Roteiro com o Melhor de Manaus

Fundada em 1669, Manaus tem os primeiros registros de suas origens semelhantes a época de grandes explorações por países europeus. Na região norte do Brasil a cidade, capital do Amazonas, preza por manter viva as tradições de séculos passados com construções históricas e preservação da fauna e flora nacional. O município é o 10º destino mais visitado no país. Com todas as belezas naturais e arquitetônicas, oferece ainda pratos típicos regionais deliciosos. Conheça e se deslumbre com a biodiversidade da Floresta Amazônica, além de espécies raras de peixes e matas que abrigam animais exóticos.

Veja o roteiro do Mag com o melhor de Manaus e visite museus, teatros, palácios, praias e parques surpreendentes.

Aproveite a rica natureza de Manaus

encontro-das-aguas-amazonas-zarpo

Com saída por diferentes portos de Manaus, o Encontro das águas é parada obrigatória para quem visita a cidade. Por 6 km os rios Negro e Solimões correm lado a lado sem se misturarem, fenômeno que acontece por causa da densidade e velocidade das águas. O espetáculo chama a atenção, por isso, é ótimo lugar para contato com a natureza e conhecer diversas espécies de animais. Os passeios duram de 30 minutos a 1h, dependendo da agência de turismo escolhida.

Rodovia AM – 319

Micos-de-Cheiro

A área de quase 13 hectares do Bosque da Ciência abrange parte da Floresta Amazônica no centro de Manaus. Com o objetivo de promover o programa “Difusão Científica e de Educação Ambiental” do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), o espaço recebe turistas e pesquisadores interessados na biodiversidade da região. A principal atração é o peixe boi, mas também há contato com outros animais da natureza e para vê-los é preciso fazer trilha pelo local.

Avenida Bem Te Vi, 1 – Petrópolis | Tel.: (92) 3643 – 3192 | Site

Zoológico do CIGS - Manaus

O Zoológico do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), abriga mais de 100 animais da fauna amazônica no quartel do Exército Brasileiro em Manaus. Aberto ao público desde 1967, o espaço já esteve entre os 25 melhores zoológicos e aquários da América do Sul. No meio de tantos animais, o destaque está para a famosa onça pintada e a pantera negra, além de peixes da região, como o pirarucu e tambaqui. Além disso, conta com exposição de armas, fardas e outros objetos militares no Memorial Coronel Jorge Teixeira.

Estrada da Ponta Negra, 750 – São Jorge | Tel.: (92) 2125 – 6402

Localizado dentro do Tropical Hotel Manaus, o Zoológico Manaus Tropical, foi inaugurado em 1976 com exposições de espécies representantes da fauna amazônica. Com animais doados pelo IBAMA, o espaço está aberto ao público e busca incentivar a educação ambiental através de atividades e visitas guiadas. No total são 91 bichos distribuídos entre aves, mamíferos e répteis, com destaque para onça pintada, macaco aranha e capivara.

Avenida Coronel Teixeira, 1320 – Ponta Negra | Tel.: (92) 2123 – 5000 | Site

Praça Heliodoro Balbi - ManausFelipe Ventura dos Santos/CC-BY

Grande atração em Manaus, a Praça Heliodoro Balbi é o lugar ideal para apreciar as belezas da cidade. Apelidada como “Praça da Polícia”, possui zonas charmosas, como o coreto com chafariz instalados no centro do local. Recebe ainda, as apresentações da banda dos militares do município.

Avenida Sete de Setembro, s/n – Centro | Tel.: (92) 3622 – 8387

Deliciosas praias em Manaus

Praia da Ponta Negra - Manaus

A praia mais famosa de Manaus, Ponta Negra, tem vista para a cidade, o que torna a parada no espaço obrigatória. Há infraestrutura completa para receber os visitantes, com lanchonetes e restaurantes que servem o melhor da gastronomia manauara. Possui também longa faixa de areia para caminhadas, além disso, vale ressaltar que o mar só é próprio para banho durante a baixa do rio.

A Praia do Tupé é sinônimo de tranquilidade! Por estar instalada em área reservada, o acesso é possível apenas por transportes aquáticos, como o barcos, de passeio que duram cerca de 40 minutos. Ao chegar, há espaço longe da agitação do centro de Manaus, podendo nadar nas águas calmas do Rio Negro e aproveitar as belezas naturais de lugares desertos da cidade.

Com formato de lua crescente, a Praia da Lua é banhada pelo Rio Negro e cercada por vegetações típicas da Floresta Amazônica. O verde das plantas possui beleza rara de encontrar em outras orlas espalhadas por Manaus, o que torna o espaço tranquilo. A praia é perfeita para um dia de lazer com toda família e quando estiver por lá aproveite para conhecer o museu do Seringal, onde estão obras e objetos que retratam as histórias de preservações naturais da cidade.

Localizada próximo a Avenida do Turismo, a Praia Dourada é frequentada principalmente por esportistas que praticam atividades como o stand-up, passeios de canoas e jet-skies. Com infraestrutura completa, o lugar possui restaurantes flutuantes para comodidade até na hora das refeições. A água limpa e tranquila do rio é própria para banho e, além de ser relaxante, o dia a beira mar rende ótimas fotos e momentos inesquecíveis.

Melhores restaurantes de Manaus

SalmãoImagem ilustrativa

A unidade Coco Bambu Manaus é filial da famosa rede de restaurantes e o nome é conhecido em todo o Brasil. Com estrutura para 500 lugares, o espaço chama a atenção pelo ambiente sofisticado e confortável, oferecendo aos clientes opções de vinhos e refeições variadas. Na gastronomia os pratos são preparados à base de frutos do mar, peixes, carnes e aves, mantendo as tradições da culinária regional.

Avenida Coronel Teixeira, 5705 – Ponta Negra | Tel.: (92) 3667 – 7430 | Site

Um dos restaurantes mais famosos da cidade, o Caxiri Manaus, oferece o melhor da comida típica da região. Próximo ao popular Teatro Amazonas, o lugar dispõe de decoração que combina o rústico com aconchegante, deixando os visitantes encantados. Com ingredientes de boa qualidade, comidas simples e deliciosas o local é parada obrigatória no município.

Rua 10 de Julho, 495 – Centro | Tel.: (92) 3304 – 8700 | Site

churrasco-zarpoImagem ilustrativa

Há 35 anos, a Churrascaria Búfalo está em primeiro lugar na preferência do povo manauara. O ambiente requintado atrai os clientes que aproveitam as deliciosas carnes com preparo inspirado nas tradições gaúchas, além disso, o espaço proporciona conforto e segurança para os clientes. O cardápio é variado, com carnes complementam os pratos que garantem experiência gastronômica completa.

Rua Pará, 490 – Vieiralves | Tel.: (92) 3131 – 9000 | Site

O Banzeiro possui pratos exóticos com o melhor da cozinha amazônica. Dentre as opções de restaurantes sofisticados em Manaus, dispõe de ambientes para almoço e jantar decorados com peças típicas. O espaço é premiado por enaltecer a cultura brasileira com a culinária de suas principais receitas, como a costela de tambaqui, filé de pirarucu e o tucunaré.

Rua Libertador, 102 – Nossa Sra. das Graças | Tel.: (92) 3234 – 1621 | Site

Instalado em ambiente agradável e com excelente cartela de vinhos, o Alentejo Cozinha Portuguesa oferece delícias inspiradas no melhor da culinária de Portugal. Os principais pedidos dos clientes são pratos preparados a partir de bacalhau, como o famoso bolinho, além de dezessete outras refeições à base do peixe. O espaço preza pelo conforto e comodidade dos clientes, com elevador hidráulico, decoração requintada e atendimento de qualidade para jantar ou happy hour.

Rua Pará, 555 – Nossa Sra. das Graças | Tel.: (92) 3233 – 7300 | Site

Conheça os parques de Manaus

Parque com Vitória-RégiaImagem ilustrativa

Instalado na orla do bairro São Raimundo, o Parque Rio Negro foi construído para os turistas e moradores aproveitarem o lazer e cultura às margens do Rio Negro. Concluído em 2015, o espaço é o mais novo cartão postal de Manaus e possui pistas de caminhadas, playground, academia de ginástica ao ar livre e quiosque para comodidade do frequentadores do espaço. Além disso, há quatro mirantes onde é possível aproveitar a paisagem das águas escuras do rio que banha a cidade.

Rua Beira Mar, 121 – São Raimundo

A partir do Parque Ecológico Januari saem passeios para a principal atração de Manaus, o encontro das águas. A área de preservação, com cerca de mil hectares, abrange matas, várzeas e igapós (florestas inundadas) e o turista vivencia a  experiência do contato com animais como cobras, jacarés, bicho preguiça e macacos. Se estiver com sorte no dia, é possível nadar com botos. Há também restaurantes próximo às paradas durante o trajeto, com vitória-régias e feiras de  artesanatos.

Avenida André Araújo, 1555 – Aleixo

Bicho-PreguiçaImagem ilustrativa

O Parque Estadual Sumaúma abriga diversas espécies da fauna e flora amazônica em área de aproximadamente 53 hectares. Entre as opções de atividades estão as trilhas ecológicas e idas ao centro de visitantes, biblioteca, sala de mídia, viveiro de mudas, além do complexo árvore da vida. O passeio é perfeito para toda a família, com histórias contadas entre as atividades de recreação, unindo a natureza e folclore da Amazônia.

Avenida Bacuri, s/n – Cidade Nova | Tel.: (92) 3236 – 3070 | Site

Ideal para prática de esportes, o Parque do Mindú é bastante frequentado por praticantes de atividades físicas e fazem trilhas em meio à floresta. A área de preservação do parque é excelente opção para caminhadas com muito verde, animais e vegetações. É possível ainda visitar os igarapés e curtir passeios ecológicos com a recompensa das belezas de espécies da flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico.

Rua Perimetral, s/n – Parque Dez de Novembro | Site

Outros pontos turísticos em Manaus

Teatro Amazonas

Construído em 1896, o Teatro Amazonas é um dos cartões postais de Manaus. É possível fazer visitas guiadas por historiadores, que explicam as belezas presentes no interior do espaço. No contexto da construção histórica, símbolo da riqueza do látex no século XIX, estão pinturas, objetos, além da arquitetura e detalhes que prendem a atenção do público.

Avenida Eduardo Ribeiro – Centro | Tel.: (92) 3622 – 1880 | Site

Símbolo da época áurea da borracha, o Palácio Rio Negro foi tombado como patrimônio histórico em Manaus. O prédio construído entre 1900 e 1903, possui 16 cômodos, com esculturas importadas da França que representam a música e poesia admiradas pelo primeiro dono do casarão, Waldemar Scholz. Na visita são  encontradas histórias fascinantes da Amazônia nos quadros e mobílias da antiga sede do governo do Estado.

Avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro | Tel.: (92) 3232 – 4450

Palácio Provincial - ManausAlexinaldo Granela Borja/CC BY-SA 

Fundado em 1874, o Palacete Provincial, que já foi sede da polícia do Amazonas, atualmente dispõe de cinco museus que são atrações de Manaus. Localizado no centro da cidade, encanta pela arquitetura inspirada em séculos passados e rende ótimas fotos para recordar a viagem. Há também espaços como a Pinacoteca, com quadros, fotos e gravuras de artistas locais, a Numismática com acervo de 8 mil moedas, Museu da Imagem e Som e o Museu Tiradentes, que homenageia os bombeiros e policiais do estado. Para completar as atrações culturais, há o espaço de Arqueologia que reproduz escavações e artefatos descobertos na região.

Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro | Tel.: (92) 3631 – 6047

Localizado no igarapé São João, o Museu do Seringal proporciona a experiência de conhecer as origens da exploração e extração de riquezas naturais da Floresta Amazônica no século XIX e XX. Para chegar é preciso fazer viagem de barco entre as paisagens e a imensidão do rio negro. A visita guiada começa pela Casa do Barão, onde há móveis e objetos de decoração antigos. A guia turística faz o tour pela residência, relatando a história da família do Barão Juca Tristão que morava no local. No lado externo, o passeio continua no seringal, no qual os historiadores relatam o ciclo da borracha na cidade.

Área São João Afluente do Tarumã Mirim, s/n – Zona Rural | Tel.: (92) 99275 – 4646

Musa Jardim Botânico - ManausVanessa Gama/Divulgação

O Jardim Botânico instalado dentro do  Museu da Amazônia é uma das principais atrações de Manaus. O espaço está localizado em terreno de 100 hectares da reserva Adolfo Ducke,floresta da capital do Amazonas, que há mais de 30 anos é estudada por cientistas. Há várias atividades que chamam a atenção, como a exposição de peixes, sapos e musgos. Além de caminhadas em trilhas na floresta, borboletário experimental, viveiro de orquídeas e bromélias, aquários, serpentário, lago de vitórias-amazônicas e a torre de observação com 42 m de altura.

Avenida Uirapuru, s/n – Cidade de Deus | Tel.: (92) 3582 – 3188 | Site

A fachada do Museu Paço da Liberdade é um dos primeiros exemplos de arquitetura neoclássica de Manaus. Construída a partir de 1874, o prédio já abrigou o Governo Provincial e após a Proclamação da República, foi sede da administração do Governo Republicano. Atualmente, o espaço realiza exposições, palestras e visitas guiadas que contam a história das riquezas próprias do século XIX, época de sucesso da borracha.

Praça D. Pedro II – Centro | Tel.: (92) 3622 – 4991

Fundado em 1952, o Museu do Índio possui acervo com cerca de 3 mil peças produzidas por tribos da Amazônia. O espaço é reconhecido como o maior e mais amplo museu da história indígena no Brasil e entre os objetos expostos estão utensílios domésticos, armas, acessórios e instrumentos musicais fabricados por nativos da região do Alto Rio Negro. O ambiente é dividido em seis salas, além da biblioteca com livros sobre os povos indígenas.

Rua Duque de Caxias, 356 – Centro | Tel.: (92) 3635 – 1922

Pratos regionais em Manaus

Restaurantes em Tamandaré - DeguttiImagem ilustrativa

O espaço Crêpe Bistrô possui decoração inspirada em regiões francesas, mantendo o estilo único, aconchegante e charmoso. Há área para eventos e apresentações, complementados por muita arte e música ambiente com artistas no piano de cauda, violino, violoncelo, sax ou harpa. Os crepes e galettes não são as únicas receitas que fazem sucesso no restaurante, o cardápio variado oferece fondue, queijos suíços, carnes ao vinho tinto e chocolate.

Rua Rio Içá, 12 – Nossa Sra. das Graças | Tel.: (92) 98455 – 3030 | Site

O Domus Enogastronomia mistura técnicas francesas conhecidas pelo Chef Francis Barlier com ingredientes amazônicos, como tucupi, jambú, tucumã, farinha do uarini e pescados regionais. Os pratos são complementados com a decoração sofisticada e aconchegante, além disso, como acompanhamento há opções de vinhos expostos na cartela do local.

Avenida Rio Madeira, 128 – Nossa Sra. das Graças | Tel.: (92) 3584 – 1065 | Site

CamarõesImagem ilustrativa

O cardápio do restaurante Casa do Mario, foi elaborado pelo Chef napolitano Mario Porcaro e influenciado pela culinária mediterrânea. Os pratos oferecidos possuem receitas à base de frutos do mar e temperos tradicionais da Itália, como o fettuccine ao sugo com camarão e tomate cereja. O espaço dispõe de mais de 400 opções de vinhos na cartela especial e saborosas sobremesas italianas.

Avenida Rio Madeira, 39 – Nossa Sra. das Graças | Tel.: (92) 3584 – 0241 | Site

Restaurante tradicional na capital amazônica, o Village Casa de Comidas possui cardápio variado, valorizando os sabores de pratos regionais. O ambiente é bastante conhecido em Manaus, com detalhes que o fazem um dos mais premiados na cidade. A decoração moderna e sofisticada contribui para a bela apresentação dos pratos, como o famoso filé mignon recheado de queijo brie escoltado por risoto de tomate seco e mussarela de búfala, além disso, os clientes encontram adega climatizada com vinhos internacionais.

Avenida Mário Ypiranga, 948 – Adrianópolis | Tel.: (92) 3234 – 3296 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *