Roteiro com o Melhor de Olinda

As ladeiras cercadas por antigas fachadas em estilo barroco e coloniais antigas, ficam lotadas por foliões, bonecos gigantes e dançarinos de frevo entre os dias de carnaval. No resto do ano, o encanto que Olinda carrega, se mantém em suas construções históricas, cultura e culinária nordestina e praias. No roteiro pela Capital Simbólica do Brasil, confira os melhores pontos turísticos, restaurantes e passeios.

Arte sacra e nordestina: um resumo dos passeios em Olinda

Museu de Arte Contemporânea de PernambucoPrefeitura de Olinda from Brasil/CC-BY

No prédio construído em meados do século XVII para a acolher o Alijube da Diocese de Olinda fica instalado o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a construção datada em 1765, funciona como sede do museu que mantém um acervo com obras das mais variadas técnicas, épocas e estilo, que vai desde o academicismo francês, até a contemporaneidade. Entre os grandes nomes, encontra-se, Portinari, Cícero Dias, Eliseu Visconti, Di Cavalcanti, Burle Max, Guinard, entre outros.

Rua Treze de Maio, 149 – Carmo | Tel.: (81) 3184-3153 | Site

O conjunto arquitetônico que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia formam o Convento de São Francisco, um dos mais antigos do país. A beleza da arquitetura do lugar já é uma atração por si só, pois sua construção, feita em 1585 de um projeto do frei Francisco dos Santos, esbanja charme e história. Pelo convento, encontra-se 16 painéis de azulejos portugueses que retratam a vida e morte de São Francisco. O claustro e a sacristia também chamam a atenção por conta da série de painéis de azulejos portugueses que retratam cenas diversas.

Rua de São Francisco, S/N – Carmo | Tel.: (11) 3291-2400 | Site

Museu de Arte Sacra de PernambucoPrefeitura de Olinda from Brasil/CC-BY

Em uma das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537, ao longo dos anos teve diferentes funções, mas hoje, a construção sedia o Museu de Arte Sacra de Pernambuco. A construção do acervo do museu partiu de peças cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, e atualmente reúne obras religiosas desde o século XVI ao atual, como objetos de culto à santos populares, relicários, custódias e pinturas religiosas. No entanto, o destaque fica por conta da coleção de imagens antigas eruditas, policromadas e douradas, datadas no século XVI.

Rua Bpo. Coutinho, 726 – Carmo |Tel.: (81) 3184-3155 | Site

A história de Olinda contada pelo turismo

cc-igreja-do-carmo-de-olindaguilherme jofili/CC-BY

Na Praça do Carmo, escadaria principal dá acesso a Igreja do Carmo de Olinda, uma das obras arquitetônicas históricas e belas da cidade pernambucana: a Igreja do Carmo. Existente desde 1580 (época em que a Ordem dos Carmelitas foi instalada em Olinda), a construção religiosa ao longo de seus mais de 400 anos passou por reformas e restaurações onde foram mantidas sua beleza arquitetônica original.

Rua Bomfim – Carmo | Tel.: (81) 3429-2898 | Site

Bastante visitada por turistas, a região do Alto da Sé guarda lugares e pontos que atribuem movimento e turismo ao local. A Igreja da Sé, por exemplo, chama atenção por sua história (existente desde o século XVII) e seu estilo arquitetônico barroco, com altares folheados a ouro, azulejos e o túmulo de D. Hélder Câmara. Na região também concentra-se lojinhas e barracas de artesanato que formam o Mercado do Artesanato, um ótimo lugar para comprar um souvenir de Olinda. No entanto, a atração especial do lugar é a vista privilegiada que se tem do Alto da Sé, onde é possível avistar o Cais do Recife e, principalmente, assistir e contemplar o pôr-do-sol.

Rua Bpo. Coutinho, 126 – Bonsucesso

A beleza das praias pernambucanas

Praias em OlindaPrefeitura de Olinda/CC-BY

Por conta de sua proximidade com o centro da cidade, a Praia de Casa Caiada é uma das mais frequentadas de Olinda. Sua beleza consiste em sua faixa dourada de areia grossa, que recebe as pequenas marés do mar calmo.

Casa Caiada

Um mar calmo, sereno e tranquilo, assim se caracteriza a Praia do Janga, em Olinda. A faixa de areia extensa e dourada, concede boas caminhadas. Banhos também são ótimas pedidas, já que as águas são transparentes e formam piscinas naturais.

Janga, Paulista

Entre o Rio Timbó e o mar de Pernambuco, a Praia de Maria Farinha conta com 4 quilômetros de extensão de areais brancas e fofas que divide as águas calmas, dos coqueirais e mangue do outro entorno. O lugar é perfeito para a prática de esportes náuticos, como o windsurfe, caiaque, jet-ski e mergulho nas piscinas naturais repletas de peixes coloridos.

Maria Farinha, Paulista

O sabor da impecável da culinária nordestina

Restaurantes em Olinda: ZocoDivulgação

Moderno, porém, com atmosfera intimista e aconchegante, o ZOCO, é o espaço agradável para aquele café da tarde especial. Os empresários Danielle Leal e Rodrigo Gonçalves, que inauguraram o negócio em 2015, capricharam na decoração do lugar e, principalmente, no cardápio, que conta com cafés tradicionais e expressos e outras bebidas que podem ser acompanhadas por pães de queijo, bolos, salgados, doces e outros.

Avenida Gov. Carlos de Lima Cavalcante, 1828 | Tel.: (81) 98190-2778 | Site

Quem passa pela fachada colorida não imagina o que a construção simples e antiga, guarda, além de muita história, um dos maiores tesouros gastronômicos da cidade de Olinda e região. Nas ladeiras do Sítio Histórico, o Oficina do Sabor existe desde 1992, quando foi inaugurado pelo chef César Santos. Descortinando uma vista maravilhosa pela varanda na área externa, a especialidade da casa são deliciosos pratos da culinária da região.

Rua Amparo, 335 – Amparo | Tel.: (81) 3429-3331 | Site

Restaurantes em Olinda: Restaurante BeijupiráImagem ilustrativa

Pela encosta do terreno íngreme da Pousada Amparo, num dos pontos turísticos mais charmosos do Nordeste, um bondinho leva os clientes para o majestoso Restaurante Beijupirá. Envolto pela natureza local, o espaço rústico-chic possui decoração clean que privilegia a paisagem dos telhados, casarios e coqueirais da cidade alta. No cardápio especializado em peixes e frutos do mar, filé de pescada com canela, lagosta, vôngoles e polvo são as pedidas do lugar.

Rua Saldanha Marinho – Amparo | Tel.: (81) 3439-6691 | Site

Desde 2008, na beira do mar de Olinda, o Restaurante Capitania traz o mar até a mesa. Nas paredes do local, fotografias antigas contam a história da cidade e região, já no cardápio, pescados, frutos do mar e bebidas são boas opções. O clima boêmio proporcionado é o convite para uma cerveja gelada acompanhada de aperitivos.

Rua Eduardo de Morais, 25 – Bairro Novo | Tel.: (81) 3429-8970 | Site

Tem também o melhor da gastronomia internacional

Restaurante em Olinda: Trattoria Don FrancescImagem ilustrativa

Lindo, intimista e agradável, a simplicidade é o que deixa o Trattoria Don Francesco ainda mais encantador. O sabor então, é fiel ao país que o representa, e tudo isso tem um motivo: o chef é o italiano Francesco Carreta, que aprendeu a cozinhar com sua mãe quando ainda vivia em Pádua, sua terra natal na Itália. Portanto, no menu mediterrâneo, massas refinadas e tipicamente italianas fazem sucesso por Olinda.

Rua Prudente de Morais, 358 – Carmo | Tel.: (81) 3429-3852 | Site

A 17 anos, no mesmo endereço, um albergue com um restaurante no quintal da casa, era inaugurado pelo chef e proprietário Jeff Colas, onde aconteciam encontros gastronômicos chamados de França no Quintal. A ideia deu tão certo que depois passou a funcionar apenas como restaurante, o que atualmente é nomeado de Maison do Bonfim. No menu de culinária nordestina, o destaque vai para o camarão grelhado ao coco e aspargos.

Rua Bomfim, 115 – Carmo | Tel.: (81) 3439-2721 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *