-se em um espaço dedicado ao comércio e cultura da cidade. Culinária típica e artesanato rico eram – e continuam sendo – as atrações do lugar.

Av. Getúlio Vargas – Centro

Parque Lagoa ou então, Parque Municipal Erivaldo Cerqueira – tanto faz –, em Feira de Santana os moradores conhecem por ambos os nomes. Ao redor da Lagoa do Geladinho, o espaço oferece pista de cooper, parque infantil, aparelhos de exercícios físicos, quiosques de lanches, etc. Muito frequentado por famílias, a área de lazer incentiva a sustentabilidade e mantém animais como peixes, cisnes, patos e pássaros.

Av. José Falcão da Silva, 1369 – Queimadinha | Tel.: (75) 9178-3030

Observatório Astronômico AntaresAndrevruas/CC-BY 

Criado em 1971, o Observatório Astronômico Antares é um centro de pesquisas relacionadas a astronomia, astrofísica, física solar e sensoriamento remoto, ligado aos demais importantes centros astronômicos e astrofísicos do mundo. O lugar promove visitação para estudantes e para amantes da astronomia em geral, totalizando cerca de 300 pessoas por dia.

R. Barra, 925 – Jardim Cruzeiro | Tel.: (75) 3624-1921 | Site

Cafés e culinária saborosa

Vanille Cafetiére - Feira de Santana Imagem ilustrativa

Dois ambientes fazem parte da planta do Vanille Cafetiére, o externo, com mesas maiores, de onde dá para ver o movimento da rua, e o interno, com mesinhas de madeira bem pequenas, responsáveis por propagar conforto ao espaço. No cardápio do lugar há uma grande variedade de bebidas, no entanto, a atração é o café mocha (um expresso com leite vaporizado e calda de chocolate), um bom item para acompanhar os deliciosos salgados, tortas ou bolos.

R. Domingos Barbosa de Araújo, 608 – Centro | Tel.: (75) 3625-9522 | Site

Com decoração e arquitetura típica de um bistrô parisiense, o Le Glacier Laporte Café é definitivamente um cantinho da França em Feira de Santana. Como se não bastasse o charme, a música do ambiente deixa o clima ainda mais intimista para provar das atrações do cardápio, como os cafés e, principalmente, os sorvetes deliciosos e variados.

R. Cachoeira, 143 – Centro | Tel.: (75) 3023-9960 | Site

Unique Caffe Lounge - Feira de Santana Imagem ilustrativa

No começo era apenas uma cafeteria, com o passar do tempo, o cardápio foi ampliado e agora se tornou praticamente um restaurante de Feira de Santana. Apesar de pequeno, o Unique Caffe Lounge é bastante aconchegante, com mesinhas próximas umas das outras e iluminação baixa durante à noite. Conhecedor profundo da culinária internacional, o dono trabalhou em um cardápio com pratos da alta gastronomia.

R. Boticário Moncorvo, 790 – Centro | Tel.: (75) 3471-1112 | Site

O estabelecimento de fachada simples remete às casas de arquitetura barroca de antigamente, nele é instalado a Oxente Menina Pizza na Pedra, a pizzaria excêntrica de Feira de Santana. O diferencial do lugar é a maneira de como as pizzas são assadas e servidas: na pedra. O procedimento mantém as massas mais quentes e crocantes por mais tempo. No cardápio variado, qualquer sabor escolhido é de arrancar suspiros.

Rua Doutor Sabino Silva, 810 – Centro | Tel.: (75) 3223-6719 | Site

Churrascaria Los Pampas - Feira de SantanaImagem ilustrativa

Na Churrascaria Los Pampas, o público de Feira de Santana se delicia com um saboroso rodízio de carnes nobres, frutos do mar, sushis, saladas, frios e réchauds. São mais de 25 tipos de carnes que vão desde cortes tradicionais – como picanha e baby beef – até aos mais nobres – ancho, carré e paleta de cordeiro. No buffet diversificado, queijos finos, frutos do mar, réchauds com pratos quentes e guarnições, além de estação oriental e massas.

Av. Eduardo Fróes da Mota, 20 – Lagoa Salgada | Tel.: (75) 3622-6829 | Site

Moderno e sofisticado, o ambiente bem decorado do Vivas Restaurante propõe uma atmosfera intimista ao mesmo tempo em que requinte é visto em cada detalhe. A casa serve os mais finos pratos da cozinha contemporânea, como petiscos, saladas, massas, risotos, etc. Na carta de vinhos, rótulos nacionais e importados acompanham na hora de saborear os pratos da alta gastronomia.

R. do Equador, 44 – Centro | Tel.: (75) 3616-3000 | Site

Culinária e vida noturna

Culinária e vida noturna - Feira de SantanaImagem ilustrativa

Aliando culinária a diversão noturna, o The House Discolounge concilia restaurante e boate. Resumindo: não precisa sair do estabelecimento para estender a noite em Feira de Santana. Com ambientes intimistas, a casa noturna dispõe de uma gastronomia requintada com pratos que concentram bastante sabor, com o risoto de camarão com gorgonzola e uvas verdes, por exemplo. Na casa noturna, a agenda musical conta com música sertaneja, eletrônica, entre outros gêneros.

Av. Governador João Durval Carneiro, 3655 – São João | Tel.: (75) 99284-1009 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *