Roteiro com o Melhor de Caraíva

Caraíva é um vilarejo – repleto de atrações – construído à beira do rio, é um destino mágico da Bahia. Para chegar até esse estonteante lugar rodeado pela natureza, é preciso embarcar em uma canoa (já que lá é proibida a entrada de carros) e fazer a travessia dentro de alguns minutos, saindo do porto de Nova Caraíva. Ao chegar, se depare com uma paisagem feita de céu, mar, rio e mangue, sem falar nas muitas árvores e casinhas coloridas.

O destino que coleciona mais de 470 anos, não à toa foi tombado pelo Patrimônio Histórico. É banhado pelo Oceano Atlântico, pelo rio e também tem ao seu redor o Parque Nacional do Monte Paschoal. Caraíva é perfeita para quem deseja esquecer do celular e da internet por uns tempos, aproveitar todo o verde da Bahia e andar por suas ruas de areia para conhecer seus estabelecimentos charmosos e típicos.

A deslumbrante natureza de um destino conservado

Rio CaraívaMarcelino Dias/CC BY-SA

O Rio Caraíva, que empresta seu nome a cidade, tem paisagens de tirar o fôlego, que ficam completas com a presença de barquinhos e canoas. Mas, muitos não ficam apenas observando e caem na água para descer rio abaixo, com bóias ou nadando. É origem de seu nome é derivada de um peixe geralmente encontrado na região, que gosta das águas que hora são escuras, hora são azuis com a influência do mar.

Como já deu pra perceber, os visitantes desse destino podem escolher entre o rio e o mar, mas claro, porque não ir aos dois? A Praia de Caraíva também é imperdível, com areia fofa e águas azuis, cercado por recifes, lá também podem ser feitos mergulhos e esportes à vela. Barzinhos funcionam dia e de noite, além das barraquinhas de kitesurf.

Existem outras belas praias em Caraíva, como a Praia do Satu. Seu acesso é um pouco complicado – é preciso atravessar o rio de barco e andar pela orla por cerca de uma hora, ou negociar uma carona de barco – mas a chegada faz valer a pena o caminho percorrido. Com areia branquinha, coqueiros, uma lagoa de água doce, é impossível não valer a pena! Além de tanta beleza, os visitantes também podem conhecer a Barraca do Satu, comandada pelo dono que mora na praia a mais de 30 anos.

A Praia de Juacema faz com que os turistas possam aproveitar das piscinas naturais, formadas pelos recifes, ajudam a formar a linda paisagem que é emoldurada por coqueiros e falésias. Apesar da belíssima vista que se pode ter na praia, ela se torna misteriosa já que, reza a lenda que de dentro de buraco que existe em sua areia, saem fantasmas de índios, além das belas índias que se banham na Lagoa Encantada e desaparecem em segundos.

Deguste os sabores desse cantinho baiano

pizza-zarpoImagem ilustrativa

O Principado é um dos restaurantes mais elegantes de Caraíva, e oferece grande variedade de pratos que passam por pizzas, grelhados, sushi bar e um bar comandando pelo francês Geoffroy Journaud. Sua fachada é a cara da cidade, em estilo colonial nas cores branco e azul, com grandes portas e janelas, que combinam perfeitamente com o ambiente meia luz e charmoso, mas que também dispões de mesinhas do lado de fora.

Caraíva | Site

Para diferenciar um pouco a gastronomia da cidade, o Esfiha & Cia faz salgados artesanais, entre eles estão esfihas abertas e fechadas, kibes, tortas, salgados e outras delícias. Hoje, com 3 lojas na região (uma em Porto Seguro e outra em Arraial d’Ajuda), a família Freitas Pitta realizou o sonho de abrir um negócio quando chegou a Caraíva. Quer mais um motivo para degustar essas maravilhas? A loja fica aberta 24 horas, ou seja, a qualquer hora os turistas podem experimentar um dos salgados a disposição.

Praça da Igreja| Tel.: (73) 99148-8380 | Site

O restaurante Aquarius tem decoração típica da Bahia, com cortinas coloridas e paredes enfeitadas com figuras de baianas. No cardápio podem ser encontrados pratos bem brasileiros com arroz, feijão, carnes, peixes e um atendimento em estilo baiano.

Beira-rio | Site

Relaxe e veja a Caraíva passar

Rótulos de cachaçasImagem ilustrativa

A localização privilegiada da Caraíva Cachaçaria, suas cachaças diferenciadas, petiscos como os dadinhos de tapioca e até pratos são servidos no local. O local sempre recebe o toque especial de músicas ambiente, que deixam os visitantes sentados dentro e fora da cachaçaria, bem aconchegantes. O menu está repleto de saladas frescas e claro, cachaça caseira.

Avenida dos Navegantes, 52 | Tel.: (11) 99934-9993 | Site

boteco-do-para-zarpoAmira Hissa/Divulgação

Com certeza um dos bares mais famosos de que você irá ouvir falar é o Boteco do Pará, com mais de 30 anos de existência. Muito bem localizado, o local fica entre a sombra da amendoeira e a beira do rio. Seus donos são o casal Pará e Cláudia, ele nativo e ela mineira, que fizeram o estabelecimento ter fama por seus pastéis (principalmente o de arraia) mas também pelo peixe assado na telha e a moqueca de camarão. Escolha um lugar entre as mesinhas campestres espalhadas de frente para o rio e admire a paisagem degustando a gastronomia local.

Avenida dos Navegantes, 700 | Tel.: (73) 9959-1276 | Site

Ir até Caraíva e não dançar forró, está fora de cogitação, aliás, nesse destino, dançar é essencial para entender um pouco de sua cultura. Por isso, quando ouvir um “arrasta-pé”, saiba que ele pode estar vindo do Forró do Ouriço. Lá, os turistas dançam ao som de do “forró pé de serra”, regado a Netuno (cachaça de gengibre) e Catuaba. Caso não saiba ou não goste de dançar, fique tranquilo, apenas sente-se, deguste uma cerveja e sinta essa energia contagiante.

Caraíva| Site

Passeio de Caraíva até a Praia do Espelho

Praia do Espelho

Quando estiver em Caraíva, vai ouvir falar de uma famosa caminhada até a Praia do Espelho. Uma caminhada de 9 quilômetros (cerca de 3 horas) pela praia, com uma parte que também passa por uma trilha de terra. Cerca de 10 minutos de uma pequena caminhada até o encontro com o rio, onde é preciso fazer a travessia de canoa. Apesar de cansativo, o passeio faz com que os turistas conheçam diversas lagoas de água doce e praias lindas desertas, as quais proporcionam paisagens de tirar o fôlego.

Ao chegar na Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Sul da Bahia, aprecie as bucólicas falésias brancas e vermelhas, as águas calmas e azuis das piscinas naturais, rios e coqueiros, que os turistas aproveitam deitados nas espreguiçadeiras à beira mar.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *