Roteiro Com o Melhor de Canela

Cristiano Carniel/Divulgação

Abençoada com uma natureza exuberante, a Serra Gaúcha esbanja charme e cultura europeia. Assim como Gramado, Canela é muito procurada durante o ano todo, principalmente no inverno. Para cada araucária plantada, um passeio encantador. Museus, construções, templos religiosos e uma gastronomia que deleita os paladares mais requintados, são um dos inúmeros pontos positivos que Canela carrega consigo. Neste roteiro, conheça o melhor da cidade charmosinha!

Café da manhã com arte e literatura

emporio-canela-rs-zarpoCristiano Carniel/Divulgação

Livros, LPs, artesanato, decorações e outras coisinhas graciosas se misturam entre mesas, cadeiras e sofás, formando um ambiente que realmente cultua a essência do aconchego. No Empório Canela, quem chega tanto para o café da manhã, quanto para as outras refeições, é muito bem-vindo. No cardápio desse café/bistrô, delícias preparadas pelas mãos da talentosa chef Roberta Rech.

Rua Felisberto Soares, 258 – Centro | Tel.: (54) 3031-1000 | Site

As mesinhas envoltas pelas prateleiras repletas de livros dão lugar ao público para provar dos quitutes do Aroma Literário – Livros e Cafés, ao mesmo tempo em que faz uma leitura das obras literárias do lugar. Flores, além de fazerem parte da ornamentação intimista do lugar, são sempre bem-vindas e por isso estão em todos os lugares de Canela. O cardápio oferece diferentes cafés, salgados, tortas, bolos e bebidas.

Av. Osvaldo Aranha, 378 – Centro | Tel.: (54) 3282-0645 | Site

Os melhores passeios de Canela

Roteiro-Com-o-Melhor-de-CanelaImagem ilustrativa

Os Bondinhos Aéreos são as grandes atrações do Parques da Serra. O percurso oferecido aos turistas conta com paisagens naturais durante o caminho para a Estação Animal (a parte mais alta da atração turística) e, ao chegarem nessa parada, o Espaço das Esculturas que Falam encanta os amantes de arte, pois apresenta esculturas em madeira feitas pelo plástico Masaharu Hata. Seguindo em frente no bondinho, a próxima parada é a Estação Cascata, e é nela que fica o mirante para ver de perto a Cascata do Caracol, a beldade natural da região.

Estrada da Ferradura, nº 699 – CP 94 – Caracol | Tel.: (54)3878.3250 | Site

Inaugurado em Canela pela estilista Milka Wolf, o Museu da Moda expõe modelos que marcaram e caracterizaram diferentes épocas do passado, desde peças usadas antes de Cristo, até as atuais. Para montar o acervo que reconstrói a estética de 4.000 anos do vestuário feminino, Milka confeccionou réplicas idênticas e garimpou antiquários de vários países, onde pode trazer roupas, objetos e acessórios usados pelas mulheres do passado. No museu, a exposição é separada por alas características de cada época, com direito à cenário.

Avenida Ernani Kroeff Fleck, 1810 – São José | Tel.: (54) 3282-1121 | Site

wiki-catedral-de-pedra-zarpoTiago Fioreze/Wikipédia CC-BY-SA

Vista e admirada de longe, o estilo arquitetônico gótico inglês concede as formas e linhas para a Catedral Nossa Senhora de Lourdes, ou melhor, a Catedral de Pedra, como é mais conhecida. Foi o cônego João Marchezzi o idealizador do templo católico, e o mesmo se encontra sepultado no interior da igreja, recebendo flores de seus fiéis até hoje. A catedral é constituída de uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, e seu interior chama a atenção com painéis de telas pintadas pelo artista gaúcho Mariano Schmitz, assim como os quadros da Via Sacra feitos pelo uruguaio Pablo Onoro Herrera, que utilizou madeira e argila.

Praça da Matriz, 69 – Centro | Tel.: (54) 3282-1132 | Site

flickr-castelinho-caracol-zarpoDaniel Garcia Neto/Flickr CC-BY

Construída entre 1913 e 1915 para ser residência do casal Pedro Carlos Franzem e Luiza Sommier, o Castelinho Caracol mantém suas formas e características até hoje. A casa foi erguida sem nenhum parafuso, apenas a base de madeira de araucária com sistema de encaixe e parafusos. São 18 ambientes no primeiro pavimento que conta com quartos, sala de jantar, sala de música, cozinha e banheiro. No segundo andar, o quarto de costura, onde as filhas do casal faziam vestidos e capas para as cobertas de pena. A construção também mantém os móveis e utensílios da época dos moradores.

RS – 466 – Estrada do Caracol, s/n | Tel.: (54) 3278-3208 | Site

Uma caverna de gelo com temperatura de -10ºC durante o ano inteiro é a atração mais gelada da cidade de Canela. O Mundo Gelado é um parque temático de 140 m² que também é residência de um animalzinho fictício, porém, simpático, o Floc, uma espécie de esquilo castor. Além dele, são expostas 16 esculturas de gelo, como Cristo Redentor, Torre Eiffel e as Esfinges Egípcias, e móveis também. No final da visita, uma loja de souvenirs vende lembrancinhas do lugar e da Serra Gaúcha, além de um cafezinho para esquentar.

Estrada do Caracol, 3915 – Caracol | Tel.: (54) 3278-3085 | Site

wiki-Templo-Khadro-Ling-canela-zarpoEugenio Hansen, OFS/Wikipédia CC BY-SA

Khadro Ling, também conhecido como Templo Budista de Três Coroas, serve de sede ao Chagdud Gonpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à prática e estudo do budismo tibetano. A localização privilegiada, no alto de uma colina, concede aos visitantes uma vista panorâmica maravilhosa e ambientes tranquilos para a prática de meditação. Para entender melhor, na entrada um vídeo explica alguns conceitos da religião e conta um pouco sobre a decoração vinda do Nepal. De forma encantadora, as imagens do interior do templo principal contam a história da filosofia budista. E antes de deixar o local, passe na lojinha que vende livros, roupas e acessórios do budismo.

Estrada Linha Águas Brancas, 1211 – Zona Rural, Três Coroas | Tel.: (51) 3546-8201 | Site

Culinária que agrada todos os gostos

Há mais de 5 anos o Restaurante Galangal representa com sucesso a culinária asiática em Canela. Em seu interior, a decoração temática conta com quadros do mesmo artista que criou as pinturas do Templo Budista Chadud Gonpa Khadro Ling e exala tranquilidade por todos os cantos. O cardápio extenso conta com delícias da culinária japonesa, chinesa, tailandesa, indonésia e indiana.

Avenida Osvaldo Aranha, 321 – Centro | Tel.: (54) 3282-8205 | Site

A fachada iluminada e moderna, convida quem passa na Avenida Osvaldo Aranha para conhecer e provar do que o Restaurante Chez Lys Blanc tem de melhor. A decoração é fina e as cores escuras imperam em alguns detalhes junto com o dourado. Apesar da especialidade ser em fondues, a casa também dispõe de um cardápio onde há pratos com carne, frango e peixe.

Avenida Osvaldo Aranha, 437 – Centro | Tel.: (54) 3282-3083 | Site

Cannele-Bistrot-canela-zarpoDivulgação

Ao deixar a capital gaúcha em 2008, Mauí e seu marido, o chef Leonardo Salamoni mudaram-se para Canela e levaram com eles o sabor da culinária francesa. Aconchego, charme e qualidade, essas são as três características principais do Cannelé Bistrot, o autêntico representante da Cuisine de Chef. Por ser apenas 8 mesas, as reservas no lugar são concorridas por aqueles que desejam provar do sabor sofisticado dos pratos clássicos da França.

Rua Danton Corrêa da Silva, 307 – Q.ta da Serra | Tel.: (54) 3278-1499 | Site

A casa de madeira do simpático casal de proprietários, é onde funcionava o antigo Strudelhaus, que agora se tornou o Restaurante Schnitzelstubb. A mudança, aparentemente só houve no nome, porque a qualidade da comida, o aconchego do ambiente e bom atendimento dos donos ainda continuam os mesmos. Nas paredes, adornos cervejeiros e alemães fazem a decoração do lugar e, no cardápio, os melhores pratos típicos da culinária alemã presente em Canela.

Rua Badem Powel, 246 – Q.ta da Serra | Tel.: (54) 99124-3213 | Site

magnolia-gastro-bar-zarpoCristiano Carniel/Divulgação

Em um antigo casarão de Canela da década de 50 que mais se parece uma mansão, o Magnólia Cine Gastro Bar funciona como 3 em 1: restaurante, cinema e bar. Com sete ambientes diferentes, uma noite nesse lugar pode ser tanto no bar, à base de drinks deliciosos, no cinema, onde as poltronas são sofás confortáveis, ou no restaurante, com pratos da gastronomia contemporânea.

Rua Dona Carlinda, 255 – Centro | Tel.: (54) 3278-0102 | Site

Desde 1995, a diversão e o entretenimento noturno de Canela têm nome e endereço: o Boteco do Bil, a casa para curtir desde um happy-hour até um fim de noite. Os 2 mil m² que o lugar ocupa se distribuem por 3 ambientes: o Loft Bar, o Bar Lounge e a Pista House. Lugar perfeito para combinar petiscos, cervejas e músicas de diferentes estilos.

Avenida Don Luiz Guanella, 578 – Vila Suica | Tel.: (54) 3278-1064 | Site



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *