Roteiro com o Melhor de Bonito

No estado do Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito se destaca pelo ecoturismo na região Centro-Oeste do Brasil. As belas paisagens naturais fazem com que o destino seja um dos melhores lugares para a prática de mergulhos em rios cristalinos, cachoeiras, grutas e cavernas submersas. O local que atrai visitantes o ano inteiro, faz parte do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e possui mais de 4 mil plantas da fauna e flora brasileira. Nas águas do município é possível encontrar cerca de 2 mil espécies de peixes e outros animais aquáticos que vivem na nascente dos rios Baía Bonita e Sucuri, desenvolvendo o aquário natural sul mato grossense. Veja outros passeios imperdíveis em Bonito no roteiro especial do Mag!

Café da manhã às margens do rio

Bombons de ChocolateImagem ilustrativa

A charmosa decoração do Vício Gula Café é excelente opção para café da manhã em Bonito. Especializada em doces caseiros, como bombons de jaracatiá, guavira e pequi, a gastronomia do espaço serve ainda, cafés especiais, sucos, salgados, sanduíches e pratos típicos da culinária regional, que ajudam a começar o dia com a energia renovada para passear pela cidade. Instalado na rua principal no centro do município, o ambiente é parada obrigatória para os turistas que desejam experimentar as delícias local.

Rua Cel. Pílad Rébua, 1852 – Centro | Tel.: (67) 3255-2041 | Site

Mergulhe em Bonito

Rio da Prata - Bonito, MS

As águas cristalinas do Rio da Prata proporcionam aos visitantes a experiência de passear sob um dos aquários naturais com dezenas de espécies de peixes em Bonito. Para chegar até o local é preciso passar pela caminhada ecológica em meio às vegetações preservadas nas margens do rio, com árvores antigas na história da cidade. É possível ainda, desfrutar de mergulhos nas águas com equipamentos como máscaras e snorkel, além das roupas próprias para o banho.

Três Morros – Km 512Rodovia Bonito/São Geraldo Km 18 | Tel.: (67) 3255-2108

Localizado a 18 km do centro de Bonito, o Rio Sucuri se destaca pelas águas transparentes, que encantam os turistas e possibilitam observar inúmeras espécies de peixes, como piraputangas, curimbas, piaus, cascudos e dourados, além da diversidade da fauna e flora presente na cidade. Ideal para os visitantes que buscam a tranquilidade do turismo ecológico, o espaço que preservado é considerado Reserva Particular do Patrimônio Natural, com 642 hectares. Há ainda a oportunidade de realizar passeios de bike ou à cavalo para chegar até o rio.

Rod. Bonito/Faz.São Geraldo – KM 180 | Tel.: (67) 3255-1030 | Site

Entre os principais pontos turísticos de Bonito, o Parque Ecológico Rio Formoso é bastante visitado na região e se destaca pelos passeios de boia cross nas águas transparentes da atração. No espaço há diversas atividades, como a caminhada pela trilha ecológica rodeada por vegetação local que possui 1.800 até o Deck Paraíso, cavalgada com parada para banho, além de esportes radicais como tirolesa e stand up.

Rodovia Bonito Guia Lope, Km 7 | Tel.: (67) 3255-2200 | Site

Aquário Natural - Bonito, MS

O mergulho no Rio Baía Bonita feito na reserva do Aquário Natural dura cerca de 2h a 2h30 min, e está entre as principais atrações de Bonito. Localizado a 7 km do centro da cidade, é preciso fazer a trilha de 500 m para chegar até a área de flutuação no passeio que dispõe de 800 m a  nado pelo rio de água cristalina. É possível ainda, descer de tirolesa, aproveitar as cachoeiras e encontrar mais de 30 espécies de peixes e árvores nativas do Mato Grosso do Sul.

Rodovia Bonito, Guia Lopes da Laguna, Km 7 | Tel.: (67) 3255-2296 | Site

Cachoeiras e piscinas naturais

Cachoeira Mimosa - Bonito, MSPatty Ho/CC-BY

Desde 1999, quando a fazenda homônima começou a receber visitantes, as oito Cachoeiras da Estância Mimosa são atrações à parte em Bonito e convidam os turistas a se refrescarem nas piscinas naturais do local. São 2.800 m de trilha até as quedas d’águas e durante o caminho é possível observar diversas espécies de aves, animais silvestres e vegetações da fauna e flora local. Com quatro mirantes que dispõem de vista privilegiada para a Serra da Bodoquena, no espaço há ainda a plataforma de salto e grutas que complementam as belezas naturais do destino.

Rodovia MS 178 | Tel.: (67) 98403-5213 | Site

O passeio pelas trilhas e cachoeiras Ceita Corê carrega a tradição indígena no trajeto até o local, com florestas que abrigam cachoeiras, piscinas naturais e grutas, além de passeios a cavalo com parada para banho nas águas transparentes de Bonito. No lugar que, em tupi-guarani significa “terra de meus filhos,  é possível observar a vegetação de árvores predominantes da região, como aroeira, ipê, bálsamo, canafista, castelo, angico e peroba.

Rodovia MS 79290-000

Cachoeira Boca da Onça - Bonito, MSSidney Michaluate /CC BY-SA

A Cachoeira Boca da Onça, com 156 m de queda d´água, é a maior do Mato Grosso do Sul e um dos principais lugares para banho em piscinas naturais de Bonito. As águas cristalinas são excelente opção para relaxar depois da caminhada pela trilha de cerca 4h na mata fechada, onde é possível encontrar animais como arara azul até onça parda. A área é preservada pela organização Boca da Onça, que oferece almoço com pratos típicos da culinária regional e, além disso, abriga outras sete cachoeiras e o mirante com vista para o Vale do Rio Salobra.

Rodovia Bonito/Bodoquena – Km 96 | Tel.: (67) 3268-1597 | Site

As aventuras em Bonito

Abismo Anhumas - Bonito, MSEdmilson sanches /CC BY-SA 3.0

A caverna submersa Abismo Anhumas é um dos maiores centros de ecoturismo da América do Sul. As belezas naturais das águas transparentes encantam os visitantes, seja pelas formações rochosas ou pelo feixe de luz que ilumina a gruta. Para os turistas que desejam explorar o local, há o treinamento para descida dos 72 m de rapel pela fenda na rocha e, ainda a flutuação no lago com 15 a 80 m de profundidade.
Rodovia MS, 79290-000

Localizado a apenas 6 km do centro de Bonito, a atração é a queridinha dos visitantes da cidade. Para chegar até o local de partida do Bóia-Cross, é necessário passar pela ponte suspensa até a zona de embarque. Durante o percurso são 1 mil m de aventura no Rio Formoso pelo trajeto com cerca de 40 min, passando por três cachoeiras e duas quedas d’água. Além disso, o turista tem a oportunidade de se deslumbrar com o rio transparente que abriga diversas espécies de peixes, flora aquática e é rodeada por florestas que possuem animais silvestres.

Rodovia Bonito Guia Lope, Km 7

A beleza das grutas de Bonito

gruta-lagoa-azul-bonito-ms

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Gruta do Lago Azul é uma das maiores cavernas inundadas do planeta, e possui beleza preservada em Bonito. A 21 km do centro da cidade, o passeio começa na trilha de 200 m pela mata que cerca a formação e segue pela descida dos 300 degraus até o lago de azul. No percurso pela rocha é possível apreciar as formações geológicas que contam histórias da evolução humana estudada por paleontólogos ao passar dos anos.

Rodovia MS, 79290-000

Grutas de São Miguel - Bonito, MSSilvania9188/CC BY-SA 4.0

Faça chuva ou faça sol o passeio até as Grutas de São Miguel encanta visitantes do mundo inteiro. Localizadas na reserva natural do Parque Ecológico Vale Anhumas, no interior de Bonito, o turista é surpreendido logo na entrada da caverna, onde há um mirante com vista privilegiada para a região. Para chegar até o local é preciso passar pela trilha suspensa, com altura de 180 m, em meio ao cerrado, com destino à gruta de formações naturais..

Rodovia Tres Morro Km 0 | Tel.: (67) 3255-5524 | Site

Buraco das Araras - Bonito, MSMauricio ximenez/CC BY-SA 3.0

A formação rochosa que abriga o Buraco das Araras surgiu a partir do desmoronamento do teto da caverna localizada no espaço onde, atualmente, há passeios para observação da espécie. Para chegar na região é preciso caminhar pela trilha ecológica de 970 m e passar por dois mirantes com vista para a área de pouso das aves, além disso, os turistas encontram vegetações típicas da fauna e flora local, com ecossistema de características típicas de Bonito, como o lago com jacarés de papo-amarelo.

Rodovia Vital Brasil | Tel.: (67) 3255-4344 | Site

Balneário de Bonito

O Balneário do Sol é excelente opção para o dia de lazer em Bonito, o espaço que conta com diversas atrações garante o entretenimento de toda a família em meio a natureza. Instalado próximo ao Rio Formoso, no local os turistas podem desfrutar das piscinas naturais e cachoeiras que formam cenários imperdíveis. Além de atividades para todas as idades, como tirolesa, trampolim, quadras de vôlei e futebol de areia e, ainda, redário na área de descanso.

Rodovia do Turismo, km 8 – Zona Rural | Tel.: (67) 3255-3500 | Site

Gastronomia de Bonito

MoquecaImagem ilustrativa

O restaurante e armazém, Casa do João é o típico espaço que serve comida caseira de receitas exclusivas da família dona do estabelecimento, por isso, para os visitantes que apreciam delícias com sabores tradicionais sul mato grossense a parada é obrigatória! Entre os pratos que fazem sucesso no local, a traíra frita acompanhada de pirão, salada e arroz é a principal pedida dos clientes, além disso, o cardápio oferece ainda, empanadas bolivianas e caldo de piranha.

Rua Nelson Felício dos Santos, 664 | Tel.: (67) 3255-1212 | Site

Entre os restaurantes mais tradicionais de Bonito, o Tapera está no mercado há mais de 30 anos e chama a atenção pela variedade dos pratos oferecidos no cardápio, como preparo do peixe pintado, servido com moqueca ou com molho de guavira. Localizado logo no ínicio da rua principal e próximo a praça central, o ambiente com decoração moderna, possui apresentação dos pratos impressionantes, servidos em panelas e suportes de barro que remetem às tradições do estado.

Rua Coronel Pilad Rebuá, 1961 | Tel.: (67) 3255-1757 | Site

O ambiente rústico, familiar e aconchegante do restaurante Juanita agrada os visitantes pelos pratos saborosos, como o famoso pacu assado na brasa, para dividir com a família inteira. Com mesas ao ar livre o local agradável é tranquilo e perfeito para aproveitar a região privilegiada onde está instalado o estabelecimento, na rua principal do centro de Bonito.

Rua Nossa Senhora da Penha, 854 | Tel.: (67) 3255-1239 | Site

Para os que desejam cardápio diferenciado em Bonito, o restaurante Turquesa oferece o melhor da gastronomia árabe, além de pratos naturais e sucos leves que dão energia para o roteiro turístico na cidade. A culinária do espaço dispõe de kebab de falafel, o bolinho árabe feito de grão de bico enrolado na massa tradicional do país, e acompanhado de bebidas especiais da casa. No local há ainda diversas opções de comidas vegetarianas.

Rua 29 de Maio, 980 |  Tel.: (67) 9230-0755 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *