Roteiro com o Melhor de Camaçari

A 41 quilômetro da capital estadual, Salvador, aos arredores da “Cidade Industrial”, não são só fábricas que cercam o território, mas sim, uma bela costa com praias que se destacam entre as outras do litoral norte baiano. Camaçari, por assim dizer, guarda consigo vilarejos rústico de natureza selvagem e paisagens encantadoras, como, por exemplo, Arembepe, que concentra a maior quantidade de passeios desse roteiro.

Belas praias no território de Camaçari

CamaçariLéia Figueiredo de Oliveira/Wikipedia 

Cercada por grandes amendoeiras, sombras tomam conta de uma boa parte da areia clara da Praia da Espera, em Camaçari. Nela, os visitantes podem alternar entre o banho de mar, de sol ou de sombra. Levemente agitada, o mar tem águas transparentes, boas para banho, embora a maior parte de seus frequentadores não são turistas, mas moradores locais e pescadores. Pequenos bares e quiosques pelas proximidades, fazem parte da infraestrutura da praia.

Camaçari

A areia é dourada, de grande extensão e batida. O mar, com águas transparentes de tonalidade azul, convida para banhos relaxantes em sua parte calma, nos arredores com piscinas naturais formadas pela proteção dos recifes, enquanto, na parte de mar aberto, boas ondas são formadas para a prática de surfe. A Praia de Guarajuba, em Camaçari, é a queridinha do norte da Bahia, ela consegue mesclar bons cenários com uma infraestrutura completa, onde é possível aproveitar da ciclovia, calçadões, barracas e quiosques com petiscos fresquinhos à base de frutos do mar.

Guarajuba, Camaçari

Praia Barra do JacuípeTurismo Bahia/Flickr CC BY-SA

Destino final das águas que correm pelo Rio Jacuípe, a Praia Barra do Jacuípe marca o encontro do rio com o mar e por isso, é bastante conhecida em Camaçari. Nelas, os banhistas podem alternar por banhos nas águas esverdeadas e doces do rio, ou nas águas salgadas e azul do mar. Cercada por coqueiros em quase toda sua extensão, dunas e recifes também são vistos por ali, assim como boas ondas que desmancham nas areias brancas e fofas. Restaurantes e quiosques próximos deixam a infraestrutura da praia quase completa.

Camaçari

Ideal para famílias com crianças, um paredão de pedras quebra-mar é formado próximo à beira da Praia de Jauá, em Camaçari. A barreira ao mar aberto forma piscinas naturais durante a maré baixa, possibilitando banhos ótimos e tranquilos. Com quase 2 quilômetros de extensão, o mar é calmo, de águas transparentes e o clima durante a semana é agradável, enquanto aos finais, o movimento de banhistas toma conta das águas e das areias. Na orla, bares e restaurantes fazem a estrutura de Jauá.

Camaçari

Para quem busca tranquilidade e visual agradável, a Praia de Itacimirim, em Camaçari, concilia sossego e belas paisagens. O cenário paradisíaco é por conta da orla enfeitada por verdes coqueirais, que dá abertura à boa extensão de areia dourada e batida, assim como suas águas azuis, provém de um mar levemente agitado. Conhecida também por oferecer uma ótima infraestrutura, com bares, restaurantes e resorts de luxo, a praia guarda bastante casas de veraneio que causam movimento durante a alta temporada.

Praia de Itacimirim, Camaçari

Arembepe: o vilarejo hippie do litoral norte baiano

De aparência intacta, a vila de Arembepe, pertencente ao município de Camaçari, ainda mantém seus cenários encantadores, os mesmos que em 1968 cativaram Mick Jegger e Keith Richards, assim como de Janis Joplin, em 1970. Perto do centrinho, sobre as dunas à beira do Rio Capivara, uma aldeia abriga a população hippie que vive sem energia elétrica e sem água encanada, em casas de barro (ou pedra) e sobrevivem das vendas de artesanatos e de mandioca plantada.

Arembepe, Camaçari

Praia de ArembepeBen Tavener/CC BY 

Há uma explicação cabível para o motivo que levou os hippies a firmarem raízes pelas areias do vilarejo, a Praia de Arembepe esbanja não só um belo visual, como também uma atmosfera de harmonia entre o homem e a natureza de Camaçari. Com uma beleza tropical, a praia é começa quando o gramado com queirais vão terminando, daí para frente, uma boa extensão de areia dourada e fina recebe as ondas do mar azulíssimo. A poucos metros da areia, o conjunto de recifes formam piscinas naturais para banhos relaxantes. Ideal para todo o tipo de público, a infraestrutura conta com ótimos restaurantes, bares e quiosques.

Arembepe, Camaçari

Projeto TamarImagem ilustrativa

Ao lado da aldeia hippie, também em Arembepe, fica instalado o Projeto TAMAR, uma iniciativa conservacionista que revolucionou a preservação das espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Em seu Centro de Visitantes, junto à base de pesquisa, fica instalado um museu interativo com cascos de tartarugas marinhas, o submarino construído de materiais recicláveis que reproduz o fundo do mar, além de tanques de observação de tartarugas, entre outros.

Estrada Geral do Projeto Tamar, s/n – Arembepe, Camaçari

O sabor típico e regional da Bahia

Frutos do marImagem ilustrativa

Em 1983, Thierry Nicodème, um belga radicado na França, conheceu o ator baiano João de Sá na famosa “Aldeia Hippie” por onde ambos estavam passando alguns dias. O que ninguém esperava é que depois de uma viagem dos dois pela América do Sul, nasceria o Restaurante Mar Aberto, fruto de uma parceria entre um e outro. O ambiente descontraído com elementos rústicos, é servido delícias da gastronomia costeira regional, com pratos à base de pescados, frutos do mar e carne de sol.

Largo São Francisco, 43 – Arembepe, Camaçari

Criado em 2014, da rede The Dogfather saem hot-dogs originais que refletem as características próprias da marca. Em Camaçari, se o desejo for se deliciar de um bom cachorro quente, a cidade tem lugar próprio para isso. A casa oferece um cardápio com uma boa variedade de opções, acompanhamentos, milk-shakes, cervejas, refrigerantes, etc.

Rua do Ponto Certo, 128 – Ponto Certo | Site

Inaugurado em 2016, uma imponente fachada na Avenida Concêntrica de Camaçari reúne história e sabor. A Bibi Gourmet possibilita as três refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar. E ainda um café da tarde! O lugar dispõe de padaria, lanchonete, confeitaria, cafeteria, gelateria, empório, café da manhã, almoço com churrasco argentino (parrilla), jantar e pizzaria.

Av. Concêntrica, 388 – Camaçari de Dentro, Camaçari | Tel.: (71) 3627-0652 | Site

PizzaImagem ilustrativa

Ambiente aconchegante e de características rústicas, onde o forro xadrez da mesa já entrega a especialidade do lugar. Com varanda ao ar livre, o Rei da Pizza, em Camaçari, oferece um cardápio amplo com variadas opções de massas e, sobretudo, deliciosas pizzas. Músicas intimistas e ao vivo acompanham as refeições do público na casa.

Francisco Drumond, 28 – Centro, Camaçari

A ornamentação rústica não precisa de muito esforço para conseguir transformar lugares em verdadeiros ambientes aconchegantes, como o Empório Jacuípe, em Camaçari, por exemplo. O lugar que é restaurante, bar e pizzaria, alia com maestria natureza e gastronomia. Nele, além de pizzas, o cardápio é bem variado, com opções da culinária regional e contemporânea, frutos do mar e carnes grelhadas.

Estrada do Coco, km 34, 26 – Barra de Jacuípe, Camaçari | Tel.: (71) 3678 1402 | Site

Além da saudade, Yvone também deixou seu talento culinário à família que hoje toma conta do Restaurante Ki Mukeka, em Camaçari. Simples e discreto, porém, excelente. Como o nome já entrega, a especialidade do restaurante são moquecas, mas o cardápio é bem amplo, com saladas, porções, frutos do mar, carnes, aves e sobremesas.

Tv. Nossa Sra. do Carmo, 457 – Piaçaveira, Camaçari | Tel.: (71) 3621-0739 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *