Roteiro com o Melhor de Maragogi

Com 10 praias espalhadas por 23 km de litoral, Maragogi é um paraíso de águas calmas e cristalinas. Com piscinas naturais, visíveis durante a maré baixa, o destino atrai turistas que buscam um lugar para relaxar e aproveitar a ótima temperatura da cidade alagoana. Conhecida como “Caribe Brasileiro”, sua localização é privilegiada pois fica a cerca de 130km de Maceió e de Recife, com fácil acesso pelas duas capitais. O roteiro com o melhor de Maragogi traz desde belas praias e restaurantes à beira mar, até passeios de lanchas e catamarã.

As Encantadoras Piscinas Naturais de Maragogi

Piscinas Naturais de Maragogi

O conjunto de piscinas naturais é o maior de Alagoas. As principais Galés são o ponto forte do turismo. A cerca de 6km da praia de Maragogi, elas se formam em alto mar por conta de formações rochosa de corais, e só é possível chegar até lá através de lanchas ou catamarã. Se a maré estiver baixa, o turista tem a oportunidade de nadar nas águas calmas, ou mergulhar até cinco metros de profundidade e apreciar os corais e a diversidade de peixes no mar.

Praia de Maragogi

Outras piscinas naturais também se formam no litoral da cidade, como a bela Taocas. Localizada na frente da Praia de Maragogi, a experiência é bem semelhante à que se tem nas galés mais famosas. Com menos movimentação, o ambiente é ideal para quem prefere mergulhar em lugares com pouca gente.

Praia de Barra Grande

Barra Grande - Maragogi Alexandre Ruoso/CC-BY

As piscinas naturais de Barra Grande são de fácil acesso. Através de um banco de areia que se forma na praia, é possível chegar até ela a pé, mas antes é importante checar se a maré está baixa para evitar perigos. O turista pode realizar mergulho conduzido e fotografia subaquática, perfeito para quem deseja conhecer o mar de uma maneira totalmente nova e ainda deixar registrada essa aventura.

Praia do Peroba

Em Maragogi também fica a última praia do litoral norte do estado de Alagoas. Barreira de Peroba tem o mar de água morna e tranquilo, ótimo para mergulhos, porém as piscinas naturais só aparecem durante a maré baixa.

Relaxe nas Areias Finas das Praias de Maragogi

Praias de Maragogi

Não é à toa que muitos turistas que já visitaram Maragogi comparam as praias da cidade com o Caribe. As impressionantes águas cristalinas conservam uma paisagem exótica maravilhosa que surpreende e fazem com que o turista aprecie as belezas do nordeste brasileiro.

Cercada por corais que formam um conjunto de piscinas durante a maré baixa, Maragogi é um lugar perfeito para ter contato direto com a natureza.

O litoral da cidade chama atenção pela diferença das agitações das águas. Enquanto a maré está alta o mar fica mais intenso, já quando está baixa, o mar ganha longas faixas de areia, formando pequenas piscinas naturais.

A Praia do Antunes é considerada por muitos a mais bonita do destino, mas não é só a beleza que fascina os turistas. A tranquilidade da praia, praticamente sem comércio, é envolvida pelos coqueiros que projetam sombras e é ideal para aqueles que procuram relaxar.

Rodovia AL- 101, Maragogi.

Praia Ponta de MangueRosanetur/Flickr CC-BY

Local que abriga muitas casas de veraneio, a Praia Ponta de Mangue é uma das mais famosas de Maragogi. O sucesso vem da calmaria, das águas claras e mornas, principalmente no verão. Durante a maré baixa, são formadas piscinas naturais onde os turistas podem nadar com diversas espécies de peixes.

Ponta do Mangue, Maragogi.

Localizada entre Alagoas e Pernambuco, a Praia de Peroba é muito procurada por mergulhadores por causa das piscinas naturais, além de ser um ambiente sossegado para crianças, por conta do mar calmo que possibilita a observação dos peixes. Por não ter tanto comércio e dispor de atributos como, coqueiros, areias finas, mar tranquilo e água morna, a praia acaba sendo um refúgio para aqueles que desejam apenas relaxar.

Praia de Peroba

Um dos desertos de Maragogi, a Praia do Camacho fica no litoral sul da cidade. O fato de não ter em sua rota bares ou quiosques faz com que seja mais visitada por moradores e pescadores da região, do que por turistas. Quando a maré está baixa, Camacho adquiri uma longa camada de areia e, por isso, é muito comum ver pessoas recolhendo mariscos na praia.

Praia de Barra GrandeMayra Pavanello Munerato/CC BY-SA

Um dos lugares mais procuradas por quem visita Maragogi, é a Praia de Barra Grande possui águas calmas, transparentes ideais para quem quer relaxar e curtir um mar no estilo piscina. Os turistas ainda podem alcançar as galés de Barra Grande, e mergulhar entre peixes e corais. Com a maré baixa é possível alcançar as praias naturais por meio de bancos de areias, normalmente o trajeto é feito por lanchas e catamarã.

De areias claras, mar paradisíaco e com poucas ondas, a Praia de Burgalhau localizada logo depois do Rio dos Paus (onde é possível encontrar um Manguezal), tem ainda areia batida e uma barreira de corais que chamam a atenção dos turistas. É perfeita para relaxar nos estabelecimentos à beira mar enquanto aprecia a vista e se diverte na praia.

Cerca de 8km do centro de Maragogi está a  Xaréu, localizada próximo a uma vila com casas de veraneio. Sem muito comércio o lugar é ideal para quem viaja em busca de tranquilidade. As águas cristalinas e quentes formam uma lagoa na maré baixa, e devido ao baixo nível da água, muitas pessoas fazem passeios de buggys por lá.

A Praia São Bento tem águas turvas devido ao seu encontro com o Rio Maragogi. Localizada em uma vila de pescadores e cercada por coqueiros e barreiras de rochas, a o local é bastante frequentado pelos turistas, principalmente a Croa de São Bento, um lugar com mar claro e formações coralinas, onde pode ser feito mergulhos.

Passeio pelos Principais Pontos Turísticos de Maragogi

Maragogi

Não é só por causa das belas praias que Maragogi é, atualmente, a segunda cidade turística mais importante de Alagoas, ficando atrás apenas da capital do estado, Maceió. O turismo é a principal fonte de renda do destino, e os pontos turísticos vão além das atraentes galés, estando presente também nas construções históricas de Maragogi.

Construída no final do século XIX, a Igreja Matriz de Santo Antônio é uma das mais antigas e importantes de Maragogi. Em frente há uma praça com a estátua do padroeiro Santo Antônio, são celebradas missas importantes e festas da cidade.

Rua José Buarque Sampaio, 442 – Maragogi.

Um lugar muito visitado em Maragogi são as ruínas do Igreja de São Bento. Aberta para visitação, os restos do Mosteiro abrigam histórias, como construções subterrâneas onde eram sepultados monges que moravam no local. Além disso, do alto se tem uma vista panorâmica da praia de São Bento.

Rua Ver. Eraldo Vasconcelos, Maragogi

Os passeios a cavalo no Hotel Fazenda Marrecas também são atrações de Maragogi. Por meio de divisões de grupos, uma pequena viagem é feita, acompanhada por guias especializados, a principal área visitada é a extensão de praias mais frequentadas pelos turistas.

Zona Rural, Barra Grande | Tel.: (82) 3666-1600 | Site

O melhor da culinária de Maragogi

Culinária de Maragogi - Bolachas MaragogiImagem ilustrativa

Quando estiver em Maragogi não deixe de experimentar receitas tradicionais da cidade, como as famosas Bolachas Maragogi, que surgiu em 1950 e faz sucesso tanto na sua versão doce como na salgada. Sua receita consiste em camadas de massa folhada crocante.

Rodovia AL- 101, nº 200 – Maragogi | Tel.: (82) 3296-1151

Outra iguaria bastante conhecida na cidade, é o Bolo de Goma Maragogi. Feitos a partir de mandioca e leite de coco, os doces têm formato de concha e lembram bastante os sequilhos. Assim como as bolachas, o bolo é vendido em bares, restaurantes, lojinhas e nas praias.

Rua Edvaldo M. Monteiro, 462 -614 – Maragogi | Tel.: (82) 98851-1949

Para curtir a culinária típica da região em um dos melhores restaurantes de Maragogi, confira nossas dicas.

Culinária de Maragogi - Tuyn RestauranteImagem ilustrativa

Um dos mais exclusivos da Costa dos Corais. É assim que o Tuyn Restaurante é conhecido por quem já experimentou seus pratos únicos. Com os melhores produtos regionais e internacionais, a casa usa temperos frescos de um jardim próprio. O restaurante que fica dentro do Praiagogi Boutique Pousada, tem os pratos principais preparados por meio de diversos tipos de peixes, frutos do mar, massas caseiras, carnes e até pratos vegetarianos.

Rodovia AL- Norte, S/N – Praia de Camacho | Tel.: (82) 3296-1206 | Site

Com vista para a praia de Maragogi, o Crôa Mares Restaurante tem um ambiente com uma excelente estrutura para receber crianças, jovens, adultos e idosos. Com redário, salão interno, área externa com guarda-sol, piscina para crianças e chuveiros, o local deixa de ser um restaurante padrão e faz com que os turistas desfrutem de um dia perfeito com boa refeição

Rua Sítio Peroba, Peroba | Tel.: (82) 3296-8218

Culinária em Maragogi - Meraki Beach Bar e RestauranteDivulgação

No Meraki Beach Bar e Restaurante é possível desfrutar de refeições à beira da Praia de Barra Grande. O ambiente é ideal para quem deseja descansar e aproveitar a tranquilidade na praia, além da comida maravilhosa e da diversidade de pratos. A estrutura local conta com duchas, cadeiras, guarda sol, e espreguiçadeiras para deitar e curtir o sol alagoano bebendo drinks fantásticos.

Rua da Praia, 992 – 1134 – Maragogi | Tel.: (82) 98897-8059



Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *