Roteiro com o Melhor de Pirenópolis

No interior de Goiás, a pequena cidade de Pirenópolis encanta os turistas pela preservação de construções antigas, e por manter vivo o retrato da história goiana. Tombado como patrimônio nacional, o município é cercado por morros e cachoeiras visitados constantemente por quem aprecia o convívio com o meio ambiente, belezas naturais e esportes ecológicos. Durante os séculos XVIII e XIX foi um importante centro urbano para o estado com  produção de ouro e exportação para comércio e agricultura. Descubra o roteiro de viagem inesquecível por Pirenópolis, e conheça o melhor da área onde a população alegre e festiva agrada, assim como, os lugares fascinantes que a cidade possui.

As irresistíveis cachoeiras de Pirenópolis

cachoeira do Abade - Pirenópolis Tiago Caramuru/CC BY-SA 

A deliciosa cachoeira do Abade é perfeita para se refrescar depois da caminhada pela trilha ecológica. Com vista de tirar o fôlego, o lugar atrai os turistas que gostam de estar conectados com a natureza. Os 22 m de cascatada formam o lago de águas verdes, procurado não só pelos banhistas, mas por quem pratica esportes como rapel. No trajeto até o local, é possível apreciar pequenos riachos e mirantes, e ao final se deslumbrar com a queda d´água, além da experiência de atravessar pela ponte suspensa.

Estrada dos Pireneus, KM 17, s/n – Pirineus

Depois de caminhar por cerca de 4,5 km entre campos e matas, o turista encontra as cachoeiras dos Dragões. Ao todo são oito quedas d’água próprias para banho, com lagos cristalinos. O lugar é tranquilo e com privacidade, já que as trilhas são liberadas a partir de 15 min para cada grupo de visitantes, perfeito para aproveitar o dia de lazer com grupo de amigos em cenários paradisíacos.

Estrada para Goianesia – Rodovia GO 338

A cachoeira das Araras é muito frequentada por famílias e grupos de idosos, motivados pelo fácil acesso para chegar até o local. Localizada a 18 km do centro de Pirenópolis, não é necessário fazer trilha para chegar até a área, podendo estacionar o carro a apenas 100 m da água. As quedas são de 7 m e possui boa infraestrutura para atender as necessidades dos turistas, com área de camping, banheiro com duchas, quiosques para churrasco, mesas, cadeiras e bar.

Rodovia GO -338, s/n – Zona Rural

Cachoeira Santa Maria - Pirenópolis Der Brotkrümel/Domínio público

A cachoeira mais frequentada de Pirenópolis, Santa Maria, tem 8 m de queda, sendo possível chegar até o local caminhando por cerca de dez minutos. Na área os turistas encontram uma pequena faixa de areia, conhecida como a praia do lugar, perfeito para aproveitar a tranquilidade, relaxar e curtir o lazer.

Estrada Parque dos Pireneus, Km 9

De fácil acesso pela trilha de 2,5 km, a cachoeira Paraíso atrai os turistas que apreciam águas limpas e geladas, complementada pelas piscinas naturais, presentes na região. No local há excelente infraestrutura para atender os visitantes, com cozinha de apoio, áreas de camping e banho. É possível encontrar ainda, lugares mais afastados para aproveitar a natureza.

Rodovia GO – 338, Km 23

A 35 km do centro de Pirenópolis, está a cachoeira do Rosário, conhecida principalmente por seus 42 m de queda d´água, o lugar também abriga piscina natural própria para banho. O cenário encanta quem visita o local, com trilhas terapêuticas e paisagens de vegetações típicas do cerrado. Por estar em propriedade particular, é necessário pagar taxa para entrar na área e, por isso, são oferecidos serviços de restaurante com buffet de comida goiana caipira, preparados no fogão a lenha.

Rodovia GO – 338, Km 23 – Zona Rural

cachoeira Bonsucess - PirenópolisRodrigogomesonetwo/CC BY-SA 

Localizada na fazenda de mesmo nome, a cachoeira Bonsucesso está a apenas 5 km do centro histórico de Pirenópolis. O espaço conta com duas opções de trilhas para chegar até as seis cachoeiras, mas até o local mais frequentado é preciso fazer o trajeto a cavalo. Para completar, há restaurantes com pratos tradicionais da região, loja de doces típicos e artesanatos locais.

Fazenda Bonsucesso – Bonsucesso

Com até 10 m de queda d´água, as cachoeiras da Meia Lua e da Usina Velha, atraem os turistas para o local fascinante, terminando nas piscinas naturais perfeitas para banho. Próximas ao centro de Pirenópolis ambas possuem fácil acesso e são bem frequentadas, além disso, encantam pelas belezas naturais que envolvem as águas refrescantes. A tranquilidade predomina no espaço, com infraestrutura completa para receber os visitantes, a área conta com estacionamento e banheiros.

Estrada dos Pireneus, Km 5, s/n

Localizada a 17 km do centro de Pirenópolis, o acesso até a cachoeira do Coqueiro é feito a partir da trilha ecológica de alguns metros. O local possui inúmeras espécies de biodiversidade nas matas que envolvem a queda d´água, proporcionando aos banhistas massagem natural relaxante. Na área é possível encontrar ainda, prainhas com pequenas faixas de areia perto das cachoeiras, para a família inteira aproveitar o lazer.

Rodovia BR-070

Museus e a história de Pirenópolis

Museu Rodas do Tempo - Pirenópolis Imagem ilustrativa

Inaugurado em 2010, o Museu Rodas do Tempo abriga a maior coleção de veículos de duas rodas do Brasil. O espaço foi idealizado pelo professor Augusto César, que começou a galeria há mais de 30 anos ainda no Rio de Janeiro. A exposição conta desde a história da bicicleta até os veículos atuais, além da exibição de brinquedos e objetos de época. No acervo do local é possível encontrar bicicletas motorizadas, scooters e motocicletas.

Avenida Meia Lua, 172 – Vila Alto do Bonfim | Tel.: (62) 3331 – 2487 | Site

O Museu Divine é parada obrigatória para os turistas que desejam conhecer mais sobre a famosa festa do divino e o folclore de Pirenópolis. Instalado na construção onde funcionava a antiga cadeia da cidade, o espaço se destaca herança colonial e preservação do prédio histórico. No interior do museu os visitantes encontram peças, como roupas, quadros, instrumentos e objetos que remetem às tradições do nordeste.

Rua do Carmo Casa de Câmara – Centro Histórico

A Galeria Matutina Onze nasceu a partir do interesse de dois amigos em instalar a galeria de arte contemporânea em Pirenópolis. No espaço, além das exposições de obras dos criadores do local, Fernanda Pacc e Glenio Lima, há ainda a área para outros artistas da região Centro-Oeste. O lugar atrai os apreciadores de arte, com pinturas e objetos modernos que ressaltam os temas das obras.

Rua Matutina, 11 – Centro | Tel.: (61) 99982 – 8118 | Site

Descubra outros pontos turísticos em Pirenópolis

Tombado como patrimônio da cidade, o Centro Histórico de Pirenópolis conta com casarões do século XVII, além de igrejas e museus antigos. A área é conhecida como cartão postal da cidade com ruas de paralelepípedos, lojas e artesanatos locais que resgatam a conservação da história do município.

Centro Histórico | Tel.: (62) 99197 – 2232

Igreja Matriz Nossa Senhora do RosárioLuiz Antonio Mendes/Flickr CC BY-SA

Construída entre 1728 e 1732, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário é uma das obras mais visitadas de Pirenópolis. O prédio preserva características típicas da obras de séculos passados, com imagens artísticas de santos religiosos, como Nossa Senhora do Rosário, a padroeira da cidade. Além disso, o local dispõe de detalhes em madeira, ouro e altares que possuem pinturas fascinantes. Em 2002 a igreja foi totalmente destruída por incêndio, sendo restaurada anos depois.

Praça da Matriz, s/n – Centro Histórico | Tel.: (62) 3331 – 1012

Com detalhes impressionantes que remetem aos visitante as tradições do século XVIII, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é a mais tradicional de Pirenópolis. Alguns marcos importantes da história da cidade estão ligados ao local, que abriga a arquitetura colonial portuguesa.

Rua do Bonfim, s/n – Centro Histórico | Tel.: (62) 3331 – 1012

A Rua do Lazer é a principal atração da noite em Pirenópolis. Conhecida como o ponto de encontro das festas e shows, a área possui ainda diversas opções de bares, restaurantes e entretenimento para os turistas aproveitarem o melhor da cidade. O local agitado dispõe de mesas ao ar livre, perfeitas para acompanhar o movimento e curtir o clima fresco do final de tarde no município.

Rua do Rosário – Centro | Tel.: (62) 3639 – 8207 |  Site

Ponte Pênsil Dona Benta

A largura de 2,5 m e o comprimento de 42,5 m fazem da Ponte Pênsil Dona Benta a maior e mais segura travessia suspensa de Pirenópolis. A 10 m de altura e capaz de suportar 700 kg, a ponte de madeira ligada a cabos de aço, une o centro com o bairro do Carmo, por meio do antigo Mercado Municipal. O nome “Dona Benta” é homenagem para a moradora ilustre da cidade, famosa por seus doces e causos contados por ela. A ida até o lugar é recompensada pela vista que rende ótimas fotos como recordação do passeio.

Rua Biquinha, 110 – Vila Pequizeiro

O Mirante do Ventilador é ótima opção para apreciar o pôr ou o nascer do sol com vista incrível. A 1.150 m de altura, do local é possível visualizar as belezas das paisagens de Pirenópolis, além de possuir bancos de madeiras para acomodação dos visitantes. Localizado no caminho para as diversas cachoeiras do município, a parada para observar o cenário é obrigatória.

Rodovia Parque dos Pirineus

Tombado como monumento histórico e arquitetônico da cidade, o Teatro de Pirenópolis ou Teatro Sebastião Pompeu de Pina, foi construído no século XIX, sendo responsável pela cultura do município. Com capacidade para 166 lugares, o lugar abriga histórias de amor pelas representações de obras, que antes,aconteciam em praça pública. A primeira peça apresentada no local foi “O judeu”, de Antônio Manoel, com atores da própria comunidade.

Rua Comendador Joaquim Alves, 15 – Centro | Tel.: (62) 3331 – 1299

Restaurantes de Pirenópolis

Restaurantes em Pirenópolis - Restaurante e Cachaçaria do DillDivulgação 

O Restaurante e Cachaçaria do Dill, foi inaugurado em 2004 e oferece mais de 400 tipos de bebidas entre cachaças e licores, de todas as regiões do Brasil. No cardápio os clientes encontram pratos variados da cozinha tradicional do cerrado, massas frescas, peixes, grelhados, petiscos e outras delícias gastronômicas. Além de diversas opções de vinhos e cervejas especiais.

Rua do Rosário, 17 – Centro | Tel.: (62) 3331 – 2046 | Site

Instalado em casa rústica e acolhedora, o ambiente agradável da Venda do Bento atrai pelo capricho na decoração, acervo de antiguidades, lareira, varanda e o jardim. Além disso, possui pratos de comidas regionais variados, que prezam pela gastronomia saborosa de Goiás, como camarão recheado com queijo coalho, carne de sol com arroz do cerrado e picanha com mandioca. Há ainda música ao vivo para embalar a refeição.

Rodovia GO – 338, Km 4, s/n – Zona Rural | Tel.: (61) 99217 – 3703 | Site

Restaurantes em Prenópolis - Umami Bistrô Divulgação 

O Umami Bistrô é excelente opção de comida orgânica em Pirenópolis. Com legumes frescos e selecionados, o local preza por refeições saudáveis. Os pratos à la carte são acompanhados apenas de sucos naturais, já que não são servidos refrigerantes no local.

Rua dos Pirineus, 77 – Centro | Tel.: (62) 3331 – 2638 | Site

Restaurantes em Pirenópolis - Rosário 26 Pub & RestauranteDivulgação

Com cardápio diferenciado, o Rosário 26 Pub & Restaurante traz para Pirenópolis as delícias tradicionais da comida árabe. O ambiente no estilo pubs irlandês, oferece shows e atrações que fazem a fama do local entre os frequentadores da Rua do Lazer. Além disso, o espaço tem parcerias para proporcionar aos clientes chopp gelado para refrescar os dias de calor.

Rua do Rosário, 26 – Centro | Tel.: (62) 3331 – 1216 | Site

O Restaurante Piqui de Piri garante aos clientes experiência única focado nos pratos clássicos da culinária goiana, como cajuzinho do cerrado. O ambiente simples e casual do espaço encanta os turista, que são beneficiados com apresentações musicais. Com mesas ao ar livre, Wi-Fi gratuito e cerveja sempre bem gelada, o local é perfeito para curtir o happy hour com os amigos na noite de Pirenópolis.

Rua Direita, 7 – Centro | Tel.: (62) 3331 – 3397 | Site

As deliciosas pizzas do Trapiche Benedictus fecham o dia de muitos turistas em Pirenópolis. Localizado próximo a rodovia que liga as cachoeiras da cidade, o espaço é bastante frequentado por quem busca tranquilidade e  deseja fugir da agitação da Rua do Lazer. Com massas frescas e opções de recheios, há ainda sabores vegetarianos para atender todos os gostos. O abriga área reservada ao Ateliê de Arte da proprietária do espaço. Para complementar, há música ao vivo que embala as refeições.

Avenida Meia Lua, 145 – Vila Alto do Bonfim | Tel.: (62) 98441 – 2929 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *