Roteiro com o Melhor de Japaratinga

Entre a Praia de Maragogi e Porto de Pedras, está a exótica cidade de Japaratinga. A antiga colônia de pescadores possui cinco praias de águas calmas e areias finas,  rodeadas por coqueiros, é um refúgio perfeito para fugir da agitação e curtir o melhor de Alagoas.

Depois da vizinha, Maragogi, Japaratinga é a cidade mais movimentada da região. Com um pequeno centro comercial próprio, as praias com mar verde-água e barreiras de recifes formam piscinas naturais, como a famosa Picão. Além disso, é possível caminhar cerca de 500 metros mar adentro na maré baixa.

A cidade é o lugar perfeito para quem gosta de sol, praia, petiscos e bebidas à beira mar, ou simplesmente caminhar e entregar-se a natureza. Veja o melhor do roteiro para as paisagens encantadoras de Japaratinga.

As encantadoras praias de Japaratinga

Praias de JaparatingaMarinelson Almeida – Traveling through Brazil/Flickr CC-BY

As praias de águas mornas e coqueirais estão espalhadas em 15 km do litoral alagoano, próximo a costa dos corais e com bares e restaurantes que agradam aos turistas em busca de um lugar para relaxar e curtir as belezas naturais do nordeste brasileiro.

Com falésias de areias coloridas de até 20 metros de altura, a Praia de Japaratinga é a mais famosa da cidade. Possui um mar calmo, recifes, areias escuras e batidas, além de muitos coqueiros que a rodeiam e deixam a paisagem ainda mais bonita. Por ser bastante conhecida, a praia tem uma boa infraestrutura turística, com bares e restaurantes de frutos do mar na beira da água.

Praia do Pontal Diego Baravelli/CC BY-SA

Para chegar até a Praia do Pontal o turista pode pegar uma balsa que cruza o Rio Manguaba em Porto de Pedras. Ao chegar no local, a vista é fantástica, com a praia de areias finas e mar manso. Por causa dessas caracteristicas, o ambiente é perfeito para praticar esportes como caiaque e Jet Ski.

Travessa da Jaqueira – Japaratinga

A Praia de Bitingui possui casas de veraneio, e uma fonte de água doce, que junto com as areias escuras, águas calmas, os recifes, e ainda as piscinas naturais, fazem da praia uma das mais procuradas por quem deseja relaxar e curtir os dias de folga em um destino maravilhoso.

Avenida Senador Renan Calheiros – Bitingui

Praia do BoqueirãoElvis Boaventura/CC-BY

Uma mistura de areias finas e pedregosas assim é a Praia do Boqueirão, com o mar agitado de ondas fortes, o lugar é bem deserto, com seus densos coqueirais é a tranquilidade que reina por ali. E quando a maré estiver baixa é possível caminhar por bancos de areia para chegar até os arrecifes.

A Praia Barreira do Boqueirão tem um clima agradável, de águas cristalinas e com uma nascente de água mineral é perfeita para relaxar, tomar um delicioso banho de mar e repor as energias. Com uma infraestrutura pronta para receber turistas, com bares e restaurantes para se divertir e apreciar petiscos deliciosos, além das melhores caipirinhas do Estado.

Passeios em pontos turísticos e pelas belezas naturais de Japaratinga

Passeio de Buggy em JaparatingaImagem ilustrativa

Japaratinga é o lugar ideal para quem gosta de aproveitar passeios e caminhadas pela natureza, com uma paisagem privilegiada de mar, arrecifes, coqueiros, riachos, mangues e fontes de água mineral.

Os Passeios de Buggy são atrativos para os turistas. Para contratar os serviços é preciso procurar por bugueiros, na própria Praia de Japaratinga, que conhecem bem a região e as atrações naturais da costa. Cada viagem leva quatro pessoas, sendo três turistas e mais o motorista do veículo.

Rio ManguabaMonica Kaneko/Flickr CC BY-SA

Entre os holandeses que viveram em Japaratinga há um bom tempo atrás, grande parte moravam nas redondezas do Rio Manguaba. Atualmente, muitos turistas fazem passeios de barco no local, prestigiando as belas paisagens de vegetação e manguezais durante o percurso, além disso, o rio cruza o mar da Praia do Pontal.

Outro atrativo para os turistas são os Arrecifes de Corais. Com a formação das piscinas naturais é possível encontrar e visitar os peixes coloridos, estrela do mar, esponjas e moluscos. É importante lembrar que toda a costa dos corais é considerada Proteção Ambiental da Marinha, por isso, há alguns cuidados com a área.

Japaratinga possui ainda fontes de água doce, conhecidas como Bicas Barreira do Boqueirão. George Marcgrave um holandês que passou pela região, registrou as riquezas naturais do Brasil em um mapa, onde colocou as fontes com o nome de Bica de São Tomé.

Algum tempo atrás,  o local passou por uma restauração e foram construídos áreas para banhos públicos, tanto feminino quanto masculino. O ambiente lembra os banhos turcos, e a água gelada é muito boa para se refrescar e tirar o sal da praia.

Rua Principal, 868

Igreja Nossa Senhora das CandeiasImagem ilustrativa

Os principais lugares que contam um pouca da história de Japaratinga são as igrejas católicas, construídas entre os séculos XV e XVIII.

A Igreja Nossa Senhora das Candeias é a mais antiga da cidade, erguida em 1699 por colonos portugueses, conserva os costumes do interior alagoano. Localizada na praça central, é um ótimo lugar para os turistas renovarem sua fé e crença. Além disso, na frente da capela há uma estátua do padroeiro do nordeste, Padre Cícero onde muitos turistas costumam tirar fotos para eternizar o momento.

Rua João dos Santos

Com o avanço das ondas fortes do mar, as Ruínas Igreja de Barreira de Boqueirão foi destruída e atualmente só conserva seus destroços. O que fez da área um ponto turístico e cartão postal da cidade. De frente para a praia, é perfeita para aqueles que gostam de conhecer a história do destino, além de conservar partes de uma prestigiada construção.

Barreira do Boqueirão

Os deliciosos pratos regionais nos restaurantes de Japaratinga

Bangalôs do Pontal Pousada & RestauranteDivulgação

Nos Bangalôs do Pontal Pousada & Restaurante o sabor da culinária regional ganha destaque entres os pratos do cardápio. Com peixes e frutos do mar fresquinhos, servidos em um ambiente que se preocupa com alta qualidade dos pratos, além disso, os temperos encantam a todos.

O café da manhã tem um cardápio variado, onde são servidos alimentos em um estilo tropical, como frutas da região, pães, sucos, bolos e outras refeições para que o hóspede consiga acompanhar o ritmo do turismo em Japaratinga.

Rua Vovó Lenira, S/N – Boqueirão | Tel.: (82) 3297-0019 | Site

Restaurantes em Japaratinga - Restaurante Estalagem CaiuiaImagem ilustrativa

A cozinha aberta do Restaurante Estalagem Caiuia, com certeza é um dos atrativos da culinária em Japaratinga. Os clientes podem observar enquanto os pratos são preparados, e é possível ainda montar o seu próprio cardápio. O turista pode escolher entre peixe assado ou frito, além de definir a receita que será usada na preparação dos pratos.

Rodovia AL- 101, Km 120 – Praia de Bitingui | Tel.: (82) 3297 – 1381 | Site

O restaurante à beira mar Companhia da Lagosta é perfeito para quem gosta de frutos do mar bem temperados. Localizado na Praia Barreiras do Boqueirão, o ambiente é confortável em uma paisagem linda e encantadora. O prato principal é a Lagosta, preparada de diferentes modos, seja com queijo e camarão todos são deliciosas, quando estiver visitando Japaratinga não deixe de provar as lagostas do local.

Rua Principal, 1160 – Praia Barreiras do Boqueirão | Tel.:(82) 3297-1271 | Site

 Restaurantes em Japaratinga - Pousada do AltoImagem ilustrativa

No restaurante da Pousada do Alto os pratos servidos tem influência da cozinha francesa e italiana, são saborosos e possuem um gosto caseiro das receitas do livro da família. A especialidade do local são os pratos preparados à base de frutos do mar, sem esquecer das carnes. O ambiente agradável contribui para uma refeição privilegiada, localizado num morro à 120 metros de altitude a vista para a praia é para perder o fôlego!

Sitio Biquinha, S/N – Zona Rural | Tel.: (82) 3297-1210 | Site

 

Foto de Capa: Jean Carlos Faleiro/Flickr CC BY-SA



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *