Roteiro com o Melhor de Aracati

Localizada a 150 km de Fortaleza, Aracati possui o melhor carnaval do Ceará, e  preserva belas construções coloniais do século XVIII que são excelentes pontos turísticos. A cidade que está à beira do rio Jaguaribe guarda histórias dos índios durante os primeiro anos após os descobrimento do Brasil e, por causa disso inclusive, em 2000 o município foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os turistas apreciam paisagens de belezas naturais encantadoras, com falésias, praias, igrejas e trilhas que atraem visitantes do mundo inteiro. Conheça lugares incríveis para conhecer na próxima viagem a Aracati no roteiro especial do Mag!

Começando o dia com o café de Aracati

Restaurantes em Aracati - Café D'AméliaImagem ilustrativa

Especializado em mais de 30 tipos de bebidas, o Café D’Amélia instalado em um antigo casarão no centro histórico de Aracati, oferece diversos tipos de comidas para começar o dia com energia renovada. O ambiente confortável, charmoso e com decoração rústica têm características que remetem às antigas cafeterias do século XX e encanta os visitantes. Entre as opções do cardápio estão cafés especiais, sucos, milk shake, tapiocas, cuscuz, tortas, crepes e o famoso pão de queijo, servidos com trilha sonora da casa.

Rua Coronel Alexanzito, 712 | Tel.: (88) 3421-1425 | Site

As ondas de Aracati

Praia Canoa QuebradaOtávio Nogueira/CC-BY

No litoral leste do Ceará, a Praia Canoa Quebrada é conhecida pela tranquilidade na longa faixa de areia e mar com poucas ondas, o que torna o lugar excelente opção de lazer para a família inteira. As dunas e falésias de areias avermelhadas com até 30 m acima do mar, encantam e formam cenários impressionantes. Com bons ventos o ano inteiro é ótimo para prática de esportes náuticos, como passeios de jangada, ou ainda para quem deseja emoção ao andar de buggy em meio as belezas naturais de Aracati. Durante a noite o espaço é movimentado, a principal rua da vila, apelidada de Broadway reserva diversas casas de entretenimento com diferentes ritmos.

Rua Dragão do Mar, s/n

Saiba mais sobre a vila mais movimentada de Aracati no Mag!

A 8 km de Canoa Brava é possível encontrar outra movimentada atração turística de Aracati, a Praia de Majorlândia! A paisagem local é composta por falésias e esculturas de seres místicos dos mares, produzidas pelo artista da região, Toinha de Carneiro. Além disso, os coqueiros e o mar azul se destacam entre as belezas naturais da cidade, como um dos mais belos cenários do Ceará, sendo projetado em ciclo gravuras, as famosas garrafas com desenhos de areia colorida. Ideal para a prática de esportes, a orla é bastante procurada por quem deseja realizar atividades como parapentes e tirolesa.

Acesso pelo lado direito de Canoa Quebrada, Aracati – CE

As delícias culinárias de Aracati

Restaurantes em Aracati - Lazy Days RestauranteImagem ilustrativa

Considerado por muitos turistas o melhor quiosque de Aracati, o Lazy Days Restaurante oferece as delícias da gastronomia nordestina brasileira em ambiente agradável à beira mar. Na região de Canoa Quebrada e instalado na rua mais movimentada da cidade, o lugar tem vista privilegiada para praia e música ao vivo  que complementam a refeição. Entre as opções do cardápio há petiscos e pratos À base de frutos do mar, como peixe com molho de camarão, além dos drinks especiais da casa.

Rua Francisco Caraço, 138 | Tel.: (88) 9965-9227 | Site

Muito mais que um simples restaurante, o Antônio Coco dispõe de infraestrutura impressionante, sendo conhecido como a casa de praia dos turistas em Aracati. O amplo espaço é excelente opção para curtir o dia na orla e desfrutar da piscina, áreas para crianças e lojas de roupas sem tirar o pé na areia. Inaugurado em 1983, o chef é especializado em frutos do mar e a Lagosta na Chapa é a mais pedida do lugar. As apresentações dos pratos possuem toque gourmet, além das cervejas e drinks variados. Com serviços de acessibilidade para deficientes, música ao vivo e massoterapia, o local é perfeito para relaxar à beira mar.

Avenida da Integração, VII 62 – Canoa Quebrada | Tel.: (88) 3421-7000 | Site

Caminhada pelas ruas históricas de Aracati

Igreja Nosso Senhor do BonfimPorto Neto/CC BY-SA 

Fundada em 1774, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim a construção do século XVIII é um dos principais pontos turísticos religiosos de Aracati. Com características de prédios da arquitetura barroca, seu ambiente interno é composto por bancos de madeira antiga, espaço para batizados e ainda, nos fundos há a cripta da cidade, onde eram enterrados influenciados da sociedade da região da época. No altar os visitantes encontram pinturas que vão do teto ao chão intercalados pelas cores azul e branca, criando o clima clean admirado pelos mais religiosos.

Rua Sr. do Bonfim, 70 – Farias Brito

A Rua Coronel Alexanzito abriga grandes atrações do centro cultural de Aracati. As casas e prédios tombados como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional são boas descobertas no Ceará. A grande maioria das propriedades possuem as fachadas cobertas por azulejos portugueses, holandeses e franceses mostrando a influência da europa nas construções do Brasil imperial. Conhecida também como “Rua Grande” a área guarda memórias nos lares de personalidades como Adolfo Caminha, Beni de Carvalho e Jacques Klein, além da sede da Confederação do Equador, em 1824.

Rua Coronel Alexanzito

Reconhecida como Patrimônio Histórico e Artístico, a Casa de Câmara e Cadeia foi construída em 1779 inspirada nos prédios coloniais. O imóvel funcionava como a prisão e a sede das reuniões dos políticos de Aracati, sendo que na parte inferior os detentos eram abrigado, caso comum no século XVIII, já no piso superior, funcionava a Câmara Municipal.

Rua Coronel Alexanzito

Fundado em 15 de Novembro de 1968, o Museu Jaguaribano está instalado na famosa “Rua Grande” em um antigo casarão onde morava o Barão de Aracati. Com estilo neoclássico e decorado com azulejos de Portugal, o prédio possui quatro pavimentos onde são expostos livros, vídeos, fotos, artefatos e documentos sobre a história da Zona Jaguaribana, além das tradições, regionais, do Ceará e do nordeste brasileiro.

Rua Coronel Alexanzito , 743 | Tel.: (88) 3421-3396 | Site

Tradição em Aracati, a Mercearia Ponciano possui 70 anos de mercado e mantém a mesma arquitetura e costumes de quando começou. Com objetos e móveis antigos, as bebidas e produtos alimentícios remetem a vida tranquila no interior no século XX. Entre os sucessos de venda da casa está o suco de tamarindo, com receita secreta passada pelas gerações dos proprietários.

Rua Coronel Alexanzito, 258

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Outra atração turística religiosa, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário encanta os visitantes de Aracati. A construção que durou entre os séculos XVIII e XIX para ser finalizada, dispõe do cruzeiro que retrata o sofrimento da morte de Cristo, localizado a frente do prédio. Além disso, no seu interior os turistas encontram peças e imagens de santos em estilo barroco. No piso superior funciona desde 2015 o museu sacro, distribuído em dois salões, abriga fotos, imagens de párocos, maquetes e confessionários que despertam a curiosidade dos cristãos para a história do catolicismo na cidade.

Rua Celso Pompeu, 558 | Tel.: (88) 3433-4070 | Site

A noite em Aracati

Restaurantes em Aracati - Vai da CertoImagem ilustrativa 

O charmoso restaurante Vai da Certo é um dos mais frequentados de Aracati. Especializado na culinária italiana, o espaço está localizado na Rua Brodway, ponto de encontro dos turistas que desejam curtir a noite cearense. Com mesas nas áreas externas e internas do ambiente, a casa possui o cardápio variado com deliciosas massas, como pizzas, macarronadas, tortas, pães, nhoque e muito mais! A apresentação dos pratos impressionam, o diferencial da casa é a mistura de temperos nordestinos com ingredientes típicos da Itália. Como acompanhamento, o lugar oferece cartela de vinhos especiais do chef.

Rua Broadway, 554 | Tel.: (88) 3421-7155 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *