Roteiro com o Melhor de Fortaleza

Moleskine Gastrobar/Divulgação

Com 34 km de praias e quase 300 anos de muita história, Fortaleza é uma das principais cidades turísticas do país. A temperatura agradável quase o ano inteiro, ajuda o turista a escolher entre as diversas alternativas de entretenimento na capital cearense. Não faltam atrações na cidade, por isso, seja para quem prefere curtir as praias, ou para os que querem apreciar construções históricas, o roteiro com o melhor de Fortaleza mostra lugares incríveis que todo mundo precisa conhecer.

As deliciosas praias de Fortaleza

fortaleza-ce-zarpo-magazine

As praias urbanas de Fortaleza complementam a fascinante paisagem da cidade, mas é preciso se informar sobre as áreas onde o banho de mar é autorizado. A Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, divulga semanalmente um boletim com informações sobre as áreas impróprias para banho.

De toda forma, as praias Iracema, Meireles e Mucuripe são bonitas e possuem uma boa estrutura turística, unidas pela Avenida Beira Mar, são ponto de encontro de turistas e moradores no final da tarde.

Praia do Meireles - FortalezaBenevaldo Lima/Domínio Público

Uma das praias mais agitadas, é Meireles que possui um pôr do sol é incrível, além de ser um ambiente familiar com muitas árvores, as crianças aproveitam o mar calmo e a areia fina para brincar. O local possui ainda restaurantes na orla, onde são servidas comidas típicas nordestinas e drinks. No calçadão acontece todos os dias durante a noite, a Feirinha da Beira-Mar, com quase 600 barracas para venda de artesanatos, rendas, castanhas, cachaças e entre outros itens regionais.

Praia do Mucuripe

Da Praia do Mucuripe saem os passeios de barco pela orla da cidade, o trajeto dura cerca de duas horas com paradas rápidas para um mergulho. A tradição do trabalho dos pescadores ainda é preservada no local, por isso, é comum encontrar embarcações e veleiros à deriva. Perfeita para passar o final de semana, e curtir frutos do mar fresquinhos, o lugar tem ainda areias claras e fofas, com coqueiros, quadras de esportes e muitas jangadas.

Praia de Iracema - Fortaleza

Um dos pontos mais famosos de Fortaleza, é a Praia de Iracema, que recebeu esse nome em homenagem a protagonista do romance de José de Alencar. Onde está localizada a Ponte dos Ingleses, popularmente conhecida como Ponte Metálica foi construída no século XX para reforçar a estrutura do Porto de Fortaleza. Depois da implantação do Porto de Mucuripe, a ponte acabou virando um dos cartões postais da capital cearense. Além disso, é um ótimo lugar para fazer um passeio ao ar livre,  observar o pôr do sol, e se tiver sorte, é possível ver golfinhos durante a manhã ou no final da tarde.

A 10 km do centro de Fortaleza está a Praia do Futuro, a preferida dos banhistas. São mais de 30 km de extensão, se destacando em meio a cidade com areias fofas e claras, além das ondas fortes e dunas, excelentes para passeios de buggys. No lugar, há várias opções de barracas com estrutura de bares e restaurantes, duchas de água doce, cadeiras de praias e deliciosos pratos da culinária regional.

Praia de Cumbuco - Fortaleza

Uma das praias mais importante do Ceará, Cumbuco, tem investido cada vez mais no turismo. Os destaques são as pousadas, hotéis e restaurantes. Por isso, é comum encontrar  mesas e guarda-sóis à beira mar, para descansar e curtir a paisagem. Um atrativo para os turistas, são os passeios de buggys ou quadriciclos pelas dunas de areias da praia. A prática de esportes também acontece no local, como o surf, windsurf e kitesurf.

Muito além das praias: Fortaleza possui pontos turísticos para todos os gostos

Centro Dragão do Mar - FortalezaDivulgação

Inaugurado em 1999, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos pontos turísticos mais famosos de Fortaleza. O lugar possui salas de teatro e cinema, espaço para exposições e apresentações musicais, além do planetário da cidade. No centro também ficam instalados o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, e outras áreas culturais do município e até do estado.

Com atrações para curtir a noite na capital cearense, o Dragão – como é popularmente chamado – dispõe de cafeterias, restaurantes e bares ao ar livre para aproveitar o happy hour.

Rua Dragão do Mar, 81 – Iracema | Tel.: (83) 3488 – 8600 | Site

Há mais de 26 anos a Feira de Artesanato da Beira Mar é um dos melhores lugares para comprar peças tradicionais do nordeste. Localizada no calçadão da praia de Meireles, os produtos oferecidos são variados. Desde bolsas, vestidos, sapatos, tecidos, camisas, acessórios e, até é claro as lembrancinhas, para recordar a viagem.

O mercado funciona todos os dias, a partir das 18h e é um dos atrativos da orla de Fortaleza.

Avenida Beira Mar – Meireles |  Site

Para os turistas que desejam conhecer um pouco mais sobre a história do estado, o Museu do Ceará é uma ótima opção de visita. O prédio construído no século XIX, possui entre os temas de exposições narrativas sobre, povos indígenas, Padre Cícero, escravidão, abolicionismo e o poder das armas. Na parte superior do museu, a história cearense é contada através de objetos, móveis e quadros, que divididos em oito temas contam as diferentes fases do Ceará, até os dias atuais.

Rua São Paulo, 51 – Centro | Tel.: (85) 3101 – 2610 | Site

Parque Estadual do Rio Cocó - FortalezaClaudney Neves/CC BY-SA

O Parque Estadual do Rio Cocó, é o maior parque natural em área urbana da América Latina e está em Fortaleza. O local é perfeito para curtir um dia ao ar livre, fazer caminhada, relaxar em um dia de lazer. Em meio à muitas árvores, está um manguezal, além de quadras esportivas e ainda é uma trilha ecológica.

Avenida Padre Antonio Tomas, S/N – Cocó | Tel.: (85) 3234 – 3574 | Site

Uma das construções mais importante de Fortaleza, o Theatro José de Alencar foi inaugurado em 1910, e com certeza é uma referência artística, turística, cultural e arquitetônica imperdível na cidade. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o lugar é palco de grandes apresentações que valem a pena conferir. A parte interna do teatro encanta a todos com sua estrutura metálica, os vitrais coloridos, as pinturas do teto e o jardim, foram projetados pelo famoso arquiteto paisagista Roberto Burle Marx.

Rua Liberato Barroso, 525 – Centro | Tel.: (85) 3101 – 2583 | Site

Especializado na venda de artesanato cearense, o Mercado Central de Fortaleza é tradição para os turistas. Com pelo menos 200 anos de existência, o prédio foi construído, em madeira, para o comércio de alimentos como carnes, frutas e verduras. Porém, em 1931 os comerciantes foram proibidos de vender os mantimentos no local, e partiram para o ramo do artesanato, que desde então vem sendo o principal negócio do mercado. Atualmente são 559 boxes, distribuídos em 5 pavimentos onde produtos variados são oferecidos aos turistas, de rendas, bordados, roupas, peças de cama, mesa e banho até artigos em couro, como sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas.

Avenida Alberto Nepomuceno, 199 – Centro | Tel.: (83) 3454 – 8586 | Site

Restaurantes em Fortaleza

Santa Grelha - FortalezaNilton Novaes/Divulgação

Um dos restaurantes mais premiados de Fortaleza, o Santa Grelha é especializado em grelhados, além de possuir pratos inovadores e saborosos. O restaurante que já recebeu prêmios pela qualidade de suas carnes, está localizado em um ambiente sofisticado e aconchegante que proporciona aos turistas uma experiência inesquecível.

Rua Tibúrcio Cavalcante, 790 – Meireles | Tel.: (85) 3224 – 0249 | Site

Moleskine Gastrobar - FortalezaDivulgação

Uma nova tendência, os gastrobares, tem um estilo único para que os clientes possam apreciar melhor a culinária. E o Moleskine Gastrobar faz isso muito bem. O local serve os deliciosos pratos do cardápio, em um ambiente descontraído como um bar, perfeito para curtir com os amigos e registrar experiências durante a viagem,  que remetem a lugares, costumes e sabores do mundo inteiro.

Rua Professor Dias da Rocha, 578 – Meireles | Tel.: (85) 3037 – 1700 | Site

O Restaurante Marquês da Varjota é uma ótima opção para os que preferem pratos tradicionais do nordeste brasileiro, como galinha caipira, carne de sol, peixada, moqueca e entre outros. Mas, o local vai muito além da comida brasileira, o ambiente e os pratos principais são inspirados na cultura portuguesa. No cardápio há receitas como bacalhau, polvo assado, lagostas, camarões, peixes grelhados, e tudo acompanhado de um excelente vinho. Enquanto aproveita a refeição, o cliente curte músicas tradicionais de Portugal.

Rua Frederico Borges, 426 – Meireles | Tel.: (85) 3023 – 5120 | Site

carne-vinho-zarpoImagem ilustrativa

Além de uma expansão internacional, um cardápio amplo, comidas e bebidas diferenciadas fazem do Coco Bambu Restaurante um dos mais premiados de Fortaleza. Os pratos são preparados com os melhores ingredientes, o restaurante também reserva uma decoração única, moderna e aconchegante que garantem uma refeição surpreendente.

Avenida Beira Mar, 3698 – Beira Mar | Tel.: (85) 3198 – 6000 | Site

Com muita elegância e sofisticação, em um ambiente descontraído, o L´Ô Restaurante reserva uma experiência incrível para os turistas. Próximo a pontos turísticos, como Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Centro Histórico de Fortaleza, o local possui áreas com uma vista para o jardim, um mezanino para aqueles que preferem um ambiente mais reservado, além de um bar ao ar livre. Perfeito para curtir drinks, festas ou para relaxar enquanto escuta uma música ao vivo.

Avenida Pessoa Anta, 217 – Praia de Iracema | Tel.: (85) 3265 – 2288 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *