Roteiro com o Melhor da Zona Norte de Porto Alegre

Alguns dos bairros da capital gaúcha que merecem ser conhecidos estão situados na Zona Norte de Porto Alegre. Esse pedaço da cidade, apesar de ser bem residencial, conta com boas opções de restaurantes, algumas das melhores casas de shows do estado e gostosas áreas verdes para curtir um dia sol e céu daquele azul que só o Rio Grande do Sul tem. Confira as dicas da Mag e aproveite!

Antes de mais nada: café

BadenImagem ilustrativa

Situado no bairro Passo d’Areia, o Baden Torrefação de Cafés Especiais é um dos mais descolados cafés da capital gaúcha. Criado em 2014 com a intenção de valorizar e expandir a cultura dos Cafés, a casa é uma ótima pedida para um café da manhã aos sábados, quando a casa abre às 9h. Os cafés são selecionados de forma rigorosa e torrados conforme perfis de torra individuais, para que se possa explorar ao máximo as características e qualidades de cada grão. No ambiente que mescla um pouco dos estilos industrial, rústico e vintage, é possível sentar-se no confortável sofá retrô, saborear produtos fresquinhos, aprender mais sobre a bebida e também levar para casa grãos moídos na hora. De segunda a sexta funciona das 14h às 19h, então se o seu roteiro for na semana, passe para um cafezinho da tarde.

Rua Azevedo Sodré, 74 – Passo d’Areia | Tel.: (51) 3407-3827 | Site

O verde da Zona Norte de Porto Alegre

Parque germaniaEmanuele Spies/Flickr CC-BY

Após o café que tal um passeio ao ar livre? Uma das mais belas áreas verdes da cidade é o Parque Germânia, situado no mesmo bairro. Para aproveitar um dia de sol, o parque oferece jardins e uma área de preservação que abriga inúmeras espécies vegetais e animais e 1,2 mil espécies nativas. Além da natureza, tem opções para o lazer, tais como quadras de tênis, quadras para vôlei, basquete e futebol de salão, cancha de bocha coberta e iluminada, playgrounds, aparelhos de ginástica, caminhos para corrida ou caminhada.

Avenida Túlio de Rose, S/N – Passo d’Areia | Tel.: (51) 3366-0367

Parque chico mendesImagem ilustrativa

Outro espaço da cidade para quem quer entrar em contato com a natureza, é o Parque Chico Mendes, situado entre os bairros Jardim Leopoldina e Chácara da Fumaça. Os visitantes podem aproveitar uma grande área verde composta por eucaliptos e árvores nativas, abrigo de diversas espécies de pássaros. Há também quadras de vôlei, de basquete, de futebol de salão e campos de futebol.

Rua Um, 6 – Jardim Leopoldina – | Tel.: (51) 3348-9939

Praça Província de ShigaImagem ilustrativa

Para mais um passeio em contato com a natureza, conheça a belíssima Praça Província de Shiga, uma das mais bonitas da capital gaúcha. São 3860 metros de área verde, financiados pelo governo do Japão, para celebrar o convênio de fraternidade entre o Rio Grande do Sul e Shiga. A praça foi projetada pelo arquiteto paisagista Kunie Ito, que se inspirou em um típico jardim nipônico, com um pequeno lago, cascata, quiosque e elementos orientais.

Avenida Cristóvão Colombo, s/n – Passo d’Areia

Porto Alegre Country ClubImagem ilustrativa

Um lugar para apreciar a natureza e ainda praticar um dos esportes mais elegantes, é o Porto Alegre Country Club. Com mais de 50 hectares de gramado, cercado por mata nativa, e 18 buracos, a cancha de golfe do local é considerada uma das melhores do Brasil. E um destaque especial para os golfistas, é o simulador de golfe com tecnologia de ponta, um equipamento que permite a prática do esporte em local fechado de forma que o jogador não dependa das condições climáticas e nem de horário.

Rua Líbero Badaró, 524 – Passo d’Areia | Tel.: (51) 3328-3011 | Site

Os sabores da Zona Norte de Porto Alegre

Ratskeller BaumbachImagem ilustrativa

Uma dica imperdível para comer bem em POA, é o Ratskeller Baumbach, restaurante que surgiu a partir do amor do Sr. Orlando e a dona Vera. Além de ter sido estrelado pelo Guia 4 Rodas, foi eleito diversas vezes pela Revista Veja como um dos melhores restaurantes de Porto Alegre. No especial buffet de almoço, os comensais encontram a cada dia da semana um prato diferente e cheio de sabor e toda a tradição que esse restaurante carrega a 28 anos. Às sextas o bacalhau é a pedida, e, se a visita for para um almoço de domingo, aposte no joelho de porco cozido, uma das especialidades da casa.

Avenida Pará, 1324 – São Geraldo | Tel.: (51) 3222-0940 | Site

O Schullas é outro que é mais que tradicional e já é considerado um clássico de Porto Alegre! O restaurante está situado em um casarão, com decoração alemã e um cardápio também inspirado no país, com destaque para as especialidades, como o filé recheado com molho de nata ao Steak a Tartar e o típico Eisbein, com chucrute e batata a vapor. Além de refeições, há também deliciosos sanduíches e petiscos para acompanhar uma cerveja no fim do dia.  

Avenida Mariland, 431 – Auxiliadora | Tel.: (51) 3337-0042 | Site

Pizzaria Don VittoImagem ilustrativa

Para saborear uma das melhores pizzas da Zona Norte de Porto Alegre, o lugar é a Pizzaria Don Vitto, reconhecida em todo o estado por ser a primeira a oferecer rodízio de pizza feita na pedra e no forno a lenha. Uma das pedidas é a pizza da casa, a Don Vitto (berinjela, calabresa, mussarela, alho e óleo, azeitona, tomate e orégano). Quem não resiste em dar uma adoçada no paladar, pode escolher a Califórnia (mussarela, abacaxi, pêssego, figo em cubos e calda de caramelo).

Avenida Plínio Brasil Milano, 2336 – Passo D’Areia | Tel.: (51) 3361-5777 | Site

O lado cultural desse pedacinho de POA

Teatro do Bourbon CountryImagem ilustrativa

Para inserir uma atração cultural ao seu roteiro, confira a programação do Teatro do Bourbon Country e aproveite a ótima estrutura do mais versátil espaço dedicado ao entretenimento e à cultura no Rio Grande do Sul. Instalado dentro do Bourbon Shopping Country, um dos pontos mais frequentados de Porto Alegre, o teatro conta com 4.100 m² distribuídos em quatro andares. Por seus palcos já passaram cantores nacionais, internacionais e importantes peças teatrais e companhias de dança. Não deixe de ver o que estará acontecendo por lá durante seus dias na capital gaúcha!

Rua Tulio de Rose, nº 80 – SUC 301 A – Boa Vista | Tel.: (51) 3375-3700 | Site

Pepsi On StageImagem ilustrativa

Na Zona Norte de Porto Alegre, outro espaço que recebe grandes nomes da música, tanto nacional, quanto internacional, é o Pepsi On Stage. O projeto que surgiu na cidade em 2006, segue a mesma linha que a marca desenvolveu em Amsterdã–Hol (Pepsi Stage), em Albany–EUA (Pepsi Arena) e Indianápolis–EUA (Pepsi Coliseum). A casa já recebeu shows de bandas e artistas de peso, como Lauryn Hill, Joss Stone, The Strokes, Simple Plan, Ben Harper, Black Eyed Peas, Bob Dylan e muito outros, além de grandes festivais.

Avenida Severo Dullius, 1995 – São João | Tel.: (51) 3371-1948 | Site

Para curtir a noite na Zona Norte de Porto Alegre

Boteco PinguimImagem ilustrativa

Para aproveitar a boemia da capital do Rio Grande do Sul, uma dica é o Boteco Pinguim. Sua infraestrutura permite aproveitar uma tarde ensolarada no deck aberto ou noites com amigos no salão do segundo andar que tem mais de dez mesas de bilhar. Tudo sempre regado a muito chopp, drinks, vinhos e petiscos deliciosos e especiais, como o Frango à Passarinho (temperado com alho e tempero verde, cubos de queijo, ovos de codorna, pepinos, azeitonas, cebolinha cristal e batatas ou polentas para acompanhar). Quem prefere uma refeição, também encontra no completo cardápio pratos bem elaborados, hambúrgueres e pizzas.

Avenida Assis Brasil, 4111 – São Sebastião | Tel.: (51) 3029-7039 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *