Roteiro com o Melhor De Ilhéus

Existente desde 1536, a antiga “Vila de São Jorge dos Ilheos” é histórica. Terra do cacau, o destino rende passeios por fazendas onde é possível conhecer a plantação do fruto que origina o chocolate. Berço do surfe baiano, Ilhéus também guarda um leque de ótimas praias. O roteiro segue firme repleto de história e literatura, pois é nela que Jorge Amado nasceu e a usou como cenário de sua principal obra literária: Grabriela, Cravo e Canela.

Culinária diversificada para tudo quanto é gosto

bomba-chocolate-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Simples e charmosinha, uma sobremesa ou café da manhã por Ilhéus já tem ponto de parada, na Glacê Doceria. A fachada intimista já encanta quem se aproxima, mas a fascinação acontece mesmo quando os clientes entram e se deparam com a vitrine cheia de gostosuras. Cafés, pudins, bolos e tortas dos mais diversos tipos são uma das delícias vendidas no lugar.

Rua Benjamin Constant, 166 – Pontal | Tel.: (73) 3632-5842 | Site

Nota-se pela fachada modesta, inspirações do estilo arquitetônico proveniente da comuna italiana de Marostica. Ao adentrar no interior do Restaurante Maroistica, mais 2 ambientes são apresentados, além daquele que leva o mesmo nome da casa: Salão Napoli e Posillipo, cada um com suas peculiaridades. No cardápio, opções de massas, carnes e vinhos agradam os paladares dos moradores de Ilhéus.

Avenida 2 de julho, 966 – Centro | Tel.: (73) 3634-5691 | Site

Feita com barro, madeira e pedra, materiais rústicos formam o ambiente do Pizzeria Pinocchio, embora também haja muito aconchego. A casa oferece um cardápio variado ao público de Ilhéus, com massas e pizzas com sabores ousados e tradicionais.

Avenida Lomanto Júnior, 658 – Pontal | Tel.: (73) 3231-2977 | Site

PizzaImagem ilustrativa

Na Praia de Batuba, o espaço aberto tem clima tropical e a brisa do mar de Ilhéus. Do amplo cardápio para o forno à lenha, as pizzas do Restaurante e Pizzaria Mico Leão são donas de um sabor que dispensa qualquer comentário.

Estrada Una-Ilheus, 190 | Tel.: (73) 3269-1558 | Site

A noite chega em Ilhéus e as mesinhas do Bay Burger Artesanal começam a ser ocupadas, no topo delas, batatas fritas e refrigerantes acompanham a especialidade da casa: hambúrgueres artesanais regados de sabor e suculência.

Rua David Maia, 07 – Pontal | Tel.: (73) 98861-4077 | Site

De forma requintada, o espaço do Restaurante e Pizzaria Jardins, em Ilhéus, oferece atmosfera romântica e estrutura confortável aos clientes. Tanto o almoço, quanto o jantar são servidos em grande estilo. No menu encontra-se pratos executivos com toques gourmets, buffet de feijoada e buffet de massas e grelhados.

Rua A – Jardim Atlântico | Tel.: (73) 3222-4360 | Site

Passeios repletos de história e literatura brasileira

centro-de-ilheus-zarpo

Proveniente do início do século 20, os tempos áureos do ciclo do cacau, assim com a história da cidade, ficaram registrados no Centro Histórico de Ilhéus por meio de construções importantes da época. Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico são uma das atrações do passeio, que também pode ser feito pelos apaixonados pela literatura brasileira caso inclua a Casa da Cultura Jorge Amado (instalada na antiga residência do escritor), o Bar Vesúvio e o cabaré Bataclan no roteiro.

Centro

cc-casa-de-jorge-amado-ilheus-zarpoandresumida/CC BY

Construído em 1928, pelo Coronel Jorge Amado de Faria (pai de um dos mais importantes escritores da literatura brasileira), o palacete de estilo neoclássico ocupa uma área de 600 metros quadrados. Foi nessa residência que Jorge Amado cresceu, e em 1988, em sua homenagem, foi transformada no Museu Casa de Jorge Amado. Em seus salões estão abrigados a Fundação Cultural, a Academia de Letras e o Instituto Histórico de Ilhéus. Durante a visita é possível conhecer o quarto do escritor onde fica exposta as capas de edições de suas obras, fotos antigas e objetos pessoais.

Museu Casa de Jorge Amado | Tel.: (73) 3634-8986 | Site

Durante o crescimento de São Jorge dos Ilhéus, por volta de 1920, dois italianos (Nicolau Caprichio e Vicenti Queverini) inauguraram no ponto mais frequentado da época na cidade, o Bar Vesúvio. O nome presta homenagem ao famoso vulcão, mas sua real fama na região é concedida por Jorge Amado, que criou inúmeras cenas do livro Gabriela, Cravo e Canela no local. Atualmente com novos donos, o bar possui uma estátua do escritor sentado em uma das mesas e é considerado patrimônio cultural da cidade de Ilhéus. Petiscos, moquecas e cervejas geladas são as atrações gastronômicas do local.

Rua Dom Eduardo, 190 – Centro | Tel.: (73) 3634-2164 | Site

Por conta da proibição de jogos no país, o antigo cabaré e cassino Bataclan entrou em decadência e teve que fechar suas portas na década de 30. O lugar era frequentado por coronéis que iam das fazendas para Ilhéus resolverem seus negócios voltados ao cacau. O sucesso do estabelecimento aconteceu com o livro Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, onde foi um cenário bastante importante no romance. Após sua restauração, onde a fachada foi mantida com traços originais de sua época do ouro, o lugar foi reaberto e hoje funciona como espaço cultural e restaurante da alta gastronomia, com pratos à la carte e buffet.

Avenida Dois de Julho, 77 – Centro | Tel.: (73) 3633-4701

cacau-ilheus-zarpoeliasfalla

Já fazem alguns anos que a Fazenda de Yrerê e a Fazenda Primavera resolveram deixar suas porteiras abertas para quem se interessa em conhecer a produção da principal matéria prima do chocolate. Considerados importantes centros de plantação cacaueira na Bahia, os municípios de Itabuna e Ilhéus preservam fazendas centenárias onde é possível conhecer a história das propriedades e o ciclo de produção do fruto (desde sua plantação até os processos pós colheita). Ao passear pelas plantações e observar todos os procedimentos feitos para o resultado final, a degustação de chocolates artesanais e suco de cacau ficam por último.

Fazenda de Yrerê: Rod. Jorge Amado – Vila Cachoeira | Tel.: (73) 3656-5054

Fazenda Primavera: Rod. Ilhéus-Itabuna, km 20, 24 km

A bela natureza de Ilhéus

Praia CanabravaPraia de Canabrava

O gramado verdinho é continuado pela areia esbranquiçada que recebe as ondas agressivas da Praia de Batuba, uma das mais belas da região de Ilhéus. Rústica, é bastante frequentada por surfistas que aproveitam das ondas que chegam a até 2 metros, mas banho ali não é muito aconselhável por conta da forte correnteza e das pedras. Em contrapartida, é um ótimo lugar para aproveitar dos bares e do visual natural, com coqueirais, arrecifes e a brisa do mar.

Rodovia Ilhéus-Olivença, Km 14, s/n – Olivença

Paradeiro dos praticantes e amantes do surf, a Praia Back Door é selvagem e dona de uma beleza que chama a atenção. É nela que também rola os principais campeonatos do esporte no estado. Por ter características violentas, é desaconselhável para banho, porém, durante a maré baixa piscinas naturais são formadas com águas morninhas.

Rodovia Ilhéus-Olivença, Km 13,5, s/n – Olivença

Destino final do rio de mesmo nome, a Praia Cururupe esbanja um visual deslumbrante. Com coqueirais e uma faixa de areia extensa e grossa, suas águas são transparentes e agitadas. No lado esquerdo, os banhistas podem alternar entre a água salgada do mar, ou a doce do rio que ali desagua.

Rod Ilhéus – Olivença – Cururupe

Deserta e tranquila, essa sim é indicada para banhos e mergulhos sem algum tipo de receio. A Praia de Canabrava dispõe de uma linda paisagem composta por uma areia fofa e branca, arrecifes, coqueirais e mar de água azul transparente. Calma, de acordo com a vibe sossegada, fica um pouco distante de Ilhéus, a 24 km.

Rodovia Ilhéus-Olivença, s/n – São Francisco

A origem do nome vem das mansões dos barões do café que haviam na orla, logo, a Praia dos Milionários ainda mantém sua badalação de antigamente. A faixa de areia extensa, fofa e clara, abriga os coqueirais e recebe as ondas que chegam do mar claro. Nela as águas são transparentes, ótimas para banhos refrescantes por Ilhéus.

Estrada Una-Ilhéus



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *