Roteiro com o melhor de Recife

Recife, é uma cidade rodeada por história. Em cada cantinho da cidade se pode encontrar um museu diferente e uma parte do passado de Pernambuco e do Brasil. A região da cidade chamada de Recife Antigo contempla o Marco Zero – na Praça Rio Branco – e a Feirinha do Bom Jesus, sem falar em outros atrações da região que são a cara do sertão.  Um pouco mais além e como parte de sua cultura, as praias de Recife também são uma atração e tanto, principalmente a Praia de Boa Viagem, a mais famosa da cidade, possui águas mornas e verdes, um calçadão de 9 km repleto de ciclovias, quiosques e bares.
Um roteiro recheado de cultura, lazer e gastronomia espera por você na Mag!

Comece seu dia no melhor estilo geek

Oficina Francisco BrennandValdiney Pimenta/Flickr CC-BY

Para descobrir as obras de um dos maiores ceramistas do Brasil, basta visitar a Oficina Francisco Brennand. A olaria – construída no século XX – da família de Francisco se tornou um ateliê e museu, e está instalado em um conjunto arquitetônico deslumbrante, com templos, jardins projetados por Burle Marx, painéis de azulejos e esculturas. Depois de se encantar com as belezas do lugar, pare para um descanso agradável no Brennand Café.

Propriedade Santos Cosme e Damião – Rua Diogo de Vasconcellos, s/n | Tel.: (81) 3271-2466 |  Site

Um dos lugares mais “delícia” para tomar um café da manhã ou almoçar no melhor estilo italiano é no Pomodoro Café, comandado pelo chef Duca Lapenda, ele que coleciona prêmios nacionais e também comanda o empório Oliva Verde, é visto andando de lambreta por Recife. A decoração do espaço é meiga, com móveis de madeira e quadros na parede, que combinam com a música agradável de fundo.

Rua Alfredo Fernandes, 77 | Tel.: (81) 3314-0530 | Site

Instituto Ricardo Brennandthld/CC BY-SA 

Fundado em 2002, o Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural sem fins lucrativos, com grande importância cultural, está entre os quatro museus mais visitados do Brasil, e garante o primeiro lugar entre as atividades no Recife no TripAdvisor. Seu acervo abriga uma incrível coleção de obras de arte que pertence ao empresário Ricardo Brennand, entre elas estão as pinturas do Brasil Holandês e a coleção de Arte Brasileira e pernambucana, coleções de armas brancas, mapas, objetos, e um grande destaque que é a coleção de Frans Post. O complexo reúne em um só lugar o Castelo de São João, uma grande Biblioteca (com mais de 60 mil livros), parte do conjunto arquitetônico da Pinacoteca, Parque de Esculturas, Galeria e magníficos jardins. Seu principal objetivo é despertar em seus visitantes e principalmente na população local, o gosto pela própria cultura.

Rua Mário Campelo, 700 – (Alameda Antônio Brennand, S/N) | Tel.: (81) 2121-0352 | Site

Explore a rica história de Recife

Paço do FrevoRomina Aguiar/CC BY-SA

Inserido em um grande prédio branco e histórico, o Paço do Frevo foi criado para disseminar a música e dança do Frevo, para que as futuras gerações deem continuidade a essa linda parte cultural de Recife. O espaço conta com aulas de dança, de música, com um centro de documentação com vídeos, documentos e informações sobre o universo do frevo. Além de tudo isso, também contempla exposições temporárias e de longa duração que mostram algumas histórias, personagens e agremiações do frevo, que tem suas janelas cobertas por trechos de músicas e poesias, boa parte do chão é feito de vidro e guarda alguns blocos líricos, alguns com décadas de idade.

Praça do Arsenal da Marinha | Tel.: (81) 3355-9527 | Site

O Museu Cais do Sertão usa de diversos recursos de tecnologia inovadora, por isso, faz com que seus visitantes consigam imergir completamente no retrato do sertão nordestino. Inaugurado em abril de 2014, fica localizado no antigo Armazém 10, fica próximo ao Marco Zero do Recife e ao Centro de Artesanato, o museu presta homenagem às histórias e a cultura do povo sertanejo brasileiro, e ainda faz parte do Porto Novo Recife (um projeto que transforma armazéns portuários antigos em um grande polo de turismo). Uma de suas exposições permanentes é sobre o povo do sertão e exalta Luiz Gonzaga – o Rei do Baião – e suas obras, o cantor e compositor que consagrou a música nordestina no país todo.

Avenida Alfredo Lisboa, s/n | Tel.: (81) 3089-2974 | Site

Casa da CulturaAlberto …./CC-BY

A Casa da Cultura fica instalada em um antigo presídio construído em 1850 em estilo neoclássico, tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) em 1980. Com a desativação do presídio, a casa da cultura foi restaurada pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e Jorge Martins Junior, e teve sua inauguração como Casa da Cultura e 14 de abril de 1976. As celas foram transformadas em mais de 150 lojas de artesanatos do estado, lanchonetes e livrarias, só uma permanece como os presos deixaram, para que fosse lembrado seu passado Além disso, o local ainda conta com um restaurante de comidas típicas.

Rua Floriano Peixoto, s/n | Tel.: (81) 3184-3151 | Site

Dê uma pausa para a melhor hora do dia

Wiella BistrôImagem ilustrativa

É com aquela sensação de novidade e conforto que os visitantes chegam ao Wiella Bistrô, principalmente quando se trata de casais apaixonados. Instalado em uma galeria, rodeado por várias lojas de decoração, o ambiente é todo à meia luz, com estampas floridas e diversos quadrinhos que praticamente cobrem as paredes. O bistrô é um dos mais requisitados de Recife, e tem como chefs Sílvio Romero e Fernanda Wiethaeuper, que dão um toque francês e italiano ao menu.

Avenida Eng. Domingos Ferreira, 1274 | Tel.: (81) 3463-3108 | Site

Em meio a tantos tipos de culinária em Recife, o Kojima aparece para quebrar com o comum dos restaurantes de comida japonesa, e se tornou um dos únicos da região filiados à Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Inaugurado em 1997, o ambiente é de restaurante contemporâneo, decorado em estilo oriental, tem um ar de refinamento com um toque de música animada. Entre os destaques dos pratos de inspiração nikei – fusão da culinária peruana com a japonesa – também estão os tradicionais sushis, sashimis, e outros diferenciados como o Kojimaki de Salmão e o Trio de Shakemakis, sem falar na incomum entrada de sashimi de lombo de cordeiro.

Rua Ondina, 141 | Tel.: (81) 3328-3585 | Site

Embaixada dos Bonecos GigantesAntônio Cruz/ABr – Agência Brasil | CC-BY 

Se você foi até Recife fora de época – ou seja, sem ser no carnaval – e quer conhecer os bonecos gigantes de Olinda, basta visitar a Embaixada dos Bonecos Gigantes que expõe permanentemente mais de 63 bonecos em um belo cenário cenográfico. A visita é monitorada e possui um guia que explica o processo de fabricação e manipulação dos bonecões, que podem ser encontrados nas formas de famosos como Michael Jackson, Chacrinha, Ayrton Senna, Chico Science, Domiguinhos, Luíz Gonzaga, Rita Lee, Lampião, Tim Maia, Silvio Santos, entre outros.

Rua do Bom Jesus, 183 | Tel.: (81) 3441-5102 | Site

Quem passa pelo município não pode deixar de conhecer o Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas desde 1982. Ele preserva documentos, mais de 250 mil imagens, 2560 títulos, 1898 peças digitalizadas, 146 azulejos dos séculos XVII ao XIX e outros objetos e imagens que contam um pouco mais da história da cidade.

Praça das Cinco Pontas, s/n | Tel.: (81) 3355-9558 | Site

Centro do Artesanato de PernambucoAllan Patrick/CC BY-SA

Perfeito para os visitantes interessados na cultura e em levar um pouquinho da arte de Recife para casa, o Centro do Artesanato de Pernambuco possui uma enorme variedade de peças feitas manualmente de madeira, barro, fibra, bordados, tudo inspirado em aprendizados que passam de geração em geração pelos pernambucanos.

Unidade Recife Avenida Alfredo Liboa, s/n | Tel.: (81) 3181-3450 | Site

Torre MalakoffDivulgação 

Considerado um dos pontos turísticos mais famosos de Recife, a Torre Malakoff foi construída com materiais vindos da demolição do Forte do Bom Jesus, durante a guerra da Crimeia (entre 1853 e 1855). A torre serviu de observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha, hoje, ela serve de espaço cultural para a música e fotografia, salas de exposição e educativas, além de um anfiteatro do lado externo.

Praça do Arsenal, s/n | Tel.: (81) 3184-3180 | Site

Capela DouradaWeber de Sá Diniz/CC BY-SA 

Encantadora e deslumbrante, essa é Capela Dourada – também conhecida por Capela dos Noviços – a igreja mais bonita de Recife. Independente de religião, esse é um passeio que vale a pena fazer, já que é impossível não ficar admirado com as pinturas sacras nos tetos e nas paredes, emolduradas por grande quantidade de ouro. A igreja foi sendo construída em estilo barroco ao longo dos anos, mas só foi concluída em 1724, toda entalhada em madeira e recoberta em gesso e lâminas de ouro. Considerada um Monumento Nacional, foi tombada em 1937, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico Artístico Nacional (IPHAN).

Rua do Imperador s/n | Tel.: (81) 3224-0530 | Site

Feche sua noite no melhor estilo Big Apple

Manhattan Café TheatroImagem ilustrativa

Desde quando avistam o Manhattan Café Theatro, os visitantes se lembram da magnífica cidade de New York. E não é apenas pelo nome, mas também por sua decoração repleta de imagens de personalidades americanas e de pontos turísticos da cidade, que estampam sua fachada. Em formato de “Café-Theatro”, o local consegue unir música e gastronomia de boa qualidade. Os visitantes podem curtir a noite e conhecer os garçons cantores ou curtir algum outro show de cantores e bandas famosas, enquanto aprecia pratos comandados pelo chef Ronald Menezes. Como forma de surpreender os clientes, o chef faz pratos surpresas que são oferecidos aos clientes durante a noite – clássicos, exóticos e internacionais – quando os garçons fazem a apresentação do prato, e quem levantar a mão primeiro, pode apreciar o prato que não está no cardápio.

Rua Francisco da Cunha, 881 | Tel.: (81) 3325-3372 | Site



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *