Roteiro com o Melhor de Jericoacoara

Localizada a 300 km de Fortaleza, a vila de Jericoacoara encanta pelas belezas naturais como dunas, lagoas, praias e mangues que complementam o clima rústico e formam cenários de tirar o fôlego. O pequeno povoado de pescadores possui atrações ideais para os turistas aventureiros, ou ainda, que desejam relaxar nas orlas de areias fofas e mar calmo. A cidade da costa oeste do Ceará preserva tradições da culinária nordestina, festas típicas do estado e artesanato local que são ótimas opções de passeio turístico pelo município. Confira o roteiro do Mag com o melhor de Jericoacoara e conheça lugares imperdíveis da região sossegada e de povo hospitaleiro.

O paraíso em Jericoacoara

Praia de Jericoacoara

Entre as dez praias mais bonitas do planeta segundo o jornal americano “The Washington Post”, a Praia de Jericoacoara é uma das mais frequentadas no país, principalmente por quem pratica esportes aquáticos, como o windsurfe e kitesurfe. A orla que atrai os turistas por sua beleza e tranquilidade dispõe de longa faixa de areia e mar pouco agitado, além de ser cercada por coqueiros e vegetações típicas do Ceará. Para completar, o lugar possui infraestrutura completa com bares e restaurantes que cercam o espaço.

Na Praia de Preá o clima agradável e de bons ventos é ideal para prática de kitesurfe, além de ser ótima oportunidade para apreciar o pôr do sol na orla cercada por paisagens encantadoras, composta por dunas de areia brancas impressionantes e mar cristalino. A apenas 30 m da praia de Jericoacoara, o local tem entre suas atrações turísticas a Árvore da Preguiça que se destaca pelo formato curioso, com galhos caídos que parecem estar “rastejando” no chão. Durante o inverno aparecem pequenos lagos em volta do monumento, que secam no verão.

Localizada na praia de Jericoacoara, a Pedra Furada é um dos principais cartões postais da região. A formação que possui fenda no meio atrai os turistas da cidade, sendo conhecida como refúgio para quem busca tranquilidade na orla cearense, além disso, é excelente opção de passeio pelas belezas naturais e próximo ao morro alto com vista para o farol em frente à praia.

Rua do Forró, 746-890

Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso atrai os turistas de Jericoacoara com sua infraestrutura completa que conta com redários em alto mar. Além disso, há mesas e cadeiras na beira da orla, proporcionando aos visitantes experiência única com conforto em um dos principais pontos turísticos da cidade. As águas que misturam tons de azul claro e escuro têm temperatura morna e são ideais para relaxar e aproveitar o paraíso cearense.

Rua do Forró, 746-890

Culinária da querida Jeri

Restaurantes em Jericoacoara - The Chili Beach RestaurantImagem ilustrativa

Localizado dentro da hospedagem homônima, o The Chili Beach Restaurant, também aberto ao público externo, oferece aos clientes o melhor da mistura da gastronomia mediterrânea, europeia e brasileira. O ambiente que possui decoração sofisticada encanta com mesas ao ar livre e deques com vista privilegiada para praia Malhada. Os pratos são preparados à base de frutos do mar, entre as especialidades da casa estão o salmão e ceviche, para acompanhar a refeição são servidos diversos tipos de vinhos especiais da adega do estabelecimento.

Rua da Matriz, 250 – Jijoca | Tel.: (82) 99909-9135 | Site

O ambiente simples, tranquilo e charmoso do Ponto Doce Brigaderia & Café Gourmet  está a poucos metros da praia de Jericoacoara e é excelente opção para café da tarde na cidade. A cafeteria oferece delícias artesanais inspiradas na gastronomia regional e faz as massas de pães, empadas, bolos, além de doces como brigadeiros, cheesecake e tortas com ingredientes especiais da casa. Já as bebidas impressionam pela variedade de cápsulas de café que combinam sabores exóticos. Chás e sucos também integram o cardápio.

Rua do Forró, s/n – Centro | Tel.: (88) 99799-1980 | Site

As águas e o pôr do sol de Jericoacoara

Praia Malhada

Bastante frequentada durante a alta temporada, a Praia Malhada é parada obrigatória para os turistas que desejam praticar esportes aquáticos como mergulho, surf, kite e windsurf. Os bons ventos do local fazem com que o mar pouco agitado tenha ondas ideais para as atividades. Além disso, a orla é tranquila e possui infraestrutura completa com bares, restaurantes e espreguiçadeiras na extensa faixa de areia. É possível ainda, encontrar piscinas naturais que se formam por lá.

Jijoca de Jericoacoara

Mangue Seco Rosanetur/Flickr CC-BY

Na praia Mangue Seco o clima deserto não desanima os visitantes, que aproveitam a extensão faixa de areia branca para passeios de buggys, embarcações e caminhadas. Além disso, no local há redários para relaxar em alto mar. Os coqueiros, dunas e casas formam o cenário ao redor da orla e completam as belezas de áreas preservadas como o viveiro natural, onde os turistas encontram cavalos marinhos, caranguejos e outros animais que habitam o rio Camboa.

Mangue Seco, Jijoca de Jericoacoara

Entre os pontos turísticos mais visitados no final de tarde em Jericoacoara, a Duna do Pôr do Sol é excelente opção para quem gosta de apreciar momentos raros da natureza. Já é tradição na cidade que por volta das 17h30 visitantes e moradores escalem os 30 m de areia branca das dunas na beira da principal praia do município para ver o sol mergulhar nas águas do local. O cenário é de tirar e fôlego e faz valer a pena registrar o momento único.

Rua Minas Gerais, 420

Música e muito mais da gastronomia de Jeri

Restaurantes em Jericoacoara - Bistrôgonoff Imagem ilustrativa

Ideal para jantar ou curtir o happy hour, o Bistrôgonoff possui ambiente convidativo com decoração moderna, confortável e diversificada. Com iluminação baixa, mesas ao ar livre e quadros espalhados nas paredes da casa, o local impressiona pela simplicidade e charme. O estabelecimento localizado em uma das principais ruas de Jericoacoara oferece cardápio variado aos clientes que vai desde espaguete com camarões, filé de robalo até o tradicional strogonoff de frango. Para acompanhar a refeição, os visitantes encontram opções de vinhos na cartela especial do chef.

Beco do Guaxelo, 60 – Centro | Tel.: (88) 3669-2220 | Site

As apresentações dos pratos do Lagosteiro encanta os clientes. Bem decorados e acompanhados de salas que formam figuras charmosas, não é à toa que o tradicional restaurante de Jericoacoara está entre os mais frequentados da cidade. Os pratos servidos são preparados à base de frutos do mar, como peixe com alcaparra, moquecas, polvos, lagostas recheadas e camarões. Mas o cardápio variado também possui opções de carnes, como o famoso filé capitão mostarda e o filé mignon trinchado. A decoração do ambiente atrai com o ar rústico e paredes de tijolos aparentes, além da iluminação baixa.

Rua do Forró, 79 – Centro | Tel.: (88) 99656-0202 | Site

Restaurantes em Jericoacoara - Tamarindo Divulgação

Especializado em comida italiana, o restaurante Tamarindo oferece além das massas e pizzas, pratos típicos da culinária brasileira, como peixes, carnes grelhadas e frutos do mar. Entre os principais pedidos do lugar o macarrão à bolonhesa, frango assado, risoto de polvo, camarão, lagostas e atum confit com arroz de ervas fazem sucesso. Localizado no centro de Jericoacoara, o estabelecimento é excelente para jantar romântico na cidade. O clima agradável impressiona tanto quanto a decoração que conta com mesas de madeira rústica, iluminação própria para cada lugar, flores, além da vista para a casa de shows Samba Rock Café.

Travessa Ismael, s/n | Tel.: (88) 9937-9057 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *