Roteiro com o Melhor de Igarassu

Elvis Boaventura/CC BY

Igarassu é uma cidade do litoral de Pernambuco, mas apesar de suas praias e tranquilidade, carrega em sua essência uma boa parte da história do Brasil. Seu nome significa “Canoa Grande”, segundo os historiadores, era o que os índios Caetés gritaram quando avistaram as caravelas portuguesas chegando à beira mar. Conheça nosso roteiro de Igarassu que passa por capelas, museus, casas antigas e exuberante natureza, e descubra um pedacinho de Pernambuco!

Experimente começar o dia bem

Restaurantes em Igarassu: Campo Fertile Padaria GourmetImagem ilustrativa

Quando chegamos a um novo destino, fica difícil escolher um bom lugar para tomar aquele cafezinho acompanhado de um delicioso pão, bolo ou qualquer gostosura que seja a especialidade do destino. Desde 2000, a Campo Fertile Padaria Gourmet surpreende seus visitantes com seus pães caseiros e outras delícias gourmet. Seus donos são o simpático casal Marcos Gugel e Inês, que criaram a padaria à partir de um sonho de Marcos, que cresceu vendo sua mãe fazer pães caseiros de fabricação natural, com um fermento que passou de geração em geração e é usado por Gugel. A padaria já ganhou prêmios como o selo de ouro Propan e foi vencedora de uma competição nacional, graças ao “pão de batata com filé de siri”.

Areia Branca (81) | Tel.: 3543-1507 | Site

Considerada a igreja mais antiga em funcionamento do Brasil – segundo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – a Igreja Dos Santos Cosme & Damião tem em sua arquitetura, azulejos, telhado de 3 beiradas, imagens e detalhes de madeira, grande parte da história do estilo barroco. Juntamente com a Igreja de Santo Antônio e o Convento dos Franciscanos, essas construções fazem parte dos ricos patrimônios religiosos do Brasil. Um fato interessante que envolve a cidade e seu protetor, foi que em 1685, quando a região foi devastada pela febre amarela, mas Igarassu não foi afetada, milagre que foi atribuído à São Cosme e a São Damião.

Rua Osvaldo da Hora | Tel.: (81) 3543-0518 | Site

Almoço com direito à arte

Restaurantes em Igarassu: NatrielliImagem ilustrativa

Ao comando de Alexandre e Rafael Natrielli e da chef Elza, o restaurante Natrielli nasceu em Igarassú em 2006, com a intenção de fazer com que seus clientes se sintam como estivessem em um almoço de família, com direito a fogão à lenha e receitas italianas. Com serviço a la carte e buffet, seu cardápio é variado, mas é claro que não deixa de ter a tradicional gastronomia italiana. O ambiente é climatizado e aconchegante, com decoração feita de cores neutras, tirando as toalhas estampadas de xadrez com tons de verde.

Avenida Barão de Vera Cruz, Km 24,5, s/n | Tel.: (81) 3543-0000 | Site

Instalado em um casarão do século XVI, no coração do sítio histórico, o Paranã Puka Restaurante Arte e Culinária é descontraído e tem a cara de Igarassú. Seu cardápio é movido à gastronomia regional que tem como destaque os pratos feitos à base de frutos do mar, por isso, ele é uma bela pedida para os turistas que pretendem conhecer melhor a culinária da cidade. A música e a animação também são garantidas no restaurante, basta sentar-se nas mesinhas de fora ou nas do ambiente interior e aproveitar.

Avenida Hermes da Fonseca, 334 | Tel.: (81) 99567-5808 | Site

História e natureza andam juntas

O Museu Histórico de Igarassu existe com a intenção de manter intacta a memória dos moradores da cidade e da região de Pernambuco. Especialmente pensando para a cidade, o museu criou a “Galeria da Restauração Pernambucana”, dirigida por Dr. José Eduardo da Silva Brito, que lutou para garantir as peças de seu acervo (cerca de 250). Ao ser ampliado, o museu passou a fazer parte do patrimônio do município, que assumiu a responsabilidade de conservação e manutenção em agosto de 1972. Hoje, ele ocupa 3 casa do século XVIII e expõe peças sacras e numismáticas, armas, móveis e outros artigos que ficam conservados e protegidos na propriedade.

Rua Barbosa Lima, 18 | Tel.: (81) 3543-0435 |Site

Com seu elegante piso de madeira, quadros e painéis coloridos que ocupam praticamente toda a parede, o Museu Pinacoteca de Igarassu está inserido no Convento de Santo Antônio. Por lá os visitantes poderão apreciar e conhecer mais da história de Pernambuco retratada em uma exposição de 24 dos séculos XVII e XVIII, uma das mais importantes coleções da América Latina.

Rua Dantas Barreto s/n | Tel.: (81) 3543-0258 | Site

Refúgio Ecológico Charles DarwinImagem ilustrativa

Com mais de 29 anos, o Refúgio Ecológico Charles Darwin é uma reserva particular que tem como objetivo de criar um espaço para que as plantas e os animais possam se desenvolver naturalmente e se reproduzir com segurança. O espaço foi criado pelo Dr. Luiz Siqueira Carneiro, e passou a ser coordenado pelo seu filho, o biólogo Roberto Siqueira Carneiro, na década de 80. Ganhador de vários prêmios, como o Prêmio Vasconcelos Sobrinho concedido pela Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH), em 1996, e o Voto de Aplausos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, em 199, o espaço segue seu objetivo de também ser usado para pesquisa científicas e educação ambiental.

Igarassu | Tel.: (81) 3545-4465 | Site

Um dos lugares mais históricos da cidade é o Engenho Monjope, um engenho de cana de açúcar abandonado. Foi no ano de 1600, aproximadamente, que o casal Antônio Jorge e Maria Farinha, doaram suas terras aos jesuítas. A área compreende uma Capela, Casa dos Escravos, Casa do Capataz, o moinho e a Casa Grande, um lindo sobrado de dois andares, esse que teve sua estrutura reforçada com vigas de madeira para ajudar a segurar as paredes. Uma visita à esse local deixa todos os turistas encantados e em contato com a história do Brasil.

Estrada do Monjope, 54 |

As poucas e calmas praias de Igarassú

As poucas e calmas praias de Igarassú: WindsurfImagem ilustrativa

Praia Mangue Seco: tranquila e mediana, a praia é bastante movimentada por ser uma das únicas de Igarassú, com uma bela faixa de areia clara, mar tranquilo e transparente, é muito procurada por famílias e por quem prefere aproveitar para praticar vela e windsurf. Rodeada por mata nativa, tem poucas opções para alimentação, mas isso a torna mais calma.

Praia dos Marcos: essa é praticamente uma praia histórica, já que é o lugar onde Duarte Coelho (primeiro Capitão-donatário da Capitania de Pernambuco) desembarcou em 1535. Por esse motivo, a praia guarda uma réplica do marco divisório entre Pernambuco e Itamaracá – o original fica no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco – e é muito visitada para a prática de esportes náuticos.

Praia da Gavoa e Ilhota da Coroa do Avião: uma praia de areia fofa e clara, mar calmo, com cerca de mil metros, que possui acesso à Ilhota da Coroa do Avião em sua maré baixa, a ilha por sua vez, tem cerca de 20 m².



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *