Roteiro com o Melhor de Caruaru

Ministério da Cultura/CC-BY

Caruaru é conhecida como “Princesa do Agreste” e “Capital do Forró”, já que o ritmo de forró está sempre presente nos estabelecimentos e festas. Sua grande variedade de museus deixa claro como a cultura e veia artística local são uma verdadeira tradição, dessas que se passa de pernambucano para pernambucano, e que se comprova com o título de Maior Centro de Artes Figurativas da América Latina, concedido pela UNESCO. Permita-se conhecer esse destino encantador em Pernambuco e surpreenda-se com o talento dos brasileiros!

Turista de barriga vazia, precisa ir até a padaria

Restaurantes em Caruaru: Cacau DoceriaImagem ilustrativa

Seu tour por Caruaru pode começar com um bom café na Cacau Doceria, o lugar que tem as tortas mais famosas da cidade. Difícil é escolher um sabor para experimentar, já que os salgados também são uma atração à parte, impossível de resistir antes das tortas doces. Escolha uma das mesas e cadeiras decoradas com toalhinhas de crochê, seja no espaço semiaberto ou nos lugares com vista para a bela vitrine de doces.

Avenida Dr. Pedro Jordão, 916 | Tel.: (81) 3723-3222 | Site

Tradição: passa de geração em geração

Festa de João em CaruaruMinistério da Cultura/CC-BY

A tradicional Festa de São João – mais conhecida como Festa Junina – de Caruaru, é uma das melhores do Brasil e mais procuradas de Pernambuco nessa época do ano. Ela acontece no Pátio do Forró, um grande espaço que recebe milhares de fãs dessa festa típica. A festa começou na cidade na década de 70, quando eram feitas nas fazendas, até que passou a ser no centro, atraindo um grande número de pessoas que enfeitavam as ruas. A Festa de São João, absorveu características de diversas culturas, das quais ficaram as tradições de fazer fogueiras gigantes, correio elegante, pau de sebo, casamento caipira e comidas típicas.

Rua Agnelo Dias Vidal, s/n | Site

Também conhecida como Feira da Sulanca, a Feira de Caruaru é um verdadeiro atrativo turísticos para quem procura conhecer o melhor da cidade e sua cultura. Com peças de artesanato típicas, de couro, objetos de barro e roupas, é impossível não se encantar com a cultura local.

Avenida Lourival José da Silva, 592 | Site

Caruaru e sua história repleta de arte

Museu Casa do Mestre VitalinoOsiene/CC BY-SA

Localizado no Alto do Moura – um dos pontos de encontro mais badalados da cidade – o Museu Casa do Mestre Vitalino foi o local em que o artesão mais famoso de Caruaru viveu e passou seus últimos anos de vida. Se trata de uma casa-museu que guarda fotos, utensílios domésticos que pertencem à família Vitalino e réplicas de suas principais obras. Administrado por seu filho, Severino Vitalino, os visitantes podem saber um pouco mais sobre o processo de fabricação dos produtos artesanais feitos de barro.

Rua Mestre Vitalino, s/n | Tel.: (81) 3725-0805 | Site

O típico Museu do Forró Luiz Gonzaga, foi inaugurado em 1985, tem como atração principal a música e o artesanato, mas também preserva fotos, instrumentos musicais, documentos e até objetos pessoais de Elba Ramalho. Os trabalhos em cerâmica são feitos por artistas regionais, mas o que chama a atenção são as 68 peças originais de Mestre Vitalino e Mestre Galdino, que ficam localizadas no espaço Museu do Barro “Espaço Zé Caboclo”. Além disso, desde 1998, o museu tem em sua posse uma parte do acervo do cantor sertanejo Gonzagão (entre 400 e 450 objetos).

Rua Cel. Limeira, 100 | Site

O prédio que hoje abriga o Memorial da Cidade de Caruaru, foi criado em 1924 para abrigar feirantes que tinham como produto cereais e farinha de mandioca. Após ser transferida para o Parque 18 de maio, em 1992, se transformou no memorial da feira, para só depois de 8 anos desativado se tornar o Memorial da cidade, inaugurado em 2009. Em seu interior estão expostos painéis contando um pouco da história da cidade, grandes telas coloridas que retratam o passado de Caruaru, objetos e artesanatos típicos da região.

Avenida Dr. Pedro Jordão, 734 | Site

Para lembrar do talentoso poeta e artesão popular caruaruense, foi criado o Memorial Mestre Galdino. Em sua exposição estão poesias e peças originais feitas pelo artista – como o conhecido São Francisco Cangaceiro – em sua maioria de barro, criados de acordo com seu próprio estilo artístico, uma mistura de elementos regionais, bíblicos, mitológicos e do imaginário.

Rua São Sebastião, 181 | Tel.: (81) 3701-1533 | Site

Museu do Cordel Olegário Fernandesallanpatrick/Flickr CC BY-SA 

Inaugurado em 1999, o Museu do Cordel Olegário Fernandes está localizado no Parque 18 de maio, na feira de artesanato. Ele presta homenagem ao caruaruense Olegário Fernandes, o que descreveu de forma criativa e artística a história do homem nordestino, com exposição dos cordéis tradicionais, antigos e raros, fotos, livros, máquinas de xilogravuras e litogravuras. O poeta escreveu seu primeiro cordel em 1956, até chegar a mais de 200 histórias como o “O Homem que casou com a Jumenta” e a “A chegada de Lampião no Inferno”.

Avenida Lourival José da Silva, 140-160 | Site

Considerado uma das principais atrações de contato com a natureza, o Parque Ecologico Ambientalista Severino Montenegro foi inaugurado em 2009, quando se tornou o primeiro grande parque urbano de Caruaru. Os visitantes podem conhecer a área que ocupa 4 hectares, e possui anfiteatro, um lindo lago com cascata, muitas árvores e plantas ornamentais, além do jardim sensorial. Para os turistas se encantam ainda mais por esse lugar, por lá está uma sementeira que produz mudas de plantas, as quais são distribuídas aos visitantes.

Avenida José Rodrigues de Jesus | Site

Gastronomia variada e criativa

Restaurantes em Caruaru: Rood Bike ClubImagem ilustrativa

De estilo alternativo e inovador, o Rood Bike Club é um espaço criado com a intenção de atrair jovens esportistas que levam uma vida voltada para o bem estar. Seu ambiente foi inspirado em espaços feitos para ciclistas na Inglaterra e Alemanha, e inclui em seu estabelecimento um bistrô com direito à cervejaria e degustação de bebidas, que tem seu cardápio assinado pela chef Giovana Nacarato – não deixe de experimentar o hambúrguer – uma loja de roupas e acessórios de esportes e uma oficina para bicicletas. A fachada moderna combina com a decoração feita por peças do mundo do esporte.

Avenida Marcionilo Francisco da Silva, 22 | Tel.: (81) 3137-0088 | Site

Pequena e charmosa, a Osteria Made In Italy tem um menu recheado pela gastronomia italiana, que cai muito bem acompanhada de uma carta de vinhos. Suas paredes do lado interno são floridas e enfeitadas com alguns quadros coloridos, já o lado externo, tem as paredes enfeitadas por flores e plantas de verdade, decoração que deixa o ambiente se parecendo com uma agradável praça da Itália.

Rua São Joaquim do Monte, 688 | Tel.: (81) 3724-7808 | Site

Restaurantes em Caruaru: Barcelona Tapas Cuina CatalanaImagem ilustrativa

Um dos mais diferentes lugares para comer em Caruaru, é o aconchegante Barcelona Tapas Cuina Catalana, um restaurante que serve comida catalã. Seu cardápio é comandado pelo chef catalão Marc Colominas, e vai desde as mais sofisticadas até os pratos, uma carta de vinhos extensa e sobremesas de dar água na boca. Nas cores azul e branco, é feita a decoração do espaço, com azulejos desenhados nas mesas e em algumas paredes, é possível sentir-se em plena Barcelona.

Rua Silvino Macedo, 160 | Tel.: (81) 99984-6544 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *