Roteiro Com o Melhor de Goiana

Existente desde a época em que o Brasil foi descoberto, ainda quando era elevada à categoria de freguesia (1568), que posteriormente passou a ser vila (1711) e logo depois, cidade (1840), Goiana foi declarada Patrimônio Histórico Nacional, por conta de seus inúmeros prédios históricos de arquitetura exuberante. A natureza ao redor não fica para trás, a cidade guarda praias de areia branquinha, águas cristalinas e coqueirais. Culinária, museu, igrejas e praias, confira as atrações turísticas que configuram este roteiro de Goiana.

Um show de arquitetura antiga

Goiana Rilson/CC0

Durante século XVI, quando os jesuítas de Olinda fundaram as primeiras associações religiosas destinadas à doutrinação dos africanos recém-chegados da África, surgiu em Goiana a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Antigamente, era comum a realização de manifestações culturais e religiosas aos arredores da igreja, como as festas de São Benedito e a da Congada. Um show de arquitetura, o estilo predominante é o barroco, que sofreu influências do estilo rococó após uma reforma feita em 1835.

Tv do Rosário

Por certo tempo, quem acolhia as centenas de imagens sacras oriundas do século XVII, era a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos, onde foi transformada em museu temporariamente. Posteriormente, quando missas passaram a ser celebradas no local, as peças foram transferidas para um prédio da prefeitura que agora funciona como Museu de Arte Sacra de Goiana. Lá, é possível conferir centenas de imagens de santos e móveis de igrejas da época em que o Brasil ainda era colônia de Portugal.

Avenida Goiana

CinemaImagem ilustrativa

Na época em que foi construído em Goiana, em 1914, o Cine-Teatro Polytheama, chamava-se Cine Nacar, depois teve o nome de Cine Rex e, por último, o nome atual. Desativado na década de 80, o Cine-Teatro passou por uma reforma que custou R$ 1,2 milhão para sua reativação, onde foi reinaugurado em 2010. O espaço que serve de palco para as artes cênicas e fílmicas, enfeita a simpática avenida principal com sua arquitetura antiga.

Avenida Marechal Deodoro da Fonseca

Considerada umas das mais antigas do Brasil, no distrito de Tejucupapo, município de Goiana, Pernambuco, a Igreja de São Lourenço de Tejucupapo, foi construída no século XVII. Segundo referências históricas não precisas, a criação do santuário foi em 1555, porém, é seguro afirmar que em 1630 ele já existia. A igreja carrega aspectos formais semelhantes aos da maioria das primeiras construções de carácter religioso instaladas no Brasil. Passada por uma série de reformas, a igreja guarda intactas suas principais características originais: uma arquitetura simples e singela, em estilo jesuítica.

Vila de São Lourenço de Tejucupapo

A natureza exuberante e agradável de Goiana

Arapuá Eco AventuraImagem ilustrativa

A fauna e flora espalhadas por 40 hectares de Mata Atlântica, mais 6 nascentes de águas naturais formam o Arapuá Eco Aventura. A reserva ambiental em 2004 tornou-se uma área voltada ao turismo pedagógico e ecológico, onde promove práticas de educação ambiental, lazer, esportes de ação, entre outros. Entre as atividades disponíveis estão as trilhas no estilo hiking ou de bike, banho de bica, banhos em piscinas naturais, passeios de barco e remo, além de oferecer espaço para outros esportes, como, vôlei, spiribol, futebol, basquete, frescobol e outros.

Rodovia PE 49, Km 20, s/n | Tel.: (81) 3224-4324 | Site

No município de Goiana, a cerca de 40 km da cidade, uma boa quantidade de turistas se concentra próximo das areias (ora douradas, ora brancas) da Praia de Ponta de Pedras. Nela, o mar tem coloração azul horizonte à fora e as águas são mornas e cristalinas, propícias para a prática de mergulho rumo ao naufrágio do Vapor Bahia, um dos mais importantes navios da Companhia Brasileira de Navegação a Vapor afundados.

Praia de Ponta de Pedras

Praias em Goiana

O litoral norte do estado de Pernambuco se encerra com as belezas da Praia de Carne de Vaca, pertencente a Goiana, depois dela, já são as praias do estado da Paraíba. De encontro com o rio, os banhistas podem alternar entre as águas salgadas do mar e as águas doces do riacho. Devido ao banco de areia na beira mar, suas águas além de mornas são bem rasas, ideal para famílias. Tranquila, essa praia rende um belo visual por conta de sua areia clara e suas águas cristalinas, com tons azulados.

Praia de Carne de Vaca

Calma e tranquila, a Praia de Catuama tem todo o sossego procurado para um merecido descanso em Goiana. Na areia branquinha, é comum a presença de sargaços, enquanto no mar, barcos de pescadores. A praia é bastante limpa e as águas transparentes reforçam ainda mais esse aspecto. De água morna, os banhos nela são maravilhosos.

A culinária espetacular

Restaurantes em Goiana - Roma Café e Bistrô

Seja café manhã, almoço, café da tarde ou jantar, o Roma Café e Bistrô de Goiana, oferece um cardápio completo com opções ideais para qualquer refeição do dia. O ambiente não poderia ser melhor: aconchegante e intimista, com decoração rústica.

Gal Joaquim Barbosa Cordeiro de Farias, 195 | Tel.: (81) 3626-4386 | Site

A sala com paredes peculiares testemunha clientes famosos com quadros de fotos espalhados que retratam quem já passou por lá, e um pouco da história do Buraco da Gia, que já coleciona uma quantidade maior que 50 anos de história. A especialidade da cozinha são pescados e frutos do mar, mas a real atração do lugar é outra peculiaridade que atribui a fama da casa: os caranguejos guaiamuns controlados pelo dono seguram o copo de bebida para os clientes.

Padre Batalha, 100 – Centro | Tel.: (81) 3626-0150 | Site

Restaurantes em Goiana - Restaurante Wantai

Em ambiente contemporâneo, o Restaurante Wantai oferece um cardápio especializado na culinária oriental com opções da gastronomia regional, além de pizzas. O lugar é o melhor restaurante do gênero em Goiana, portanto, aproveite para deliciar-se com os sabores da cozinha chinesa e japonesa, como, yakissoba, temakis, sushis, hot roll, etc.

Rua Prof. José Teobaldo Machado, 26 | Tel.: (81) 3626-0984 | Site

Caso a pedida seja jantar uma boa pizza em Goiana, o endereço certo é a Pizzaria do Gordo. Em ambiente simples, despojado e boêmio-familiar, com mesas ao ar livre, é servido pizzas variadas, salgadas, especiais e doces.

Rua Ângelo Jordão, 172 – Centro  | Tel.: (81) 3626-5206 | Site

 

Foto de Capa: Delma Paz/Flickr CC-BY



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *