Roteiro com o Melhor de Campina Grande

Entre as mais famosas cidades do nordeste brasileiro, Campina Grande é um dos municípios de maior importância na Paraíba. Além de ser alegre, ousada e dinâmica é também reconhecida pelas festividades, atrativos culturais, desenvolvimento tecnológico e pelas paisagens indescritíveis.

No seu calendário fixo está o maior São João do mundo entre as comemorações da popular festa junina no Brasil. De eventos grandiosos à monumentos históricos como “Os Pioneiros da Borborema”, confira as melhores dicas desse charme do nordeste!

Pontos Turísticos em Campina Grande

Parque do Povo - Campina Grande Ministério da Cultura/CC-BY 

No Parque do Povo, onde é realizado alguns dos eventos da cidade, há quadras esportivas, pátios e tendas para as comemorações com céu aberto, a única área coberta do local é a famosa “Pirâmide do Parque do Povo”. O local é rico em cultura nordestina, com comidas e músicas típicas. Entre os eventos que foram sediados pelo parque está o tradicional carnaval fora de época, Micarande, festivais de inverno, cinema e O Maior São João do Mundo.

Rua Sebastião Donato, S/N – Centro | Tel.:(83) 3310-6805

Para quem curte a natureza e diversas espécies de árvores, a Praça Clementino Procópio é uma ótima opção para relaxar enquanto aprecia a paisagem ou visita uma das propriedades localizadas dentro da praça, como livrarias populares, lanchonetes, serviços de apoio ao cidadão e o extinto Cine Capitólio. Há ainda coretos e esculturas que marcam a história de Campina Grande.

Av. Mal. Floriano Peixoto – Jardim Tavares

Vila do ArtesãoDivulgação

Para os turistas que gostam de artesanatos e peças típicas do nordeste, a Vila do Artesão é o lugar ideal para comprar itens de diversas lojas e com ótima qualidade. O ambiente conta com mais de 300 artesãos, que se dividem nos 77 chalés disponíveis para a produção e comercialização dos produtos. Na Vila tem um auditório para apresentações culturais e uma praça de alimentação com pratos típicos da culinária regional.

Av. Almeida Barreto, S/N – São José | Tel.: (83) 3322-2425 | Site

Construído por um dos empresários mais influentes da história do Brasil, o Museu de Arte Assis Chateaubriand tem um acervo com 474 obras de arte entre pinturas, desenhos, esculturas, gravuras, colagens e diversos outros métodos de artistas brasileiros e internacionais. As obras contam a história do Brasil em diferentes momentos do cenário nacional, entre elas uma exposição permanente com uma amostra sobre a inauguração do Brasil: do XIX ao XX onde estão expostos mais de 90 quadros de artistas, como Pedro Américo, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Ismael Nery e Antônio Dias.

Rua João Lélis, 581 – Catolé | Tel.: (83) 3337-3637

Museu de Oscar Niemeyer - Campina GrandeMarinelson Almeida – Traveling through Brazil/Flickr CC-BY

O MAAP ou Museu de Oscar Niemeyer é conhecido também como Museu dos Três Pandeiros (já que a sua forma lembra o instrumento musical). Inaugurado em 2012, o museu fica próximo ao Açude Velho e é considerado a última grande obra do arquiteto. As exposições são fixas e temporárias, onde as obras são expostas em salas para artesanato, música e cordel.

Rua Doutor Severino Cruz – Centro | Tel.: (83) 3310-9738 | Site

Antes de ser patrimônio histórico e um dos principais cartões postais de Campina Grande, o Açude Velho era a fonte de abastecimento de água da cidade. Para os turistas que desejarem desfrutar de uma bela paisagem enquanto se exercitam, podem aproveitar o calçadão em volta da barragem para fazer caminhadas, tirar fotos e passear com a família e amigos.

Próximo ao Açude Velho, estão localizados monumentos populares, como Os Pioneiros da Borborema e as estátuas de ícones da música brasileira como, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Durante uma visita à Campina Grande esses lugares rendem ótimos registros.

Centro de Campina Grande

Açude Novo - Campina GrandeOxente/Public Domain

Um dos cartões postais da cidade, o Açude Novo, ao contrário do que diz o nome, não é responsável pelo abastecimento da cidade. O local foi construído em 1830 como alternativa para distribuição de água na época das secas, porém, em 1927 o açude foi enterrado. Hoje em dia recebe visitantes para passeios em família, lazer e diversão. No parque rodeado por jardins há monumentos, fonte luminosa, espaços para caminhadas, além de um palco para eventos culturais, e o famoso Encontro para Nova Consciência.

Rua Dom Pedro II – Prata

Para continuar na história do Brasil contada por meio das das obras de arte não poderia faltar o Museu de História e Tecnologia do Algodão. O espaço é composto por um rico acervo com exposições de painéis, fotos e equipamentos utilizados na atividade algodoeira, como peças e utensílios da época do ciclo do algodão. Vale a pena visitar também a área externa do Museu, onde fica uma réplica da primeira locomotiva no estilo Maria Fumaça, que chegou à Campina Grande e transformou a economia da cidade com a exportação de algodão.

Rua Benjamin Constant, S/N – Estação Velha | Tel.: (83) 3341-1039

Sítio São João - Campina GrandeÁdria de Souza/Flickr CC-BY 

Orgulho para os paraibanos e atração para os turistas, o Sítio São João encanta pelo ambiente animado e por manter as raízes do interior da Paraíba. Construído com a intenção de se tornar uma réplica dos sítios do século XX, o lugar consegue alcançar as expectativas e retrata nos mínimos detalhes a cultura, culinária, músicas e as danças típicas.

Rua Luiza Bezerra Mota, 701 – Centro | Tel.: (83) 99188-7758

Reconhecida como patrimônio cultural do Brasil, a Feira Central de Campina Grande tem grande diversidade de produtos e é uma das maiores do nordeste. Entre os objetos vendidos estão utensílios domésticos, artesanato típico, cachaças e a famosa castanha de caju que faz muito sucesso e atrai os turistas. É difícil sair da feira sem comprar nada, ainda mais com tantas tradições reunidas em um só lugar.

Rua Pedro Álvares Cabral, 129 – Centro

Delícias da Culinária de Campina Grande

Restaurantes em Campina Grande - Prata da Casa RestauranteImagem ilustrativa

O Prata da Casa Restaurante é considerado um dos melhores no estilo self-service de Campina Grande. Com uma culinária de qualidade e comida sempre quentinha, o espaço se preocupa também com as restrições alimentares dos clientes, por isso há pratos light, diet, sem glúten e/ou lactose.

A comida é saborosa e com cuidado desde a escolha de ingredientes até o preparo. Sempre com supervisão nutricional, o restaurante propõe mudar o conceito de que a comida self-service tem um padrão definido. Quem já experimentou garante que é o melhor buffet de Campina Grande.

Rua José de Alencar, 450 – Prata | (83) 3341-1249/ (83) 98753-5441 | Site

Restaurantes em Campina Grande - Campina GrillImagem ilustrativa

A culinária servida no Campina Grill oferece o melhor da cozinha regional e internacional com pratos típicos que vão desde entradas, saladas, especialidades, ComfortFood, drinks e vinhos no bar do restaurante até rodízio de pizza e as sobremesas deliciosas. A gastronomia refinada e um ambiente preocupado com o bem-estar dos clientes, faz com que o Campina Grill seja o destino certo para os visitantes da importante cidade do interior nordestino.

Rua Manoel Tavares, 1900 – Jardim Tavares | Tel.: (83) 3341-6464/ (83) 99147-7095 | Site

O espaço gourmet Tok do Tok tem música ao vivo com DJ e saxofone, e pratos espetaculares servidos em um ambiente agradável com vista priorizada na varanda externa. Um restaurante sofisticado que se diferencia em qualquer refeição, seja almoço ou jantar, o clima no Tok do Tok também é certo para jantares românticos, happy hour com as variedades de vinhos e comidas para todos os gostos.

Rua Inácio Pedro Diniz, 115 – Catolé | Tel.: (83) 99399-7177

Restaurantes em Campina Grande - Boi & Brasa Churrascaria Imagem ilustrativa

Em uma ambiente confortável ao som de um piano, o Boi & Brasa Churrascaria, é a escolha certa para para os amantes de carne. A churrascaria tem ainda uma área para eventos, espaço kid’s, adega climatizada, estacionamento com manobrista e oferece um dos melhores serviços de buffet de Campina Grande. A variedade do buffet tradicional e de comida japonesa fazem sucesso, mas o que conquista os clientes são os 25 tipos de cortes de carnes das tradicionais às mais nobres.

Av. Janúncio Ferreira, 838 – Santo Antônio | Tel.: (83) 3077-1129 | Site

Os deliciosos doces e pratos executivos da La Suissa Restaurante e Doçaria,  fazem do lugar um ponto cultural de Campina Grande. Com as exposições de fotos e telas, festivais gastronômicos (Junino, Italiano e os de Morango e Chocolate), além de show ambiente com um piano e as cantatas no Natal, o espaço encanta a todos na decoração com características gregas e modernas.

Rua Irineu Joffily, 176 – Centro | Tel.: (83) 3321-2360 | Site

 

Foto de Capa: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil/Flickr CC-BY



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *