Roteiro com o melhor de Porto Seguro

Não é por acaso que a cidade de Porto Seguro possui o título de Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade. Ela guarda muita história e tradição em suas veias baianas, e é conhecida como a principal cidade da Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Trancoso, Belmonte e Santa Cruz Cabrália). Suas principais atrações estão embasadas na rica arquitetura, cultura – incluindo a indígena – e natureza exuberante. Conheça o nosso roteiro de Porto Seguro!

Café nunca é demais

Café com BoloImagem ilustrativa

Comece seu dia em Porto Seguro em um lugar arejado, rodeado de árvores e flores, com espaços internos e externos, no Café da Santa. O ambiente é calmo e completamente aconchegante, e oferece uma paz sem igual do lado de fora, onde estão mesinhas estampadas com mosaico e um lindo jardim. Não deixe de experimentar o café com nome da casa: Café da Santa (café expresso, sorvete de creme, amarula, chantilly e canela).

Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 134 | Tel.: (73) 3575-1078 | Site

Descubra a natureza de Porto Seguro de perto

MergulhoImagem ilustrativa

A diversão já começa no caminho para ir até o Parque Marinho do Recife de Fora, quando o passeio parte do píer Municipal, localizada no início da passarela do descobrimento. O terceiro maior centro de biodiversidade marinha do Brasil, deixa seus visitantes encantados com a tamanha beleza do local. Para conseguir chegar até lá e ver seus peixes, tartarugas e outros animais que passam pela piscina natural, é preciso que a maré esteja baixa – por isso é importante perguntar antes – e quem quiser, pode até aproveitar o caminho para praticar snorkel.

Praça Doná Caixa D’Água, 159 | Tel.: (73) 9136-8201 | Site

A visita pelo Memorial da Epopéia do Descobrimento faz com que as pessoas possam conhecer melhor e com precisão documentos históricos e espécies vegetais presentes na trilha, feita com o acompanhamento de simpáticos guias-mirins. Por lá, os visitantes também podem ver a reprodução de uma das caravelas de Pedro Álvares Cabral, o que faz qualquer pessoa se sentir em 1500, quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses.

Avenida Beira Mar, 800 | Tel.: (73) 3268-2586 | Site

Borboletário Asas MágicasDivulgação

Se existe um lugar mágico em Porto Seguro, é o Borboletário Asas Mágicas. Seus visitantes se encantam pelo maravilhoso mundo colorido das borboletas, onde terão a oportunidade de conhecer três tipos de estufa, cada uma reproduz um tipo de ambiente e guarda uma multidão de borboletas que voam livremente. Uma delas leva os visitantes para conhecer um pouco da Mata Atlântica, a outra, está uma grande diversidade de borboletas. Já na última, todos podem se encantar com diversos tipos de flores e suas fragrâncias. Além dessa experiência, os apaixonados por borboletas podem acompanhar as diferentes fases de seu desenvolvimento no laboratório, andar no pedalinho, fazer trilhas, brincar no playground e ainda parar pra tomar um café com uma vista deslumbrante.

Fazenda Asas Mágicas , Br 367, Km 57 | Tel.: (73) 99817-5910 | Site

Entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, está a Ilha dos Aquários, um famoso pedaço de terra que oferece aos seus visitantes gastronomia e música local, bares, museu do mar, teatro e enormes aquários onde ficam expostos tubarões, arraias, moreias e peixes, além de entrar em contato com a exuberante natureza da ilha. Os visitantes participam de atividades voltadas para a família e são convidados a assistir palestras sobre animais marinhos e a alimentação dos tubarões. Os mais animados, não podem perder as festas noturnas que tocam ritmos variados de músicas e promovem shows ao vivo. A melhor forma de chegar à ilha é de balsa, que demora em média 10 minutos.

Arraial d’Ajuda | Tel.: (73) 3268-2828 | Site

Relaxe e sinta o gostinho baiano de ser

Medalhão de mignon com molho de gorgonzolaImagem ilustrativa

A pequena casa gourmet Dedo de Moça está localizado no centro de Porto Seguro, e é comandado por um casal proprietário. Com ambiente charmoso e decoração que lembra o clima tropical, a cozinha é comandada por Isaura Almeida, que traz ao cardápio receitas como o medalhão de mignon ao molho de gorgonzola, com cebolas caramelizadas e batata rösti. Mas, não dá pra deixar de experimentar as opções feitas com frutos do mar como o camarão havaiano, que como todos os pratos, decorados a altura.

Praça Manoel Ribeiro Coelho, 7 | Tel.: (73) 3288-5107 | Site

Seu jantar já tem lugar certo: Aipim. O restaurante serve culinária variada com sabores exóticos, sempre respeitando tendências gastronômicas em um ambiente despojado e alegre, com decoração toda feita de bambu e plantas. O cardápio é supervisionado pelo anfitrião José Roberto Bittar, que coleciona receitas de sucesso como o camarão grelhado com risoto de alho poró.

Rua Bento Alexandrino de Moraes, 131 | Tel.: (73) 3575-3222 | Site

A Passarela do Álcool, também chamada de Passarela do Descobrimento, é um dos cartões postais de Porto Seguro. Quem passa por lá pode entrar em contato com o artesanato local, produtos feitos com ingredientes regionais e um mundo de lembrancinhas para levar para casa. Por lá, também podem ser encontrados restaurantes, coquetéis, tapioca, acarajé, tudo embalado pela música ambiente das ruas.

Porto Seguro: diversão e beleza garantida

Parque Aquático Imagem ilustrativa

Inaugurado em 1997, Eco Parque Arraial d’Ajuda garante a diversão dos turistas em Porto Seguro, mais especificamente, em frente à belíssima Praia de Mucugê. O parque possui toboáguas, esportes radicais, tirolesa, grandes piscinas e brinquedos aquáticos para as crianças. Além do parque, os turistas podem aproveitar para conhecer Arraial, uma vila conhecida por ser animada, charmosa e ensolarada.

Estrada da Balsa, Km 4,5 | Tel.: (73) 3575-8600 | Site

Uma cultura de dar gosto

Cultura IndígenaImagem ilustrativa

Porto Seguro é um dos únicos destinos brasileiros que proporciona aos turistas a inesquecível visita à Reserva indígena Pataxó da Jaqueira e ao conhecimento da cultura indígena. A reserva fica no caminho entre Porto e Santa Cruz Cabrália, e é preciso passar por uma trilha no meio da Mata Atlântica para chegar à tribo. Ao chegar, os visitantes se deparam com casas de taipa e começam a ouvir a bela história da saga dos pataxós no Extremo Sul da Bahia. Os visitantes também podem conhecer a horta, a escola e a casa do pajé, além de poder comprar artesanato e cerâmica feitos pelos índios locais. Instalada no local desde os anos 90, a tribo se sentiu ameaçada pelo desmatamento e já que precisava de recursos para se sustentar, decidiu abrir a aldeia para turismo.

Acesso pela BR-367 em direção a Santa Cruz Cabrália | Tel.: (73) 3012-2782 | Site

Pegue uma praia em Porto Seguro

Litoral de Porto SeguroJackeline Gomes/CC BY-SA 

Se tem uma atração imperdível em Porto Seguro, é a sua exuberante natureza. Isso inclui suas lindíssimas praias de areia dourada e água esverdeada, assim como a mais procurada e bonita de Praia de Taperapuã, que coleciona enormes barracas bem estruturadas, que funcionam ao som de muita música, shows e até lambaeróbica.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *