Roteiro com o Melhor de Bento Gonçalves e Garibaldi

Povoadas em sua maioria por imigrantes italianos, as cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi tem em suas raízes toda a cultura e tradição de seus antepassados. Com seu território conhecido como capital do vinho, sabe melhor que ninguém manter vivos os costumes, na gastronomia, na música, na arquitetura, na produção de vinhos e principalmente na alegria de seu povo, que conquista cada dia mais turistas apaixonados pela história da região. Conhecer essas cidades é como visitar um pedacinho da Itália na Serra Gaúcha, principalmente quando os visitantes conhecem o famoso Vale dos Vinhedos. Descubra seu roteiro por essas cidades do Rio Grande do Sul!

Café com aconchego

cafe-biscoitos-zarpoImagem ilustrativa

Seu roteiro por Bento Gonçalves e Garibaldi começará de um jeito bem saboroso. Que tal um café na Biscotteria Itallinni? Ela que foi inaugurada em 2010, guarda até hoje as receitas de famílias que fazem sucesso no Vale dos Vinhedos. Nasceu do sonho de duas irmãs engenheiras de alimentos, descendentes de italianos, de abrir um local que homenageasse a família. Seus biscoitos são produzidos artesanalmente, lá mesmo – instalado em uma construção de 1968 – onde também se encontra uma cafeteria, um espaço para eventos e um pomar com frutas da estação. Os sabores de biscoitos são os mais variados como goiabinha, limão, manteiga e baunilha, polvilho doce, integral, queijo e vinho com passas de uva, cacau com gotas de chocolate, cappuccino, gergelim, manjericão e os sazonais nozes e amêndoas.

RS 444 Km 17,6 – Cxp 02 – Bento Gonçalves | Tel.: (54) 98402-2946 | Site

Inaugurado em 2010, o Dolce Mattina Café foi feito para transmitir um clima descontraído, alegre e aconchegante. Servindo cafés, almoços e chás da tarde, o lugar possui um extenso cardápio de peixes, massas, caldos, cafés quentes e gelados, sorvetes finos artesanais, wraps e outras guloseimas. A decoração é moderna e leva estampas floridas nas poltronas, tornando o clima ainda mais descontraído e instigante para sentar e pedir uma xícara de café. Além de tudo, o café ganhou o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil, que tem como intenção promover o aumento da qualidade, produtividade e competitividade das MPEs.

Rua Gen. Osório, 256 – Bento Gonçalves | Tel.: (54) 3462-4053 | Site

Culinária: um pedacinho da Itália no Rio Grande do Sul

osteria-della-colombina-garibaldi-bento-gonçalves-garibaldi-rs-zarpoOsteria Della Colombina | Daniela Radavelli/Divulgação

Com seu ambiente arejado de janelas altas em estilo colonial, o Sapore & Piacere é um bistrô de comida contemporânea também localizado na região de Bento Gonçalves e Garibaldi. Pelas paredes, estão pendurados quadros retratando casarões e igrejas, as mesas são contempladas com vasinhos de flores e a lareira, aquela em que os clientes se aquecem nos dias mais frios. A chef Márcia Dalla Chiesa, tenta trazer á sua gastronomia os gostinhos da infância, com comidinhas afetivas feitas com ingredientes importados e técnicas apuradas, que podem ser apreciados no almoço, no happy hour, em um chá da tarde ou em um delicioso fondue.

Avenida Dr. Antônio Casagrande, 500 – Bento Gonçalves | Tel.: (54) 3055-4586 | Site

Quem visita a Osteria Della Colombina deveria saber que o local está inserido no porão da casa de dona Odete Bettú Lazzar, mas, também é um verdadeiro sucesso gastronômico. Viúva e mãe de quatro filhas, dona Odete se viu responsável por sua família, então, começou (em 2001) receber turistas para experimentarem suas receitas italianas na sua bela residência em meio à natureza. Todos os visitantes – além de serem agraciados pela deliciosa gastronomia local – são presenteados com um pãozinho em forma de pomba, que em italiano significa “colombina”, um verdadeiro mimo. É a própria Odete e suas filhas que são responsáveis desde a plantação dos ingredientes até a recepção dos clientes, também por produzir as compotas, geleias e conservas, tudo feito a partir de produtos orgânicos. No local, também existe um pequeno museu, local que também é usado para produzir sucos e vinhos, oferecidos nas refeições. Para ter essa experiência, é necessário agendar antecipadamente.

Linha São Jorge – Garibaldi | Tel.: (54) 3464-7755 | Site

O grandioso Restaurante Mamma Gema oferece pratos à la carte e também um rodízio extravagante e glamouroso, assim como sua estrutura. É servida uma sequência de salada, risoto, carnes e claro, massas feitas com diferentes recheios e molhos, seguidas de uma sobremesa. Comandado por Pessali e Clege, procuram trazer no ambiente refinado e na gastronomia, o gostinho e o aconchego do almoço em família para quem passar por Bento Gonçalves e Garibaldi.

Estrada RS 444, KM 18,9, s/n | Tel.: (54) 3459-1392 | Site

A Casa Madeira Delicatessen é realmente feita de madeira por fora, mas, por dentro, as paredes de pedra e os objetos antigos – como as encantadoras câmeras fotográficas do século passado – dão todo o charme à decoração. No menu estão saladas, massas (como o famoso tortéi), carnes e outros sabores da gastronomia italiana, mas, não deixe de passar na delicatessen para provar geleias incríveis como a de malbec e a tradicional de uva.

Via Trento, 3355, Bento Gonçalves | Tel.: (54) 2105-3122 | Site

Vinícolas: a verdadeira alma de Bento Gonçalves e Garibaldi

adega-vinho-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Ao chegar na Vinícola Cave de Pedra a maioria dos visitantes logo se encantam com a estrutura de um castelo medieval, daqueles feitos de pedras basalto. Depois de passar por belas roseiras, é muito agradável adentrar o castelo e encontrar um belo quadro que tem a imagem de um cacho de uva, o que já remete ao que encontraremos por lá. Após degustar os vinhos e descobrir que a vinícola também produz vinhos licorosos, leve para casa um dos produtos como geleias, sucos, queijos, chocolates e até produtos para o cabelo produzidos a partir da uva, e lembre-se sempre de Bento Gonçalves e Garibaldi.

Linha Leopoldina, 315 – Bento Gonçalves| Tel.: (54) 3459-1267 | Site

Quando os visitantes chegam na Vallontano Vinhos Nobres, se deparam com lindos vinhedos, principalmente quando estão em época de Vindima (colheita de uvas). Lá você talvez seja recebido por uma das proprietárias que irá te convidar para degustar os vinhos, produzidos desde 1999 com a filosofia de elaborar vinhos e espumantes finos, com profundo respeito a natureza, ao solo, a clima e à cultura local. Essa é a única vinícola brasileira que está entre o seleto grupo de indicações da Mistral, por isso, é difícil não se apaixonar e levar uma lembrança. Mas, não para por aí, além dos vinhos o local também tem um bistrô, o qual serve seus pratos o dia todo. Basta escolher um dos risotos ou algum prato do cardápio, que ele será feito na hora.

RS 444, Km 16, Estrada do Vinho – Bento Gonçalves | Tel.: (54) 3459-1006 | Site

É ao visitar a Vinícola Miolo, que os turistas acabam tendo uma boa surpresa chamada Wine Garden, que acontece nos finais de tarde, quando se pode avistar entre as montanhas o pôr do sol.  Além da imponente construção da adega, é possível apreciar os momentos proporcionados pelo Wine Garden – um projeto criado por Morgana Miolo – que nada mais é que se reunir com amigos e parentes no jardim da propriedade, e sentar-se em uma esteira para promover um piquenique, degustando petiscos e um dos muitos vinhos produzidos no local. No cardápio, estão sanduíches, queijos, quiches, tábuas de frios, acompanhados por espumantes e vinhos, é claro. O Wine Garden foi o primeiro estabelecimento entre o Vale dos Vinhedos a oferecer o consumo do vinho fora das adegas, e com a incrível possibilidade de apreciar a natureza.

RS 444 Km 21 – Bento Gonçalves | Tel.: (54) 8112-0333 | Site

Tudo o que a Serra Gaúcha tem de melhor

parque-gasper-garibaldi-bento-gonçalves-garibaldi-rs-zarpoParque de Aventuras Gasper/Divulgação

Com sua filosofia de usar apenas produtos orgânicos, naturais, saudáveis, sem lactose e algumas opções sem glúten e também para vegetarianos, o Amora Sabores Especiais têm decoração simples e delicada. Seu cardápio oferece saborosos cafés da tarde para quem está passando por Bento Gonçalves e Garibaldi, além de fondues (com o diferente sabor de amora), doces e pratos bem elaborados. Quando for, torça para encontrar o lindo e delicioso naked cake de frutas vermelhas com alfarroba (substitui o chocolate), e ainda pode comer sem culpa, já que é integral e sem lactose.

Rua Planalto, 816 – Bento Gonçalves | Tel.: (54) 3702-3519 | Site

O Parque de Aventuras Gasper foi feito para os apaixonados por esportes radicais. Alguns deles como rapel, trilhas, rafting, alpinismo industrial, tirolesa, rapel, arvorismo, rapel com escalada em via ferrata, trilha de quadriciclo, paintball e bungee jump – que inclusive é o maior do Brasil – podem ser praticados no parque, em meio à sua extensa natureza.

Linha Eulália Alta, s/n – Bento Gonçalves s/n | Tel.: (54) 3454-1072 | Site

Quem não gostaria de voltar ao passado à bordo de uma Maria Fumaça? Mais conhecido como “Trem do Vinho”, esse passeio leva os turistas a conhecerem as tradições dos colonizadores da Serra Gaúcha, com direito a apresentações artísticas de música italiana e gaúcha, degustações de vinhos, espumantes, sucos e outros atrativos. O trem passa pelas cidades de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Garibaldi, num percurso de 23 quilômetros, feito em aproximadamente 2 horas. Se quiser saber mais da cultura italiana e seus colonizadores, embarque nesse trem animado e divirta-se!

Rua Duque de Caxias s/n | Tel.: (54) 3455-2788 | Site

Sob as estrelas de Bento Gonçalves e Garibaldi

bistro-cafe-com-arte-garibaldi-bento-gonçalves-garibaldi-rs-zarpoEduardo Benine Fotografia/Divulgação

Sua primeira parada noturna será para degustar a boa gastronomia italiana e o ambiente agradável do Bistrô Café com Arte. Cada ambiente do restaurante recebe objetos diferentes e charmosos, mas o jardim é o espaço mais concorrido nos dias quentes. Seu menu é bem variado com entradas, carnes, risotos, massas, saladas, caldos e sobremesas, porém, de sábado o bistrô se transforma em uma risoteria, ou seja, a chef Cláudia Habas serve apenas risotos. A música ambiente geralmente é embalada ao som de jazz, juntamente com o aroma de bambu no ar. Além dos pratos deliciosos, eles tem a sala das artes, com uma de suas paredes pronta para receber um artista periodicamente, que deixa sua marca em giz. Nessa sala também encontramos uma biblioteca de fotografias e culinária, um sebo e uma parede reservada para exposições de fotos ou arte em giz.

Rua Marques de Souza, 354 – Bento Gonçalves | Tel.: (54) 2621-5302 | Site

Funcionando em uma casa – mais especificamente no porão – localizada em uma rua sem saída, o La Taberna Bistro Bier tem paredes descascadas e decoração retrô, mas acima de tudo, serve a seus clientes saborosas cervejas artesanais produzidas pelo próprio dono, Jorge Godinho. O local funciona como se fosse um brewpub (que produz sua própria cerveja e só a vende no estabelecimento), mas também guarda alguns segredos de família como a azeitona recheada à milanesa, que pode servir de petisco enquanto as 9 cervejas são degustas, principalmente quando a cerveja Deupramatah é harmonizada com cachaça artesanal, uma mistura interessante que você só encontra na região de Bento Gonçalves e Garibaldi.

Antônio Dalla Chiesa 222 – Bento Gonçalves | Tel.: (54) 98124-8400 | Site

Você pode parar pra pensar, mas logo na entrada já é possível entender o nome Pizza Entre Vinhos, já que as mesas ficam realmente entre as pequenas adegas. Escolha em um dos lados, um vinho para acompanhar seu jantar. Seus proprietários são o casal Altemir Pessali e Clege Dalmaz, o mesmo do Mamma Gema e da Trattoria Primo Camilo, todos de muito bom gosto, aliás. Escolha entre as saladas e chamativas pizzas do menu, sem deixar de reparar na delicadeza dos objetos, inclusive nas louças esmaltadas e coloridas que estão à venda.

Estrada do Vinho – Bento Gonçalves | Tel.: (54) 3459-1392 | Site

De mesmo dono (Altemir Pessali, ex-jogador profissional de futebol e apaixonado por gastronomia), a Trattoria Primo Camilo é um clássico restaurante italiano. Desde sua entrada, já encanta com um caminho rodeado por flores que se encontram com a parede de pedras do interior do estabelecimento, a mesma que traz um clima de antiguidade e aconchego, principalmente quando os olhos descobrem o forno à lenha. O detalhe de uma flor em cada mesa, torna o ambiente mais simpático e com cara de quem oferece as melhores massas e vinhos, porém, também tem opções de pizzas e sobremesas de tirar o fôlego.

Avenida Rio Branco, 1080 – Garibaldi | Tel.: (54) 3462-3333| Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *