Roteiro com o Melhor de Gramado

Tanto as paisagens, quanto a atmosfera, cultura e costumes se diferem do Brasil nesta região. O charme europeu toma conta de Gramado, a cidade do Rio Grande do Sul considerada a Suíça brasileira. Muito provavelmente, seja essa vibe que fomenta o turismo do destino, a sensação de estar na Europa sem sair do país de origem. Entre as razões para visitar Gramado, a natureza é apaixonante, os fondues, as noites à beira da lareira, os vinhos, chocolates, museus…é realmente tudo encantador. Nesse roteiro, descubra os melhores lugares para ir nesse charme de destino.

Café da manhã na Suíça brasileira

pixabay-cafe-zarpoImagem ilustrativa

Moderno e arrojado, o São Pedro Casa de Pães e Café tem produzido satisfação nos paladares de quem viaja para Gramado. No balcão, uma variedade de cucas, doces e salgados que fazem os olhos brilharem, assim como as bebidas quentes e com desenhos nas espumas. O cardápio é repleto de delícias, vale a pena explorá-lo.

Rua Pedro Benete, 5 – Sala 01 – Centro | Tel.: (54) 3286-4551 | Site

A frente do empreendimento, a família de Erni Cavichion dirige o Gramado Café Colonial com bastante talento, e o resultado é visto no sucesso excessivo da casa. O café da manhã no lugar conta com deliciosas receitas tradicionais das mesas dos descendentes italianos e alemães. São cerca de 80 quitutes, entre doces e salgados, que fazem parte do café no lugar.

Av. Don Luiz Guanella, 1668 – Vila Suíça | Tel.: (54) 3282-0566 | Site

Passeio pela Cultura de Gramado

wonderland-museu-de-cera-gramado-zarpoCesar Cardoso/Flickr CC-BY

Inaugurado no final de 2009 em Gramado, o Museu de Cera Dreamland foi o pioneiro no gênero do entretenimento no Brasil e América do Sul. O lugar expõe esculturas feitas em cera que retratam desde animais extintos até celebridades, personalidades históricas, entre outros. Entre as esculturas do Museu, estão a de ícones mundiais da música, como Amy Winehouse, Michael Jackson e Elvis Presley, e personagens icônicos do cinema, como Harry Potter, Jack Sparrow de Os Piratas do Caribe e Neytiri, de Avatar.

Avenida das Hortênsias, 5507 – Ipê Amarelo | Tel.: (54) 3286-5100 | Site

A decoração e estrutura são referências fiéis dos bares e cassinos da cidade de Las Vegas, nos Estado Unidos, tanto que chamam a atenção de quem chega ao Harley Motor Show. O museu, que também funciona como bar nas sextas e sábados, é o único empreendimento temático que homenageia a marca lendária de motocicletas. Como parte da ornamentação do espaço de quase 1.000 m², estão cerca de 30 modelos raros expostos, entre elas, uma Knucklehead 1946 (modelo único no Brasil) e uma Night Road, projetada em parceria com a Porshe.

Avenida das Hortênsias, 5507 – Ipê Amarelo | Tel.: (54) 3286-5100 | Site

flickr-Hollywood-Dream-Cars-zarpoCarlos Varela/Flickr CC-BY

Em Gramado, automóveis que marcaram as décadas de 20, 30, 40, 50 e 60 são expostos no Hollywood Dream Cars, a maior exposição de carros antigos que fizeram história no meio automobilístico. O lugar conta com modelos icônicos, como o Cadillac Rabo de Peixe que Elvis Presley tinha, além de outros clássicos, como o do filme Réquiem para Laura Martin, usado pelo ator Anselmo Vasconcellos, o Lincoln Continental de 1965.

Avenida das Hortênsias, 4151 – Avenida Central | Tel.: (54) 3286-4515 | Site

A ideia de eternizar a história da mais famosa premiação brasileira de cinema nacional sempre foi antiga. Em 2014 surgiram os projetos para que isso fosse possível, porém, foi em 2016 que o espaço saiu do papel e surgiu o Museu do Festival de Cinema em Gramado. Patrimônio artístico do cinema brasileiro e latino-americano, o acervo do lugar é composto por documentos, cartazes, imagens, textos originais, atrações interativas e demais peças que contam e registram a história do cinema nacional e latino-americano desde a 1º edição do festival, em 1973, até os dias atuais.

Avenida Borges de Medeiros, 2659 – Centro | Tel.: (54) 3905-4811 | Site

Se encante pelas ruas e natureza do destino

rua-coberta-Serra-Gaucha-zarpo-magazineLeandro Neumann Ciuffo/Flickr CC-BY

No centro de Gramado, a Av. Bordes de Medeiros e a Rua Garibaldi são ligadas pela Rua Madre Verônica, ou Rua Coberta, como é popularmente conhecida. A via de 100 metros de comprimento é coberta por um telhado de vidro e composta por cafés, bistrôs, restaurantes, livrarias e lojas de todos os tipos, principalmente de chocolates. No lugar também acontecem eventos famosos da região, como: desfile de moda, Feira do Móvel, Semana do Meio Ambiente, Exposição Nacional de Orquídeas e as populares apresentações de Natal, que durante a época, não só a rua, como a cidade toda, fica ainda mais bonita.

Rua Madre Verônica – Centro de Gramado

SnowlandPpitana/Wikipédia CC BY-SA

Idealizado pelos irmãos Caliari (André, Anderson e Daiane), o Snowland foi inaugurado em Gramado em outubro de 2013. Em uma área 16 mil metros quadrados, metade do tamanho é dedicado à diversão na neve. Quem compra passaporte para o parque tem o privilégio de se divertir em atrações como, o Tubing (uma montanha de neve para se deslizar), o Snowplay (um castelo mágico de neve) o Hot Café, Caverna do Yeti, Caverna do Tio Urso e muito mais!

RS-235, 9009 – Carazal | Tel.: (54) 3295-6000| Site

lago-negro-gramado-zarpo

O verde dos pinheiros e o colorido das hortênsias e azaléias refletem sobre as águas formando a paleta de cores da paisagem do Lago Negro, o parque europeu de Gramado. Passeios de pedalinhos, barcos e caravelas são umas das atrações, além de atividades mais tranquilas, como uma trilha entre os pinheiros e flores a fim de sentir a brisa suave e natural do vento.

Rua A. J. Renner – Bairro Lago Negro | Site

cascata-caracol-gramado-zarpo

São 130 metros de queda para se apreciar em diferentes maneiras, tanto no tradicional mirante, quanto nas trilhas aos arredores e, principalmente, na base da escadaria de 927 degraus que levam até a Cascata do Caracol. Situada no parque de mesmo nome, o Véu da Noiva, como também é conhecida, fica em meio à mata fechada e encanta com seu cenário de tirar o fôlego.

Rodovia RS 466, km 0, s/n – Caracol

O sabor dos fondues de Gramado

fondue-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Existente desde 1995, o local propõe aconchego aos que escolhem pela qualidade e tradição do Vue de La Vallée, o restaurante de delícias da culinária internacional. Imponente e rústico, as mesas, assim como toda a ornamentação, parecem que foram tiradas de um castelo europeu. Especializada em fondue a base de queijo uruguaio, a casa oferece duas opções: a tradicional ou na pedra (La Pierrade). Ambas muito bem combinadas com as mais de 320 opções de rótulos (entre nacionais e internacionais) dispostos na carta de vinhos da casa.

Avenida das Hortênsias, 2989 – Vila Suíça | Tel.: (54) 3286-4054 | Site

Elegante e sofisticado, há 18 anos, é assim o Colosseo, um dos restaurantes mais tradicionais de Gramado. O lugar possui um cardápio amplo, com opções de carnes exóticas, aves, frutos do mar, massas, risotos e fondue (atração especial do restaurante). Os pratos ficam muito bem acompanhados com uma das bebidas mantidas na adega. São rótulos de vinhos nacionais e internacionais, espumantes, licores, cervejas, etc.

Avenida das Hortênsias, 1560 – Centro | Tel.: (54) 3286-7259 | Site

Há uma explicação para tamanho bom gosto na decoração do Belle Du Vallis: louças, lustres de cristais e outros acessórios são de Giovana Regali, uma das proprietárias dessa clássica casa onde a especialidade segue sendo fondue. Os acompanhamentos variados podem ser banhados em misturas de queijo emmental e gruyère com toque de kirsch que chegam ainda borbulhando. Para acompanhar a refeição, a casa dispõe de um carta de vinho com cerca de 250 rótulos diferentes mantidos em uma de suas adegas climatizadas.

Avenida das Hortênsias, 1432 – Centro | Tel.: (54) 3286-1744 | Site

pixabay-hamburguer-zarpoImagem ilustrativa

Da paixão pela carne assada na brasa que três amigos tinham em comum, nasceu o TORO Gramado, o novo restaurante para o público moderninho da cidade. A decoração é bem rústica, com madeira desde o teto, mesas e até paredes (cheias de placas, quadros e objetos que remetem a vida na fazenda). Já no cardápio, delícias de uma tradicional steakhouse: hambúrgueres artesanais, linguiças defumadas, espetinhos, bifes de entrecôte, saladas e batatas de diversos tipos. Para acompanhar, um chope bem gelado entra em perfeita harmonia com os pratos dispostos.

Avenida das Hortênsias, 804 – Planalto | Tel.: (54) 99910-4845 | Site

Tradicional da Serra Gaúcha, mais uma filial da Casa DiPaolo é aberta e, dessa vez na cidade de Gramado. A satisfação do paladar é realizada ao provar da especialidade da casa, a culinária típica da Itália. São diferentes tipos de massas, além do famoso galeto al primo canto, assado na brasa do carvão o prato coleciona prêmios e reconhecimentos nacionais. Para harmonizar a refeição, o restaurante possui uma completa carta de vinho.

Rua Garibaldi, 23 – Centro | Tel.: (54) 3286-5080 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *