Roteiro com o Melhor de Bonito

Bonito é o melhor destino para mergulho fluvial do Brasil. Na nascente cristalina do Rio Baía Bonita, que forma o Aquário Natural, ou no Rio Sucuri, de leve correnteza, existem diversas espécies de peixes coloridos. Típica viagem para a família com muita aventura, há passeios de botes em corredeiras, mergulho com cilindro e até rapel. Com tantas belezas veja  para todos os gostos, confira o roteiro especial do Mag!

Café da manhã na margens do rio

Bombons de ChocolateImagem ilustrativa

Com decoração charmosa, o Vício Gula Café abre as portas para a gastronomia especializada em doces.  Localizado na rua principal de Bonito, conta com bombons de sabores típicos da região, como jaracatiá, guavira e pequi. As sobremesas tradicionais também são destaque na casa, além disso, oferecem cardápio de pratos salgados típicos regionais.

Rua Cel. Pílad Rébua, 1852 – Centro | Tel.: (67) 3255-2041 | Site

Mergulhe fundo em Bonito

Rio da Prata - Bonito, MS

A mata ciliar do Rio da Prata reserva caminhada cheia de aventura, onde se podem observar animais silvestres e árvores centenárias. A partir da nascente, é possível flutuar num imenso aquário de águas cristalinas e se deslocar tranquilamente em meio a dezenas de espécies de peixes. O passeio inclui: máscaras, snorkel, roupa e bota de neoprene e almoço típico sul-mato-grossense servido na sede da fazenda.

Três Morros – Km 512Rodovia Bonito/São Geraldo Km 18 | Tel.: (67) 3255-2108

O Rio Sucuri é conhecido pela transparência de suas águas que permitem observar uma grande diversidade de fauna e flora aquática, com isso tem atraído visitantes do mundo inteiro. Após a realização da trilha há o preparo para a flutuação, e a  sensação é de estar dentro de um aquário, onde os peixes tornam o passeio inesquecível.

Rod. Bonito/Faz.São Geraldo – KM 180 | Tel.: (67) 3255-1030 | Site

A caminhada segue pela  trilha do Parque Ecológico Rio Formoso, às margens do próprio rio do loca. A flora atrai pássaros e animais silvestres. A trilha de 1.800 m termina no Deck Paraíso onde se inicia a descida do rio. No passeio é possível flutuar próximo a cardumes de peixes, entre algas e troncos submersos.

Rodovia Bonito Guia Lope, Km 7 | Tel.: (67) 3255-2200 | Site

Aquário Natural - Bonito, MS

Para o Aquário Natural há primeiramente o treinamento em uma piscina para adaptação do equipamento. Há uma trilha onde avista-se animais e aves de várias espécies e árvores nativas. Na nascente do Rio o visitante é atraído pela transparência de suas águas, repletas de cardumes de peixes de mais de 30 espécies diferentes e é deste ponto que se inicia a descida pelo Rio. Durante todo o percurso da flutuação há um barco de apoio, caso necessário.

Rodovia Bonito, Guia Lopes da Laguna, Km 7 | Tel.: (67) 3255-2296 | Site

Cachoeiras e piscinas naturais

Cachoeira Mimosa - Bonito, MSPatty Ho/CC-BY

Pela floresta do Rio Mimoso em meio às árvores e animais silvestres, está a Cachoeira da Estância Mimosa. São várias cachoeiras convidativas para o refresco em piscinas naturais. Há também plataforma de salto, pequenas grutas, passarelas suspensas e trecho percorrido em barco a remo. Ao longo da trilha, encontra-se diversos mirantes com visões panorâmicas da Serra da Bodoquena. Depois de tanta diversão, nada melhor que retornar à sede, onde um almoço com pratos e doces regionais dispostos no fogão à lenha.

Rodovia MS 178 | Tel.: (67) 98403-5213 | Site

Na língua tupi-guarani, a Ceita Corê significa “Terra de meus filhos”. Com nome de significado indígena, o ambiente rural abriga trilhas entre as florestas com cachoeiras, piscinas naturais, pequenas grutas, passeio a cavalo e almoço típico da fazenda.

Rodovia MS 79290-000

Cachoeira Boca da Onça - Bonito, MSSidney Michaluate /CC BY-SA

A Boca da Onça é o passeio composto por trilha na mata preservada, passando por cachoeiras cristalinas. Por pontos de banhos em piscinas naturais e pela mais alta cachoeira do Estado: a Cachoeira Boca da Onça, que conta 156 m de altura. Além disso, há o mirante do Rapel Boca da Onça com vista para o Vale do Rio Salobra a 180 m de altura.

Rodovia Bonito/Bodoquena – Km 96 | Tel.: (67) 3268-1597 | Site

As aventuras em Bonito

Abismo Anhumas - Bonito, MSEdmilson sanches /CC BY-SA 3.0

O Abismo Anhumas é o rapel de 72.0 m que passa por uma fenda na rocha que leva à caverna com magníficas formações e lago de águas cristalinas, onde a flutuação revela as belezas subaquáticas do lugar. Para para a atividade existe treinamento obrigatório um dia antes da descida com reuniões feitas pelos instrutores.
Rodovia MS, 79290-000

O Bóia-Cross inicia com uma pequena caminhada em trilha suspensa até a área de embarque. Os visitantes descem por cerca de 1.000 m pelo Rio Formoso em bóias individuais num percurso de 40 minutos, curtindo a emoção de enfrentar três cachoeiras e duas corredeiras. Ao longo do passeio, além de sentir a aventura das quedas, o turista terá oportunidade de contemplar o Rio Formoso com centenas de peixes e incrível flora subaquática. O retorno é feito por caminhada em trilhas suspensas na floresta onde é possível observar animais silvestres.

Rodovia Bonito Guia Lope, Km 7

A beleza das grutas de Bonito

gruta-lagoa-azul-bonito-ms

A Gruta do Lago Azul por sua beleza e fragilidade, a área da caverna  foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação. Após percorrer uma trilha conhecendo diversos espeleotemas de mais de 600 degraus irregulares entre descida e subida, pode-se visualizar o famoso lago de águas azuis, com mais de 80.0 m de profundidade.

Rodovia MS, 79290-000

Grutas de São Miguel - Bonito, MSSilvania9188/CC BY-SA 4.0

Localizada no Parque Ecológico Vale Anhumas a Grutas de São Miguel conta com a emocionante caminhada sob uma trilha suspensa de 180 m na altura da copa das árvores até chegar à entrada de uma das cavidades super histórica. Com diversas formações calcárias, a natureza mostra seus corais e ninhos de calcário.

Rodovia Tres Morro Km 0 | Tel.: (67) 3255-5524 | Site

Buraco das Araras - Bonito, MSMauricio ximenez/CC BY-SA 3.0

O Buraco das Araras está em meio ao cerrado, onde é possível observar diversos pássaros. O nome surgiu em razão do grande número de araras que habitam o local. Em seu interior há fauna e flora particulares, com ecossistema próprio e um grande lago habitado por jacarés da espécie papo-amarelo.

Rodovia Vital Brasil | Tel.: (67) 3255-4344 | Site

Balneário de Bonito

O Balneário do Sol localizado às margens do Rio Formoso, oferece a possibilidade de nadar nas piscinas naturais ou no próprio rio, entre as piraputangas, curimbatás e dourados, com cachoeiras que fazem parte do cenário. Possui carretilhas, trampolim, lanchonete, restaurante, quiosques para churrasco, redário, quadras de vôlei e futebol de areia.

Rodovia do Turismo, km 8 – Zona Rural | Tel.: (67) 3255-3500 | Site

Gastronomia de Bonito

MoquecaImagem ilustrativa

O restaurante mais conhecido de Bonito é a Casa do João. Quase uma atração turística da cidade, serve  grande variedade de pratos regionais. A traíra frita é o carro-chefe e vem acompanhada de pirão, salada e arroz. No cardápio também há também caldo de piranha e saltenhas, as empanadas bolivianas. Antes de ir embora, não deixe de passar na lojinha que possui artesanatos dos índios kadiwéu e outras peças feitas pelo povo local.

Rua Nelson Felício dos Santos, 664 | Tel.: (67) 3255-1212 | Site

O menu do restaurante Tapera tem mais de 10 variedades de preparo de pintado, que pode ser servido na moqueca ou até com molho de guavira.  O pacu assado inteiro deve ser encomendado de véspera, e é grande o bastante para ser dividido entre a família.

Rua Coronel Pilad Rebuá, 1961 | Tel.: (67) 3255-1757 | Site

O familiar Juanita tem ambiente simples e comida saborosa. A banda de pacu, assada na brasa, pode ser dividida entre 2 ou 3 pessoas. Chega à mesa em uma chapa quente, junto de deliciosos brócolis e batatas na manteiga.

Rua Nossa Senhora da Penha, 854 | Tel.: (67) 3255-1239 | Site

O Turquesa tem um suculento kebab de falafel, que combina muito bem com o mate da casa (com limão, gengibre, cheio de espuma e geladinho).  Na hora do almoço, o menu muda a cada dia, e sempre há em cartaz alguma boa opção vegetariana.

Rua 29 de Maio, 980 |  Tel.: (67) 9230-0755 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *