Roteiro com o Melhor de Natal

A capital do Rio Grande do Norte possui inúmeros pontos turísticos, seja pelas belas praias ou museus e construções históricas, Natal nunca decepciona seus turistas. Fundada em 1599, às margens do rio Potengi, a cidade começou sua história quando os portugueses chegaram à região para colonizar as terras. Com quase 418 anos, comemorados no dia 25 de dezembro, o nome do município, aliás, é em homenagem a festa cristã, celebrada no mesmo dia.

Durante sua viagem para a cidade, não deixe de se informar no roteiro com o melhor de Natal e curtir as belezas do nordeste brasileiro, com atividades para todos os gostos, esse é um dos destinos mais procurados do país.

As belas praias de Natal

Praia de Genipabu

Não é à toa que a Praia de Genipabu é cartão postal de Natal. Com imensas dunas brancas, são várias as atrações para os turistas aproveitarem um dia de lazer no local. Entre os passeios de buggys, andar de dromedários e a simples caminhada na beira da praia, quem visita se surpreende com paisagens paradisíacas e que já serviram de cenário para novelas globais.

O espaço dispõe de áreas de preservação ambiental, com reserva da Mata Atlântica, além dos bares e restaurantes com comida típica do nordeste brasileiro.

Frequentados por turistas para tirar fotos e visitar pontos como o letreiro de natal, a praia Areia Preta é bastante procurada também pelos moradores. Principalmente os da região de Mãe Luíza. O nome do local deriva de  pedras existentes na praia, que contêm um material antiquado, e quando entram em decomposição, deixam a areia na cor escura.

Com cerca de 4 km de extensão, a praia de Ponta Negra abriga o famoso  Morro do Careca. A duna possui aproximadamente 107 metros e está localizada no extremo sul da orla. A área é símbolo na preservação da mata de restinga.

Praia da Redinha

A última praia do litoral urbano, Redinha é perfeita para se distrair e aproveitar o sossego das águas calmas. Com casas, bares, iguarias da culinária local e os bons peixes, o lugar é muito frequentado pelos moradores e turistas que procuram um lugar para descansar e aproveitar com “sombra e água fresca”.

No local também está a Ponte Newton Navarro, que atravessa o rio Potengi e liga o bairro da Redinha ao de Santo Reis, na zona leste da cidade.

Próxima ao centro de Natal, a Praia dos Artistas dispõe de hotéis, pousadas, bares e restaurantes à beira mar. O local é parada obrigatória, com beleza natural, águas calmas, cristalinas e limpas.

Com faixa de areia clara, a Barra do Rio é tranquila e perfeita para descansar e é um bom lugar para passar o dia com a família. De águas transparentes, que mais parecem um lago, os principais atrativos são os passeios de buggys e a caminhada à beira mar.

Praia do Forte - Natal Otávio Nogueira/Flickr CC-BY

Entre os pontos históricos e turísticos de Natal, a Praia do Forte é um dos destaques por conta das pedras em toda a costa que formam as famosas piscinas naturais da região. Para quem gosta de aventura, existe a passarela de pedras até o Forte dos Reis Magos.

A Praia do Meio é o lugar ideal para praticar esportes, como o surf, vôlei e frescobol. Com extensa faixa de areia fofa e dourada, e o mar de águas transparentes, levemente agitado, o ambiente recebe vários turistas durante a alta temporada. Perfeito para aproveitar um dia tranquilo na praia, o espaço possui ainda comércios e restaurantes para os visitantes desfrutarem da culinária regional e aproveitarem o melhor da capital potiguar.

Cultura nos Museus de Natal

Museu Câmara CascudoPatrick-br/CC BY-SA 

Inaugurado em 1973, o Museu Câmara Cascudo é voltado para temas como antropologia e ciências naturais, com exposições permanentes e temporárias. O local abriga a obra e história de Xico Santeiro, conhecido como o rei do artesanato potiguar. Além disso, as atividades interativas são ideais para aproximar o público da programação oferecida.

Avenida Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol | Tel.: (84) 3342 – 4914 | Site

Localizado na praça Augusto Severo, uma das mais frequentadas de Natal, o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão preserva a cultura popular do Rio Grande do Norte, em seus 350 metros quadrados, onde são expostos 1.500 peças, de cerca de 400 artistas populares. O turista pode conhecer por meio de textos, fotos e vídeos um pouco da obra dos expositores, além disso, há três telões que exibem mais de 200 horas de vídeos sobre o museu.

Praça Augusto Severo, S/N – Ribeira | Tel.: (84) 3232 – 8149

O Museu de Minérios Rio Grande do Norte dispõe de obras que mostram, divulgam e informam sobre a geologia, além da cultura relacionada à mineração no estado. Com a intenção de ensinar sobre a riqueza de composições rochosas da terra, o local tem atrações para conscientizar a sociedade sobre o meio ambiente, como as exposições que migram da pré-história, até rochas e fósseis.

Avenida Senador Salgado Filho – Tirol | Tel.: (84) 4005 – 9310 |  Site

Relaxe com um delicioso café em Natal

Restaurantes em Natal - Fashion Café

A melhor cafeteria da orla de Ponta Negra, assim é conhecida a Fashion Café. O foi feito para os amantes da bebida. Com vista para o mar e sabores deliciosos, são várias as opções do cardápio, que oferece desde o café expresso, capuccino, chocolate quente até comidas, como tapiocas e taças de açaí.

Avenida Erivan França, 1362 – Ponta Negra | Tel.: (84) 98703 – 9672 | Site

Muito além de uma simples cafeteria, o Virgulinu’s Bistrô garante momentos únicos durante a viagem. Os pratos e bebidas servidos, são inspirados na culinária internacional e regional, e encantam os turistas com sua decoração inspirada na temática do nordeste brasileiro. O ambiente aconchegante mistura a sofisticação com o costume local, o  que só poderia resultar em um lugar “arretado”.

Rua Jaguarari, 5085 – Candelária | Tel.: (84) 3641 – 3730 | Site

O Café São Braz traz a tradição de empresas renomadas no ramo cafeeiro, em seus ambientes requintados e perfeitos para aproveitar um bom café. Os turistas podem tomar um café da tarde em um dos melhores lugares da região. Além disso, o espaço é ideal para encontrar amigos e se distrair nas mesas colocadas nas áreas internas e externas.

Avenida Engenheiro Roberto Freire, 2910 – Capim Macio | Tel.: (84) 2010 – 4590 | Site

Histórias Culturais em Natal

Forte dos Reis Magos

Desde 1894, a Fortaleza dos Reis Magos deixou de ser usada para defender o exército, mas só a partir de 1904 foi desativado. Após sofrer graves processos de degradação em 1949, o local foi tombado como patrimônio histórico nacional. Localizada no meio da Praia do Forte, e construída no formato de um estrela de cinco pontas, a fortificação é aberta para visitas e guarda histórias dos séculos XIX e XX que valem a pena conhecer.

Avenida Presidente Café Filho, 1 – Praia do Meio | Tel.: (84) 3202 – 1497 | Site

O Centro de Turismo de Natal está localizado em um prédio histórico da cidade construído no século XIX, primeiro como abrigo para mendigos e um orfanato, porém mais tarde o lugar se tornou cadeia pública, e só em 1976 o prédio foi reformado e virou o centro de turismo da capital potiguar. Dispondo de 38 lojas de artesanato local e trabalhos manuais, os estabelecimentos ocupam celas da antiga prisão.

Além disso, o lugar possui espaço para festas, lanchonetes, restaurantes, e é ali que acontece também, o tradicional “Forró com turista”, onde o visitante pode aproveitar a dança típica do nordeste.

Rua Aderbal de Figueiredo, 980 – Petrópolis | Tel.: (84) 3211 – 6149 | Site

Entre as construções históricas de Natal, está o Palácio da Cultura – Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte um prédio que mantém a tradição de séculos passados, e fascina os turistas da cidade. Dentro do ambiente é possível apreciar obras de grandes artistas nacionais e internacionais, como Tarsila do Amaral e Dorian Gray. No espaço também fica a maior parte do acervo de Artes Visuais do estado.

Praça Sete de Setembro, S/N – Cidade Alta | Tel.: (84) 3211 – 7056 | Site

Memorial Câmara CascudoJorge Andrade/Flickr CC-BY

O Memorial Câmara Cascudo foi construído em 1987, para homenagear um dos maiores historiadores e folclorista do Rio Grande do Norte, Luís da Câmara Cascudo. Assim, o monumento é um ponto turístico muito visitado em Natal, preservando e divulgando a vida e a obra do historiador. Na fachada do prédio há a estátua dele, já na parte interior do monumento encontramos a biblioteca particular com cerca de 10 mil volumes de diversos assuntos, como folclore, religião, biografias e romances. Além disso, conservam quadros que retratam momentos marcantes da vida de Cascudo.

Praça André de Albuquerque, 30 – Cidade Alta | Tel.: (84) 3232 – 6334 | Site

O melhor da culinária de Natal

Restaurantes em Natal - Camarões PotiguarDivulgação 

Parada obrigatória para quem visita Natal, o restaurante Camarões Potiguar atrai pela decoração moderna, peças de madeiras, arquitetura conceitual única, estrutura grandiosa e alguns ambientes, onde as pessoas podem aproveitar confortavelmente todos os cantos do lugar. Além dos melhores pratos da culinária regional, a gastronomia reconhecida, a internet wi-fi, acessibilidade, vinhos e outros serviços que fazem da área um dos restaurantes mais bem avaliados do país.

Rua Pedro Fonseca Filho, 8887 – Ponta Negra | Tel.: (84) 3209 – 2425 | Site

A cozinha do La Brasserie de La Mer é comandada pelo chef Erick Jacquin, um dos jurados do programa culinário, Masterchef. Seguindo as tradições do cozinheiro, a culinária francesa é predominante no local, com pratos e aperitivos preparados especialmente pelo Chef. O ambiente tem um estilo clássico e elegante, com lustres de cristal, móveis, e cristaleiras que dão um ar de sofisticação.

Avenida Engenheiro Roberto Freire, 3800 – Ponta Negra | Tel.: (84) 3642-7007 | Site

Restaurantes em Natal - Nau Frutos do MarDivulgação 

Um dos projetos arquitetônicos mais bonitos de Natal, o restaurante Nau Frutos do Mar, vai além da beleza da espaço. Com ambientes descontraídos e aconchegantes, para se deliciar com a especialidade da casa, são preparados frutos do mar. O local tem um cardápio diversificado, e oferece opções de saladas, pratos principais com camarão, peixes, lagostas e outros ingredientes típicos do Brasil.

Avenida Odilon Gomes de Lima, 1772 – Cidade Jardim | Tel.: (84) 3026 – 6333 | Site

O Mangai Restaurante permite que o turista experimente o melhor da comida tipicamente brasileira, em um ambiente decorado de forma totalmente nova. No local há troncos de árvores que deixam a sensação de estar ainda mais perto da natureza, os objetos e as mesas distribuídos pelo espaço, fazem com que o turista aproveite a refeição e o happy hour com comodidade.

Avenida Amintas Barros, 3300 – Lagoa Nova | Tel.: (84) 3206 – 3344 | Site

Restaurantes em Natal - Restaurante Farofa D´água

Localizado próximo a praia de Ponta Negra, e com espaço para cerca de 240 pessoas, em estrutura com varanda externa e área interna climatizada, o Restaurante Farofa D´água dispõe de espaço kids, para as crianças aproveitarem tanto quanto os adultos. No cardápio há comidas típicas regionais, internacionais e grelhados, além dos famosos pratos à base do camarão potiguar.

Avenida Praia de Ponta Negra, 8952 – Ponta Negra | Tel.: (84) 3219 – 0851 | Site

O Mazzano representa o melhor da cozinha italiana no nordeste brasileiro. No cardápio são oferecidas pizzas e outras massas feitas com ingredientes frescos e selecionados. Para aproveitar ainda mais a refeição, o ambiente é confortável, em um estilo rústico chique com vista deslumbrante para a cidade.

Avenida Engenheiro Roberto Freire, 4330 – Ponto Negra | Tel.: (84) 3219 – 5151 | Site

Atrações turísticas em Natal

Parque Estadual Dunas de NatalFabiogurgelamaral/CC BY-SA

O Parque Estadual Dunas de Natal está localizado em área  de reserva da mata atlântica e foi o espaço com primeira conservação ambiental implantada no Rio Grande do Norte. O parque conta com as trilhas entre as vegetações nativas, vista para as dunas das praias de Natal e acesso ao centro de pesquisa onde acontecem estudos biológicos. Pensando na preservação do ecossistema, o parque dispõe de oficina de educação ambiental, com atividades artísticas, lúdicas e culturais para conscientizar os turistas.

Avenida Alameda Alexandrino de Alencar, S/N – Tirol | Site

Muito frequentado pelos turistas que visitam a cidade, o Aquário Natal informa sobre a importância de preservar o meio ambiente. Além de ser o maior aquário do nordeste, com diversas espécies de peixes, mergulho com tubarões e atividades para educação ambiental dos visitantes. O aquário encanta com o mergulho acompanhado de guias, onde é possível nadar com os animais.

Avenida Litorânea, 1091 – Redinha | Tel.: (84) 3224 – 2177 | Site

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em área com 64 hectares de vegetação, no Parque da Cidade Dom Nivaldo é possível encontrar belas paisagens. O local é agradável para praticar exercícios, lazer e conhecer um pouco mais sobre o meio ambiente.

No parque há biblioteca, auditório, centro de educação ambiental e um monumento com 45 m de altura, conhecido como o memorial da cidade e também o mirante local.

Rua Prefeito Omar O’grady – Pitimbú | Tel.: (84) 3232-3207 | Site

Farol de Mãe LuízaMário Monte Filho/Flickr CC-BY

Entre as atrações turísticas históricas de Natal, está o Farol de Mãe Luíza. Construído em 1949, tem 37 m de altura e escadaria de 151 degraus que levam até o topo do monumento, com vista panorâmica para a cidade. No alto do farol funciona a lanterna que alcança até 72 km, com cinco clarões de luz emitidos, durante intervalos de 25 segundos.

Via Costeira | Tel.: (84) 3211 – 4959

Localizado no bairro de Tirol, em torno da lagoa Manoel Felipe, o parque Cidade da Criança é uma área verde inaugurada em 1962, e reformada em 2014, com diversas atividades que atraem os turistas. Entre as peças públicas presentes no local, estão o zoológico com playground, pista de cooper, passeio de quadriciclo, pedalinhos, capela, concha acústica, escolinha de arte e a biblioteca.

Avenida Rodrigues Alves, S/N – Tirol | Tel.: (84) 3201 – 8006 | Site

Na Pedra do Rosário, localizada na margem do Rio Potengi, está a imagem da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. O espaço é muito visitado pelos turistas para fazerem fotos e apreciar o pôr do sol na região. Entre as atrações do lugar estão as missas celebradas ao ar livre, nos pés da santa.

Avenida do Contorno, S/N – Cidade Alta | Tel.: (84) 3211 – 4236



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *