Roteiro com o Melhor de Aracaju

Capital do Sergipe, Aracaju, encanta pela mistura entre as tradições do interior da região nordeste e os avanços da diversificada metrópole, onde as ruas históricas e edifícios modernos se contrastam e criam cenários imperdíveis. A viagem ao município tranquilo surpreende não só pela natureza, cultura ou gastronomia, mas também, por conta das inúmeras opções de entretenimento para todas as idades. O lugar que preza pelo bem estar dos moradores e visitantes é banhado pelos rios Sergipe e Poxim, e contém áreas para caminhada na beira de orlas e praias inesquecíveis. Não deixe de conferir o roteiro do Mag com o melhor de Aracaju e conheça a região.

Veja hospedagens em Aracaju com tarifas especiais do Zarpo

As belezas das praias de Aracaju

Orla do Pôr do Sol - Aracaju Isa_barretosc/CC BY-SA 

Classificada entre as melhores praias de Aracaju, Mosqueiro impressiona pelas águas cristalinas e extensa faixa de areia, sendo considerada excelente opção para prática de esportes aquáticos, como stand-up paddle, surfe e passeios de jet ski. O local de mar morno possui localização privilegiada, a apenas 20 km das orlas de Atalaia e Pôr do Sol, um dos pontos mais visitados da cidade, de onde saem os passeios de catamarãs e fim de tarde com cenários paradisíacos.

Av. Inácio Barbosa, s/n

Localizada na área urbana de Aracaju, com 6 km de extensão a Praia de Atalaia possui mar calmo de água morna, sendo assim, bastante frequentada por banhistas na região. Com infraestrutura completa, o espaço é rodeado por diversos quiosques e restaurantes que oferecem opções de pratos típicos da culinária de Sergipe. Durante a maré alta é comum encontrar atletas praticando esportes como o surfe e windsurfe no local.

Praia de Atalaia – 49037-475

Com extensa faixa de areia e mar agitado, a Praia dos Artistas é a mais urbanizada de Aracaju. Conhecida como “paraíso dos surfistas”, se tornou excelente opção para prática do esporte, além de ser bastante frequentada por visitantes de todas as idades que aproveitam o clima agradável e paisagens surpreendentes do local. As águas claras encantam os banhistas que podem desfrutar da infraestrutura completa, com quiosque, bares e restaurantes especializados na culinária sergipana.

Av. Santos Dumont, 145 – Coroa do Meio

Praia de Aruana - Aracaju

A apenas 5 km da orla de Atalaia e localizada na saída de Aracaju, em direção ao litoral sul, a Praia de Aruana é ideal para caminhadas ao pôr do sol e curtir a tranquilidade do lugar. Com coqueiros espalhados pela orla, o ambiente é complementado com a areia clara e mar calmo que hospedam quiosques e barracas para acomodação dos turistas. Além disso, é possível encontrar visitantes que aproveitam para jogar futevôlei e praticar esportes aquáticos, como o windsurfe.

Praia de Aruana – 49037-475

Durante a alta temporada quando a Praia dos Náufragos costuma ficar lotada, é possível se deslumbrar com as histórias e belezas do local. Com longa faixa de areia branca, o mar da orla possui ondas agitadas e águas transparentes ideal para prática de esportes, como o surfe.

Av. Inácio Barbosa, s/n

Um pouco sobre a Orla de Atalaia

Orla de Atalaia - Aracaju Codevasf/CC-BY 

Uma das praias mais famosas de Aracaju, a Orla de Atalaia é considerada a maior e mais completa do Brasil, sendo também um dos principais cartões postais da cidade. Com 6 km de extensão e próxima ao centro do município, a localização privilegiada e a vista de tirar o fôlego fazem com que a área receba  visitantes todos os dias. Além disso, os espaços de lazer para todas as idades, com quadras de tênis e poliesportivas, campos de futebol, pista de skate, equipamentos de ginástica, ciclovias e paredes de escalada completam a diversão. O local dispõe ainda de restaurantes, bares, hospedagens, ambientes para piqueniques, lago para canoagem e pedalinho. Já para os que buscam apenas apreciar e conhecer a região, as estátuas, arcos, centro de artesanato e o Oceanário do Projeto Tamar também são excelentes opções.

Av. Santos Dumont – Orla de Atalaia

Conhecendo a Orla de Aracaju

Passarela do Caranguejo - AracajuPaulo JC Nogueira/CC BY-SA

Entre os lugares mais badalados da capital do Sergipe, a Passarela do Caranguejo possui inúmeros restaurantes e bares bastante frequentados na noite de Aracaju. O ponto de encontro é a estátua do caranguejo com mais de 2 m de altura e 7 m de comprimento, que chama a atenção e atrai turistas de todos os cantos do país. A gastronomia do espaço são pratos preparados à base do fruto do mar, seja grelhado, empanado, gratinado ou de outras formas diferentes, o que importa mesmo é experimentar as delícias sergipanas.

Orla de Atalaia, 49037-240

O espaço criado para homenagear grandes personalidades da história do Brasil, é um dos pontos turísticos que não pode faltar no roteiro de quem visita Aracaju. Localizado na orla de Atalaia, o Monumento dos Formadores da Nacionalidade relembra a trajetória de nomes importantes na construção do país, desde imperadores, princesas e presidentes até líderes quilombolas e de marcos para alguns estados, como Joaquim José da Silva Xavier, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro II, José Bonifácio de Andrade e Silva, Juscelino Kubitschek, Princesa Isabel, Duque de Caxias, Joaquim Nabuco e Getúlio Vargas.

Av. Santos Dumont – Orla de Atalaia

As esculturas de bronze de personagens importantes da cultura de Sergipe espalhadas próximo a Praça dos Arcos, no Espaço de Convivência Cultural são ponto de encontro dos turistas que apreciam a história do estado. O local construído durante a revitalização da nova orla de Atalaia, faz parte do projeto “Grandes Personalidades”, no qual o governo constrói áreas ao ar livre com conhecimentos sobre a região. Entre os homenageados estão filósofos, escritores, políticos, advogados, professores e pintores, como Horácio Hora, João Ribeiro, Silvio Romero, Gumercindo de Araújo Bessa, João Batista Fernandes, Tobias Barreto e outros.

Av. Santos Dumont – Orla de Atalaia

Passarela do Artesão - Aracaju Imagem ilustrativa 

A Passarela do Artesão localizada no meio da orla é onde acontecem as principais feiras de artesanato de Aracaju. Barracas com todo tipo de artes locais, o lugar é  ideal para comprar itens de decoração. A feirinha mais frequentada é a Feira do Turista que é realizada aos sábados.

Coroa do Meio – Orla de Atalaia

Excelente opção de passeio em Aracaju, o Centro Cultural José Inácio dispõe de exposição e venda dos artesanatos produzidos pelos artistas da cidade, com destaque para rendas. Mas é possível encontrar outros produtos, como objetos de decoração, chapéus e redes. As atrações não acabam por ai! O ambiente turístico também é palco de grandes apresentações e feiras culturais que fortalecem as tradições do nordeste brasileiro.

Orla de Atalaia – 49037-475

Projeto Tamar – Oceanário de AracajuImagem ilustrativa

Inaugurado em 2002, o formato de tartaruga do Oceanário de Aracaju chama a atenção. É o primeiro da região nordeste e recebe milhares de turistas todos os anos, sendo um dos principais atrativos da cidade. O espaço abriga 18 aquários tanto de água doce como salgada, tanques de tartarugas, tubarões e interativo onde os visitantes podem acompanhar o trabalho dos biólogos, como alimentar as espécies que habitam o ambiente. Além de idealizado, o local também é mantido pelo Projeto Tamar a apenas 500 m do mar da praia da Atalaia, e contém áreas para exposições, apresentações culturais e prática de esportes aquáticos.

Avenida Santos Dumont, 1010 – Atalaia | Tel.: (79) 3243-3214 | Site

No oceanário também está o Submarino Amarelo, a embarcação escura e gelada permite aos visitantes passeio em até 2 mil m no fundo do mar, onde é possível conhecer diversas espécies de animais e aprender com biólogos nacionais e internacionais. Por causa do bem-estar dos animais aquáticos as viagens não ocorrem diariamente, sendo assim, é preciso conferir dias e horários da excursão e aproveitar!

Av. Santos Dumont, 1010 – Orla de Atalaia | Tel.: (79) 3214-3243 | Site

Arcos da OrlaPaulo JC Nogueira/CC BY-SA 

Na orla de Atalaia, o monumento dos Arcos da Orla construído em 1994 está entre os pontos de visita de Aracaju, sendo também, cartão postal da cidade e até de Sergipe. Bastante frequentado por turistas que registram o passeio em frente a construção, os arcos são cobertos por pastilhas azuis que representam fases de construção da orla. Além disso, é possível apreciar o letreiro com a frase “Eu amo Aracaju” que complementam a paisagem encantadora.

Av. Santos Dumont – Orla de Atalaia

As crianças também dispõe de espaço especialmente para elas na orla de Atalaia, o Mundo da Criança. Na área a fachada do portal, que é atração à parte, chama atenção dos turistas, por causa do formato semelhante ao de arco-íris. São  inúmeros brinquedos que garantem a diversão dos pequenos durante a viagem, como gangorra, uma pequena construção no formato de castelo para explorar, carrinho bate bate, balanços e até passeios de pôneis.

. Av. Santos Dumont – Orla de Atalaia

Os três mercados artesanais de Aracaju

Mercados artesanais de AracajuImagem ilustrativa

Aracaju surpreende os turistas e não possui somente um mercado municipal, mas sim três! Localizados na Praça dos Mercados, as lojas estão instaladas lado a lado, sendo o primeiro o Mercado Antônio Franco, que desde 1929 as lojas de artesanato de produtores da região fazem sucesso entre os clientes dos estabelecimentos, no local há ainda, restaurantes que oferecem pratos típicos da gastronomia do nordeste brasileiro. Já o Mercado Thales Ferraz traz as tradições da cultura popular de Sergipe nos cordéis literários, cantores repentistas, além de doces e artesanatos. No Mercado Governador Albano Franco os visitantes encontram variedade de alimentos, como frutas, verduras, peixes, grãos e muito mais!

Av. Ivo do Prado, 534 | Centro

História de Aracaju

Museu da Gente SergipanaE-Sergipe – Museu da Gente Sergipana/CC BY-SA

O Museu da Gente Sergipana abriga exposições interativas que valorizam a identidade da população de Sergipe. Localizado no centro de Aracaju, o prédio histórico conta com mapa multimídia do estado dividido por regiões como agreste central, alto e médio, além do sertão e o baixo São Francisco. Os visitantes podem conferir áreas com a história e tradições nordestina, obras de artistas nacionais e internacionais, ou ainda, conhecer as salas com literatura de cordel, vídeos e versos de poemas da região.

Av. Ivo do Prado, 398 – Centro | Tel.: (79) 3218-1511 | Site

A bela construção histórica do palácio de Aracaju já abrigou famílias de governadores, mas atualmente é o Museu Olímpio Campos e cartão postal da cidade. No interior, os turistas se deparam com espaços que relatam a transformação do Brasil imperial em república, e destaca a participação de Sergipe na mudança. Além disso, é possível se deslumbrar com os salões nobres, obras de arte da década de 20 e a decoração em estilo barroco preservada, que dispõe de pinturas italianas tanto no teto como no chão.

Praça Fausto Cardoso – Centro | Tel.: (79) 3198-1461 | Site

Passeios em Aracaju

Parque da Cidade - Aracaju Tito Garcez/Public Domain

 

Localizado no bairro industrial da Zona Norte de Aracaju, o Parque da Cidade ocupa a área verde de mais de 600 mil m² com mata atlântica preservada. No espaço os visitantes encontram o teleférico com vista privilegiada para todo o parque, além do mini zoológico que abriga animais como leão, onça-pintada, ursos, aves e macacos. O passeio da parte baixa até a mais alta dura cerca de 25 min e explora o centro da cidade, no fim há o mirante onde é possível ver o encontro do Rio Sergipe com o Oceano Atlântico.

Parque Gov. José Rolemberg Leite IV – Porto D’antas

Também conhecido como parque da sementeira, o Parque Augusto Franco com um pouco mais de 300 mil m² é excelente opção de lazer para famílias e amigos. O espaço possui área verde com árvores frutíferas, exóticas e da mata atlântica, o que oferece áreas de descanso com clima agradável para os visitantes. Frequentado principalmente para prática de esportes e realização de pesquisas ambientais, o ambiente conta com campo de futebol, aparelhos de ginástica, quiosques para piqueniques, lagos, parque infantil e pista de cooper.

Av. Beira Mar, 2411 – Farolândia

A culinária de Aracaju

Restaurantes em Aracaju - Muratto RestauranteImagem ilustrativa

Para os turistas que buscam cardápio diferenciado em Aracaju, o restaurante Muratto é excelente opção! O ambiente que serve pratos inspirados na culinária contemporânea e japonesa, como sushis, sashimis, carne vermelha, aves, peixes, camarões, risotos e sobremesas, para completar a refeição, os clientes podem escolher entre os vinhos exclusivos da casa. A decoração surpreende com a combinação entre o rústico e moderno, além de ser considerado um dos espaço mais requintados e agradáveis da cidade.

Dr Bezerra de Menezes, 102 – Coroa do Meio | Tel.: (79) 3255-2376 | Site

Instalado no Hotel Aruanã Eco Praia, o restaurante Sollo tem localização privilegiada para a praia dos Náufragos e proporciona aos clientes a experiência da refeição em frente ao mar. A cozinha do local é comandada pelo chef Marcelo Brito que carregas histórias impressionantes da gastronomia mediterrânea, o que faz do ambiente um dos mais conceituados de Aracaju. Os pratos oferecidos variam entre as tradições nordestinas e à base de frutos do mar e peixes.

Rodovia Presidente José Sarney, 1000 | Tel.: (79) 2105-5220 | Site

Com 26 anos de tradição, o La Tavola oferece o melhor da culinária italiana em Aracaju. Entre os mais sofsticados da cidade, o restaurante dispõe de decoração moderna e ambiente agradável para jantar romântico. O cardápio da casa serve pratos típicos da gastronomia de países como Itália e França, sendo o Medaglione di San Daniele a especialidade da casa, além disso, as refeições podem ser acompanhadas por um dos mais de 400 vinhos internacionais da cartela do espaço.

Av. Beira Mar, 06 – Bairro São José | Tel.: (79) 3211-9498 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *