Roteiro com o Melhor de Mata de São João

Um mundo de histórias e belíssimas paisagens. Para ser mais específica, o município Mata de São João possui mais de 28 km de muito verde, praias, rios, coqueiros e cachoeiras. Descoberta como cidade em 1549, quando Garcia d’Ávila, juntamente com a comitiva Tomé de Souza, chegaram a região que até então era habitada por tupinambás. Pensando em uma localização estratégica para a defesa do território, ele escolheu uma colina próxima à Praia do Forte para construir seu castelo (Castelo Garcia D’Ávila ou Casa da Torre). Hoje, o que encanta mesmo os turistas é a recepção calorosa da cidade e as beleza natural. Conheça o roteiro com o melhor de Mata de São João e apaixone-se por esse destino baiano!

Uma praia cheia de prazeres

As mais surpreendentes praias da Bahia: Prepare-se para os suspiros!

Um dos principais destinos da Mata de São João é a Praia do Forte, mesmo porque é lá que estão concentrados alguns dos melhores estabelecimentos da cidade. Onde antes era uma antiga aldeia de pescadores, hoje é uma bela praia com traços de requinte e modernidade. Localizada na Costa dos Coqueiros, possui uma infraestrutura completa para os turistas que precisam descansar e querem curtir a natureza.

Cultura e história em Mata de São João

projeto-tamar-Ubatuba-zarpo-magazineImagem ilustrativa

Criado em 1982, juntamente com uma base de pesquisa, o Museu ao Céu Aberto da Tartaruga Marinha ocupa cerca de 10 mil m² de um espaço cedido pela Marinha do Brasil. Com uma natureza preservada, grande biodiversidade e riqueza histórica e cultural, o museu se torna um dos mais frequentados do Brasil, com cerca de 600 mil visitas por ano. Os turistas podem ver cerca de 5 espécies de tartarugas brasileiras, além de uma diversa fauna marinha. As noites de sábado do Projeto Tamar são animadas beira-mar, ao som de apresentações musicais e une ciência, gastronomia e a conservação das tartarugas marinhas.

Avenida Farol Garcia D’Ávila, s/n | Tel.: (71) 9979-1563 | Site

Culinária baiana: a cara do Brasil!

RIsotoImagem ilustrativa

Localizado na bela Praia do Forte, o Café do Forte é uma verdadeira perdição para seus visitantes, que se apaixonam primeiramente pela decoração elegante, colorida e moderna, depois pelo cardápio repleto de frutos do mar, porções diferenciadas e sanduíches. Por lá, a música também sempre está presente, tornando o ambiente mais agradável e atraente para os visitantes mais descolados de Mata de São João.

Avenida do Farol, 180 | Tel.: (71) 3676-1725 | Site

Como o próprio nome já diz, a Sombra da Mangueira que fica literalmente embaixo da sombra de uma mangueira, provoca o mesmo sentimento de aconchego que temos quando paramos para nos abrigar embaixo de alguma grande árvore. Aliás, os visitantes podem escolher em sentar na parte coberta ou na sombra da mangueira, enquanto degusta os pratos como a casquinha de siri e a moqueca à sombra da mangueira. Pra fechar com chave de ouro, experimente o sorvete de mangaba, cortesia da casa.

Rua Senador Alberto Pasqualini, 86 | Tel.: (81) 3253-7559 | Site

Tango CaféDivulgação 

Após uma viagem à Mata de São João, o casal Victor e Graciela, então vindos da Argentina, se apaixonaram pela cidade. Ele, que já tinha um café em Buenos Aires, decide deixar o país e se estabelecer com Graciela na cidade brasileira. Unindo duas paixões, o Tango Café nasceu em 1994, e produz até hoje produtos feitos com receitas próprias, com ampla variedade de tortas, hambúrgueres, cafés, salgados, sorvetes e sanduíches. Faz seus clientes sentirem-se em casa no ambiente aconchegante ao som de uma boa música.

Alameda do Sol | Tel.: (71) 3676-1637 | Site

História e diversão fazem parte desse destino

Castelo Garcia D'avila

As ruínas do Castelo Garcia D’avila estão entre umas das mais antigas do Brasil, por isso, foi transformado em museu e parque. Sua construção, considerada a maior edificação portuguesa no país, ficou pronta em 1624, e tem como atrativos a Capela de Nossa Senhora da Conceição, passarelas rodeadas por coqueiros que vão da Praia do Forte até Itacimirim. Para chegar até lá, os visitantes precisam entrar pela estrada da Linha Verde, mas, se preferirem um caminho mais emocionante, as trilhas que passam pelo meio da mata Atlântica da Reserva Ecológica da Sapiranga, levam até o castelo.

Avenida do farol, 1540 | Tel.: (71) 3676-1133 | Site

Considerada a primeira unidade de Conservação Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia, o Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte, mais conhecido como Parque Klaus Peters, tem esse nome em homenagem ao empresário paulista com descendência alemã, que se encantou pela natureza da região da Mata de São João, onde encontrou boas condições para o desenvolvimento e a preservação. O parque abriga mais de 180 espécies de aves, e é um verdadeiro paraíso para os observadores amadores e profissionais, que ainda podem admirar orquídeas ameaçadas de extinção. Sua área ocupa 254 hectares e é emoldurada por dunas e lagoas, além de proporcionar aos turistas uma trilha de 3,6 km, uma completa inserção na natureza.

Avenida do Farol, 53 | Site

Parque Aquático Imagem ilustrativa

O parque aquático Rolf Park foi fundado em 1993, possui mais de mil m² de espelho d’água e recebe cerca de 105 mil visitantes por ano. Oferece muita diversão nos espaços temáticos. Com atrações consideradas para a família, moderada e radicais, os turistas encontram piscinas para adultos e crianças, temáticas, piscina cascata, free fall castelinho, free fall adulto, fonte seca, kamikase e 3 toboáguas.

Rodovia BA-093, Km 45, s/n | Tel.: (71) 3645-8730 | Site

Descubra o que a noite baiana têm de melhor

Vinho Imagem ilustrativa

Inspirado em bacaros venezianos (que servem vinhos e petiscos), o Vinobar traz a Mata de São João um conceito inovador vindo de Veneza, que implica em comer e beber bem. Um dos sócios é Newton Ximenes, que passou um tempo na Itália, e resolveu abrir seu próprio negócio com um toque italiano. Os visitantes podem experimentar vários tipos de vinhos fracionados de diversas nacionalidades como França, Portugal, Itália, África do Sul, sem precisar comprar a garrafa, porém, pode ficar à vontade para ser dono de uma.

Beco de Dona Nita, 22 | Tel.: (71) 3128-1929 | Site

É claro que quem está na Bahia, quer experimentar as famosas moquecas, acarajés, vatapás… Mas, os visitantes de Mata de São João precisam passar na 7 Pizzas Natural Bar para sentir o toque baiano que também podem estar presentes nas pizzas. Aberta desde 1997, leva no nome o número “7” que representa os dias da semana, os planetas do sistema solar, as fases da lua, mas que acima de tudo, mostra a perfeição, totalidade, intuição e vontade. Seu menu é cheio de sabores diferentes de pizzas caseiras feitas por um processo de fabricação artesanal – com nomes que levam o 7 – além dos drinques diferentes e bem decorados. O ambiente é todo a luz de velas, decorado com objetos campestres, quadrinhos na parede e lustres diferentes uns dos outros.

Alameda do Sol 448 | Tel.: (71) 3676-0655 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *