Roteiro com o Melhor de Penedo

A cidade de Penedo é a mais antiga às margens do Rio São Francisco, vista como o berço da cultura alagoana, por seu acervo arquitetônico. Considerada uma das cidades históricas mais bonitas do estado, possui um rico e conservado patrimônio-cultural. As marcas deixadas pelos colonizadores portugueses e missionários franciscanos, podem ser vistas em toda a arquitetura barroca espalhada pela cidade, que ainda traz a beleza da natureza, com os rochedos, praias e as águas do rio. Se encante por Penedo mediante o roteiro preparado pela Magazine!

Começando a manhã com o café de Penedo

Restaurantes em Penedo - Forte Maurício de NassauImagem ilustrativa

O restaurante Forte Maurício de Nassau,  oferece um cardápio de café da manhã  com lanches típicos do nordeste. Ambiente tranquilo para iniciar o dia, com uma trilha sonora de bom gosto e uma vista  incrível do rio. Sinta-se no século XVIII, com a decoração rústica do casarão, prédio histórico, onde funcionava a Casa de Aposentadoria do magistrado de Penedo. O lugar é ideal para ter uma “prosa” com os amigos. Situado em frente a prefeitura, o estabelecimento fica perto dos principais atrativos da cidade.

Quinze de Novembro, 2 – Centro Histórico | Tel.: (82) 9981 – 7047 | Site

Terras históricas de Penedo

Uma verdadeira obra de arte, a Igreja Nossa Senhora da Corrente encanta com seu estilo que varia do barroco ao rococó. Decorada do piso ao teto, suas particularidades impressionam. A bela azulejaria portuguesa em policromia, juntamente com o altar, que possui lindos detalhes folheados à ouro, impactam os turistas. A Igreja N.S. da Corrente está localizada em pleno coração do centro histórico. Não deixe de conhecer!

Av. Comendador Peixoto, 1-13 – Centro Histórico |  Site

Convento Nossa Senhora dos AnjosACéz4r/CC-BY 

Circule a pé pelas ruas de paralelepípedo de Penedo e encontre o conjunto barroco formado pelo Convento Nossa Senhora dos Anjos. Pintado com ouro em pó, o altar-mor faz parte da história da ordem franciscana, e a pintura no teto é de Libório Lázaro Lial Alves. Em qualquer ponto quando se olha para as pinturas, os olhares de Maria e dos anjos o acompanharão. Jóia que encanta a cidade, o mosteiro franciscano construído em pelo século XVIII, surpreende por reunir belíssimas peças de arte sacra e por guardar muita história.

Sete de Setembro, 218 – Centro Histórico | Site

O chamado Museu do Paço Imperial, ao lado da Igreja N.S. da Corrente, conta a história da ilustre visita do Imperador Dom Pedro II à cidade de Penedo. O imponente sobrado, em estilo colonial, foi construído no século XVIII e é dividido em dois ambientes. No andar de cima está a exposição permanente sobre a visita do imperador e no térreo, um memorial. Encontra-se móveis e utensílios da época, cartazes dos antigos festivais de cinema, um acervo amplo conservando a história local. A vista do primeiro andar do casarão é incrível, de onde é possível ver panoramicamente o Rio São Francisco.

Praça Doze de Abril, 2 – Centro Histórico  |  (82) 3551-2498  | Site

Para finalizar a passagem pelo centro histórico, pare na Casa de Penedo, visita indispensável para amantes da história. O museu retrata a narrativa da cidade e seus prefeitos, com uma excelente coleção de objetos e documentos. Sua arquitetura e pintura amarela encanta os visitantes, principalmente por preservar o estilo antigo nos dias atuais. Uma verdadeira aula de história.

João Pessoa, 126 – Centro Histórico | (82) 3551-6938 | Site

Culinária saborosa de Penedo

Restaurantes em Penedo - Oratório Imagem ilustrativa

Restaurante à beira do rio São Francisco com uma bela vista, o Oratório se destaca pela excelência gastronômica. O cardápio é especializado em frutos do mar, comidas típicas e caldos faz com que o restaurante seja um dos mais clássicos de Penedo. Mesas postas perto da margem possibilitam uma vista privilegiada do cais, com as balsas indo e voltando. Música ao vivo para otimizar essa experiência, não deixe de provar o peixe e a carne de sol.

Av. Beira Rio, 304 – Centro | Tel.: (82) 3551-2985 | Site

A Cantina Dinapoli se sobressai pela combinação de ingredientes. Com iluminação personalizada nas mesas e fotos antigas de Penedo espalhadas entre os espaços, cria um ambiente confortável à seus visitantes. Crocantes, finas e saborosas, as pizzas são o destaque, mas o cardápio ainda conta com massas, carnes e bebidas.

Rod. Eng. Joaquim Gonçalves, 630 – Dom Constantino | Tel.: (82) 3551-6781 | Site

Às margens da natureza em Penedo

Foz Velho ChicoWaltersmelo/CC BY-SA

A maior atração da região é o passeio de barco que leva à Foz Velho Chico, viagem que demora 45 minutos e cruza com muitas jangadas coloridas até chegar ao encontro do Rio com o mar. As embarcações ficam ancoradas por uma hora, tempo estabelecido pelo Ibama. Há dunas douradas e coqueiros cercando imensas lagoas de águas azuis. Basta deixar o barco e ir aproveitar para subir nas dunas e nadar nas lagoas magníficas. O período é suficiente, mas deixa um gostinho de “quero mais”, a vontade de apreciar a paisagem não passa.

Eng. Joaquim Gonçalves – Dom Constantino.

Além dos monumentos históricos, na região de Penedo também existem praias. A mais concorrida é a Praia do Peba, com lindas dunas douradas e coqueiros. Localizada à cerca de 30 km de Penedo, no município de Piaçabuçu,  o acesso à praia é feito pela areia, onde é possível transitar com buggys. Para aqueles que desejam curtir um maravilhoso  pôr do sol, a dica é procurar o antigo Farol da Rocheira, à beira do “Velho Chico”.

Um pouco mais da culinária e do belo pôr do sol de Penedo

Restaurantes em Penedo - Forte da RocheiraImagem ilustrativa

O restaurante mais famoso da cidade é o Forte da Rocheira, oferece mais que uma experiência gastronômica. Sua tradição passa dos trinta anos, construído na rocheira, decoração rústica e um cardápio saboroso, a visita é indispensável. Imagine comer olhando para o Rio São Francisco, a água é tão límpida que é possível ver as pedras. Mas, a experiência não acabou, digo, aproveite para contemplar o pôr do sol acompanhado de um delicioso prato típico da casa.

Praça  Rocheira, 02 – Centro Histórico | Tel.: (82) 3551-3273 | Site

Charmoso, criativo e aconchegante, esse é o restaurante Perto de Casa. Com cardápio repleto de massas e comida típica nordestina, a famosa Massa com Camarão faz sucesso, juntamente com uma carta de vinhos e drinks para acompanhar. A decoração criativa chama atenção e os mínimos detalhes fazem a diferença, os chefs sabem. Dividido em dois ambientes, há quadros espalhados e o  estabelecimento reserva a surpresa de música ao vivo com artistas locais.

Largo de Fátima, 155 – Bonfim | Tel.: (82) 3551-2361 | Site

 

Foto de Capa: ACéz4r/CC-BY 



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *